“A Madeira está na dianteira
da inovação e do
empreendedorismo”
O secretário regional de Economia, Rui Barreto, participou, esta tarde, no demo-day do Madeira Stratup Retreat, um programa de aceleração internacional desenvolvido pela Startup Madeira e pelo Turismo de Portugal, em parceria com a NOVA SBE.
Na oportunidade, o responsável pela pasta da Economia garantiu que a Região “está na dianteira da inovação e do empreendedorismo, nomeadamente em empresas Startup”.
Apesar da grande transformação digital estar a ocorrer nos grandes centros de decisão, refere, “a Madeira é uma região hospitaleira, moderna e cosmopolita”.
Relativamente aos 11 projetos apresentados pelas empresas internacionais, o secretário regional de Economia reconhece o contributo destes empreendedores na procura de “soluções para o turismo, para que os turistas e aqueles que nos visitam possam ter ferramentas e instrumentos para melhor disfrutarem das experiências que se podem vivenciar na ilha da Madeira”.
Os empresas incubadas atuam na área do turismo e do lazer e, segundo o governante, encontram na Região as condições ideais para desenvolverem os seus projetos. “A Madeira é um grande destino turístico, tem ótimo parque hoteleiro, tem segurança e tem um conjunto de atrações e de experiências que são absolutamente únicas”, sublinhou Rui Barreto.
“O objetivo deste tipo de eventos é ciar um espaço de incubação e de criatividade para que empresas, à escala global, possam vir aqui apresentar projetos, conhecer melhor a Madeira e apresentar soluções”.
Nesta 3ª edição do Madeira Startup Retreat encontram-se a participar 11 empresas internacionais, somando um total de 44 inscrições, com o número recorde de 28 países envolvidos.
As stratups participantes nesta 3ª edição são: Local Cave (Brasil); Localie (Holanda); Oveit (Roménia); Pelagic Dive Travel (Austrália); Qwixi (Letónia); Sally Road Trips (Reino Unido); SnowPass (Portugal); SpotAR (Alemanha); Tell The Hotel (Suíça); Wanda Maps (EUA); YouTravel.me (Rússia). Como suplentes, foram indicadas a RipATrip (Portugal); Siliconbali (Portugal); Simbound Game (Roménia); Youcheck.in (Brasil).
Durante o encontro, além de trabalharem nos seus produtos e serviços, estes empreendedores tiveram oportunidade de explorar a Madeira e beneficiar dos momentos lúdicos e de lazer, acompanhados por cinco ‘local hosts’ madeirenses.
Recorde-se que, desde a 1ª edição, em 2018, este programa já reuniu na Região um total de 29 stratups internacionais, 40 mentores, 93 empreendedores, representando mais de 15 nacionalidades.
Funchal,
19 de fevereiro de 2020
SRE
3 comentários:
Empreendedorismo, a grande falácia dos nossos tempos. O resultado desta ilusão está nos elevados recursos financeiros investidos em que o retorno evidência em particular a falência da grande maioria dos projetos, o culto do individualismo como ascensor social e económico, e claro a completa desregulamentação das relacies laborais, submetendo o capital do trabalho ao capital financeiro. Este secretário deveria era estar a trabalhar para criar as condições necessárias a empresas que criem trabalho duradouro e salários dignos e não andar a ocupar o tempo com ilusões económicas que pouco ou nada contribuem para a criação dd riqueza e melhoria das condições de vida e trabalho das pessoas. Shame on you
Bem visto comentador das 10:45
Excelente o comentário do dia 20/02 às 10.45.
Acrescente-se, que isto até poderia ser visto como uma alternativa às tradicionais formações de ocupação de desempregados, mas nunca uma medida por si.
Podiam fazer acções de esclarecimento de como e onde se podem candidatar a fundos e apoios, criar um espaço onde ajudassem as pessoas a fazer essas candidaturas, mas isso seria mostrar o caminho para o tesouro, e depois os amigos teriam de partilhar esses fundos com muita gente. Convém manter a malta na ilusão de que estão a ser ajudados e que estão no bom caminho...
Além disso, está na moda, parece cosmopolita e dá para aparecer nas fotos e notícias. Lá estão eles todos inchados.
Enviar um comentário