Powered By Blogger

sábado, 15 de fevereiro de 2020




BE: a instrumentalização da comunicação social pelos interesses económicos enfraquece a Democracia 

Encontro com militantes em Machico hoje. 

Se o controlo do Estado sobre os órgãos de comunicação possibilitava a instrumentalização pelos Governantes, a privatização e a integração em grupos privados não dá qualquer garantia de maior isenção e rigor da informação e de pluralidade de pontos de vista. Pelo contrário o risco é agora os órgãos de comunicação social serem usados para manipular o público e os governos, em prol dos interesses económicos dos seus donos. 
O quadro fica mais negro se considerarmos a desregulação e a precarização nas relações de trabalho, que também aflige os jornalistas e os deixa mais desprotegidos e sujeitos a pressões e a abusos. 
Um exemplo concreto são as falsas notícias que têm sido difundidas pela comunicação regional sobre a responsabilidade da greve dos estivadores no atraso do abastecimento de mercadorias à Madeira, quando a greve ainda nem começou. 
São notícias que visam atacar os direitos dos trabalhadores, em particular o direito à greve, descredibilizar as organizações sindicais e proteger interesses monopolistas que colidem com os interesses dos estivadores e os seus direitos a uma vida digna e a uma remuneração justa.
A Liberdade de imprensa, a pluralidade da comunicação são fundamentais à Democracia e esta fica enfraquecida com o condicionamento da comunicação social.

11 comentários:

Anónimo disse...

Depois do controlo económico vem o controlo da comunicação social para moldar a opinião pública. Sabemis o que nos espera: pobreza e burrice - enquanto não nos insurgirmos contra esta oligarquia que tomou conta da política madeirense, afastando todos os incómodos de uma forma que só os madeirenses consentem!!
Por isso, todas as formas que permitam desmontar esta teia de interesses e que nos consome será bem-vinda. Sempre!!

Anónimo disse...

Por isso a Sonae tem o público, um angolano tem o I, outro o Sol, aCofina o Correio da Manhã, a CMTV, agora vai ficar com a TVI.
Portanto nada de novo.

Anónimo disse...

Olha a trupe do Paulino está a ficar cada vez mais pequena!!!!

Anónimo disse...

19:18
Por isso, temos a democracia que merecemos! Portanto, convém mudar e denunciar para não sermos apanhados distraídos.

Anónimo disse...

Paulino Com espetada e vinho seco, semore apareciam mais...

Anónimo disse...

No caso são 7. Como disse o camarada Gerónimo "são poucos mas parecem 50"!!!

Anónimo disse...

22.00,
Sim. Mas é um trabalho inglório.

Manuela_a_Lusa disse...

Vejo que continuamos a acreditar em boatos denominados hoje como "fake news" a conferir se de fato é verdade e quem pode se beneficiar . Povo que não lê , é enganado com maior facilidade. Que pena que o madeirense assim age.

Anónimo disse...

Estes comunas são inimigos da Madeira, estão feitos com o mentiroso, a cubagem e com o indiano. Esta troupe merecia um correctivo, Salazar ao lado desta canalha era um anjo.

Anónimo disse...

O que enfraquece a Democracia é o BE fora do Parlamento por culpa desta troupe e da guida vieira que se uniram para correr com quem levou a agremiação aos melhores resultados de sempre.

Anónimo disse...

E aos piores, recordando o igualmente fatidico 2011