Powered By Blogger

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Nota de imprensa



EEM não lançou lamas na Ribeira da Calheta


A EEM – Empresa de Eletricidade da Madeira esclarece que não foram lançadas lamas para a linha de água da Ribeira da Calheta, tendo o procedimento de descarga de águas limpas, proveniente de testes na nova Central da Calheta III, sido monitorizado durante toda a operação.
No âmbito do Projeto de Ampliação do Aproveitamento Hidroelétrico da Calheta, a EEM tem vindo, desde o dia 11 do corrente mês, a proceder a ensaios de comissionamento na nova central, os quais ficam concluídos hoje.
Conforme atestam as fotografias e os vídeos que se anexam, importa salientar que a água turbinada na central da Calheta III tem origem na Barragem do Pico da Urze, no Paul da Serra, encontrando-se absolutamente limpa.
O caudal máximo de água turbinado foi de 2,5 m3/s, muito inferior à capacidade da Ribeira da Calheta, dos quais cerca de metade estão já a ser transferidos para a Levada do Lombo do Salão, para abastecimento público e regadio, desde o dia 16.
Acontece que estando a Ribeira da Calheta praticamente seca, a água limpa, depois de turbinada na nova Central, embora com um caudal reduzido, terá provocado o arrastamento do solo solto à superfície, fenómeno idêntico ao que ocorre com as primeiras chuvas em todas as ribeiras da costa sul da Madeira.
Qualquer possível impacto resultante desta operação, será sempre localizado e temporário para aquele ecossistema marinho, onde não existem espécies nem habitats com relevante valor de conservação e será sempre igual ao que ocorre quando chove.



EEM-Empresa de Eletricidade da Madeira, S.A.

Sem comentários: