Powered By Blogger

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Cultura, Culturas

TERTÚLIA DO MILHO: SOCIALISTA APANHADO COM UM CASACO DE DIREITA 


Emanuel Jardim Fernandes vestiu inadvertidamente o casaco do convidado José Manuel Rodrigues, embaraçando sobremaneira o protocolo. Tudo se complicou quando o próprio presidente da tertúlia também tentou sair vestido com o endiabrado casaco

Nunca uma troca de casacos
atrapalhou tanto.

Fotos: Rui A. Silva

A pretérita edição do almoço mensal organizado pela Tertúlia do Milho, sob a presidência do Dr. Filipe Silva, ficou marcada por incidentes protocolares que deixaram perplexos os selectos participantes no repasto. O embaraço foi enorme quando José Manuel Rodrigues, convidado especial do dia, deu pela falta do casaco ao procurá-lo no bengaleiro. Precisava dele para o retrato de família do grupo. Não estava lá. Mais desconcertado ficou o deputado nacional e líder do PP-M ao reparar que o antigo líder dos socialistas madeirenses e ex-eurodeputado Emanuel Jardim Fernandes ajeitava ao corpo a peça de vestuário que tanta falta lhe fazia.
- Eu não estava a conhecer esta carteira - justificou-se o Dr. Emanuel, quando abordado pelo adversário político, sem jeito para qualquer explicação lógica - Estranhava este casaco, realmente, não me assentava bem.
Ambos os dirigentes partidários estavam de casaco cinzento claro, o que não evitou aquele embaraço dos momentos do género. Para descomprimir o ambiente, ouvimos uma voz verrinosa:
- Razão tinha o sr. presidente do governo quando ia ao parlamento e, ao ver passar o Dr. Emanuel mais os seus camaradas socialistas, dizia aos deputados do PSD: cuidado com as carteiras!
O presidente da Tertúlia, Filipe Silva, deixou escapar o sorriso natural do momento, deputado social-democrata que foi. Limitou-se a garantir a Rodrigues que não era hábito da tertúlia mexer em carteiras e casacos alheios...

Mas havia golpe de teatro reservado. Poucos minutos depois, eis de novo José Manuel Rodrigues a reclamar a falta do casaco, já que não o vestira durante a refrega anterior. O retrato foi em mangas de camisa. Quem tinha o diacho do casaco? Pois era nem mais nem menos do que o laranja Filipe Silva quem começava a meter o braço na manga... do casaco de José Manuel Rodrigues!
Imaginem o vermelhão no rosto do presidente, Dr. Filipe.

Não foi das jornadas mais gloriosas da Tertúlia do Milho. O apresentador do convidado foi Gonçalo Nuno, o conhecido deputado da emigração - e também laranja de nascença, arre que estão em todas! Gonçalo evidenciou principalmente o prazer do grupo no convite feito ao político para um restaurante, 'Le Jardin', que lhe ofereceria certamente a novidade de um ambiente super-agradável perto da casa onde o chefe dos populares nasceu.
Na hora de discursar, o convidado esvaziou tal empenho dos anfitriões: ele mesmo andou a picar e a pintar as paredes do restaurante onde se almoçava, já que os primeiros proprietários da casa foram nada menos do que o pai e os irmãos do líder popular.
Perante tantos azares, obviamente que o próprio provocador oficial do grupo, Dr. João Pedro Mendonça, não conseguiu atrapalhar tão difícil convidado, mau grado a pergunta impertinente que lhe colocou: como é que explica esse papel dúbio de apoiar o governo em Lisboa e fazer oposição na Madeira?
José Manuel Rodrigues tinha preso o rabo de todo o grupo. Graças ao casaco. Explanou a sua tese de forma suficientemente ambígua para evitar mais dúvidas e o grupo seguiu para os digestivos.
Consta que alguns tertuliantes pretendem proibir tanto o presidente Dr. Filipe como os tertuliantes de base de usarem fato cinza que se possa confundir com o trajo habitual dos políticos que beneficiam do jackpot.

José Manuel Rodrigues, afinal,
estava a 'jogar em casa'.

A provocação do Dr. João Pedro
Mendonça foi bem preparada,
mas o convidado ainda estava melhor.

Dados os incidentes com os casacos, a foto
de família foi em mangas de camisa.


Sem comentários: