Powered By Blogger

quinta-feira, 4 de abril de 2019





4 de Abril 2019





Tudo em 'famiglia'










"Há filhos, pais, irmãos, mulheres, maridos, namoradas, cunhados e cunhadas, um primo, uma sogra e até compadres em postos políticos ou de indicação política. O PS regional é um case study de endogamia radical." - 'Sábado' de hoje


A edição da 'Sábado' que está a ser distribuída na madrugada desta quinta-feira pelas bancas de Portugal evidencia o 'festival' constante da infogravura aqui reproduzida, com a devida vénia. O texto de apelação que poderemos ler na revista é o seguinte:

"É mais um caso em que a política parece correr na família: a dinastia Câmara, no PS-Madeira, abrange os dois filhos do líder. Ou seja, Emanuel Câmara, que preside ao PS-Madeira e à Câmara Municipal do Porto Moniz, já tem dois herdeiros na carreira. Olavo Câmara é presidente da JS-Madeira, passou a integrar a Comissão Política do PS nacional e é dado como provável candidato a deputado nas legislativas. Já o irmão, Nicodemo Câmara, é deputado municipal no Funchal e foi nomeado para a empresa autárquica Frente Mar Funchal, através da qual está colocado no Museu Cidade do Açúcar (municipal, claro)."

Antes do mais, é justo antepor dois atalhos à matéria publicada. Olavo Câmara foi eleito líder da JS-M muito antes de Emanuel Câmara, seu pai, chegar a presidente do PS-M. Segundo: se a inclusão de Célia Pessegueiro no gráfico resulta do facto de a presidente da Câmara da Ponta do Sol ser mulher do líder parlamentar socialista, Victor Freitas, note-se que Célia é militante socialista há muitos anos, foi líder da JS-M e mesmo agora ganhou eleições autárquicas ela própria, tornando-se a primeira presidente de câmara eleita na História da Região.

Mas o pior é o resto. Aí é que 'a porca torce o rabo'. A 'Sábado' coleccionou as ligações 'tudo em família' desta geração Cafofo/PS e o resultado é a mixórdia que todos sabíamos, porém sem juntar as peças do puzzle. É verdade que corria um gráfico nas redes sociais sobre o assunto, mas faltava o trabalho de fundo.

Ainda há dias, fiz humor aqui com o nosso Primeiro, por causa da equipa caseira que ele tem a governar lá em Castela 2 sob a sua batuta. Ficticiamente, citei Costa: "Governo-família? E a Câmara do Funchal?"
Olha! Será que o Sargentão pegou na ideia e telefonou à 'Sábado'?

Também há dias, brincava eu com uma omissão perigosa por parte dos distribuidores de tachos na Câmara/PS: tinham-se esquecido de empregar as viperinas sogras. Puro engano, como podemos ler no extracto de texto da jornalista Maria Henrique Espada, reproduzido acima. 
A situação naquela confraria Cafofo/PS atingiu realmente os píncaros do vergonhoso. 

Por coincidência, a reportagem daquela revista de circulação nacional (à venda hoje na Madeira) sai no dia em que o PS-M publica um anúncio de página inteira na sua imprensa regional para divulgar mais uma jornada dos pseudo-estados gerais, a ocorrer no próximo sábado. Onde se detecta que, mais uma vez, não aparece vivalma que seja novidade, para dar um pálido cunho de crédito ao projecto de poder que andam a vender. 
É o cansativo recurso a profes da UMa, pescados à força para o frete. Mais uns profes de universidades lá de fora que aceitam vir fazer um bocado de turismo.
E, finalmente, as mesmas das mesmas figuras do PS doméstico. 
Está visto que não há, na árvore familiar do partido, com as suas múltiplas ramificações à Câmara do Funchal e organismos acoplados prenhes de tacharia - que para isso existem -, não há familiares com um mínimo de talento para disfarçarem o deserto de quadros da citada confraria.

Também acidentalmente, a reportagem demolidora da 'Sábado' surge no dia em que Paulo Cafofo debita mais um dos seus 'estenderetes' no DN, primando pela sua facilidade de encher quase uma página de caracteres sem dizer rigorosamente nada. O habitual. Ou melhor, diz o que diria um aluno de quarta classe inseguro na matéria do teste. E não é que ele, neste árido texto 'mais do mesmo', acusa os outros de não terem ideias?! Está lá escrito, não é ironia. 
Ora, se calhar o homem até tem razão, mas não é a pessoa certa para falar em falta de ideias.

Por ironia das pautas das redacções, podemos, no mesmo dia em que a 'Sábado' vai "chegar à Madeira" com a denúncia da tacharia distribuída pelos membros do clã Cafofo/PS - podemos ver o impagável Profe Mentiras propor na sua lengalenga um governo que "promove a igualdade, que não ostraciza, não chantageia e que conta com todos, independentemente de onde venham". 
...Desde que sejam da família - acrescento eu.

32 comentários:

Anónimo disse...

Boa senhor Calisto.

Anónimo disse...

É tudo p'las PS'oas..., da família!
E, num dia de mais um artigo de vacuidades do Prof. Mentiras, digno de um aluno que enche um teste de páginas daquilo que na gíria dos cábulas é conhecido como palha, a ver se engana o professor, vem na folha municipal a foto da candidata Cerdas com aquele médico com sorriso apatetado que ri ao afirmar que é no hospital que mais se morre na Madeira por m2, onde a jovem conseguiu descobrir fragilidades no SESARAM, daquelas que a menina descobriu e partilhara no Facebook sobre o SNS e outras maldades que o governo de Costa fizera na saúde, e que entretanto apagou quando lhe arranjaram esta candidatura a um tacho dourado.
Tudo pela coerência, e pela família.

Anónimo disse...

Na era da demagogia é natural que se confunda eleição com nomeação política. E depois é ao PS da Madeira que vão apontar esse pecado quando esse pecado foi uma constante durante 40 anos no laranjal regional?

Anónimo disse...

Agora só falta mostrar a a árvore de relações familiares do PSD-M.

Anónimo disse...

Optimo e também por cá nós Madeirenses vestimos Prada.

Anónimo disse...

Isto é uma vergonha, primeiro eram os gajos do PSD a meter toda a família no governo agora é o PS Madeira. Sr. Calisto quem nos salva destes parasitas?

Anónimo disse...

Sete familias mandam no Governo Regional há 30 anos
https://amota.wordpress.com/2011/10/04/sete-familias-mandam-no-governo-regional-ha-30-anos/

Anónimo disse...

A revista Sabado já esgotou na Madeira, até a sogra do Vice-presidente trabalha para a Câmara, isto prova que a Mudança do cafofo é um bluff, de mim nem mais um voto! UM TIPO ENGANADO

Anónimo disse...

Votei no Cafofo porque ele prometeu acabar com a corrupção do PSD, afinal faz pior e a cafofada ainda tem a lata de dizer que os outros também fazem para justificarem a traição e mentiras cafofianas.

Anónimo disse...

Ó das 10.48,
Esse grafismo genealógico já não é aquele que nos dias de hoje manda.
Mas não deixa de ser sintomático a total sintonia entre renovadinhos e cafofianos nas relações familiares como privilégio na distribuição de lugares da administração pública.
É como no anúncio. Tão diferentes, tão iguais.
Agora veremos o que o cafofiano de serviço aqui à Fénix tem a dizer sobre o assunto.

Anónimo disse...

Quem diria ate o Nicodemo faz parte do clã. Ja viram como e a cartilha deste Ps Madeira ...nao importam os meios o importante e chegar ao poleiro do poder....os fins justificam os meios ja dizia o teorizador do Estado moderno Nicolau Maquiavel.
Há deputados da Coligaçao Confiança que
Estao na Câmara mas nunca abrem a boca so estao la pra receber dinheiro sem trabalharem.
Se Cafofo chega a presidente credo Abrenuncio muitos jovens e menos jovens vao ter de emigrar os trabalhos vao ser distribuidos pelos milhares boys da maquina partidaria do Ps.
Ouvi dizer que este Ps quer afastar o deputado Avelino nas Regionais. Sera que isso sera bastante para dar a vitoria ao Cafofo e seus muchachos?

Joel Silva disse...

Sendo uma ilha, será sempre difícil não ter um familiar numa câmara ou no governo, seja que partido for. Claro que há situações facilmente evitáveis.

Anónimo disse...

O problema maior são as qualificações ou falta dela, desta gente. E aqui vamos, se o PS chega ao GR, vai haver tanto tacho para dar que até chega aos vizinhos...

Anónimo disse...

PSD/M - Mais do que um partido, uma agência de emprego para toda a família:

https://www.facebook.com/ObsCrise/photos/a.389991494352513/2493102420708066/

São todos iguais!

Anónimo disse...

As nomeações familiares feitas pelo PSD no Governo Regional dariam para ocupar toda a Revista Sábado. São 40 anos de poder absoluto. Os familiares estão todos distribuídos pelo Governo. Aliás, isto nem é novidade. São os filhos do Bazenga Marques, os filhos do Brazão de Castro, os filhos do Rui Adriano, os filhos do Alberto João Jardim, o filho do Jaime Ramos, são os Prada, podia continuar porque a lista é enormíssima. São 40 anos a colocar bem da vida os seus familiares com o dinheiro público. Ainda se fossem competentes, o problema é que são todos incompetentes.

Anónimo disse...

O DN de hoje quase ignora a intervenção de ontem do Carlos Pereira na AR, enquanto qualquer actividade da JS tem direito a reportagem com fotos e tudo.
Já é tão descarado que até os colegas jornalistas da Sábado não conseguem esconder.
Muito mau quando a cobro da informação independente uma instituição centenária favorece à descarada um partido político.

Anónimo disse...

Familia por familia prefiro as que ja estão instaladas no poder. Estão acomodadas de barriga cheia e até são uns gajos porreiros, cá para a malta do andar de baixo..
Se o pessoal do arroz de lapas aparece, então é que vai ser um novo regabofe. Gentinha mediocre sem formação que nem de garfo e faca sabe comer à mesa.
Gritarei até que a voz me falte, baterei em todas as portas e puxarei todos os badalos de campainhas dizendo que o cafofo e o arroz de lapas será o que de pior acontecerá na Madeira.
Acreditem !! não prestam mesmo.

Anónimo disse...

O dinheiro hoje em dia compra tudo....so nao vendem a sogra nao podem senao ate vendiam.
Etica na politica e uma veleidade.
Hoje em dia ser.se honesto na vida e na politica caiu em desuso.
Quem e hipocrita e vende a alma ao diabo vence nesta vida.
Eu prefiro ser honesto nao vender minha alma ao diabo e na proxima vida viver em gloria.

Anónimo disse...

Isto é tudo muito bonito, o nepotismo é transversal a todos, mas não registo: Não é a Sábado que fez uns fretes a uma deputada eleita pela RAM que reside em Lisboa? E se fosse para descrever as relações familiares entre detentores de cargos governativos na região, daria um destacável?

Anónimo disse...

Os PSDs ao pé desta corja são uma minoria.

Anónimo disse...

Ò das 11:36
Olhe que não mudou assim muito.
A descendência impera, mesmo quando os caciques reformam-se.

Anónimo disse...

Ó cafofianos,
Então à demonstração da máfia das PS'oas no bom sentido, nada têm a opôr e a argumentar, a não ser que os outros, os renovadinhos também fizera-me?
São mesmo uns tristes.
Deve ser por isso que o povo já nem quer votar. Só vê porcaria à sua volta.
É um partido de tachistas como outro também o é.

Anónimo disse...

Ó das 12.08,
E isso foi em 40 anos.
Agora vê só no pouco tempo que os PS'oas estão nas câmaras quantos já lá não meteram.
São maridos, mulheres, filhos, primos, cunhados, namoradas e até sogras. Recorde como este nem Cardoso Jardim conseguiu.

Anónimo disse...

12:39
TOU CONTIGO
TODOS JUNTOS PELA AUTÓNOMIA

Anónimo disse...

Grave é este PS dinástico apregoar a moralidade na política, e já ter este tentáculo apenas com a Câmara Municipal do Funchal, imagine-se num Governo Regional. Vergonhoso

Anónimo disse...

Canalhedo no seu melhor

Anónimo disse...

E tão vergonhoso como o descrito às 16.46 é o facto de não ter sido distribuída a Sábado pela distribuidora SDIM, empresa propriedade do DN.
Compreende-se. É a mafia a funcionar.

Anónimo disse...

É por comentários como o das 12:39 que isto está neste estado.
Agora não percebo se era piada ou para agradar aos senhores.
Não passe pela minha porta nessa cruzada que o cão está solto.

Anónimo disse...

Mostro-lhe os últimos dois mandatos do ex chefe e tem de usar calculadora para somar apelidos comuns em cargos de nomeação política.
A renovação de MA pecou quando reconduziu muitas caras conhecidas, tal como este PS também foi com muita sede ao pote

Anónimo disse...

12:08, esqueca que estes renovadinhos tem memória curta, ou então os melhores quadros são herança genética.
Engraçado, antes de ex chefe fazer as pazes, muito se queixou de alguns companheiros de partido e detentores de cargos que eram filhos de x ou y

Anónimo disse...

Sinceramente eu não compreendo tanto barulho com estas nomeações familiares dentro do PS e dos Cafofianos! Nas máfias italianas, russas e chinesas, os cargos de grande confiança são entregues aos familiares mais próximos! Por isso não entendo a razão de tanta polémica?

Anónimo disse...

Ó das 20.23,
A casta do tempo de Cardoso Jardim, já todos conhecemos.
Mas aquilo que foi vendido, é que esta Mudança/Confiança era diferente. Era pela transparência. Seria a ética republicana ao serviço das pessoas.
Afinal, são a mesma m..da que os outros.
Faz o que eu digo, não faças o que eu faço.
Os outros são maus porque fazem
Nós somos bons porque também fazemos.
É falta de vergonha na cara. Tão simples como isso.