Complicou-se ainda não eram 10 horas este domingo bendito, que como dizíamos de manhã começou tranquilo e tranquilo prometia continuar pelo menos até chegar a hora de o povo ir ao supermercado. Vai este cidadão por aí fora, Pena cima, e que há-de ver? Um carro branco espojado em cima do passeio, entre as encarquilhadas tipuanas que fazem sombra de alto a baixo.
E que de especial tem um automóvel estacionado no passeio? Vê-se todos os dias - dirá certamente o Leitornauta. Mas eu pergunto: vê-se todos os dias um carro parado irregularmente à frente da casa de um "sua excelência"? Pois no caso a que nos referimos, o condutor incivilizado e abusador despejou aquela sucata branca diante da porta não só de um "sua excelência" como daquele que ainda é o "Único Importante" que temos nesta terra, evidentemente na óptica do próprio.
Tomar a defesa do cavalheiro ofendido pelo condutor abandalhado nunca deu bom resultado. Do lado laranja, saltam os mais ambiciosos empunhando facas afiadas, não vá ser o engraxaxador do chefe (deles) algum candidato a delfim desejoso de governar isto durante 30 e tal anos. E do outro lado zombam alguns impolutos e paladinos da democracia, culpando friamente o lisonjeador por estar a branquear o "sua excelência" e o regime a troco de alguma benesse debaixo da mesa. Mas há situações em que se exige poder de decisão, coragem para dizer o que precisa de ser dito.
Ora, na situação que aqui me traz, acuso sem rodeios: é indecente o que o condutor do carro branco fez - e segundo um vizinho me disse parece até ser costume! O que piora as coisas. Algum "bojardas" que quando possuído por vapores etílicos do champanhe na suíte do costume chega ali, meus senhores, e zás: carro jogado à toa, como se isto agora fosse tudo nosso. O troglodita do carro branco - troglodita sem ofensa aos reais trogloditas - deve ser chamado à razão e levar com o peso da lei todo em cima como acontece aos outros. É que, ao verem aquele bonito tipo de estacionamento, outros vizinhos usaram do mesmo expediente. Se é bom para uns...
Daqui lançamos um apelo à PSP, também. Sr. comandante, não chega plantar ali um agente a vigiar a casa 24 horas sobre 24 por causa dos ladrões, quando o "sua excelência" passa o Verão nas casa que o povo tem no Porto Santo... a repousar das passeatas a Bruixelas, ainda com o dinheiro do povo.
Depois de verem o carro branco estacionado com
os pés, alguns vizinhos fizeram o mesmo.
|
Sem comentários:
Enviar um comentário