Powered By Blogger

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

A guerra do Mosquito



SAÚDE PÚBLICA 
e a sede de protagonismo


Miguel Costa


No outro dia vi uma notícia sobre o Mosquito em que Cafôfo aparece como protagonista da façanha da ‘apanha dos ovos de mosquito’.
Pensei com os meus botões: como consegue a CMF contar ovos de mosquito? Têm algum laboratório? Foi então que essa dúvida se dissipou.
Bastou uma conversa de café com um amigo, para ficar a saber que sendo a Secretaria de Saúde a responsável pelo plano de prevenção e controlo do Aedes Aegypti, há parceiros envolvidos neste processo, nomeadamente a autarquia do Funchal.
Descobri que a CMF nem se dá à maçada de participar nas reuniões sobre o mosquito na SRA, apesar de aquela secretaria enviar sempre as convocatórias a todos os parceiros.
Descobri que a contagem de ovos de mosquito é feita pela SRA – tem lógica: tem os meios, os técnicos e o ‘know-how’. 
Descobri que a SRA envia relatórios para a CMF, dando conta da evolução da situação do mosquito.
Depois, vem a polémica no DN, que dá conta de uma ‘guerra’ entre o Governo e a CMF.
Na óptica de quem já dissipou as dúvidas e resumindo:
O que interessa aqui é controlar esta praga e contribuir para a melhoria da saúde pública, evitando a propagação de mosquitos e, consequentemente, da dengue na Região.
Mas ao que parece, Paulo Cafôfo e a sua equipa recusam-se a participar nas reuniões da SRA, apesar de receberem as convocatórias. Paulo Cafôfo e a sua equipa não discutem com a SRA um problema de saúde pública, que afeta o Funchal mais do que qualquer outro concelho. Mas logo que recebem os relatórios da SRA sobre o Aedes Aegypti, correm até aos órgãos de comunicação social.
Parece que não há qualquer pudor em enfiar o barrete aos funchalenses usando e manipulando os jornalistas como meio para atingir os seus fins. Parece que ainda não perceberam que esta é uma questão de SAÚDE PÚBLICA.

25 comentários:

Anónimo disse...

Que horror!!!!quer dizer, os cafofos recebem os relatorios da SRA e vao para os diarios como se fossem trabalhos deles...ao que se chegou nesta burla da CMF.

Anónimo disse...

Parece que este articulista confunde diagnosticar com tratar! Se a SRA conta os ovos e a CMF implementa as políticas para que eles não proliferem parece que há quem pense que o mérito é de quem os conta!

Anónimo disse...

Não pode ser verdade porque é da Mudança e a Mudança é fixe.

Anónimo disse...

A Câmara não faz nada quanto ao controlo e monitorização do mosquito há já muito tempo. Até possui tanques com viveiros de mosquitos no seu edificado.

Anónimo disse...

Outra coisa que eu gostaria de saber é porque raio é qua a Câmara vai expropriar o prédio da Felisberta.
O edifício não tem qualquer valor arquitectónico ou de interesse cultural. Tinha uma confeitaria que já fechou há dezenas de anos, e nada mais do que isso.
Os donos não conseguiam vender, e agora a Câmara expropria. Está a fazer um favor a particulares com o dinheiro dos munícipes. Isso é que é.
Ou será que o Sr. Cafofo agora vai expropriar e reconstruir os prédios que tiveram negócios que à sua época tiveram nome, mas que pelo normal desenrolar do tempo entretanto fecharam ?

Anónimo disse...

O Cafofo vive para o show off

Anónimo disse...

Os leitores do Fénix têm de ser mais tolerantes e compreensivos com a miss Campanário! As picadas de mosquito deixam borbulhas na pele, o que deixa uma misss que se preze muito em baixo! Os mosquitos terão de ser todos caçados até ao próximo desfile de misses! Não sejam mauzinhos! Bom fim de semana!

Anónimo disse...

Cheira a esturro por parte do governo esta noticia esta muito mal contada, sinceramente a fenix esta a falhar nisto.

Anónimo disse...

Caros leitores, este é o exemplo como se brinca com estatísticas.
Um diz alhos e o outro diz bugalhos, mas na verdade todos os aviões que saem da Madeira são pulverizados sem excepção, por existir mosquitos e por força da ICAO e WHO. Resumindo ninguém faz nada, ninguém resolveu os problemas.
E para os politicos PSD e PS, mexam o rabo, que os técnicos de ambas as instituições não param de trabalhar.
E onde estão os projectos com dinheiros da União, pois ninguém aprovou!!!

As prioridades são outras, Zika já está na Venezuela, um instante para chegar cá, já temos o vector!
Só há uma curiosidade, o chefe de Gabinete da Saúde é sempre o mesmo e as confusões continuam. Mas ninguém fala.

Anónimo disse...

Sabem a melhor? Miguel Albuquerque mandou por quadros com a sua fotografia em todas as sedes do partido.

Anónimo disse...

A mesma historia se passa com a ETAR , depois de Cafofo e Miguel Gouveia andarem a empatar a nova etar , viram que não sabiam fazer nada e tiveram de pedir ajuda ao governo , mas o Mayor já veio para a comunicação social dizer que decidiu construir a etar no Lazareto , não disse foi que levou uns berros de um Barão do PS e tambem não disse que quem vai projetar , construir , pagar e explorar a ETAR é o GR porque a Camara não tem competencia tecnica para isso.

Anónimo disse...

A aquisição da Felisberta é um escândalo. A cidade está cheia de prédios antigos para restaurar, e qual o critério para o Cafofo recuperar este? Mesmo acima dos correios, existe uma antiga pastelaria a "Mimo" e respectivo prédio que fazem parte da denominada Arquitectura Moderna que tem grande interesse. Será que os proprietários também não mereciam essa sorte grande? Este Cafofo é um cantigas, e bem nos engana com as suas falinhas mansas. VERGONHA!

Anónimo disse...

A politica do Cafofo lembra os ovos de mosquito. Andou anos e anos em águas podres e estagnadas e só há cerca de quatro anos é que germinou, graças ao laboratório de ideias do PS. O homem não fez a ponta de um corno na luta contra o jardinismo e só acordou para a politica quando Jardim perdeu a força.

Anónimo disse...

Calisto,

Sabe quem é que mandou fazer uma sondagem/estudo de opinião sobre o concelho do Funchal ?
Telefonaram-me com perguntas sobre a gestão do Cafofo, sobre a minnha opinião sobre o dito cujo, sobre a Rubina, quem é que eu achava melhor, quem entre os dois escolheria, etc.
Já andam a contar as munições.

Anónimo disse...

Os sucessores de jardim ainda hibernam à sombra da bananeira.

Anónimo disse...

Isto é muito fácil de desmascarar o idiota do Cafôfo. A SRA passa a publicar no Jornal Oficial as convocatórias das reuniões, e as atas assinadas por todos os participantes das mesmas. Logo logo os idiotas da Mudança passam a aparecer nas ditas reuniões.

Anónimo disse...

A ser verdade, e também já tinha ouvido está situação, Cafofo e sua equipa não são autarcas mas um bando de oportunistas.

Anónimo disse...

A propaganda paga a peso de ouro é o verniz do Cafofo, por detrás dessa camada fina de verniz, não existe nada... é oco como um pau de bambu.

Anónimo disse...

Iglesias bem tenta mais no futuro vai ter de voltar a procura de tacho no Continente

Anónimo disse...

O sr. Paulo Cafofo é um castelo-de-areia mantido por um menino de praia que é o DN. Só que o mar costuma levar os castelos-de-areia e o menino então vai chorar como se fosse um cabrito a quem lhe retiraram a teta.

Anónimo disse...

Os técnicos do Museu de História Natural também realizam o trabalho de contagem dos mosquitos. Alias, o mosquito vetor da febre da Dengue e da Febre Amarela foi identificado pela primeira vez neste mesmo Museu em 2005.
Atualmente, no âmbito do programa PCT-MAC cabe ao Museu de História Natural do Funchal dar continuidade ao programa de monitorização, dai que haja números e trabalho na CMF.

Anónimo disse...

Prédios para recuperar é o que mais há na cidade do Funchal.Começar pelo da Felisberta é um bom começo.Roma e Pavia não se fizeram num dia.
A história do mosquito está mal contada.

Eu, O Santo disse...

Concordo com o anónimo das 23:03.
Sou de opinião que a CMF deve tentar recentrar a cidade no centro do Funchal, e deve aplicar todas as medidas legais existentes, como por exemplo, aumento do IMI, obrigação de recuperar imóveis, e mesmo expropriar.
Esses imóveis em seguida poderão ser "trocados" por outros existentes sem condições de segurança.

Anónimo disse...

Tenho um prédio antigo no centro da cidade, histórico e de grande valor arquitectónico. O sr. Cafofo pode-me expropriá-lo? Por favor, é que estou teso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

e o velho Jaguar , pertencente á D Conceição a Ratada ? um simbolo do nosso funchal dos anos 70 quando os maridos tinham um sitio onde se metessem para desestressar das complicações do matrimonio , Que espera Cafofo para expropriar o predio e recuperar o negocio existente , se procurar bem até tem quem substitua o Velho Bichinha e a D Rosa