Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Cultura



ANTIGOS ALUNOS DA APEL 
ORGANIZAM ‘SEMANA DA ARTE’



Evento incluirá exposições, espectáculos e conferências em vários espaços


A Associação dos Antigos Alunos da Escola da APEL (AAAEA) irá organizar a ‘Semana da Arte’, um evento inclui exposições, espectáculos e conferências em vários espaços museológicos da cidade do Funchal. Apesar da sua denominação, a ‘Semana da Arte’ decorrerá durante seis meses e tem por objetivo celebrar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela APEL ao longo dos anos no campo da Arte, oferecendo aos alunos, antigos alunos e professores daquela escola a oportunidade de apresentarem os seus trabalhos ao público.

A pré - programação da ‘Semana da Arte’ decorrerá entre 13 de Janeiro e 5 de Maio, com a exposição ‘Déjà-Vu 1’, uma iniciativa tripartida da AAAEA, Escola da APEL e Câmara Municipal do Funchal através do Departamento de Economia e Cultura e do Museu Henrique e Francisco Franco, a estar patente neste espaço museológico, com trabalhos dos artistas plásticos Luís Paixão e Diogo Goes, assim como de Ângela Caires, Gabriela Sousa e Pedro António Almada, atuais alunos da Escola da APEL, em diálogo com obras de Henrique Franco, patentes no acervo daquele Museu.

De seguida, entre 2 de Maio e 2 de Junho, decorrerá, na Escola da APEL, a exposição ‘Déjà-Vu 2’, que será acompanhada por conferências proferidas por vários artistas madeirenses, atuações musicais e espetáculos protagonizados por atuais alunos e professores da Escola da APEL, demonstrações de artes performativas por entidades parceiras convidadas e, ainda, visitas guiadas a vários museus.

Anda no âmbito da Semana das Artes, entre 12 de Maio e 2 de Junho, terão lugar as exposições ‘Déjà-Vu 3’, e ‘Déjá-Vu 4’, em espaços a revelar brevemente.

‘Déjà-Vu’ e Descobertas

A escolha do tema ‘Déjà-Vu’ para a exposições integradas na ‘Semana da Arte’ tem por base o facto das obras escolhidas para as diferentes mostras constituírem uma forma de registo da memória e de representações da realidade que convidam o espetador a descobrir um outro imaginário, além daquele interpretado e experienciado pelos autores.

A partir do mote de ‘descoberta’, a ‘Semana da Arte da AAAEA’, também visa assinalar o 600º aniversário da Descoberta das ilhas da Madeira e do Porto Santo, celebrando a evolução cultural da Região e convidando à expressão de novos comportamentos culturais nascidos da especificidade do lugar insular, descoberto na imensidão de um mesmo mar que o orbe.

Celebrar o património humano da APEL


A ‘Semana da Arte’ é uma das iniciativas incluídas no Plano de Atividades da AAAEA, fundada este ano. À semelhança de outros eventos organizados pelos Antigos Alunos, a ideia subjacente é celebrar o património humano e educativo da Escola da APEL, assim como o contributo único que a instituição tem feito para a educação, o crescimento e o progresso cultural de várias gerações de madeirenses.  

Texto: Associação dos Antigos Alunos da Escola da APEL

Sem comentários: