Powered By Blogger

segunda-feira, 10 de abril de 2017



O Cagaçal Cafofiano



Tenho lido no nosso Boletim Municipal, leia-se Diário de Notícias, verdadeiras apologias propagandísticas ao “milagre financeiro” operado pelo sr. Prof. Paulo Cafofo e seu mago das finanças, Vereador Miguel Gouveia, que depois dum descalabro de anos de regabofe albuquerquista endireitaram finalmente as contas do município. Mas é isto verdade ou é mais uma manobra de propaganda dos cafofianos?
Sou o primeiro a reconhecer que Miguel Albuquerque seguiu os passos de Alberto João, e levou o município funchalense a um endividamento galopante, que os cidadãos estão a pagar com grandes sacrifícios.
Mas, mesmo reconhecendo tudo isto, não sou homem de me deixar enrodilhar em PROPAGANDA PAGA, especialmente quando ela entra em exageros, mentiras e adulteração de factos.
Quando eu assumi funções de vereador com pelouro, em Outubro de 2013, a dívida do município era de 95 milhões de euros, mas a Câmara também tinha a receber de diversas entidades, um valor substancial que chegava aos 41 milhões de euros (só em águas, a autarquia tinha um calote de 7 milhões de euros a arrecadar). 
No próprio site da CMF (02/05/2014), e quando foram aprovadas as contas do ano de 2013 pela Assembleia Municipal, o Prof. Paulo Cafofo disse de boca cheia (não fui eu!) que “herdou uma dívida de 94 milhões de euros”.
Entretanto, passaram-se os anos e o valor oficial dessa dívida foi subindo, subindo… na mesma proporção que subia o fogacho e a encenação cafofiana.  Chegámos ao dia 28 de Março de 2017, data em que foi inaugurada a Loja do Munícipe, e leio espantado no DN (edição de 29/03/2017) que o sr. Prof. Paulo Cafofo “recordou os 105 milhões de dívida deixados pelo executivo de Albuquerque”. Isto é, a dívida, num espaço de três anos e meio, subiu novamente como o Pé-de-feijão do João, do célebre conto infantil dos irmãos Grimm! Mas aguentem-se, caros leitores, que não fica por aqui! Três dias depois, num artigo de opinião publicado no DN, o Vereador Miguel Gouveia escreve o seguinte: “Os antigos governantes catapultaram a dívida municipal para um valor superior a 110 milhões de euros”… o que, nas palavras do nosso mago das finanças, num espaço de TRÊS DIAS a tal dívida do Albuquerque disparou para cima de 5 milhões de euros… Isto é inacreditável e levanta suspeitas de miraculosas “marteladas”! (Quem devia estar aqui a denunciar este embuste seriam os apaniguados do Albuquerque, e não eu! Mas, analisando bem, Cafofo e Albuquerque são ambos artistas do mesmo circo!)
Obviamente que estas trocas e baldrocas levam o pessoal a desconfiar de que os cafofianos andam a empolar e a agigantar a dívida do desgraçado do Albuquerque, para se vangloriarem dum grande feito, mas, por outro lado, ainda ninguém viu no papel, preto no branco, onde pára a célebre dívida/batatada de 10 milhões que Cafofo contraiu recentemente!
Podem os munícipes ter uma certeza: a dívida herdada era monumental, mas também eram monumentais os calotes à Câmara; e depois dos apertos do PAEL, dos sacrifícios e da austeridade imposta, era o que faltava não termos a dívida diminuída!
Perante isto, não estou a ver razões para tanto cagaçal!

Gil Canha

30 comentários:

Anónimo disse...

Bem me parecia que a bota não casava com a perdigota.

Anónimo disse...

lembro dos tempos que a oposição da Madeira dizia que a divida da Madeira era de 7 , 8 , 9 coelho chegou a dizer 12 mil milhões , agora que está nos 5e tal mil milhões fica feio a oposição falar em divida já que qualquer nº alto que se diga comparado com o valor real só mostra que alguém andou a trabalhar

Anónimo disse...

Daqui a nada cá estará os Caldeiras, os Glésias e o sonso do Gouveia a comentar. Hihihih

Anónimo disse...

Estamos perante o milagre da multiplicação da dívida , ah pois é, as contas de 2013 foram aprovadas :

http://www.cm-funchal.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=1071:assembleia-municipal-aprova-contas-de-2013&catid=4:destaques&Itemid=176
(Site da Camara)

Em 2017 são (ou eram) superiores a 110 ME. Oh cão..

GRANDE GIL.

Anónimo disse...

Maldito Cafôfo que ainda não trouxe o ferry-boat, o avião cargueiro, que acabou o PAEF mas a carga fiscal continua, que os concursos públicos continuam a ser mafiados para os amigos, que foi o responsável pela trapalhada nas declarações do IASAUDE, que foi a Bruxelas dizer que tinham que subsidiar mais a região já que os maléficos da republica não querem nada com a malta, que andou a gastar o dinheirinho nas viagens e que graças a isso é passar no aeroporto e todos os dias aterram charters de americanos, sul-africanos, venezuelanos (ainda faltam os chineses, australianos e talvez por último os marcianos).

Realmente triste a sina dos habitantes da Região que tinha que aparecer uma personagem do Campanário para desgraçar a nossa vida.
Toca a entreter a malta com a ciumeira do DN (sim porque da parte do Governo regional nem uma noticia de show-Off - excepto a de hoje, mas só a de hoje da Brava Valley, etc, etc)
UMA VERGONHA e com falta de argumentos ficam assustados, porque de repente todos começam a ver que podem começar a pensar que vão ter que começar a trabalhar sem ser À custa do erário publico!!!
VAI TRABALHAR Ó VAGABUNDO!!!!!

Anónimo disse...

O mesmo Miguel Gouveia que em recentes declarações no Boletim Municipal travestido de DN , diz que fruto da boa gestão a Camara apresenta este ano um superavit de 6,8 milhões de euros .
A pergunta que se impõe é como é que apresentando um resultado destes não investiu o dinheiro em habitação social e na recuperação das estradas e da rede de agua ? e porque razão é que aumentaram os encargos dos funchalenses com mais um emprestimo de 10 milhões de euros ?

Anónimo disse...

Ou é da minha vista, mas parece-me o Glésias a cair do pé de feijão gigante.Coitado!

Anónimo disse...

Sabem porque os cafofianos ainda não comentaram? Estão atordoados com o porradão do Canha, mas quando se levantarem vão verter aqui fel com azia... tenho dito.

Anónimo disse...

Nada foi mais execrável que a regra imposta pela maioria reinante de que tudo isto é uma festa paga pela criadagem (os contribuintes).
O Cafofo nasceu nessa beberragem. Pensa do mesmo modo.
O Jardim festejava novas obras com dinheiro dos contribuintes. O Cafofo festeja o pagamento de dividas (de montantes incertos) com o dinheiro de quem sempre teria de pagar a conta.
Só uma pergunta: lembram-se de o pagamento de dividas ter impedido almocos e jantares (e sabe-se lá o que mais) camarários ou a competição descarada estre o Cafofo e o Albuquerque para ver quem vai mais vezes ao estrangeiro à nossa custa?

Anónimo disse...

E nunca mais chega Outubro... O Cafofo chegou há 4 anos já está assim, imaginem se continuar lá...
Força Dra. Rubina!

Anónimo disse...

O bom, o mau e o vilão, versão da Madeira...

Anónimo disse...

E alguém sabe a divida da Frente Mar? Dizem que vai lá um descalabro e o administrador ainda vai preso se continuar assim!

Anónimo disse...

Não vê razões para falar e muito da redução da Dívida? Pois Vejo! Reduzir milhões é de engrandecer. Dar mérito a quem o tem. A contabilidade pública e as leis, são uma coisa muito séria.Parabéns Dr Cafofo,senhor presidente da Camara do Funchal.

Anónimo disse...

O anónimo das 21:33 delira com o Messias. E Canha Cristo disse, levanta-te e anda. LOL

Anónimo disse...

O administrador da frente mar está farto e cheio de Cafofo / Iglesias / Gouveia e está louco para abandonar o barco , o medo dele é que julga já ir tarde e que, o que os outros o obrigaram a fazer o pode tramar

Anónimo disse...

Alguém sabe me informar quanto dinheiro o Cafofo já desviou direta ou indiretamente para o Diário de Noticias?

Anónimo disse...

que porrada, grande dr Gil Canha!

Anónimo disse...

Não façam mal à Miss Campanário que ela tem as contas em dia e o pé de meia que arrecadou é para pagar a sua eleição, os jantares dos amigos e aos jornais independentes cor-de-rosa.

Anónimo disse...

Debalde, a mentira tem perna curta! Não é Miguel Gouveia???????????

Anónimo disse...

O sr. Canha deitou abaixo mais uma falácia Cafofo&Glesias.

Anónimo disse...

É Fácil a Câmara Municipal está aumentar a sua divida de ano para ano, porque o senhor Cafofo agora é especialista em expropriar pastelarias.... é o despesismo no seu melhor, a Câmara a expropriar pastelarias, isso sim é de interesse publico.... isto já para não falar no dinheiro que gastam no DN para fazerem publicidade.

Anónimo disse...

Com 12.000€ só para os voos em Executiva, foram dois vereadores e uma secretária à Argentina apresentar um PowerPoint sobre como poupar!
Daí a dívida aumentar no mandato do Caifofo para imputar o regabofe ao doidivanas do Albuquecas!
"Uns vão aos figos, a outros rebentam os beiços!"

Porrada neles, Gil Canha!

Anónimo disse...

Onde anda a oposição nesta terra? Só vejo o Blogue do Calisto a nos defender o resto onde andam?

Anónimo disse...

Esta gente é de uma mediocridade atroz.

Anónimo disse...

Atenção anónimo das 10:34. E a ida à Namíbia? Quanto dinheiro custou? Para o Cafofo andar vestido com peles de animais selvagens.Dizem que o PAN ficou em nervos!

Anónimo disse...

As rainhas de beleza não são muito dadas a contas, nem a exercícios de contabilidade e orçamentos! As rainhas de beleza gostam de falar de paz e amor no mundo! Por isso deixem essas contas para outro rosário!

Anónimo disse...

E que trabalho, os impostos mais altos de Portugal e sim a divida oculta continua impagavel, os actuais governantes continuam a fazer divida e escondem debaixo do tapete, as estatisticas continuam manipuladas, portanto mais do mesmo!! Gil Canha acusa o actual edil e o dito cujo que aparece no facebook em fotos com Albuquerque e elementos do CDS, muito amiguinhos, afinal tb deixou ir ao ar o seu partido PND, quem cospe para o ar cai-lhe na cara!!

Anónimo disse...

Mais um fogacho cafofiano que cai!INCOMPETENTES e tenho uma certidão há cerca de um ano para ser despachada. INCOMPETENTES.

Anónimo disse...

Estou à espera de uma licença há um ano e meio.

Anónimo disse...

Canha, foste falar e o Prada já adiantou serviço. Os "apaniguados" sempre se manifestaram... mas tarde, muito tarde!