Powered By Blogger

sexta-feira, 7 de abril de 2017

O parque de viaturas no calhau de S. Vicente


 


                            Associação de Defesa do Ambiente e Qualidade de Vida
Edf. da Cooperativa Agrícola, Praça do Carmo, Bloco B, 3ºD
9050-017 Funchal
E-Mail : cosmosambiente@netc.pt
Contr. N.º 511076240








Comunicado



A Cosmos - Associação de Defesa do Ambiente e Qualidade de Vida, tomou conhecimento esta semana, que o actual executivo camarário de S. Vicente pretende construir um parque de estacionamento para viaturas ligeiras e pesadas, na sua frente-mar, denominada “Calhau”, (lado poente do Restaurante Quebra-Mar).
Depois da artificialização insensata da nossa orla costeira, em que o anterior regime construiu inúmeras obras costeiras por toda a ilha, muitas delas actualmente ao abandono por falta de recursos financeiros para mantê-las do avanço crescente do mar, vem a Câmara de S. Vicente, com mais esta estapafúrdia ideia, julgamos nós eleitoralista, de avançar novamente com mais uma obra pelo mar-dentro.
No momento actual, denominado por Mudança Global planetária, cujo vector principal são as alterações climáticas e a consequente subida do nível do mar, já levaram a maioria dos países com fronteira marítima a promoverem o recuo planeado e estratégico da zona costeira, porque é uma zona de risco e onde os governos não estão interessados em gastar milhões de euros para fixá-la nem indemnizar aqueles que se aventuram nela.
E o mais curioso, é que actualmente, o Concelho de S. Vicente já está a sofrer este terrível fenómeno do Movimento Transgressivo do Mar, nomeadamente na Freguesia de Ponta Delgada, onde no segmento costeiro localizado entre a ER 101 e a Estrada Padre Casimiro Freitas Abreu, tem neste momento moradias, terrenos e infra-estruturas agrícolas ameaçadas pelo avanço do mar, e em algumas delas, o mar já conquistou vários metros de terreno, sem que a autarquia mostre qualquer preocupação por este alarmante evento. 
Igualmente, na vizinha Freguesia do Seixal, temos um triste exemplo de alguém que tentou desafiar o mar, construindo na beira-mar uns tanques em betão para aquacultura, actualmente em ruínas, porque o mar invadia constantemente as instalações e não houve dinheiro para mantê-las.
Deste modo, esta associação vai mover todos os esforços, nomeadamente junto das instâncias europeias, para demover a autarquia de S. Vicente em prosseguir com esta peregrina e absurda ideia.



Funchal, 7 de Abril de 2017

A Direção

Dionísio Andrade


P.S. Mais informações ligar para o TM. 965013299 

23 comentários:

Anónimo disse...

Tem toda a razão. Marina do Lugar de baixo não serviu de nada?
Vão conquistar mais espaço ao mar, com o nível médio dos oceanos a subir?
Candidataram este projeto da frente mar à União Europeia.
Só podem levar CHUMBO

Anónimo disse...

Não acredito que vão rebentar com uma das baías mais bonitas da costa norte. Mas esta gente está toda louca? Parem de destruir a orla costeira. Não rebentem mais com a linda paisagem madeirense. Não deitem mais dinheiro ao mar. O dinheiro dos nossos impostos custa muito a ganhar, para despejá-lo no mar.

Anónimo disse...

Em Ponta Delgada temos um lagar que já foi levado pelo mar e cada vez o mar está comendo mais terra. Se vierem ao norte com o mar pesado vão ver que isto não é brincadeira. Estão loucos?

Anónimo disse...

Não se esqueçam que também põe em causa o surf. As famosas esquerdas de S. Vicente acabam e é mais um pico de onde que desaparece.

Anónimo disse...

Nada me espanta com um vilão como o Garces em presidente.

Anónimo disse...

Apoiado, ainda bem que temos a Cosmos porque a Quercus morreu e ninguém sabe dela. Esta denuncia é pertinente e um abraço ao amigo Dionísio do Destravado da Calheta.Dos seminário.

Anónimo disse...

Esta obra não é para fazer. É só para pagar o projeto feito e lançado pelo betinhos no final do seu mandato na camara e que não foi liquidado.
A marionete do Garcês que abra os olhos.

E o

Anónimo disse...

Deve ser feita esta obra para este concelho. isto devem ser coisas de alguns que vão ser afastados das listas dos independentes para colocarem os PSD.

Anónimo disse...

deve ter sido ideia dos russos....

Anónimo disse...

S.Vicente está cada vez pior,sendo mesmo a zona das construçoēs ilegais.Veja-se: casa do vice-presidente e tios, casas dos vizinhos dos tios, muralha de um engenheiro, casas do financiador da campanha do Garcês, incluindo o aterro feito no centro da vila, palheiros.... Agora isto? Querem mesmo estragar com S . Vicente. Onde pára a oposição?

Anónimo disse...

Concordo. Aquilo está a ficar muito feio
E emtão está tudo calado
Deve ser à custa dos empregos temporários, dos apois indevidos às reconstruções das casas, entre outros.Pensem um pouco isso não durará para sempre.

Anónimo disse...

Claro, quem controla S. Vicente é esse senhor com os espias espalhados por lá. Poē-te a pau Ricardo
Qualquer dia és arriado.

Anónimo disse...

Já parecem os chineses a fazer ilhas artificiais pelo mar dentro. Há cada uma! O que o diabo haveria de inventar...

Anónimo disse...

No clube local o presidente ( o tal que financiou a campanha de vilão acima referido) não sabe ler nem escrever. Só mesmo nesta parvónia para termos este tipo de representantes.

Anónimo disse...

quem vai fazer a obra? será a empresa do "Miguel faz tudo para a camara"?

Anónimo disse...

Deve ser um mal entendido. O Garcês não é suficientemente inteligente para se meter em projetos de tão grandes dimensões. Para comprar um carro de 50 mil euros teve de ser o primo a comprar e da esposa também. A casa que comprou também pediui ajuda ao tal primo. Entre outras aquisições. Não o Garcês não tem capacidades para destruir a orla marítima de S. Vicente a não ser que o primo esteja mais uma ves disponível para o judar.

Anónimo disse...

Mais que certo. Poderá também recorrer à parceria que tem com a AFA no decorrer das operaçoes que está a levar a cabo no pãntano que comprou Fajã.

Anónimo disse...

Estas pessoas que comentam de certeza que não sabem onde ficará o dito estacionamento
Coitados. Tudo encarneirado. Pensem.
De resto... força Garces. Tens o povo a teu lado e isso basta.

Anónimo disse...

É preciso denunciar estes atentados. A Madeira está cheia de loucos e com o aproximar das eleições parecem cabras quando sentem cheiro a bode. Depois do Careca temos mais este candidato para aturar.

Anónimo disse...

Exatamente! Força Garces, que nós os "bezerros", ficaremos impunes,ostentando as riquezas perante a admiração geral e a estupefação desta maldizente "carneirada". E isso basta!

Anónimo disse...

Obrigado Cosmos pelo alerta. Já basta do nosso dinheiro atirado ao mar como na Marina do Lugar de Baixo.

Anónimo disse...

É tão pouco, mas tão tão pouco o que se fez e faz em São Vicente. Garcês, cosmética e abraços e beijos à parte és zero. Não tens visão. Não sabes o que tens nas mãos nem para que serve. Nenhum desses ao teu lado sabe também. São
Vicente navega sem arrás. Abraços e beijos é pouco para quem criticou tanto e prometeu tanto.

Anónimo disse...

Até concordo que se façam as ditas obras. O projecto é bom e a zona fica melhor. Não concordo é que se entregue as águas à ARM, como pretende o garces depois das eleições. A fatura da agua vai duplicar e para o comércio triplica como na ribeira brava. Já kevamos o aumento do romeira e para depois das eleições mais um estoiro, onde se arranja dinheiro para viver.a agua nasce nas nossas serras