segunda-feira, 3 de abril de 2017




SEGUNDA FASE DA APELarte ABRE COM A PRESENÇA DE JORGE CARVALHO, CONFERÊNCIA SOBRE ‘ARTES VISUAIS’ E INAUGURAÇÃO DE EXPOSIÇÃO

A Associação dos Antigos Alunos da Escola da APEL (AAAEA) irá dar continuidade à APELarte, uma iniciativa teve início em Janeiro, com a realização da Exposição ‘Déjà-Vu (1)’, no Museu Henrique e Francisco Franco, que juntou trabalhos de Henrique Franco às interpretações de alunos do 10º ano do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais da Escola da APEL (Ângela Caires, Gabriela Sousa e Pedro António Almada) e a obras dos artistas plásticos Luís Paixão e Diogo Goes.

Nesta segunda fase da APELarte, que terá lugar de 2 a 5 de Maio, a AAAEA assume um programa ambicioso que inclui, entre outras actividades, que serão gradualmente divulgadas, um Ciclo de Conferências que abordará uma diversidade de temas culturais, como as Artes Visuais, a Dança, o Teatro e a Escrita.

No primeiro dia da iniciativa, será realizada a Sessão da Abertura, com a presença de Jorge Carvalho, Secretário Regional da Educação, a qual será seguida por uma actuação musical das alunas Ana Rita Nunes, Emma Barradas e Micaela Abreu, assim como do aluno Francisco Olim. Aberta a iniciativa, terá lugar uma conferência, dedicada às Artes Visuais, que contará com a presença de Esmeralda Lourenço, Gonçalo Ferreira de Gouveia e moderação de Diogo Goes.

Esmeralda Lourenço, é Mestre em Gestão Cultural pela Universidade da Madeira e responsável pelo Museu Henrique e Francisco Franco. Foi oradora e moderadora de várias conferências nos domínios da museologia e gestão cultural, assim como júri de concursos de artes plásticas. Na conferência prevista no âmbito da APELarte, Esmeralda Lourenço irá abordar a importância do lugar que o(s) museu(s) ocupa(m) na sociedade contemporânea e a sua relação com a(s) escola(s), relacionando este tema com a vida e obra dos irmãos Franco.

Gonçalo Ferreira de Gouveia é professor na Universidade da Madeira e Doutorado em Ciências da Arte – Educação Estética, tendo desenvolvido inúmeros projetos artísticos e exposições individuais no domínio das artes plásticas, nomeadamente obras interpretativas dos irmãos Franco. Foi ainda orador convidado de várias conferências e seminários.

Já Diogo Goes, antigo aluno da Escola da APEL, é Licenciado em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Realizou cerca de cinquenta exposições individuais e participou em mais de cento e vinte exposições coletivas em todo o país e também no estrangeiro. Presentemente, é também Vice-Presidente para as Atividades e Eventos da AAAEA, assim como curador do Ciclo de Conferências da APELarte, uma iniciativa que pretende potenciar a educação de excelência que a Escola da APEL já promove ao longo de quase quarenta anos de existência e integrar os Antigos Alunos na edificação do futuro da instituição.

A concluir os eventos do primeiro dia, será inaugurada a exposição colectiva ‘Déjà-Vu (2)’, que reúne trabalhos dos alunos de Arte da Escola da APEL, com a curadoria de Diogo Goes.
Texto: AAAEA

Sem comentários: