Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Campanha arranca esta terça-feira



CAFÔFO PARTE 
BEM NA FRENTE
EM POPULARIDADE




Respira-se na rua: apesar de tantas e tão graves trapalhadas, o Mayor continua na mó-de-cima quanto a popularidade entre os eleitores. A oposição não lhe consegue provocar desgaste. Mas atenção que a nossa 'sondagem' é mero exercício de empirismo.
  
O actual presidente da câmara do Funchal é primeiro na lista de simpatias do eleitorado. Respira-se na rua. Fenómeno curioso, depois das sucessivas polémicas em que esta vereação se envolveu durante os quatro anos de mandato, especialmente nos últimos tempos. Os funchalenses não se esqueceram do início conturbado da governação municipal Mudança, que levou a que metade dos eleitos para edis fossem obrigados a deixar os seus cargos, pelo que a equipa cafofiana de hoje é muitíssimo diferente daquela que venceu nas urnas em 2013 para desalojar o PSD-M da câmara. 

Toda a gente sabe da guerra das esplanadas.
Programas e projectos apresentados a letras garrafais e levados a cabo, alguns deles, sem um único proveito que se diga benza-te Deus. Casos do 'fica na cidade', reabilitação urbana invisível (está bem, o Caju, está bem), orçamentos participativos. 
Tornaram-se clássicas as mentiras do tamanho da Pontinha que o Mayor tem utilizado, pondo-se fora de todas as responsabilidades que lhe possam borrar os cartazes do sorriso e das pessoas: nunca foi a câmara, foi a anterior, ou então o governo ou então o Semeador. 
Ninguém ignora a tentação do autarca para cair nas boas graças também dos grandes lóbis que tomam conta da cidade. Daí os Lazaretos, os Savoys e quejandos. 
Bem impactante foi o comportamento de Cafôfo em momentos-chave como os incêndios, o carvalho, a derrocada perto da Ribeira de João Gomes, para falarmos do que é mais recente. 
Escandalizam a opinião pública as verbas estonteantes gastas por Cafôfo para se propagandear a si próprio. Neste preciso momento, cai aqui na mesa uma notícia dando como certo que o MP vai investigar o contrato alegadamente ilícito da CMF com a agência de publicidade LPM. 
Tudo isso. 

De sondagens, tem-se falado em jogo escondido. Nem a Confiança nem o PSD viraram as cartas porque a diferença entre ambos seria curta, roçando as margens de erro, logo nenhum queria falar em marcar passo. Como se sabe, a única sondagem supostamente credível, divulgada há umas boas semanas, dizia que Cafôfo estava na frente e Rubina Leal 10 pontos abaixo. Pelos últimos rumores, a candidata laranja teria conseguido aproximar-se do rival. Rumores.
No exercício habitual destas alturas, de resultados obviamente falíveis, andámos uns dias por aí a tirar nabos da púcara. A tal 'hipótese de sondagem' privada, sem telefonemas nem inquéritos para preencher. Apenas a tal conversa introdutória com a pergunta sacramental: e quem é que vai ganhar isto?
"O Cafôfo já ganhou!" 
Assim mesmo. Julguei que encontraria muita gente revoltada com os temas referidos acima - e falei disso tudo, para ver até que ponto ia a convicção do interrogado. E era o próprio inquirido a fabricar desculpa salvadora para Cafôfo! 
Bem puxei: mas o homem mente que se farta, lembras-te do... 
E os outros? - responderam muitos.
Tantas e tão graves trapalhadas municipais nos últimos tempos! E aquela oposição não consegue fazer baixar Cafôfo ao seu lugar!
Falei com dezenas de pessoas e há uma certeza nisto: não me responderam tacticamente, como nas sondagens por telefone, onde persistem medos antigos. Falei com gente que conheço da cidade, entre todas as classes sociais e categorias profissionais. Acreditem: tirando a classe politizada e mais pensadora em matéria política, essa sim deveras zangada com Cafôfo e irritada consigo própria por ter votado Mudança em 2013 - classe essa que ainda por cima não está a desviar a agulha para o PSD (Rubina Leal) ou PP (Rui Barreto) mas para Funchal Forte (Gil Canha) - fora esses eleitores, esclarecidos mas poucos, só ouvi uns escassos funchalenses assumidamente anti-Confiança. Presumo que representem mais uns quantos de munícipes, a quem não cheguei. Um deles votou Cafôfo e agora vai votar PSD (já parece um milagre) por causa das obras atrasadas na Estrada Monumental. Estava na conversa um socialista, que logo rebateu: se a Empresa de Electricidade não tapou os buracos, como é que a Câmara ia asfaltar? E o revoltado: pois, para o Cafôfo a culpa é da Electricidade, é do carvalho...

As últimas prospecções que fiz, junto de pessoas da minha confiança e conhecedoras dos respectivos meios, fi-las pelo msg. Também me falam de descontentamento com o município por causa da Estrada Monumental. Outro inquirido barafustou com a Rua das Mercês. Outro com a briga governo-câmara por causa da Ponte Nova, que prejudica o cidadão. 
Mas por aqui ficou a crispação contra o actual elenco municipal, e sem bater muito forte no edil n.º 1. De resto, ouvi: "já ganhou", "merece mais um mandato", "este sempre fez alguma coisa", "a Rubina é o mesmo que o PSD, Deus me livre", "já não posso com o PSD".
Não se julgue que estas conclusões resultam de uma pesquisa circunscrita a um determinado ambiente social. Não. Já disse acima que falei com João e Maria, com políticos, com o barman e o profissional do volante, com desportistas (claro está) e... ah, é verdade, mudei uma opinião que tinha mal formada: afinal, a parte de leão dos funcionários da câmara "gosta do Cafôfo". Garantiram-me a pés juntos. Mais: operacionais de entidades dependentes da mesma edilidade estão satisfeitos com o tratamento recebido, mesmo que o vereador tenha passado ao lado das suas funções.
Esta agora!

Muito francamente, quando não estou a escrever sou adepto de uma lição eleitoral às arrogâncias e vaidades do emproado presidente da câmara. Mas, ao meter-me neste trabalho, habitual neste vosso amigo sempre que há eleições para fundamentar os escritos e não dizer muitas asneiras, este trabalho, dizia, foi como 'ir à lã e voltar tosquiado'. Saiu-me o tiro pela culatra, velha tropa! Apanhei o que se chama uma lavagem do Cafôfo.
Dava jeito ignorar as andanças destes dias, levando como certo que as minhas conversas e perguntas são feitas sem método científico, sem as técnicas das empresas profissionais nem dos matreiros ao estilo LPM, que levam o nosso dinheiro. Esquecia candidamente a via-sacra e assunto arrumado. Mas não ficaria bem comigo próprio se desprezasse as diligências assentes num empirismo que já me deu bons resultados. Embora me pareça hoje um tanto perigoso.
Pelo que conto aqui com o coração nas mãos, o Leitor vê o resultado que daria o 1.º de Outubro em caso de acerto dos meus interrogatórios. Maioria absoluta para a coligação Confiança. Sem tirar nem pôr. Derrota não tanto para Rubina Leal, mas para Miguel Albuquerque, dado que o seu partido não recuperava a capital - com o agravamento dos resultados que o esperam em muitas outras câmaras. O descontentamento geral entre os social-democratas, internamente. Tudo muito negro para 2019.
Referiram-me nestes dias o nome de Rui Barreto. Bom sinal para o PP. Mas sobretudo Gil Canha. Com o PSD em derrapagem vertiginosa e o PP sem tradição de oposição ao seu vizinho PSD, compete a Canha fazer o contraponto da provável maioria absoluta da Confiança. De contrário, aquilo seriam quatro anos de cafofismo absoluto com as coisas a acontecerem no Funchal sem a gente sequer se aperceber.
Para terminar: continuam a insistir com Cafôfo perguntando se ele, vencendo em Outubro, fica na câmara até 2021. O homem mete os pés pelas mãos para acabar dizendo que sim senhor, o seu projecto é o Funchal e que concorre para 4 anos. Quando podia muito bem despachar o assunto com sinceridade: se saio em 2019 para disputar o governo? Eu não sei o que vou almoçar amanhã, quanto mais o que vai acontecer em 2019. Claro que concorro para o mandato inteiro. Mas nunca se sabe se em 2019 a conjuntura não será outra, se a Madeira nessa altura precisa de mim no governo (aqui tirava o sorriso pepsodent) e então não posso virar a cara ao desafio, pela nossa terra, na certeza porém de que deixaria a câmara acautelada com a grande equipa que formei e... blá blá. 
Estava resolvido. Mas não. Mete os pés pelas mãos e acaba a dizer que fica até 2021.
Vício de enfiar uma mentirinha por dia, o nosso almocreve-das-petas. Mas vá o Leitor falar do Cafôfo nesses ambientes por aí e verá se alguém se importa com isso. 

PS - Será que a Oposição se vai 'picar' e trabalhar 15 dias como deve ser para virar o bico ao prego? Tarde demais.

33 comentários:

Eu, o Santo disse...

Concordo com a sua analise. As pessoas nao ligam a politica. Os erros de Cafofo vao demorar tempo a se difundirem e se entranharem na Sociedade... Esse descredito ocorrera antes de 2019.
A grande vantagem de Cafofo e ter como adversario um zombie politico: Albuquerque esta completamente desacreditado aos olhos da populacao pois nao fez a Renovacao. Albuquerque esta convencido que com o ferry e com o aviao cargueiro, e eventualmente com o lancar da primeira oedra do hospital recuperara a boa vontade do povo. Primeiro, nenhuma destas coisas sera sentida no bolso dos cidadaos, segundo o que as pessoas queriam era Renovacao: livrarem se de estar sob as patas dos mesmos, e eventualmente eles proprios ganharem uns cobres. Terceiro, ninguem perdoa traicoes. Quarto, depois de uma imagem estar feita e colada, tal como se viu em Socrates, Cafofo, AJJ, Cunhal, etc..., dificilmente se altera: sao precisas varias situacoes difundidas por muito tempo sem qualquer oposicao...e e obvio que a Oposicao nao deixara que Albuquerque se recredibilize.

Anónimo disse...

Enquanto o PSD proteger os lobies vai ser sempre a descer. Até num cachorro o povo vota, desde que não seja para proteger lobies. Vejam os concursos por prévia qualificação da Secretaria dos Assuntos Parlamentares por exemplo.

Anónimo disse...

Claro que Cafôfo colhe muitas simpatias.Os madeirenses ainda não se esqueceram foi do que se passou nas vereações até 2013.Em relação ao Governo e agora com Albuquerque nem falar. O povo fartou-se. E o povo também sabe, que muito do que se diz de Cafôfo ou não é verdade ou não está no devido contexto.

Anónimo disse...

Pior e haver meia duzia de gatas pingadas que restaram dentro da camara da antiga vereacao e andam a propagandear vitoria antes do tempo. O cafofo ganha limpinho limpinho e com maioria absoluta. Vejam a quantidade de jovens da jsd que andam a ser obrigados a fazer porta a porta. Uma escandaleira. Isso tem de ser denunciado.

Anónimo disse...

A Rubina tem tantos trunfos para mandar mas não faz moça , já o tenho dito nas ruas a companheiros que a escolha do candidato deveria ter caído pra alguém mais duro e "forte" (sem medo) como o Prada! Mas agora como já não há nada a fazer é apoiar a Rubina ate ao final , como social democrata que sou!

Abreus disse...

Eu sei que vai haver surpresas nestas eleições porque o povo esta a abrir os olhos e acredito que Cafofo vai perder porque esta a aparecer os podres desta gente

Abreus disse...

Voces estão lixados porque essas pessoas que trabalham na Cmf sao pessoas idoneas exceto a vereacao cafofiana

Anónimo disse...

Pelos vistos o articulista verificou que afinal o Sol não era como imaginava e em Outubro Rubina Leal e o PSD vão levar Banhada e da grossa.
Jamais votaria neste PSD enquanto lá estiver Pedro Passos Coelho que até aos Reformados sugou as suas reformas e os impediu na compra de Medicamentos, destruiu a Classe Média e vendeu Portugal a pataco.
Bem ele queria que chegasse o Diabo mas afinal está visto que o Satanás era ele.
E por aqui o seu disciplo a mesma coisa, só show-off e mais nada.
Rubina esteve 8 OITO anos na Camara e não fez nada, até queriam que o Cafofo aborta-se o Filho Savoy que eles fizeram.
Para se enxovalhar diariamente uma Pessoa é sinal que essa Pessoa é-nos totalmente superior e neste caso comprova-se.
Assim como nunca devemos colocar os ovos todos no mesmo cesto, olha o que aconteceu recentemente nos Bancos.

Cajó disse...

Escandaleira é aquele que apoia com meios públicos (facilitismos e apoios financeiros) e obscuros para obter ganhos na sua própria promoção publica através do populismo e uns quantos likes. Este esforço para ter visibilidade tanto se passa com a candidatura cafofiana como a leal. Com tanta procura de passerelle para exibir os seus atributos há quem esteja a beneficiar e muito e não me refiro só à LPM publicidade nem tão pouco a Fashion Week.

Anónimo disse...

Até lavar os cestos é vindima, ainda pode haver surpresas!

Anónimo disse...


Sai meia dúzia de artigos a acusar o Cafofo de tudo e mais alguma coisa. Aquilo deve ser um desnorte lá pela rua dos Netos e Quinta Vigia.
Aquelas alminhas ainda não perceberam que é um voto anti-Albuquerque? E a Rubina Leal esteve 8 anos na vereação e muitos dos problemas que aponta são herança sua?

Anónimo disse...

Brilhante texto, a oposição tem de mostrar convictamente que se votarem cafofo, vamos ter mais quatro anos de "cafofices", é isso o que querem para a cidade? Não têm medo?gostaram realmente destes quatro anos?gostam mais desta cidade?querem uma policial municipal? O povo do Funchal quer mais uma policia que o cafofo vai fundar? É isso?O que a oposiçao tem de mostrar é que o povo tem o poder na mao atraves do voto, e que pode mudar quando quiser, já o fez em 2013, e pode voltar a faze-lo, Cafofo não esta em condições para governar a cidade, esta lunatico, ja vive na vertigem de ser presidente do governo regional, quer mais uma policia para o funchal, voces acham que nos faz falta mais uma policia? A noite esta tudo fechado e nao se passa nada na cidade, até fechou o café 24h horas da bomba de gasolina do campo da barca! Quase Tudo esta fechado a noite nesta cidade que vira fantasma,e é super segura, mais uma policia para que? para bater nos sem abrigos que sao as unicas almas vagueantes nesta cidade a noite?para fechar discotecas, como se existissem mnuitas? Sera que ninguem ainda percebeu que cafofo esta possuido, fora da nossa realidade...aliass o mais grave é que esta possuido pela sua propria ascenção, e numa fase de total narcisismo imperial. Expliquem por favor aos comerciantes que eles querem fundar uma policia municipal para os perseguir durante o dia! E quanto é que custa essa policia? O Povo do funchal esta tão inseguro assim que precisa realmente de mais uma policia?obviamente que nao, estamos numa cidade segura, cheia de policiamente, operaçoe sstop etc, não precisamos de mais uma policia!

Anónimo disse...

Eu não voto Cafofo porque ele que mais uma força policial na cidade, para mim basta isso para não votar nele! Nós não precisamos de mais polícias na cidade do Funchal, não estamos no Continente, estamos numa cidade segura, as noites são pacíficas, não há violência que justifique mais uma força policial, já temos muita polícia, operações stop a toda a hora etc, a PSP funciona, também o nosso comercio noturno fecha cedo e não é dado a grandes escaramuças, e há bons seguranças e também os guardas noturnos, mais uma policia não, e o pessoal todo do comercio diurno tambem tem de ser avisado. Estão loucos e o povo ainda não viu?

João disse...

O sorriso do Cafofo vai desaparecer em outubro

Abreus disse...

E para fazer o seu próprio quartel de segurança....

Anónimo disse...

O Cafofo é candidato dos lobbies dos empresarios
Savoy,
Novo Gorgulho
Savoy da Ajuda
Apartamentos da Afa no Lazareto
Apartamentos socicorreia
etc
A Rubina como Mulher de fibra nao cedia e eles preferem o facilitador

Anónimo disse...

Muita ironia Calisto, muita ironia.
Não sei se ganha Cafofo ou Rubina, mas seja quem for, não será com maioria absoluta.
E aí Gil Canha terá uma palavra. Penso que será eleito vereador.
Rui Barreto tem boa imagem mas não terá mais do que o eleitorado do CDS.
Os outros não valem nada e acho mesmo que o advogado CDU não será eleito.

Luís Calisto disse...

Sr. Comentador
Não se iluda a si próprio, que é pior. Fiz um texto sério sobre o arranque da campanha. Sem ironia. A mensagem principal pode ser dolorosa para muita gente, mas... dura lex sed lex.

Anónimo disse...

O Cafofo é um gentleman, acessível e educado. A Rubina Leal é arrogante, falsa, e tal como o Albuquerque promete e não cumpre.

Anónimo disse...

Calisto, se a lei fosse dura e para cumprir, muitos nem chegavam a candidatos.
Quanto a sondagens, da vox populi, à dita científica, há para todos os gostos.
É como perguntar ao contabilista quantos são 22. Podem ser 11 + 11, 2 x 11, 2 e 2, etc, etc, etc.
Parece-me que o Funchal terá um resultado disputado, pelo que prognósticos só no final.
Mas haverá sondagens mais ou menos mirabolantes, como aquela da Ribeira Brava.

Anónimo disse...

Concordo , ela podia ser mais agressiva e ganharia mais com isso , mas infelizmente essa não é a personalidade da rubina mas sim do Prada! Agora não podemos mudar nada infelizmente e é #LealAoFunchal

Anónimo disse...

Acessível e educado? Hahaha pergunte aos trabalhadores da câmara quem é que lhes ameaça e persegue dia após dia, só é educado à frente das câmaras ...

Quem já trabalhou com a Rubina sabe que ela não é como o senhor a pinta mas sim o contrário, e onde é que a Rubina já foi candidata para o senhor dizer que ela promete e não cumpre ? Que eu saiba quem prometeu e não cumpriu durante estes 4 anos (sim , o mandato tem 4 anos na câmara Tbem) foi o senhor professor de historia da Madalena do Mar ...

Anónimo disse...

Eu não duvido que o srº Calisto contactou com as pessoas que lhe dão garantia de honestidade nas respostas! Mas não se esqueça que há muitos madeirenses manhosos que perante sondagens dizem que vão votar num candidato, e no dia das eleições votam noutro candidato oposto! É por isso que nos últimos anos as sondagens têm falhado redondamente! Lembram-se que em 2013 as sondagens davam vitória ao Bruno Pereira? Nada de contar com o ovo no cú da galinha!

Luís Calisto disse...

13.42
Percebo a preocupação. Mas não fiz sondagem nenhuma, nem de perto nem de longe. Mais importante: as pessoas com quem falei - muitas - não têm razão nenhuma para usar 'manha' comigo. Não sou tão anjinho que fosse conversar sobre esse assunto com pessoas que não tenho a certeza de sinceridade com a minha pessoa.
Como digo, a conclusão é dolorosa para muita gente. Mas não se trata de uma conclusão científica, e além disso reporta-se àquele momento. Falta realizar uma campanha inteira. As sondagens que contam são as das agências profissionais, que hão-de-sair por aí.

Anónimo disse...

Depois de tantas trapalhadas e mentiras do srº Cafôfo, ele vai mesmo ganhar? Não foi suficiente se entregar aos Sousas e Farinhas destas terra? Não foi suficiente retirar os pelouros ao vereador Gil Canha para agradar à máfia no bom sentido? Não foi suficiente rebentar com a unidade da oposição na madeira? Não foi suficiente a sujidade do Funchal nos últimos 4 anos? Não foi suficiente permitir a construção do Savoy? Não foi suficiente as mentiras sobre o projecto do Lazareto? Não foi suficiente os jobs for de boys socialistas na Frente de Mar? Não foi suficiente as 13 mortes no Festa do Monte por negligência da CMF? O que é que é preciso mais acontecer para as pessoas verem que estamos perante um incompetente e mentiroso para o exercício deste importante cargo público?

ABREUS disse...

Não vai ganhar, vai levar uns patins e vai sair pela porta pequena escondido porque as verdades estão a aparecer....

Abreus disse...

Cafofo hipócrita, Fora de prazo, mentiroso,sem integridade ex Savoy lazareto, gorgulho, esplanadas, Frente Mar, estacionamentos de borla, ordenados chorudos

Anónimo disse...

De um ponto de vista imparcial de quem já está farto desta m... o Cafofo irá ganhar que ninguém tenha ilusões. O povo está mais que farto do PSD e como referiram, preferem a desgraça do Cafofo a ter que levar com mais renovadinhos que no fundo estão lá há 40 anos. É o mal menor. Daqui a outros 4 anos se houver uma alternativa decente - que hoje não há - pode ser que mudem de opinião.

Anónimo disse...

Devem de estar a referir se à ABM. O coitado do Alberto Silva não tem mãos a medir com tanta solicitação. Não sabe para que lado se vira. Se para a esquerda do Cafofo ou a direita da Leal. O que interessa é que ele é leal a si mesmo e os bjs e abraços vão para o facebook para não perder evento nenhum no Funchal e arredores, a bem da Associação Barmen da Mamadeira (claro!). O pior é que nós comerciantes todos os anos na Av. Arriaga vemos estes e outros a ganhar fortunas deslealmente sem pagarem nada e nós ficamos a ver navios. A vergonha é que este ano apesar das nossas queixas do passado até esplanada para os clientes têm, com a conivência destes políticos sem escrúpulos...

Anónimo disse...

A eventual vitória de Cafofo no dia 1 de Outubro, apesar de ser uma grave consequencia da não renovação do PSD, será o início de um ciclo de populismo inconsequente. E que irá tomar conta de tudo e fará escola na Madeira durante anos. Escola essa, tanto no poder, como na oposição. Entretanto, vão caindo "árvores" sem culpados. O voto de protesto que seja em qualquer outro candidato, pois, risonho só o candidato, não esse futuro...

Cajó disse...

...é o cumprir pelas pessoas...como diz o lema. Pena que não menciona quais são elas. Se forem pessoas de grandes grupos é uma coisa se for pequenos comerciantes...desenrasquem se em silêncio

Anónimo disse...

Comentário das 08,32h
Pois é, até o atual braço direito da AFA, Vitor Calado foi vereador da Camara e é amigo pessoal do Cafofo, NÃO?
Pior do que um cego é aquele que quer transmitir cegueira aos outros.
Aproveitem os descontos e façam uma visita ao Alberto Oculista passe a publicidade , por acaso produto nosso, regional.

Anónimo disse...

Ó das 11,47, por acaso o amigo é que está a precisar da visita ao Alberto Oculista.
Sei que os gémeos Calado são muito parecidos, por isso o camarada precisa duns óculos para ver as diferenças entre eles.
O Vitor é do Santander, o ex-vereador e actual AFA é o Pedro.