Powered By Blogger

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Comunicado da CDU


Sobre as agressões ao litoral da RAM

   A CDU esteve, na Praia dos Reis Magos para alertar para a situação que subsiste, há anos nesta iniciativa a Deputada da CDU na Assembleia Legislativa Regional alertou para:
  “As descargas regulares de esgoto que se efectuam neste local, sobretudo por falhas de capacidade da actual ETAR. 

Esta, há anos que é manifestamente insuficiente e incapaz de dar resposta a estes efluentes, por isso, quando enche no total da sua capacidade, ocorrem descargas na praia, o que se verificou, a exemplo, no início deste ano, em que o tempo veraneante levou vários banhistas aos Reis Magos.
 Este é um espaço de fruição marítima e balnear, o ano inteiro, mas o problema torna-se ainda agravante se tivermos em conta que os Reis Magos se encontram relativamente próximo de uma zona de reserva natural, como é o Garajau, o que coloca questões preocupantes no âmbito da saúde pública e da defesa ambiental, para mais quando os nossos governantes têm defendido publicamente as políticas do Mar e da Economia Azul.
Assim, a CDU procura, mais uma vez, chamar a atenção e alertar os nossos governantes, municipais e regionais, para esta situação, sobretudo os que são responsáveis pala área do ambiente, e que há muito já deviam ter tomado medidas resolutivas quanto a este assunto, nomeadamente no que respeita à construção de uma nova ETAR nos Reis Magos, ou, no mínimo, o melhoramento da actual.
Para mais, quando bastariam 200 mil euros para se proceder à remodelação necessária nesta infraestrutura, que se afigura como mais uma obra de "Santa Engrácia" da tutela, quer regional, quer municipal, onde vem sendo sempre equacionada a nível orçamental, mas até hoje nada foi resolutivo.
Esta, é uma frente mar com potencialidades que não podem ser descuradas sob o ponto de vista sócio-económico, nem tão pouco pode ser descurada na sua preservação ambiental, devido à negligencia por parte dos governantes”.


Pelo Gabinete de Imprensa da CDU



 Funchal, 14 de Janeiro de 2019

2 comentários:

Anónimo disse...

O complexo hoteleiro do Portinho que querem fazer mesmo em cima da praia é mais uma grande agressão prestes a ser cometida nessa mesma zona. Desta vez pelos verdinhos do JPP, que afinal não são muito diferentes dos laranjinhas do PSD.

Anónimo disse...

Mira, ay que andar en Venezuela porque no ay problemitas como esso.
Lo paraízo en lá tierra.