Powered By Blogger

sábado, 24 de agosto de 2019



BE denuncia: lucros fabulosos no Teleférico


O teleférico do Monte é um negócio fabuloso, o investimento foi de 12 milhões (no ano 2000) e os lucros anuais foram superiores a seis milhões em 2017 e em 2018, um verdadeiro negócio das arábias, com uma taxa de lucro acima de 50% ao ano.
Em 2017 as vendas totais foram de 8,4 milhões e os lucros operacionais (lucro antes de impostos e dos custos financeiros) acima de 6 milhões. Onde no mundo é possível encontrar um negócio com rentabilidade tão elevada, que em dois anos permite recuperar o investimento?
É um negócio com pouco risco, pois está protegido por um contrato de concessão entre a CMF e os privados, quando Miguel Albuquerque era presidente da câmara e onde o interesse público não foi acautelado. Deveria ter sido incluída uma cláusula que permitisse à autarquia beneficiar de uma parte significativa dos proveitos da exploração do teleférico, tamanhos lucros são excessivos, não são normais.
As contrapartidas para o município não chegam a 300.000, menos de 5% dos lucros operacionais. Em 2017 aquando dos incêndios na Funchal, a empresa concessionária doou 50.000 Euros, menos de 1% do lucro desse ano. São tão gratos à Região os empresários que florescem na sombra do poder...
A responsabilidade política desta situação é de Miguel Albuquerque, presidente da CMF na altura, não acautelou o interesse público, quis favorecer os privados e essa continua a ser a marca do Governo Regional, favorecer certos interesses privados em prejuízo da maioria da população.
Uma maioria de esquerda no próximo parlamento regional deve aprovar formas de corrigir estes lucros anormalmente altos ou pela renegociação do contrato ou para criação de um tributo especial de âmbito regional que recaia sobre lucros excessivos das concessões de infraestruturas e serviços públicos.



BE

19 comentários:

Anónimo disse...

Então o camarada Paulino é contra as empresaste? Ou só contra as que dão lucros?
É também contra as que têm e criam postos de trabalho?
O modelo económico que defende o camarada Paulino é qual? Com empresas públicas? Empresas com prejuízos? Com ordenados em atraso?
Sinceramente. Que mentecapto.

Anónimo disse...

Que baralhada anónimo das 16:09. A CMF dessa altura é que fez um contrato de concessão que não foi vantajoso para os funchalenses, em virtude do volume dos lucros. Os lucros podiam ser divididos melhor para o lado da CMF. Foi isto que li, não vi nenhum ataque a postos de trabalho.

Anónimo disse...

A Teleféricos do Funchal com os lucros obtidos já deveria ter concretizado a 2. Fase do seu plano que é a extensão até ao Terreiro da Luta e com isso iria beneficiar muito o Turismo Regional e a economia local.

Anónimo disse...

16:09 Lê a entrevista dele ao Diário e verás. Se aquilo não assusta qualquer pessoa com o mínimo de bom senso, então não sei...Dá a ideia que quer transformar a Madeira numa espécie de Venezuela e já propõe coligação PS-JPP-BE. Penso que em 4 anos conseguem dar cabo do que se fez nos últimos 43 anos. Acho que o assunto é neste momento muito sério...Não espanta que o AJJ tenha saído do exílio.

Anónimo disse...

Lucros fabulosos ?
Até parece um tal que nem viajou e arrecadou uns bons milhares à custa de erário público. Quem é ele? O Coelho dá um jeito e diz quem é o artista.

Anónimo disse...

Este senhor só vê lucros em todo o lado.
Parabéns a câmara na altura ter tido dado condições aos empresários para fazerem o impridimento.
Imagino que não dava lucro...
Para a freguesia do Monte foi uma grande aposta.


Anónimo disse...

Este camarada vai andar sempre ao contrário.
Para a semana vai ver outros.
Espero que que às empresas estejam todas a dar lucros.

Anónimo disse...

O Paulino é um alienado. Não faz a mínima do que seja governação.
Mete medo ao susto.

Anónimo disse...

Já se percebeu que o principal inimigo do Bloco de Esquerda é o PSD. É publica a posiçao do BE.

Mas talvez fosse bom ver o contrato de concessao assinado por miguel Albuquerque atravez de um concurso publico.

Diz Paulino que a CMF receber 300.000 no ano 2017. Muito boa essa receita ou não? sem fazer nada de nada,
Mas veja lá o contrato e ainda tem uma surpresa. E seja humilde em reconhecer que as receitas mudam com os anos. Pelo que li na altura dessa concessao a Camara vai receber a certa altuda 40% da receita.
Se a receita é de 8 milhoes faz as contas e vê se é um mau negocio para a Câmara.

Anónimo disse...

16.58
Seria uma boa ideia a extensão até ao Terreiro da Luta atravessando aquela parte da montanha. Era uma maneira de os turistas deixarem mais dinheiro por cá.

Acho que até deveriam incentivar uma ideia de outrora com muitas vantagens para a Madeira que era o antigamente falado: Teleferico entre o Parque Sta Catarina e o Pico dos Barcelos cruzando toda aquela zona oeste do Funchal com uma grande visão sobre o mesmo.

Anónimo disse...

Este camarada deveria de ir ao S. Vicente treinar no carro de tábuas

Anónimo disse...

22.46
Não porque em S Vicente os camaleões andam de BMW e o povo nem de carro de tábuas. Só se for de carros de canas vieira.

Anónimo disse...

12.58,
Assim de canavieira podes descer as Ginjas.

Anónimo disse...

Até ao Pico do Areeiro, mas preferia o Pico ruivo, sempre é mais difícil lá chegar....

Anónimo disse...

Estes carraças deviam fazer campanha na China, Cuba, Venezuela e Coreia do norte. Bandidagem de primeira

Anónimo disse...

22.18,
Isso é porque conheces mal as serras da Madeira.
Vai pela Achada do Teixeira.

Anónimo disse...

O mais caricato é que o paulino era o diretor do departamento financeiro da CMF na data de assinatura do contrato. O procesao passou por ele mas na altura nao disse nada.

Anónimo disse...

não sei como o grupo sousa apoia o cafofo sabendo que vai levar com está lapa agarrado

Anónimo disse...

Este tipo tem umas ideias um pedaço perigosas. Um governo PS+CDS+BE ou mesmo PS+JPP+BE tem tudo para ser uma grande salganhada e dar muito fogo de artifício.