Powered By Blogger

quinta-feira, 29 de agosto de 2019



Conclusões do Conselho do Governo


29 de agosto de 2019




O Conselho do Governo, reunido em plenário, tomou as seguintes resoluções:

- Aprovar o Regulamento do Programa + Visão com vista à comparticipação na aquisição de óculos com graduação nas Óticas aderentes da Região Autónoma da Madeira.
O Regulamento entra em vigor a partir da data da sua publicação no Jornal Oficial da RAM.
O Programa + Visão tem como objetivo a comparticipação na aquisição de óculos, com prescrição médica, a cidadãos residentes na Região Autónoma da Madeira, com idade igual ou superior a 65 anos, nas condições definidas neste Regulamento.

Este Programa é uma medida de apoio que tem por fito proporcionar à população sénior uma comparticipação monetária para aquisição de óculos nas Óticas da Região Autónoma da Madeira.
Com esta iniciativa pretende-se criar respostas renovadas em benefício da comunidade idosa da Região Autónoma da Madeira.

- Aprovar 44 contratos-programa de desenvolvimento desportivo, no âmbito das deslocações à competição nacional e internacional de equipas e atletas madeirenses, no montante global de 428.801,92 €.
Desta forma, vem o Governo Regional assegurar, àquelas equipas e atletas, a integração nacional e garantindo a continuidade territorial, que a República teima em não assumir.


- Louvar publicamente o atleta André Filipe Câmara Jorge, nos World Transplant Games 2019, na modalidade de natação, pelos excelentes resultados obtidos, ao vencer a medalha de ouro, nas provas de 100 metros bruços, 100 metros livres e 50 metros bruços, e a medalha de prata na prova de 50 metros livres.
Louvar igualmente o Grupo Desportivo de Transplantados de Portugal, a Associação de Natação da Madeira e o Clube Escola “O Liceu”.
Com a obtenção destes resultados, o atleta exaltou, uma vez mais, bem alto o nome da Região Autónoma da Madeira.

- Louvar publicamente, tendo em conta o excelente resultado obtido, o atleta Luís Carlos da Ponte Silva, no Campeonato da Europa 2019, na modalidade de patinagem de velocidade, ao alcançar a medalha de bronze na prova de 500 metros team sprint.
Considerando que com a obtenção deste resultado prestigiou o nome da Região Autónoma da Madeira, o Conselho de Governo resolve louvar publicamente o atleta, a Federação de Patinagem de Portugal, a Associação de Patinagem da Madeira e o Clube Desportivo e Recreativos dos Prazeres.

- Louvar publicamente os excelentes resultados obtidos pelo atleta Marco António Abreu Lira no Campeonato da Europa 2019, na modalidade de patinagem de velocidade, ao vencer a medalha de ouro na prova 5.000 metros pontos, a medalha de prata nas provas de 500 sprint e de 1.000 metros sprint, e a medalha de bronze na prova de 500 metros team sprint.
Considerando que com a obtenção destes resultados prestigiou o nome da Região Autónoma da Madeira, o Conselho de Governo resolveu louvar publicamente o atleta, a Federação de Patinagem de Portugal, a Associação de Patinagem da Madeira e o Clube Desportivo e Recreativos dos Prazeres.

- Autorizar a celebração de vários contratos simples com os estabelecimentos de educação/ensino O Pião e a Creche do Campanário, de modo a comparticipar nos custos com o funcionamento e ação social educativa dos mesmos, com vista à promoção e desenvolvimento da sua atividade no âmbito das valências creche, jardim de infância e ensinos básico.
Para tal, é decidido conceder uma comparticipação financeira anual (ano escolar), num máximo de 322.524,69 euros para a creche “O Pião” e de 281.070,58 euros para a Creche do Campanário.

- Autorizar a celebração de vários acordos de cooperação com a Fundação de Socorros Mútuos 4 de Setembro de 1862 – Infantário Quinta dos Traquinas, Infantário da Associação do Patronato de São Pedro e com a Cruz Vermelha Portuguesa – Escola Dona Olga de Brito, de modo a comparticipar nos custos com o funcionamento e ação social educativa (apoios sociais e/ou ação social escolar) dos estabelecimentos de educação/ensino de que são titulares, com vista à promoção e desenvolvimento da sua atividade no âmbito das valências creche, jardim de infância e 1º ciclo do ensino básico.
Para tal, é decidido conceder-lhes uma comparticipação financeira global que não pode exceder o montante máximo anual (ano escolar) de 478.990,02 euros (Quinta dos Traquinas), de 276.252,98 euros (Patronato de São Pedro) e de 152.924,33 euros (escola Dona Olga de Brito).

- Louvar publicamente a dr.ª Ana Maria de Jesus Nunes, dando público testemunho e reconhecimento do seu perfil técnico excecional e do seu elevado sentido de missão com que ao longo destes anos se dedicou ao Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira e à causa pública.
A dr.ª Ana Maria de Jesus Nunes, Assistente Graduada Sénior, da Carreira Especial Médica, da Especialidade Médica de Medicina Geral e Familiar, do SESARAM, agora aposentada, ao longo do seu percurso profissional desenvolveu um excelente trabalho na Área dos Cuidados de Saúde Primários, nomeadamente, na qualidade de diretora clínica da área de Cuidados de Saúde Primários do Serviço Regional de Saúde e na qualidade de adjunta do Diretor Clínico para os Cuidados de Saúde Primários do SESARAM.
Exerceu ainda de forma leal e empenhada o cargo de presidente do conselho diretivo do Instituto de Administração da Saúde. E ainda exerceu as funções de técnica especialista do Gabinete do Secretário Regional da Saúde, prestando assessoria especializada na Área dos Cuidados de Saúde Primários, designadamente, na organização e supervisão da prestação dos cuidados clínicos naquela Área, em articulação com a Direção Clínica do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, E.P.E., no período compreendido entre 2017 e 2019, com elevado espírito de missão, dedicação e competência, predicados que se lhe aplicam com inteira justiça e merecimento.
O Governo Regional lembra ainda as qualidades técnicas e humanas evidenciadas ao longo da sua carreira médica.

- Autorizar a celebração de um novo protocolo com a Polícia de Segurança Pública, visando a definição das regras de aplicação de 30% nas receitas provenientes das coimas por contraordenação ao Código de Estrada na Região Autónoma da Madeira, cobradas na Região, que revertem para aquela entidade
- Aprovar, no âmbito da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Fronteiras (ENGIF), a cedência à Guarda Nacional Republicana, pelo prazo de trinta anos, de duas parcelas, uma localizada no Concelho da Calheta, e outra localizada na Ilha do Porto Santo, a utilizar na instalação dos equipamentos necessários para assegurar a vigilância e controlo costeiro, o suporte das atividades no âmbito de security (Droga, Imigração Irregular, Terrorismo, Contrabando e Tráfico Armamento) e safety (Apoio a Busca e Salvamento, e Apoio ao Ambiente (Poluição do mar e vigilância de zonas protegidas), nos termos definidos no “Auto de Cedência e Aceitação”.
- Adquirir, pelo valor global de 462.598,21€ (quatrocentos e sessenta e dois mil e quinhentos e noventa e oito euros e vinte e um cêntimos), de uma parcela de terreno necessária à “Construção da ER 204 – Figueirinhas – Reformulação de Dois Entroncamentos”.

Presidência

16 comentários:

Anónimo disse...

Infelizmente como até aqui e nestes 4 anos o PSD nada fez e nada constroi de Lar para Idosos afim de dar dignidade a estas pessoas.
Esta governação é um insulto não assumindo responsabilidades para com as pessoas. Espero contribuir para despachá-los em Setembro pois já chega de tanto desgoverno.

Anónimo disse...

NOTÍCIAS do PARAÍSO AÇOREANO

Trezentos doentes em São Miguel esperam há largos meses por um relatório médico que faz a avaliação de dependência ou de invalidez.
Os casos mais flagrantes passam-se na Ribeira Grande e Lagoa.
"Um requerimento para complemento por dependência deu entrada em Dezembro do ano passado no Instituto de Segurança Social dos Açores.
Até à data não obteve qualquer resposta.
Tudo porque a médica do Centro de Saúde da Ribeira Grande, está doente e ainda não foi substituída.
A doente já sofreu vários AVC's, está totalmente dependente e vive de uma pensão de cerca de 320 euros.
À espera do complemento por dependência e de invalidez, estão pelo menos trezentos utentes. A maior incidência regista-se nos concelhos da Ribeira Grande e Lagoa.
A confirmação é da própria presidente do Conselho de Administração do Instituto de Segurança Social dos Açores.
Paula Ramos explica que a situação deverá ficar regularizada a curto prazo.
Entre a avaliação e o relatório médico, os doentes esperam meses. No caso denunciado à Antena 1 Açores, a doente deverá receber o complemento de dependência quase um ano depois.
Os médicos relatores que vão reforçar os centros de saúde da Ribeira Grande e Lagoa deverão começar na próxima semana ... deslocam-se de outras ilhas.
Os doentes que entregaram requerimentos para complemento de dependência deverão ter em atenção o direito de retroactividade." (CV)

Anónimo disse...

20.46 Nada fez? Só cumpriu o programa de governo quase na íntegra...Deve andar distraído, você...Endireitou as contas da Madeira, pôs a economia a crescer...Devolveu rendimentos aos cidadãos...Coisa pouca, não é?

Anónimo disse...

o secretário da agricultura tem feito muito. por exemplo: criou uma empresa que cede aparelhagens para eventos. um verdadeiro exemplo de serviço público!!

Anónimo disse...

Só pode ser por ignorância ou má fé e seu post!
Se foi ignorância consulte o dr. Google que ele dá a resposta.
Se foi por má fé e difamação também facilmente se apanha a mentira.
Lar de idosos de Câmara de Lobos inaugurado em 2017 e em pleno funcionamento neste momento.
https://www.tribunadamadeira.pt/tag/centro-de-saude-e-lar-de-idosos-de-camara-de-lobos/

Anónimo disse...

22.25
Também conseguiu que a Madeira seja a 2@ Região do País com maior risco de pobreza e com o 2@ Indice de desenvolvimento regional mais baixo.

Anónimo disse...

Anónimo das 21:17 vai buscar os Açores para quê? Fale da Madeira,que é a nossa terra, com o psd no Governo há 44 anos. Não terá mãos a medir.Vai descobrir igual e muito pior. Gostava que os Açoreanos falassem do que está mal na Madeira ,para tapar as falhas próprias?
Porque não diz que as taxas de irs nos Açores são melhores que as nossas?Que o subsídio de insularidade é de 5% e nunca foi interrompido, como na Madeira com o paef, que o gás é muito mais barato,etc? Ah e lá são nove ilhas o que não é bem o mesmo que ser 2 ilhas. Fale da Madeira e dê boas ideias que aqui há muita coisa mal.

Anónimo disse...

As contas da Madeira estão direitas?Quem devolveu rendimentos aos cidadãos? Explique-se melhor que não se percebe.Quase na íntegra? Que grande quase...

Anónimo disse...

21.17,
É o lindo funcionamento da saúde nos Açores, terra onde o Mentiras e o Arroz de Lapas foram beber inspiração governativa.
Havia de ser uma coisa linda, estes artolas a governar.
Felizmente os madeirenses não são tontos.

Anónimo disse...

23.15 e 08.50 Sendo que a mais pobre são os Açores, que serve de inspiração ao arroz de lapas e ao mentiras. Vão ler os relatórios do tribunal de Contas sobre as contas da Madeira....A Madeira tem as melhores contas do país. A Madeira está a crescer acima da média nacional, como é que tem o 2.º índice de desenvolvimento mais baixo? Não dizem uma certa, estes cafofianos. É só cortinas de fumo, para enganar os cidadãos. Estão constantemente a levar reality-checks...

Anónimo disse...

23.15,
A tua ignorância e fanatismo baralham-te os neurónios.
A Madeira está depois dos Açores, Alentejo, Beiras e Trás-os-Montes.

Anónimo disse...

08.48,
Eu falo do que quiser.
E dou o exemplo dos Açores porque é a fonte de inspiração dos cafofianos.
Logo, quero demonstrar o que seria a desgraça de uma governação cafofiana à semelhança do que os socialistas fazem nos Açores.

Anónimo disse...

Para eu e a minha família viverem melhor e ter mais uns milhares de euros ao final do ano - vou transferir a minha morada fiscal para os Açores.

Anónimo disse...

00.13,
E ainda não foste de vez?
Fala com o Mentiras e com o Arroz de Lapas. Cafofiano como és, eles metem-te uma cunha lá com os camaradas.
E sempre é menos um por aqui.
Pede para ir para as Flores, Corvo, Graciosa, Pico, São Jorge ou Santa Maria. São ilhas que não têm hospitais, pelo que se precisares de uma consulta sempre dás um passeio à Terceira, Horta, ou São Miguel.

Anónimo disse...

16.54
Não é necessário ir para tão longe pois tem o Porto Santo aqui tão perto.

Anónimo disse...

20.13,
Mas o cafofiano das 00.13 está em pulgas para ir para o paraíso açoreano.
É deixá-lo ir.