Powered By Blogger

sábado, 31 de agosto de 2019

António Costa já marcou reuniões com os presidentes Cafofo e Cordeiro, mas...



Dissidências graves no governo regional 
que ainda não foi eleito




Sargento Costa humilhou Cafofo e tentou - tentou - o mesmo com os Madeirenses




A rentrée dos socialistas em Machico decorreu à moda do Sargento Costa. Tudo a trabalhar já num plano de futuro. À confiança. Está tudo ganho. E mesmo que não esteja, o sargento trata disso.
PSssiu!

O secretário-geral súcia cumprirá aquilo que prometeu esta tarde ao País  - e falou num prazo que vai a 2030. 
Sejam quais forem os resultados eleitorais de 6 de Outubro. 

Com maioria absoluta é fácil, mas com maioria relativa também. A Catarina e o Jerónimo derretem-se com um ligeiro cheiro a poder. 
Mais: mesmo que haja um cataclismo brutal para tramar as sondagens, Costa pode dar-se ao luxo de perder as eleições tranquilamente, porque de uma maneira ou de outra, com maioria grande, pequena ou minoria, ele será primeiro-ministro no próximo mandato.
Ninguém duvida daquelas capacidades para o esquema. 
Com todo o à-vontade para 'fazer e acontecer' à distância, Costa marcou hoje mesmo em cima do palco de Machico reuniões com o "presidente" Cafofo e o presidente Cordeiro.
Com agenda em cima da mesa e tudo.
As eleições regionais não passam de um pró-forma.
Foi o que se percebeu.
Além disso, Sargentão fez crescer água na boca com os espelhinhos e os brinquedos que tem para os aborígenes da Tabanca.
O ferry, claro - só não avançando quem o paga.
Aviões a dar com um pau na mobilidade - mas sem se referir às negociações com as companhias aéreas.
Aproveitamento do quadro financeiro europeu - sem especificar a forma do quadro - quadrado, redondo, escaleno...
Vai garantir a segurança dos madeirenses na Venezuela - sem dizer se mandará os nossos conterrâneos em apuros para as matas atrás da cota mil de Caracas.
Disse o Sargento que vai resolver o problema dos juros do empréstimo, aqueles que Lisboa nos cobra acima do que paga ao estrangeiro - omitindo se esta promessa vai passar à frente daquelas que fez estes anos no mesmo sentido.
Repetiu tudo o que disse em 2017 no jantar da ACIF - sem adiantar quantas vezes mais tenciona dizer mais do mesmo.
Prometeu meio hospital - e assim, contando os outros meios hospitais que prometeu tantas vezes quantas as que veio cá, já vamos em 4 hospitais e 3/4, contas quebradas, porque há juros.

De raspão, tocou na economia do mar que Cafofo tem agitado, mas quanto a acções concretas, ficaram debaixo de água.
Enfim, o homem prometeu melhorar tudo e dar-nos o pote do arco-íris, com montes de referências a coesões, fundos europeus e igualdade de oportunidades, sem precisar de dizer como, quando e onde.
Como internacionalizar as universidades da Madeira e dos Açores - nada.
Desenvolvimento rural - no Continente e cá -, zero. 
Porto Santo - só para apelar ao voto dos "madeirenses e porto-santenses".
Na dele, Costa estava a prometer as esmolas do costume aos Madeirenses, o que lhe chega bem. E a gente a ver. Cafofo abraçava-o, contente. 
Mas aqui deste lado vai ser perigoso o Sargentão insistir na humilhação.
O gozo dos gozos foi o cavalheiro se arrogar o poder supremo de dar "mais Autonomia à Madeira". Como se a Autonomia fosse uma coisa de dar. A Autonomia conquista-se. E logo o centralista-mor que tem uma obsessão, não pela Madeira como apregoa, mas a obsessão de mandar em tudo lá e nas ilhotas 
Caro sargento, a Autonomia não vai com hipocrisia nem com escárnio. Não vai com amizades. Amizade é para se tomar juntos, cada qual com seu sotaque, uns copos de tinto ou umas ponchas. E é tudo quanto a amizades. Serviço é serviço, conhaque é conhaque. 
Não goze com a gente. Se fizer o seu papel de impedir o laranjóide atado lá de cima de tomar conta do governo nacional, já tem missão cumprida, e bem. Não precisa de se meter em guerras nestes lados. Às vezes a gente diz que vão ser três vitórias seguidas e trama-se.
Pois é, sarja, depois diga que o sargento baralhou.

Sempre numa plataforma de futuro, Costa determinou que vai tratar de um governo PS para a Madeira.

O que a gente já sabe. 
Por que é que o homem se viu obrigado a dizer que o "presidente" Cafofo não será um amigo do governo de Lisboa, mas o presidente do governo regional?
Bom disfarce, mas fez rir.
Ou seja, Costa é que vai mandar.
Para isso, está a concorrer às eleições regionais de 22 de Setembro, se bem que com uma máscara conhecida localmente. 
O nosso Primeiro bem alertou em Machico: para estas eleições, não está a apresentar aos madeirenses um 'cheque sem cobertura'. 
Pois, apresenta um 'cheque careca'. Nos dois sentidos da expressão, o figurado e o directo.

Ora, se Costa vai apresentar um governo regional, é bom que apareça mais vezes nestas bandas.

Esse governo ainda nem sequer foi eleito e as divisões internas já embaraçam.
Segundo as informações do K-Leste recolhidas esta tarde em Machico - nas quais baseamos estes alinhavanços -, notavam-se uns semblantes de desconforto entre uma multidão embandeirada mais ruidosa do que numerosa.
Uns interrogavam-se: o Ricardo Franco viajou a França para não se comprometer com este projecto louco e ao mesmo tempo não aparecer em fotos com certas companhias mal-amadas na sua terra?

Rui Caetano parecia ter dormido poucas horas, de rosto fechado que andou por ali. Diz K-Leste que a razão é simples: no governo de futuro já formado, Caetano é o secretário regional da Educação. Mas os cabeças do PS-Cafofo, necessitados de votos como de tachos para boys e girls, precisaram de conquistar a Ribeira Brava, optando por convidar Ricardo Nascimento, actual presidente da câmara local, a ver se há uns votos do PSD arrebanhados para o lado dos PSoas.
Isso de ver-se substituído na Educação por Ricardo não estaria a agradar mesmo nada a Rui Caetano, que até agora tem dado nome e cara pelo "projecto".
Mais duas ou três situações incómodas, no futuro governo, no partido e entre os independentes, como temos relatado, até ao nível de funcionários, e percebe-se o que é um executivo em crise antes sequer de ser eleito!

Quanto à rentrée organizada pelo PS-M, tudo normal. 
As camionetas arrendadas devem ter-se enganado na doca de partida e no trajecto, já que chegaram ao destino com meia-dúzia de passageiros a bordo. 
Estavam prometidas 5 mil pessoas para fazer onda, mas ficaram-se pelos 1.200, como é habitual. 
O comício tinha hora marcada para o meio-dia e de facto começou às 3 da tarde.
Tudo muito à PS.

Em cima do palco, tudo normal, atendendo aos 'números' que lá estavam. 
Uns a pedirem água numa vozearia, como se estivessem na lota da Baixa da Banheira, sem ofensa; outros a abanarem a cabeça negativamente enquanto um outro usava da palavra; Emanuel com cara de espanto quando se sentiu marginalizado da reunião que Costa marcou com o presidente Cordeiro e o "presidente" Cafofo; saltos à louca para gritar PS! PS! ou "Costa amigo, a Madeira está contigo!" (Madeira, quer-se dizer...) e o Costa a responder com um estranho "Madeira, amigo, o Costa está convosco" (raio de português) - além de gritar um "viva o Machico!"
O sargento baralha mesmo.
Finalmente, foi a malta lá da frente a cantar "nós só queremos Cafofo presidente, Cafofo presidente, Cafofo presidente". Imitando as claques do PSD que têm cantado "Nós só queremos Albuquerque presidente, Albuquerque presidente, Albuquerque presidente". Imitando estes laranjas, por sua vez, a pequenada madeirense que em 1975 cantava "eu só quero o azul e amarelo, azul e amarelo, azul e amarelo".
Estão a dar a volta ao bilhar grande ou quê?

28 comentários:

Anónimo disse...

Para alem do fiasco da concentração que previa mais do triplo dos convivas, aquele espectáculo foi mesmo fraco.
Costa fez mais uma série de promessas, que já antes fizera e nunca cumpriu. Juros iguais aos da república, hospital, mobilidade, etc.
E, no meio da sua esperteza saloia, prometeu mais autonomia...na mobilidade. E aqueles acéfalos todos bateram palmas sem perceber patavina do que dissera o chefe deles.
Costa quer livrar-se da chatice do SSM. Como não consegue, não sabe, ou não quer resolver com a TAP a questão das tarifas, então a esperteza é dar aos governos das regiões autónomas um valor fixo, e as regiões com esta "maior" autonomia ficam com o menino nos braços. Se der, tudo bem, se não der os governos regionais que resolvam essa obrigação constitucional que é a continuidade e coesão territorial. Como se esta tivesse um preço e como se não fosse uma obrigação do Estado.
E aqueles imbecis aplaudiram, sem se terem minimamente percebido que o Costa vai metendo devagarinho. E eles deixam.
Quanto ao resto mais do mesmo. É por isso que cada vez mais o PS-M está mais longe dos madeirenses.
Para além do mais ficou claramente demonstrado que Costa é o chefe do PS-M, e manda naqueles figurantes.

Anónimo disse...

Imbecis? Anónimo das 20:39, vá chamar imbecis a outros.Madeirense nunca é imbecil, percebeu ou quer que faça um desenho? Quantos aos juros, os tais, são uma pérola do Passos Coelho.O tal que também concebeu a mobilidade que temos, que entrou em vigor a 1 de Setembro de 2015.Captou a data da coisa?

Anónimo disse...

Muito bem,reforçar a autonomia.Acéfalos porquê? Não é o que o psd passa a vida a dizer?

Anónimo disse...

O que eu mais gostei foi ver o prof. mentiras com aquele riso apalermado, quando o sargento Costa disse que ia reunir com o Presidente Cafôfo e o Presidente Cordeiro. Mas desde quando é que se nomeia um presidente sem saber o resultado das eleições? Um precisa de ser tosquiado, o outro já foi à tosquia, e a 22 de Setembro será queimado, politicamente falando...

Anónimo disse...

21.50 e 22.01,
Imbecis completos. Costa quer pregar uma rasteira às regiões autónomas, e aqueles imbecis e acéfalos aplaudem, quais otários que sem perceber o que disse o chefe deles abanam a cabeça.
Mais do que imbecis e acéfalos, porque não puxam pela cabeça para pensar, abanam a cabeça tal como marionetes.
Quanto aos juros não são uma pérola de Passos. São uma pérola dos socialistas de Socrátes e do seu número dois Costa, que levaram o país para a bancarrota. Os que vieram a seguir é que apanharam com a pastilha.
E se Costa o mentiroso está assim de tão boa fé, porque é que não cobra à Madeira juros iguais aos que paga a república? Porque é que cobra juros superiores?
E a mobilidade é responsabilidade do Estado resolver. Para que é que serve o Estado ter a maioria do capital da TAP? É só para dar tacho a Bernardo Trindade e outros amigos do Costa?
Reforçar a autonomia entalando as regiões autónomas. Pois sim. Para otários como o das 22.01.

Anónimo disse...

Militantes...meia dúzia
Oportunistas...de kilo
Mudem as siglas do partido por favor.
PI encaixa melhor, partido independente ou então PC,partido chulistas.
Vergonha.

Anónimo disse...

Partido Chulistas não é o que está no poder que os Cubanos mandam cerca de 250 Milhões de Euros anualmente e querem sempre mais até para fazerem uma retrete na Ribeira João Gomes também desejam uma comparticipação para comprar as torneiras e as banheiras na Firma do Jaime Ramos.

Anónimo disse...

O prof Cafofo colocou na sua pagina so facebook que: "agradecia as milhares de pessoas que o receberam em Machico." Eu peegunto? Milhares? Ohh homem... Aquilo foi um fiasco... Nao chegou à meia milhena de pessoas.

Como dizia o outro... Cafofo, de vitória em vitória, até à derrota final...

Anónimo disse...

As figuras de proa do PS/Machico Ricardo Franco, Padre Martins e Bernardo Martins não marcaram presença no evento

Anónimo disse...

Por isso vou votar na Coelhinha.

Anónimo disse...

Nesta crónica o seu autor escreveu o seguinte:
13 vezes a palavra COSTA
11 vezes a palavra CAFOFO
9 vezes a palavra SARGENTO/SARGENTÃO
Espero que os leitores tirem as suas conclusões.

Gostaria que num conceito de democracia o meu comentário seja publicado pois aquilo que acima mencionei é uma realidade.

Anónimo disse...

Ricardo Nascimento...esperem para ver a raposa que ali está.
Mais uma semana já teremos uma noção de quem vencerá. Aí verão para que lado Nascimento se irá virar.
Sabe que, mais vale um na mao que dois a fugir.
Ao contrário de Olga que resolveu a sua vida pessoal (fugir ao matrimônio) e hipotecou a empresa do marido.

Anónimo disse...

Se todos os socialistas descontentes com a cafofada votarem na coelhinha penso que ela é eleita. E será mais útil a combater a máfia no bom sentido, do que os cavalos de tróia dos sousas, farinhas e pestanas, que cafôfo quer introduzir no parlamento. O meu voto vai para o PTP contra a rataria.

Anónimo disse...

Ou PF partido familiar.

Anónimo disse...

Epa, esta foi forte.
Que estouro!

Anónimo disse...

Há aqui um comentador que deita os foguetes, apanha as canas e faz a festa sozinho. Esses comentários com a diferença de 4 minutos poderiam ser no mesmo comentário.

Anónimo disse...

fraco, muito fraco Cafofo trepador social

Anónimo disse...

Volta Carlos Pereira ao lugar que é teu e dos madeirenses do PS.

Anónimo disse...

chamada de capa a mentira do cafofo a falar em 5 mil pessoas

Anónimo disse...

00.20,
500 milhões. Até que enfim que entrou nessa cabeça oca o valor correcto das transferências do OE ao abrigo da LFR.
Foram semanas a malhar nessa bigorna que tens entre os ombros, mas chegaste lá. Parabéns pelo feito.

Anónimo disse...

Foi um fracasso enquanto organização de abertura de campanha eleitoral nacional e regional.

Anónimo disse...

Mais outro fiasco, a seguir ao Porto Santo e Ribeira Brava, desta vez com o Costa a testemunhar. É um buraco sem fundo este PS...Será que o Carlos Pereira vai querer tomar conta deste barco, com deputados que não foram escolhidos por si?

Anónimo disse...

Quem fala em fiasco só pode estar a gozar.Distorcer, distorcer a ver se baralha.O povo já não engole tudo senhores.

Anónimo disse...

Pela demonstração popular, ou a falta dela, onde até o presidente da câmara de Machico marcou férias para não estar presente, o camarada Costa ficou com a noção real do que a camarada Ana Catarina já o tinha avisado: ainda não é desta, e com estes figurantes nunca será.

Anónimo disse...

Argumentação muito fraquinha. Chamar a quem pensa de forma diferente de imbecil, acéfalo e adjetivos do género. Talvez muita da imbecilidade que apregoa esteja na sua cabeça.

Anónimo disse...

Se duvidas houvesse ficou tudo clarinho.
Costa prometeu mais Autonomia?
E esses tontos aplaudem?
Expliquem lá o que é isso de mais Autonomia?

Andam á anos a lutar por um sistema fiscal proprio, por pagar menos juros, e vem um tipo aqui goazar com os Madeirenses e uns vendidos aplaudem.

dizem que a divida foi feita por Alberto João? Mas onde está esse dinheiro? que se saiba Alberto João não ficou com ele, nem conhecço nenhum processo em tribunal para devolver esses dinheiro.

Se calhar quando passam nas vias rapidas devem pisar algum. Mas a pergunta é? se foi Passos Coelho que impos esses juros porque durante 4 anos de Costa no Governo nada fez para baixar?

Ouvimos dizer que foi o PSD de Passos Coelho a impor mas nunca dizem que o amigo Costa os baixou.
Agora vem aqui ele dizer que vamos poupar uns centimos que vai dar mais autonomia que vamos ter barco e imagine-se vai dar metade do hospital, metade dos equipamentos, e mais uns trocos.

nada que já não dissesse á uns meses atras. O homem vai repetindo chavões e depois é o que se vê. Arranja maneira de nos aldrabar, como o caso do novo hospital, de 50% passou a 13%.

È nesta gente que os Madeirenses vão votar?

Alguem faz ideia do que Cafofo fará?
O homem usa a frase, Queremos mais.....defendemos mais......mas isso todos defendem.
Como concretiza?
Vamos ver a saude que é uma prioridade de Cafofo.

Cafofo demonstra nada perceber da saude. Só fala em listas de espera. Mas a saude é muito mais do que isso. como se contrata e fixa mais medicos?
Não esqueça que o que der para outros virem terá de dar aos que aqui estão para não discriminar e estes não irem embora.

Outra prioridade á a habitaçao. Cafofo resolve ate 2026. como? arranja casa para todos? Uma pergunta se impõe. Quanto custa isso? Não foi cafofo que para fazer habitaçao enquanto presidente da Camara foi ao banco buscar emprestimos?

Cafofo e a economia do Mar. Defendo o mar e que representará 10% do orçamento reginal, mas quando alguem levanta descontentamento sobre aquicultura, corre atras desse descontentamento para capitalizar dizendo que tambem é contra.

SÓ CREMALHEIRA ARRANHADA

Anónimo disse...

18.01,
Quem aplaude uma medida que se virará contra si próprio e contra os seus, para mim, é um acéfalo é um imbecil.
Porque na minha forma de ver, só imbecis e acéfalos, e também os masoquistas, concordam com aquilo que os prejudicará.
Tu não achas, problema teu.
É por estas e por outras que o PS desperdiça sempre as hipóteses que tem de derrotar o PSD. O povo não é parvo e percebe que este presente de Costa é totalmente envenenado.
Se o PS tivesse apostado num candidato credível, com ideias e programa, sem estrelas de Lisboa nos seus comícios, teria outra possibilidade de êxito.
Assim, não vai lá. E dia 22 confirmará. Até lá aconselho a leitura do artigo da Marta Caíres no Expresso. Está lá tudo.

Anónimo disse...

A Clara já anda a chorar o dinheiro que pagou de quotas nas eleições para o Clube Desportivo Ribeira Brava e quando foi pedir o voto ao presidente do clube o homem disse que não lhe daria mas sim ao seu amigo de outro partido pelo menos foi honesto.