Powered By Blogger

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Pedido de publicação



UMA NOVA ORDEM AUTONÓMICA (I PARTE)




A Região Autónoma da Madeira precisa de uma nova Autonomia, que permita que continue a ser "das ilhas, as mais belas e livres". Isso passará, inevitavelmente, pela seguinte receita:
1. Revisão da Constituição;
2. Revisão do Estatuto Político Administrativo da RAM;
3. Revisão da Lei Eleitoral da Assembleia Legislativa da Madeira;
4. Revisão da Lei das Finanças Regionais;
5. Extinção do cargo de Representante da República;
6. Aprofundamento da Autonomia política, administrativa, legislativa e financeira da Região;

7. Reconhecimento pelo Estado da "Dívida Histórica" à Região;
8. Criação de um Sistema Fiscal Próprio;
9. Defesa intransigente do CINM junto das instituições europeias;
10. Pagamento à Região pelo Estado, sob a forma de compensação indemnizatória, pela exploração da Zona Económica Exclusiva;
11. Pagamento à Região pelo Estado, sob a forma de compensação indemnizatória, dos custos de ultraperiferia e insularidade;
12. Defesa intransigente do Princípio Constitucional da Continuidade Territorial, com pagamento à Região pelo Estado de todos os custos associados ao transporte de passageiros e mercadorias, por via aérea e por via marítima;
13. Autonomia total na gestão dos portos e aeroportos regionais;
14. Pagamento à Região pelo Estado, sob a forma de compensação indemnizatória, de todos os custos associados a Educação, Saúde e Habitação, sob o desígnio da Solidariedade e Unidade Nacional;
15. Defesa intransigente do reforço dos Fundos de Coesão junto das instituições nacionais e europeias;
16. Aumento do financiamento à Universidade da Madeira, como ferramenta estratégica fundamental ao desenvolvimento educativo, social, cultural e económico da Região.
A RAM necessita de uma Nova Ordem Autonómica, construída por todos os madeirenses que amam a sua Região e que não se submetem ou sujeitam a quaisquer outros ditames.

32 comentários:

Praça da Autonomia disse...

Líderes Autonómicos desta Região,

Acompanhem toda a publicação do nosso Manifesto por uma Nova Ordem Autonómica! Sigam-nos em http://pracadautonomia.blogspot.com e em http://www.facebook.com/pracadautonomia.

Todos somos poucos para defendermos a Madeira dos centralistas, colonialistas e jacobinos. A nossa mui amada, nobre e leal Região, das ilhas as mais belas e livres, precisa de uma Nova Ordem Autonómica, construída por todos os madeirenses que a amam verdadeiramente e que não se submetem ou sujeitam a quaisquer outros ditames. Todos somos poucos!

Anónimo disse...

Quando a coisa começa a ficar negra para o lado do ditadorzinho jardim, toca vir destapar o fantasma da independência! Isso funcionou até Cardoso Jardim subir à Quinta das Angústias em 1978, na altura em que mandou parar as bombas da FLAMA. Mas agora já ninguém tem medo de Adamastores! Fartou-se de espatifar dinheiros públicos. Encheu à fartazana as máfias... e a república é que tem de pagar estes desvarios e estas locuras. Então era isso! Quem tem vícios pagas-os!

Eu, O Santo disse...

O que é que a PracadaAutonomia disse sobre o roubo de pedra? Nada, tal como Alberto João.
Quem é a favor dos madeirenses é contra o roubo dos madeirenses.

Anónimo disse...

Mas quem é que liga a tontices. Somos todos Portugueses tanto para o bem como para o mal. Tome a Carreira 11

Amsf disse...

Esse aumento do financiamento à Universidade podia ser reivindicado para a RTP/M, RDP/M, PSP, GNR, juízes, todo o aparelho judicial, Segurança Social, força aérea, Marinha, exército, etc, etc pois seria uma forma do madeirense comum ter consciência de quanto paga o contribuinte continental e deste, ao ter conhecimento disto, lutar também pela independência da Madeira!

Anónimo disse...

07.21,
Devias ter ensinado a última frase ao Sócrates.

Anónimo disse...

Anónimo das 13:48, o contribuinte do continente paga também os reembolsos das viagens aéreas?

Anónimo disse...

13.48
São mais de 500 Milhões de Euros que os contribuintes Cubanos contribuem para o bem estar da Madeira e dos Madeirenses. Quando derem conta disso partem para um Referendo e vendem a Madeira.... a UM EURO aos DDT.

Anónimo disse...

O 500 milhões de tanto martelar, qualquer dia ainda transforma aquilo em biliões.
Mas para a compra da Madeira deve existir uma condição. Mandar o 500 milhões para Lisboa.
Serve para lamber botas e para capacho onde limpar os pés.

Anónimo disse...

Mais umas asneiras do único importante da tabanca!

Anónimo disse...

CUBA QUE PAGUE!

Anónimo disse...

500 milhões,
Já leste o DN de hoje?
O Mentiras vai "exigir" ao Costa a alteração da Lei das Finanças Regionais, para a transferência de mais 300 milhões. Que chulo, não?
E tu, vais ficar conhecido como o 800 milhões.
Que otário.

Amsf disse...

Ó das 16:59, suponho que esse ponto de interrogação saiu-te por engano? Se assim não foi só estás a expor a tua ignorância pois efectivamente não é a Madeira que paga o subsídio de mobilidade aérea. Isto só vem comprovar a minha ideia de que o voto de cada um devia ser ser validado, ou não, com duas perguntas, estilo americano, simples e objectiva. No teu caso o teu voto valeria zero.

Anónimo disse...

Este post, o blogue que lhe está associado e a página de Facebook da autodenominada Praça da Autonomia, é mais perigoso do que os comentadores anteriores julgam: é uma tentativa de ressuscitar a organização terrorista e bombista de extrema-direita FLAMA. O Calisto conhece bem esse perigo pois foi contemporâneo dessa organização que semeou o terror na Madeira no pós 25 de abril, enquanto o inquilino do Quebra-Costas não tomou conta da Quinta das Angústias. A FLAMA, além de provocar vítimas na Madeira, era, como se sabe, apoiada pelo MDLP, a nível nacional, uma organização terrorista de extrema-direita que matou pessoas e com ligações à Igreja Católica por meio do Cónego Melo, o equivalente ao fascista do Bispo Francisco Santana, apoiante da FLAMA. São ameaças que surgem sempre que o PSD sente que pode perder o poder. Lá teremos nós, os Democratas Revolucionários, que ressuscitar a UPM para os combater. Se tiver de ser, será!

Anónimo disse...

Nova Ordem Autonómica?! Soa a congénere regional da Nova Ordem Social do Nazi Mário Machado. Vão dandi espaço a organizações terroristas nazis e depois gritem...

Anónimo disse...

Nem 100 mil que ficou aprovado no orçamento participativo 2016/2017 Escola Ribeiro Domingos Dias ele consegue.
Este cafofo é um mentiroso compulsivo.
Pergunto novamente.
Qual foi a obra que este senhor deixou...
Carinha sempre bonita na comunicação e sempre a emporrar com a barriga.

Anónimo disse...

12.00
Virão mais 300 milhões somente no caso de Cafofo ser o próximo Presidente da Madeira pois caso contrário o Costa faz como o PSD fez com Machico quando perdeu as eleições para os Irmãos Martins e deu Zero com um Bloqueio Total.
Ninguém é anjinho na politica como o PSD também não foi.

Quanto aos 500 milhões também concordo com o comentarista pois se somarmos tudo o que vem direta e indiretamente para a Madeira tanto através do Governo Regional como para as Autarquias deverá ultrapassar muito isso.
Não esquecer as despesas que tem com as forças de segurança com os reformados e muito muito mais. Só não ve quem não quer e que não lhe interessa fazendo demagogia barata com intuição politica.

Anónimo disse...

Algumas ideias muito boas, sem dúvida que temos que continuar a lutar pelo aprofundamento da nossa autonomia. Ao contrário do que alguns pensam o dinherio que a República nos dá não é nenhuma benesse. Manter as ilhas sai caro...Quem pode, pode, quem não pode, não pode. Vejam os benefícios que os territórios ultramarinos franceses têm. Como sempre, aparecem aqui os vendidos da esquerda que acham lesa pátria a defesa da autonomia. Talvez percebam no dia 22, a importância que isso tem.

Anónimo disse...

16.47,
Não leste bem.
Os 300 milhões que o Mentiras quer são em...10 anos.

Anónimo disse...

Vai a clarinha da Ribeira Brava ela é tão bem organizada que na quinta feira passada marcou reunião com a concelhia do psd e comissões politicas de freguesia e levou uma mão cheia de nada de ideias politicas para o seu concelho a única coisa muito importante que a senhora tinha era que já tinha uma boa pessoa para conduzir o carro de campanha isto foi dito num café na qual a senhora era muito frequente e nunca mais lá apareceu ... porque será??? prometeu e não tem cumprido..talvez??? certo..

Anónimo disse...

500 milhões,
Então, embatucaste?
E leste bem no DN os valores das transferências nos últimos anos?
Vou-te recordar.
2019---247 milhões
2018---248 milhões
2017---172 milhões
2016---227 milhões
2015---172 milhões
Mas podes ler a lista no DN até 2007.
Que otário.

Anónimo disse...

15.36
Isso é o que vem diretamente para as Finanças Regionais. E o resto????????????
Aquilo que vem para as Autarquias. Para as Forças de Segurança. Para a Mobilidade. Para pagamento das Reformas. Para aquilo que tudo querem e tudo pedem que vem a avulso.... etc.etc.etc.etc. SOMA TUDO e não seja fradulário.

Aliás pelo que foi exposto o Costa e o PS foram e são amigos da Madeira porque aumentaram as verbas concedidas ao contrário do líder do partido do PSD Passos Coelho que as reduziu.
Não esquecer que foi um Primeiro Ministro Socialista que LIMPOU A DIVIDA e a colocou a ZEROS tendo posteriormente acontecido a divida astronómica que hoje temos.

Uma vez que vemos por cá elogios ao que a Madeira é hoje que não lhe falta nada ao contrário do Continente e Açores que tudo falta. Acho que para bom senso e equilíbrio as verbas a transferir para a Madeira deveria ser cada vez menos e reduzidas para equilibrar contas e ficarem a zero para a Madeira ser uma Região Sustentavel.
É que sendo assim existem Regiões pobres em Portugal que estão a contribuir com os seus impostos para uma Região rica como a Madeira que não sabe se organizar e gasta ao desbarato.

Anónimo disse...

A defesa e a segurança e a mobilidade para o Continente são OBRIGAÇÕES do Estado. Não é favor nenhum. Parece que o maior inimigo do madeirense é ele próprio. Vão às outras regiões ultraperiféricas e vejam as regalias que eles têm. Em Canárias o Estado paga 75% do custo das viagens. Há dias falei com uma pessoa de lá que foi a Vigo por menos de 10 euros (ida e volta). É preciso continuar a combater pela autonomia e se deixar de lamúrias. O "inimigo" está lá fora e não cá dentro.

Anónimo disse...

500 milhões das 17.23
O que vem para as autarquias está regulamentado pela Lei das Finanças Locais e é igual para todas as autarquias do país, segundo a sua capitação.
Forças de segurança, obrigação do Estado de um serviço da república não regionalizado.
Mobilidade, obrigação do Estado ao abrigo da constituição e coesão territorial. Tal como para o resto do país, onde através das indemnizações compensatórias à CP se liga o país a custos acessíveis.
Pagamento de reformas, da Caixa Geral de Aposentações e Segurança Social, para as quais os trabalhadores madeirenses descontaram, e não para qualquer entidade regional.
Fradulário, procurei no dicionário mas não aparece.
Passos Coelho salvou o país da bancarrota para onde o PS o mandou, e logicamente a Madeira também teve que fazer sacrifícios.
Amizade de Costa pela Madeira é, continuar com os juros agiotas, não cumprir palavra dada sobre o hospital, não pagar os calotes dos sub-sistemas de saúde, não resolver de vez a questão da mobilidade aérea, não se interessar minimamente numa solução de ligação ferry às ilhas, etc, etc. Com amigos desses, antes inimigos.
Dizer que nada falta na Madeira ao contrário dos Açores e do continente é normal em ironia rasca de quem tem uma visão enviesada sobre a realidade, e de para quem só existe solidariedade do continente para as regiões autónomas, como se também estas não contribuíssem para o bem comum do todo nacional.
Enfim, é aquela visão maniqueista e colonialista a que, infelizmente, já estamos habituados.
Vindo de um madeirense, apenas revela aquela alma de escravo própria de gente que serve para capacho.
E é esse tipo de discurso que faz com que o PSD se vá mantendo no poder.

Anónimo disse...

Que raio de autonomia é esta em que o Albuquerque vai se consultar a Lisboa. Arranja Empresa de Comunicação em Lisboa e vai a entrevistas a um canal de Lisboa.
A autonomia do PSD está em manter o gamanço e sustentar os Barões desta terra que por sua vez alimentam o PSD com dinheiros públicos.
Esta autonomia está entregue a um bando de incompetentes e servidores de si próprios e há que mudar tudo isto em Setembro.

Anónimo disse...

É a autonomia, não é a independência.
Ir a Lisboa ao médico é uma coisa do outro mundo, não? Caso único, talvez.
A LPM que assessora a camarilha cafofiana é donde? Do Porto Moniz?
Gamanço é o que faz o Costa aos madeirenses, cobrando juros agiotas, não resolvendo as tarifas da TAP, não pagando os calotes dos sub-sistemas de saúde da PSP e GNR, que faz com que estes profissionais e famílias não possam ter as comparticipações nas farmácias.
Isso é que é gamar.
E agora o ferry que não servia, que o Estado não podia comparticipar, agora em vésperas de eleições já é tudo possível e para Lisboa, obrigando até à construção de uma rampa.
Que mentirosos.
É preciso em setembro mandar essa canalha mentirosa de vendidos a Lisboa para casa.

Anónimo disse...

Enquanto Costa não prometer transferir a Casa da Moeda para cá e para glaudio de todos nós. haveremos de o atacar e fazer pressão sempre.

Anónimo disse...

14.58,
Por mim o Costa pode meter a Casa da Moeda onde quiser.
Só quero o que é devido à Madeira e ais madeirenses, coisa que te é difícil de compreender.
Até o Mentiras quer o aumento de transferências ao abrigo da LFR.

Anónimo disse...

17.20
Queremos é papel para distribuir pelos nossos. O resto é bla bla ara encher chouriços.

Anónimo disse...

21.22,
Tu lá saberás.

Anónimo disse...

Vamos lá passar na Rua dos Netos para ir buscar umas latas de tinta e irmos todos para a Conde Carvalhal.

Anónimo disse...

16.23,
E de caminho pode-se te pôr no aeroporto, ou no ferry, para te encaminhar para junto daqueles que poderão limpar os pés em ti.