Powered By Blogger

terça-feira, 27 de agosto de 2019




JPP recupera Relógio de Água que o PSD e CDS chumbaram 


O Juntos pelo Povo (JPP) esteve hoje no Caniço onde se associou, no sítio da Azenha, a uma iniciativa de valorização e proteção de um património que é singular e raro na Região Autónoma da Madeira, os Relógios de Água. 
Atualmente na Região existem três Relógios de Água, um dos quais do século XIX na freguesia dos Canhas e os outros dois estão localizados no Caniço, em Santa Cruz. 
Élvio Sousa explicou que “o Relógio de Água da Azenha foi alvo de um projeto de resolução na Assembleia Legislativa da Madeira, em maio de 2018, e foi chumbado pelo PSD e pelo CDS, mas nós não baixamos os braços, e o Município de Santa Cruz, liderado pelo JPP, efetuou as diligências no sentido de agilizar o procedimento para a sua recuperação ainda este ano.” 
O cabeça de lista do Juntos Pelo Povo (JPP) anunciou que “dentro do programa JPP, nomeadamente na temática da Cultura, está a recuperação deste Relógio de Água do Caniço, na Azenha, para fins culturais, de modo a devolvê-lo à população.” Como diz a Constituição e a Lei do Património, todos os cidadãos têm direito a fruir os bens culturais. 
“Sendo o Caniço uma cidade com a particularidade de ter Relógios que serviam para gerir a água de rega e que são um bem único, exemplar e autêntico, seria contraproducente, nós, JPP, não acompanharmos e não devolvermos à população aquilo que é a sabedoria, o engenho, a arte e História de todos os cidadãos, em especial para os do Caniço.” 
O JPP fará aquilo que o Governo Regional e a Assembleia Legislativa Regional não fizeram, “encetar as diligências para efetuar a recuperação e requalificação, devidamente acompanhada tecnicamente por pessoas habilitadas na reabilitação e gestão do património e devolver este bem à população.” 

JPP 

6 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem. Boa iniciativa, sim senhor.

Anónimo disse...

Só 3 relógios de água... espero que não se perca nenhum.

Anónimo disse...

E eu pergunto. Em 6 anos na Câmara, só agora arranjam uns cobres para arranjar o relógio? Andam lá a fazer o quê? A pagar cartazes manhosos e escritórios de advogados?

Anónimo disse...

23.01
Quem tem medo de escritórios de advogados? Terás rabos de palha e gato escondido com o rabo de fora»? Virá tudo a lona.

Anónimo disse...

E se exigirem aos funcionários rigor nas suas horas de trabalho?!!!! Tudo farinha do mesmo saco!!!!!

Anónimo disse...

Afinal a obra era da responsabilidade da CM Santa Cruz... Grandes aldrabões!