Powered By Blogger

domingo, 2 de fevereiro de 2020


PTP junta-se ao protesto contra as jaulas
de aquacultura no mar da Ponta do Sol




O PTP esteve respondeu hoje ao desafio da AZIA, para protestar contra a anunciada instalação de jaulas de aquacultura no mar da Ponta do Sol.
O PTP considera "vergonhoso" colocar jaulas de aquacultura na Ponta Sol, pelo seu “impacto visual”. Sobretudo, levando em consideração ser uma zona turística e das mais belíssimas da Madeira. 

Para José Manuel Coelho não faz sentido a industrialização do Mar, se a grande aposta da Região é o turismo. "O custo-beneficio de sacrificar a nossa costa para aquacultura não se justifica, quando estamos direcionados para a vertente turística", referiu.Tendo exigido ao governo que desista da ideia.

PTP

41 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem. Ptp esteve muito bem representado. Ptp não ficou indiferente e mostrou estar solidário com o povo da Ponta do Sol.

Anónimo disse...

Eu também estive no cais da Ponta do Sol a manifestar-me contra a instalação de jaulas naquele litoral, e fiquei surpreendido com o número de manifestantes, que andavam à volta de 500 pessoas. Na madeira as pessoas têm medo de se manifestar, e estar mais de 500 manifestantes, é obra. Parabéns à organização!

Anónimo disse...

O ex-presidente da Ponta do Sol, que foi o obreiro das jaulas, já disse alguma coisa?

Anónimo disse...

Nao tenho nada a haver com azias ,mas estive na manifestação. A Madeira terra de turismo não comporta gaiolas em parte alguma , é mais uma loucura do HV seguida pelo tontinho SANTANEIRO....

Anónimo disse...

Ou seja, esteve a oposição em peso no lugar... 300 pessoas, muitas delas arrebanhadas no Funchal para fazer número. E nem se apercebem que estão a ser utilizadas como peões num jogo político entre a Câmara e o Governo. Vejam lá no Programa de Governo do ex-deus Cafofo o que dizia sobre a aquacultura. Pagava para ver os aziados reclamar quando as jaulas "ambientalmente sustentáveis" do ex-futuro-secretário do mar Rúben Eiras fossem lá colocadas. Se for da Câmara e feito pela Célia e pelo primeiro-damo, ou restante quadrilha, já vai ambientalmente abençoada.

Agora, fico à espera de manifestações iguais a protestar pelas estufas que existem na Ponta do Sol a estragar a paisagem, pelas manifestações a reclamar dos gostos arquitetónicos das casas dos emigrantes, pelas manifestações à asfaltagem de caminhos agrícolas por todo o concelho, pelas manifestações contra as vacarias que existem na Ponta do Sol, pelas manifestações contra o consumo de carne, pelas manifestações contra a utilização de eletricidade e carros, pelas manifestações contra a instalação de painéis fotovoltaicos e eólicas, pelas manifestações a exigir Rennie gratuito para tratar a azia dos derrotados e por manifestações contra tudo o que seja do Governo e pelo necessidade de voltarmos a viver numa caverna (desde que não se estrague nada no seu interior).

Anónimo disse...

Onde estava o CDS Ponta do SOL?
Encolheu-se ,os tachos falam mais alto ,o da loura e o da bomba de gasolina! Afinal estava a atabalhoada o tripartida.... veremos....

Anónimo disse...

Muita e muita gente ontem no cais da Ponta do Sol. Até mesmo PSDs foram há manifestação. Só os laranjas que querem manter o tacho é que não foram.

Anónimo disse...

PERGUNTA:
1- a maioria do peixe produzido nestas gaiolas é para consumo interno (RAM) ou para exportação ?

Se é para consumo interno (RAM) até se pode aceitar … se é para exportação então das duas uma:

... 1- ou o investidor é um parolo pois há muito mar pelo Planeta e os custos de transporte quer na importação das rações quer na exportação do peixe são bastante significativos
... 2- ou noutras paragens (repito, a maior parte do Planeta é mar)as populações rejeitam-nas

Anónimo disse...

Será que o julgamento MAC terá alguma coisa a ver com gaulas???

Anónimo disse...

Está alminha vê o Cafofo em todo o lado. Que vá manifestar-se favor do aumento das jaulas.
Que imbecil.

Anónimo disse...

500 pessoas? Andas com visão dupla com certeza.

Anónimo disse...

Daqui a pouco o das 09:32 vêm afirmar que não estavam pontasolenses na manif, apenas lanchas e que viu 3 ou 4 Cafofos lá no meio. 24 000€ em formação e sai uma ***** destas?

Anónimo disse...

Aquacultura é o futuro para a preservação das espécies e abastecimento de peixe aos consumidores. Ser contra a aquacultura é ser contra a possibilidade dos mais desfavorecidos comerem peixe no futuro.

Anónimo disse...

Então o Rui Marques e os seu séquitos andam a partilhar uma ata da Câmara da Ponta do Sol na qual a Célia se absteve na questão da piscicultura (depois de dizer que a piscicultura era incompatível com o turismo) para a acusar incoerência? Qual incoerência? A presidente na altura disse que as jaulas eram incompatível com o turismo. Hoje diz o mesmo. Onde está a incoerência?

Incoerência têm o Rui Marques e os seus vereadores, aka, seguidores, pois nessa ata que partilham votaram TODOS A FAVOR DA PISCICULTURA e hoje fazem todos um discurso dúbio. É que não sabem, faltam dados concretos, são a favor se for mais para ali, ainda assim não podem manifestar opinião, isto e aquilo. Uma vergonha estes pepêdês.

Anónimo disse...

Jaulas para peixe-coelho? Um bom negócio para o primeiro damo.

Anónimo disse...

A grande manifestação deveria ser no dia das eleições e penalizar os partidos que estão feitos com os DDT. Acabava-se aí esta perpotência do quero, posso e mando! Mas infelizmente as pessoas não sabem a arma que têm na mão, que é o voto!

Anónimo disse...

Coelho quase era ejaulado nas jaulas.

Anónimo disse...

boa. anónimo das 13:40

Anónimo disse...

Sim, abaixo as jaulas, vamos continuar a dar cabo dos stocks pesqueiros até darmos cabo dos peixes todos... Aí vamos ser felizes.

Anónimo disse...

oh 3 de fevereiro de 2020 às 12:28

A Jerónimo Martins transferiu a Sede Social de Portugal para a Holanda … e escolhe a Madeira para o negócio da aquacultura … porque será?

Anónimo disse...

Gostei muito das declarações de ex deputados e autarcas do PSD da Calheta. Coerência ou a pensar nas autárquicas?
Acredito mais na primeira, pois a Calheta é segura.

Anónimo disse...

E o canheiro e restante camarilha, ficaram calados?
Esse PSD da Ponta do Sol é um saco de gatos.

Anónimo disse...

20.15,
Simples. Transferiu a sede social para a Holanda porque a tributação sobre os lucros é muito reduzida.
Aliás todas as empresas do PSI20 estão lá registadas. Tal como acontece com inúmeros grupos empresariais portugueses, alguns do quais madeirenses.
Não é por isso que a Jerónimo Martins e outros grupos deixam de ter negócios em Portugal. Pelo contrário, é por terem negócios em Portugal que vão para uma zona de tributação muito mais competitiva.

Anónimo disse...

Tanto barulho e não vai ser feito em frente a vila...

Anónimo disse...

3 de fevereiro de 2020 às 09:42.
Assino na integra, Os socialistas ate tinham no programa de governo exploração de petróleo...

Anónimo disse...

Se soubessem os malfícios de comer peixe alimentado com rações químicas e antibióticos nem sequer olhavam para as douradas! Perguntem aos pescadores da pesca artesanal e eles vão dizer o que se passa com estes peixes alimentados em cativeiro!

Anónimo disse...

Bater no PSD do Albuquerque está na moda. O Rui Marques que o diga.

O Governo Regional fez tudo correcto. Na altura, e em em tempo devido, perguntou ao Município da Ponta do Sol se concordava com as jaulas antes de proceder ao licenciamento. Sem o sim da câmara o projeto não tinha avançado.

É nessa altura que o Município se pronuncia favoravelmente à instalação das jaulas sem promover o debate público. Rui Marques, Inácio Silva, Ana Cruz e António Ramos foram os vereadores do PSD que votaram a favor. Célia Pessegueiro, na oposição, absteve-se.

Anónimo disse...

Exacto anónimo das 12:28.
O peixe é essencialmente exportado.
A comida para os peixes é importada.
Logo, a única coisa que vêm cá fazer é utilizar o mar.

Anónimo disse...

O chibo do Joao Gomes foi visto na Vila da Ponta do Sol a controlar as pelas que se deslocavam para a manifestação do Cais...o pidesco é o informador do Silva do GR .anda assustado terá que depor sobre as lamas.....

Anónimo disse...

É o futuro do abastecimento de peixe às populações. E essa história dos antibióticos e rações químicas, é tão verdadeira quanto na alimentação de outros animais, como o frango, galinha, vaca, porco, etc.
O que é necessário é fiscalização, como em tudo o que se destina à alimentação, e em todos os produtos.
Mas, este é o futuro. E ao longo da história sempre existiram movimentos, mais ou menos oportunistas, que tentaram travar o seu curso.
O tempo é o melhor remédio.

Anónimo disse...

oh 3 de fevereiro de 2020 às 20:51
dispenso a sua explicação...ou julga que "está ensinar o Paio nosso ao vigário"? … bom seria que tivesse concluído que para a Jerónimo Martins nos impingir as gaiolas na Madeira é porque não o conseguem noutras bandas!!

Anónimo disse...

Da próxima vez que o ex presidente de câmara vier pedir o voto, vou dizer para ir pregar para os peixes das jaulas. Uma autêntica desilusão.

Anónimo disse...

13.52,
Pode dispensar à vontade. Mas, como na sua intervenção das 20.15 manifestava a sua ignorância sobre o assunto e perguntava qual a razão da sede do grupo Jerónimo Martins na Holanda, dei-lhe a explicação. Faça dela o que quiser.
Quanto ao grupo Jerónimo Martins investir na aquacultura na Madeira, é porque há condições para isso. Tal como acontecerá nos Açores, tal como já acontece no norte do país com um grande investimento da Pescanova, e outros que se preparam.
É um tipo de exploração que tem crescido em todo o mundo, e que em Portugal tem condições ideais. Não me parece que estas manifestações pouco representativas e reações de alguns autarcas politicamente oportunistas tenham qualquer êxito.
É o futuro.

Anónimo disse...

4 de fevereiro de 2020 às 18:12
1- Pescanova tem "gaiolas" no norte do país, certo?
2- só uma ínfima parte deste produto é exportado para Madeira, sendo o restante, incomparavelmente muitíssimo maior para consumo no Continente e restantes destinos, certo?
3- o impacte visual negativo das "gaiolas" numa zona Continental ou "off-shore" é muitíssimo menor que junto à costa numa ilha, certo?
4- o "peso" do custo em transportes para importação das rações e exportação do peixe produzido é muito maior na Madeira que no Continente, certo?
5- não tenho a certeza, mas provavelmente as águas "continentais" produzirão peixe mais saboroso...

Pergunta-se: então porquê a Madeira?...parece que há mais "contras" que "prós" para aquacultura na Madeira

Anónimo disse...

12.35,

1- Certo.
2- Certo.
3- Errado. O impacto visual é o mesmo, se a distância da linha de costa é a mesma.
4- Errado. A importação dessas rações é subsidiadas, pelo que o seu custo não é muito maior.
5- Errado. Não há qualquer rigor científico na tua observação, embora tu próprio digas não ter a certeza.

Há contras e prós como em qualquer actividade.
E porque a aquacultura é uma actividade sem impacto nas populações residentes, nem no ecossistema, é uma actividade que traz valor acrescentado, além de que será a curto prazo a forma mais barata e que mais defenderá as espécies, no abastecimento de peixe às populações.
Daí que, controlada na distância à costa, e ao número de jaulas permitidas, é uma actividade a apoiar.

Anónimo disse...

na ponta do sol tem uma associação de natureza que nada faz para proteger a natureza, onde é que eles estão neste momento? andam escondidos não fazem nada, que não seja para receber. querem é ter uma esplanada sem pagar impostos, com bandas de musica pagas pela câmara, contentores pagos pela câmara ate quem faz a limpeza da esplanada são as empregadas da câmara é tudo lucro ninguém diz nada, um gajo anda aqui todo ano a pagar impostos, estes artistas chega ao verão roubam os clientes todos, sem ter uma única despesa, alias aquele bar funciona com dinheiro dos contribuintes. alguém que fiscalize aquelas contas.

Anónimo disse...

Para os de esquerda a economia do mar é deixar o mar quieto

Anónimo disse...

a loura da Azia já foi militante famosa do PSD ponta do sol, deu tudo o que tinha e o que não tinha ao grande Chefão, ela apenas pediu um tacho em troca, e foi mesmo prometido pelo grande Chefão depois de lhe ter prestados os seus serviços, problema é que o chefão não cumpriu a promessa e a Loura da Azia ficou mesmo com muita azia, ate hoje essa azia se faz notar contra tudo e todos laranjinhas.

Anónimo disse...

oh 5 de fevereiro de 2020 às 15:26
3- o IMPACTE (que não impacto)visual das gaiolas instaladas frente ao Caniçal (baía d'Abra?)é o mesmo que as restantes instaladas na costa sul da Madeira?...se SIM … então "vou aí e já venho"!!
4- "A importação dessas rações é subsidiadas, pelo que o seu custo não é muito maior"...E QUEM SUBSIDIA?!!!COM QUE DINHEIRO?!!DONDE PROVEM O DINHEIRO?!!...já agora, LUTA para que tenhamos os combustíveis MAIS BARATOS … no lugar de sermos onerados em cerca de 70%/LITRO sejamos SUBSIDIADOS/DESAGRAVADOS desses impostos!!!
5- ERRADO a 100%, garantidamente não estou!!! Qualquer espécie de pescado criado em cativeiro (à base de ração) tem um sabor PIOR do que um pescado fora de cativeiro…o mesmo se passa com animais dentro e fora de cativeiro (galinhas...porcos...etc)...o mesmo se passa até fora de cativeiro mas em zonas diferentes (ex: a SARDINHA existe em toda costa Atlântica...mas com sabores TOTALMENTE diferentes consoante a zona onde é pescada!!).

…"E porque a aquacultura é uma actividade sem impacto nas populações residentes, nem no ecossistema…"

Ena pá!!!Esta lengalenga lembra os defensores dos ditos "ALIMENTOS GENETICAMENTE MODIFICADOS"!!!!


Anónimo disse...

É o único em condições de ganhar a câmara e voltar a pôr a ponta do sol no mapa.

Anónimo disse...

23.45,
Impacto ou impacte, qualquer das palavras está correcta para o emprego a que se destina.
Pois podes então ir e vir.
O impacto visual é o mesmo. Não difere dum local ou de outro.
Estes projectos de investimento em aquacultura são subsidiados com fundos comunitários, que para Madeira e Açores, inclui o subsídio ao transporte.
Foram recentemente aprovados 35 novos projectos em aquacultura para Portugal, 15 dos quais no Algarve.
Não me parece que a UE subsidie transporte de combustíveis. Os combustíveis seriam mais baratos se o governo da república abrisse mão do imposto agiota sobre os combustíveis, que é cerca de 60% do,custo por litro.
Nunca comparei sabores da mesma espécie criada em águas livres ou cativeiro. Os especialistas poderão esclarecer-te sobre o assunto.
Quanto há última questão, só tens que indicar quais os impactos sobre as populações e sobre o ecossistema. Mas não o fazes. Apenas dizes banalidades sem substância.