Powered By Blogger

domingo, 4 de março de 2012

INFORMAÇÕES PARA O ESTRANGEIRO

À bolina

Alvorada feliz, Região tranquila... pelo menos até à hora de ir ao supermercado.
O domingo nasceu com luz favorável à imagem da baía do Funchal, como se pode ver pela foto obtida pelas 7.30... a partir de um ângulo sem acesso visual ao aterro, por razões de estômago.

Nada indicia que não vamos viver um domingo pacífico, de moral elevado. As conclusões saídas da reunião de ontem do Conselho Regional PSD alentam qualquer povo para uma vida melhor, seja qual for o grau da crise. Mas sobre esse magno plenário dos crâneos madeirenses no bunker da Fundação Social-Democrata, em São Martinho, falaremos ao longo deste risonho domingo.

A boa disposição cresce depois de termos lido no "Diário de Notícias" que o sr. presidente do governo regional também botou mensagem aos madeirenses radicados na África do Sul, através do secretário de Estado das Comunidades. Este senhor do governo central encontra-se na terra de Mandela convidado para participar no Encontro de Gerações que acaba de se concluir, organizado precisamente pelo DN. Como se sabe, o sr Jardim sempre apoiou estes contactos anuais do Diário com os madeirenses lá fora - que lhe deviam competir a ele. Sempre apoiou a iniciativa de forma estranha, sublinhemos: proibindo que presidentes de câmara viajem para integrar a iniciativa, pressionando empresários madeirenses no mesmo sentido e criticando o dinheiro que o DN gastaria com tais eventos - dando a ideia de que a embaixada madeirense estaria a gozar de bons hotéis em Bruxelas com o dinheiro do povo. Ah, e sua excelência também atacou duramente a ida dos governantes de Lisboa... a quem acabou por pedir boleia para a sua mensagem aos madeirenses emigrados.

Astral alto para estes dias porque as águas acalmaram nos PSD's nacional e regional. O sr. Jardim desta vez não apoiará Paulo Rangel no Congresso laranja, mas sim aquele a quem recusou estender a mão no anterior, Passos Coelho. O que de repente transmitiu interesse à reunião magna que se antevia sem sal, como se se tratasse de um passeio para aclamar Passos. Pois agora, com o surgimento do desqualificado apoio do sr. Jardim, "incluso" como mandatário do chefe nacional, tal vitória não parece assim tão indiscutível.
Jardim explicou-se: mandatário, sim, em nome da unidade do partido. E que tal pensar em nome da coerência?

Vamos então ao domingo, esquecendo os pequenos percalços que não enchem barriga. As nossas comunidades infelizmente não poderão assistir à meia maratona do Funchal, esta manhã, mas têm futebol à disposição. É verdade que o Nacional baqueou ontem na Choupana (1-3) perante o Braga do maroto do treinador madeirense Leonardo Jardim. Mas o Marítimo vai à conquista da cidade-berço tentar aplicar um correctivo ao Vitória e assim deixar o Sporting para trás na guerra do 4.º lugar.

Bom domingo, caso seja possível.

1 comentário:

André Escórcio disse...

Um Domingo aparentemente tranquilo. Para além do Sol, de pouca dura, as nuvens estão presentes! Não pode haver tranquilidade com mais de 21000 desempregados, empresários a rebentar pelas costuras, juventude sem futuro, ausência de esperança, enfim, todos, envolvidos em um ambiente irrespirável. Mas que seja um bom Domingo.