Powered By Blogger

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

A ascensão de 'Pedrito'




A Saúde dos queques monarcas 
   
Num sítio normal, a Saúde é uma área prioritária na governação. Tal deve-se ao facto de ser uma das bandeiras do Estado Social e o exemplo de uma política de proximidade.
No Blue Establishment, já percebemos que isso não procede. Entre intelectuais de jornal a financiadores de campanhas, que já tutelaram a área neste ano e meio de "Renovação", o monarca da Quinta Vigia escolheu o Pedrito para secretário. 
O Pedrito é um rapaz simpático e próximo aos doentes. É um político informado e tecnológico uma vez que a sua nomeação fez-se saber por um página de uma rede social com quase 100 mil seguidores. É provável que seja o governante mais bem colocado para conseguir implementar a telesaúde e meios de diagnóstico mais eficazes ainda neste mandato. No entanto, isso não chega para tutelar a saúde. Porque, para além dos doentes, é preciso ter o respeito dos seus pares. E o que acham os seus pares? Que o Pedrito é bom rapaz, mas, quando é preciso, nunca está. Quando há alguma necessidade, seja onde for, o Pedrito está sempre ocupado com a privada ou no estrangeiro, em milhentos congressos. Ou a visitar os filhos. Nunca está disponível quando é preciso. 
Mais, os pares consideram-no como um dos responsáveis por esta alteração governativa. Porque aquando da sua passagem na direcção clínica do Hospital fez a vida num inferno à Presidente do Conselho de Administração Maria João Monte. Sempre que havia discórdia e Maria João lhe dava uma ordem, o Pedrito "ia por trás" e fazia o que queria. 
Os pares ainda acham outra coisa. Quando havia mudanças na Saúde, sabiam que o Pedrito estava sempre  disponível para ser o chefe da banda. Agora o Pedrito já lá está. Há outras alternativas em caso de derrocada na Saúde? Que Blue Establishment! 
O Pedrito lá tomou posse. Uma cerimónia cheia de gente importante em que na casa da democracia os convidados sentaram-se e muitos dos deputados ficaram de pé. Pudera! A mim sempre me ensinaram que as cortesias são para os convidados, os da casa que se desenrasquem. E este governo é um bocado isso. O importante é parecer bem, os madeirenses que não entendem a genialidade das opções políticas é porque não são cosmopolitas.
O Pedrito, recém-político, entrou logo a fazer promessas. Novo Conselho de Administração do SESARAM até amanhã! Bom, demorou 5 dias, mas não se pode dizer que não cumpriu a promessa. Lá arranjou alguém. Segundo se sabe, foram vários os convites rejeitados e os telefonemas para membros da área nos primeiros dias do ano a ver se alguém arranjava um mago para ocupar o lugar. Ontem, descobriu-se que era a amiga Tomásia.
A Tomásia é boa rapariga. Tem um curso importante para entender as pessoas, mas o rei da Quinta Vigia teve um apagão no momento da escolha. Então uma pessoa que bloqueou o desenvolvimento da escola hoteleira, foi o  principal motivo de contestação de uma manifestação pública realizada por docentes e alunos do conservatório há menos de 1 ano,  é a pessoa ideal para concretizar o epíteto de " é melhor mudar as instituições do que deixá-las num imobilismo que bloqueio o seu funcionamento"? Num ano de eleições? A mim parece-me que o Rei da Quinta Vigia ainda estava de ressaca quando fez esta opção. 
Ou talvez não. 
Isto também demonstra outra coisa. O poder do mágico Rui Abreu. Segundo se conta, Abreu é muito amigo da nova presidente do SESARAM e do marido. E os amigos são para as ocasiões, nomeadamente para preencher lugares bem remunerados  na administração pública. Afinal, se todos nós tivéssemos uma empresa e tivéssemos que decidir quem a ia liderar escolheríamos uma psicóloga com resultados duvidosos para a gerir.
E andamos nisto. A Governação da Nova Madeira anda a cargo de uns “miúdos” que acham que o Governo Regional é a associação de estudantes de um Liceu que o que importa é ter os populares,  que o resto vai atrás. O Rei da Quinta Vigia esquece-se é que já não são muitos os que vão atrás da sua popularidade num partido que nunca o aceitou, consensualmente, como líder. Liderar um Partido não é como tocar piano até  as 5 da manhã depois de uma noite de copos e menina. E quando não há humildade, o fim é torpe. 
Pode ser que, de hoje a um ano, estejamos a falar de um novo Rei, pelo menos para os lados da Rua dos Netos, dadas as movimentações que lá andam. Juntando a isto uma personagem principal como o Rei caçador da Quinta Vigia que só acerta com os cartuchos nos pés, temos argumento para  um drama  daqueles que o antigo Rei da Tabanca se comprometeu a escrever.


K-Xeio-de-Saúde

21 comentários:

Anónimo disse...

Uiiii. Na muxe e sem espinhas. Aposto no cenário de aqui a um ano. No presente ser convidado para desgoverno e afronta e ja ta tudo, de valor, a assobiar para o lado.

Anónimo disse...

Aqueles almoços todos oferecidos às custas da Escola Hoteleira às festas do Albuquerque finalmente vão ser pagos. Muito bem Tomásia, compensou.

Anónimo disse...

No hospital vão substituir máquinas por instrumentos. Já agora, já reparam que os responsáveis da saúde introduzidos no sistema nesta remodelacao aparentam tudo menos saúde? Daqui por uns tempos não sabemos se estamos a ver fotografias dos políticos da área se uma edição regional dos Gordos na sic

Anónimo disse...

E o Manuel António vai rindo quanto mais pode...!
Nem é preciso fazer nada. Basta ir aproveitando estes disparates todos.

Anónimo disse...

Fabuloso adorei a crónica....lol.... a parte que mais gostei foi a seguinte"A mim parece-me que o Rei da Quinta Vigia ainda estava de ressaca quando fez esta opção. " eheheheh, pena é que a nossa saúde esteja em risco, mas o carnaval está quase ai, vamo-nos rindo por enquanto....

Higino Pontes disse...

Não duvido do carácter e do profissionalismo do Dr. Pedro Ramos.
É uma pessoas idónea, com valores. Se escolheu a Dr. Tomásia é porque acredita que ela poderá desempenhar bem as suas funções.
Deixem-se de maledicências.
Parecem umas cobras venenosas.
Vão lá morder a língua...

Anónimo disse...

As aparências iludem, afinal essa psicóloga percebe de turismo, música e saúde. Não é, também, a que esteve a dirigir a nova Escola Profissional de São Martinho?

Anónimo disse...

Ressaca de quê ...? não seria copos concerteza...Dizem que ler não bebe...

Anónimo disse...

Esta Pérola do DNoticias:

Porque é que Tomásia Alves foi escolhida para presidir ao SESARAM?
Não havia alternativa (13.9%)
Era necessário deixar o lugar vago no Conservatório (8.5%)
A Saúde é uma boa escola (2.3%)
Tem competência na matéria (71.6%)
É um prémio de carreira (3.7%)

Parece querer dizer uma de duas coisa. 1 - Estes inquéritos estão complemente viciados por serem comprados 2 - A sério? "71% acharem que tem competência na matéria" - saúde... sem palavras

Anónimo disse...

Será que a malta do governo já avisou que o Rei vai nú? Ou será preciso uma criança dizer o mesmo?

Anónimo disse...

Inacreditável. Já todos os madeirenses informados passaram a fase do riso. Agora dá mesmo vontade de chorar. Porque raio, esse sr. Albuquerque não reúne de emergência todo o seu elenco governativo e faz um ponto da situação? Por acaso andam na rua a sentir o povo? É de ficar estarrecido com o que as pessoas comentam, com o descrédito total que a administração regional e as populações sentem. As escolhas para áreas fundamentais são feitas com base em apoios e favores. Convidam e desconvidam pessoas ao saber do que empranham pelos ouvidos. Meus senhores da mesma maneira que há anos não duvidei nunca que o Cafôfo ganharia com larga margem, agora, tenho a certeza que a candidata Rubina levará uma banhada nas autárquicas e não será tanto por ela mas para castigar o Albuquerque. Porque quem só olha para seu umbigo mais tarde acaba por tropeçar. E que queda se avizinha.

Anónimo disse...

Essa do inquérito do DN está fabulosa 😂😂😂 não há qualquer dúvida que a psicóloga e especialista em gestão em saúde 😂😂 no meu tempo isso tinha outro nome 😂 O vilhao vai engolir vamos a ver se os médicos e os enfermeiros engolem essa 😂 Renovadinhos no seu melhor

Anónimo disse...

Começo a ter pena da Rubina Leal. É sem dúvida a melhor candidata para a Câmara Municipal do Funchal, no entanto devido à incompetência do seu Presidente e da falta de estratégia do Rui Abreu, a actual Secretária Regional dos Assuntos Sociais vai levar uma "banhada" e assim o GRAM vai perder a sua melhor secretária e a grande bengala do Dr. Miguel Albuquerque. Ainda alguém duvida que o PSD vai perder o Funchal?

Anónimo disse...

Estes renovadinhos acham que estão a enganar os tristes das zonas altas da autarquia com papas e bolos mas o hospital e outra música e não se percebe bem a ligação da presidente com a vice Fabricia do bpi ( boa como o milho ) e do vogal pedro Gouveia ( s comentários )

Anónimo disse...

eu nao duvido nada que a senhora secretaria leve uma banhada das grandes e quem sai mal nao é ela mas sim as barbaridades que Albuquerque esta a fazer com seu elenco governativo, este é um governo de incompetentes, e so dar tacho e meter no bolso e riem-se dos que mandaram para rua, lembrem-se que daqui a um ano e meio alguem lhes vai rir e na cara, alguns ate passam e ja nao conhecem os que o apoiaram , arrogancia, onde tem o Albuquerque a porta aberta para receer quem quer falar comele, esta vedado pelo senhor Miguel seu guarda costas

Anónimo disse...

Parece que os renovadinhos foram buscar uns jardinistas de ma qualidade para fazer de conta que o partido tá unido. Este novo CÁ do hospital e de chorar a rir se não fosse tão sério melhor que isto só a marioneta Sidonia que o MF arranjou mas ele é que mandava e sabia mandar isto agora e só uma anedota de rir a bandeiras despregadas

Anónimo disse...

Espanta me e como o novo secretário se submeteu a está gente que muda de secretários de 6 em 6 meses??? O texto explica bem onde está a competência da nova presidente e estranho com a aluvião que vai na saúde escolham um elemento que de saúde só deve perceber quando está doente lollll ja sem falar nos ajudantes vogais mas parece qye a coisa tá tão ma que foram para aí a quinta ou sexta escolha que quem tem juízo não se mete com esta gente tá bonito tá kker dia não há ninguém para lá por

Anónimo disse...

Rubina não aceites ser candidata à CMF. Tu já nem precisas do Miguel. Sê tu própria. Não te queimes. Um amigo.

Anónimo disse...

A Rubina, perdendo a CMF, como ela própria prevê, vai ser a forma de sair deste desgovernado governo, sem ficar mal com o Albuquerque! Fixem o que eu digo!

Anónimo disse...

Sera tabem uma candidata ao lugar do Miguelito. agora isto podra ser o mesmo que a Berta do psd dos Açores e morrer na praia....

Anónimo disse...

Vai ser a maior barraca no hospital a presidenta gosta do quer mando e posso e como não percebe nada daquilo e vai ser um mero pau mandado do secretário de gestão vai ser zero a vice boa boa mas fraquinha de gestão e ainda por cima tem um galo incompetente e cagao nos financeiros o vogal não percebe nada de gestão nem de nada resta saber quem vai gerir de gestão aquela casa???? Tb mais está fantochada e para aguentar até as autárquicas