Powered By Blogger

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

O papão Tribunal


Susto de morte






Quando tudo parecia mais calmo na minha conturbada existência, esta quarta-feira, aí pelas 20 horas, entrei em casa e senti logo um mau pressentimento. As luzes estavam apagadas, com excepção de um pequeno pai Natal em miniatura, acocorado em cima de uma estante, que piscava alegremente umas luzinhas coloridas. Repentinamente, senti uma espécie de mini tornado junto das minhas calças, e a porta do apartamento fechou-se violentamente atrás das minhas costas, provocando um grande estrondo. Virei-me assustado, e deparei-me com o meu gato, posicionado junto da porta, numa posição bípede e com as patinhas superiores estiradas, como se fosse um felino crucificado. Os olhos amarelos do gato quase que saltavam das órbitas e todo o pêlo estava eriçado, como se tivesse saído de uma máquina de lavar. Espantado, perguntei ao gato:
- O que se passa Bonifácio? A gata do terceiro andar ainda te causa ânsias ou foi o novo namorado dela que te deu uma tareia?
- Não! – disse o gato baixinho e a olhar assustado para todos os lados.
- Sabes que já esqueci a Miss Campanário há muito tempo e pouco me importa que ela ande com aquele vira-latas do Glésias… (A Miss Campanário é uma gata fofa e vaidosa, antiga namorada do meu gato, que agora anda metida com um gato matreiro, cuja patroa é a D. Rosa, uma viúva socialista que vive no rés-do-chão)
- O problema, meu estupor, é que estamos novamente tramados! – respondeu o gato a tremer. - Então não sabes que o Presidente Paulo Cafôfo vai-te meter um processo em Tribunal. Vi nas notícias!..
Mal falou nesse temível nome e nos tribunais do Santo Ofício, senti quase um desfalecimento. Olhei para o gato aterrorizado e para o pequeno Pai Natal iluminado, e toda a sala começou a girar à volta, como se eu estivesse metido num carrocel do antigo Parque de Diversões do Almirante Reis. Instintivamente, agarrei rapidamente o Bonifácio, e fomo-nos refugiar debaixo da mesa da cozinha.
Cheios de medo, agarrámo-nos um ao outro, e senti as patinhas fofinhas e quentes do meu gatinho em volta do meu pescoço, como a me querer proteger de todos os males deste Mundo. E ficámos assim agarradinhos, a tremer por todos os lados, até que por volta das 4 horas da madrugada sentimos que algo arranhava a porta. Borrados de medo, eu e o meu gato encostámo-nos aterrorizados a um dos “canelos” da mesa, e baixinho o Bonifácio murmurou:  
- Não te mexas, desgraçado! Deve ser o Cafôfo que já traz o processo judicial contra ti, nestas coisas ele não brinca! Cá para mim ainda consegue ser pior que o Alberto João! Quando estavas na Câmara queriam meter-te num barril de cimento, como fazia a máfia siciliana, e escapaste nem sei como, e ouvi dizer que já ameaçaram o director do Jornal da Madeira de demissão, e na 5º Comissão, sobre “Catástrofes Naturais e Incêndios”, o Cafôfo queria pedir a Omertà (código de silêncio da Camorra), a todos os deputados. Já te avisei para não te meteres com essa gente, e andas sempre para aí a abrir o bico, seu mariola... e depois andamos nisto…
Repentinamente a conversa foi interrompida por um novo arranhar violento, seguido de uns longos bramidos, que pareciam provir de uma criança em desespero misturados com uns arrufos felinos. O sangue gelou-se-me nas veias e agarrei-me desesperado ao Bonifácio. E mais zangado que assustado, o gato sussurrou entre dentes:
- Não te assustes, é o maldito do Glésias a montar a Miss Campanário. Eles fazem isto para me arreliarem e para me meterem medo… Cabrões do raio!
Quando a manhã chegou, a luz do sol iluminou a cozinha e o velho fogão, e se alguém espreitasse para debaixo da mesa, veria uma enternecedora cena de um belo gato dormindo com o seu dono, e nunca se aperceberia que sobre aquelas pobres criaturas de Deus, paira uma terrível ameaça, muito pior que as cruéis hordas do Huno Átila e seus ferozes guerreiros pelados.

GIL CANHA

40 comentários:

pravdaolheu disse...

boa amigo Gil.Muito bem escrito

Anónimo disse...

Primeira leitura do dia que nos agrada e faz sorrir. Parabéns Gil Canha, muito bem escrito!

Anónimo disse...

Fez muito bem denunciar de Gil , aquela câmara parece uma ditadura em que a miss campanário e o gato glesias fazem tudo o que querem com o amen do Miguel Gouveia
Deve investigar também os valores pagos ao diário e as empresas que alugam equipamentos para as festas
E também os concursos para dirigentes onde eles metem quem querem e não que merece. No financeiro meteram na contratação pública uma chefe que foi imposicao do gato glesias, no patrimonio e controlo uma cunha do Miguel Gouveia, na contabilidade e finanças a protegida da miss campanário que não aparece na câmara a séculos nem da cavaco a ninguém e como diretora uma cunha do Miguel Gouveia . Nos recursos humanos deram instruções aos júris para excluir pessoas com anos de experiência, dando mais pontuação a duas pessoas que nunca foram dirigentes, quando um dos critérios de seleção era a experiência profissional. Uma verdadeira anarquia

Anónimo disse...

ATENÇÃO amigo Gil , o Iglesias não presta , é publico e notorio , mas quem anda pela calada e faz o que quer é o Miguel Gouveia , com aquele ar de menino do coro é pior que todos os outros .
Basta ver a questão das ribeiras , que ele autorizou as obras e na semana seguinte no DN dizia estar contra.

Anónimo disse...

Tomei o café da manhã e depois li esta pérola, e não consigo parar de rir, e já ando nisto há mais de duas horas.

Anónimo disse...

Gil o gato é lindo tens de lhe dar ajuda psicológica por causa do processo do Cafofo.

Anónimo disse...

Caiu a máscara à escriba que até há pouco mandava notícias da ''capital do reino'' para os leitores da folha inglesa aqui na Madeira. Houve uns quantos pobres de espírito, que andaram a fazer a corte à ''menina'' nos corredores de São Bento e que nunca se aperceberam (será?) que a missão da dita era dizer mal da Madeira nos tempos de Jardim.

Com a mãozinha do ''pereirinha'' sempre ao ''comando do teclado'', mas com a rapariga a assinar os textos, muitas invenções e mentiras foram publicadas, para gáudio do comandante câmara e das suas marionetes.

Eram tempos em que a palavra de ordem era dividir para reinar, indo ao encontro da vontade e orientação do inglês.

Independência?

Mas acham que alguém que passou a assessorar o grupo parlamentar socialista, alguma vez foi independente?

Anónimo disse...

O sr. Gil Canha devia de parar de gozar de coisas sérias. Não votarei em si porque o sr. brinca com as instituições e com o trabalho de pessoas honestas.

Anónimo disse...

Ferozes guerreiros pelados?! São pelados mas guerreiros é que não são querem é o venha a nós, como o Sérgio da frente mar.

Donato Macedo disse...

Bravo Gil!
Se precisares duns anti-diarreicos, para suprir essa ansiedade descomunal experimenta uma soda com farinha. Se esse Bonifácio já não fosse um gato-preto tinha outras receitas oriundas da Jamaica...

Anónimo disse...

Fantástico!
Luis

Anónimo disse...

Ontem cerca da meia-noite, ao ler o imperdível Fénix como faço habitualmente, ao ver a fotografia do sr. deputado Gil Canha agarrado ao seu gato bonifácio foi para a cama rebolar de tanto rir! E cada vez que olho para a foto, ou me lembro do bonifácio solto uma gargalhada à desgarrada! De facto uma imagem vale mais do que mil palavras! O peste do bonifácio está tão arregalado que mostra bem a gravidade do processo que o sr. cafôfo colocou ao seu estimado dono! O sr. deputado Gil Canha só consegue se livrar deste Kafequiano processo se conseguir convencer o bonifácio a ser sua testemunha, porque caso contrário vai passar as "passas do Algarve", e vai ser um autêntico calvário andar na barra do tribunal sem testemunhas de peso que lhe safem o pêlo(do Gil e não do bonifácio)!

Anónimo disse...

Parece um Santo,
-Não fez nada na Câmara,
-Enterrou um partido,
Só manda bocas

Anónimo disse...

Só o Cafofo que saiu do armário da província não sabia que se meter com o Canha é igual que se agarrar a uma tabaibeira. Inexperiência politica dá nisto!Mas é levando nas orelhas que se aprende.

Anónimo disse...

Se precisar de advogado conheço mais de vinte que fazem o trabalho de borla é só dizer.

Anónimo disse...

Não lembra ao diabo a foto do gil com o gato, brincando se dizem as verdades.

Anónimo disse...

Não sei se já repararam o Domingos não aparece em lado nenhum nem quase fala com o Cafofo porque ele disse que ele estava fora da Madeira na altura dos incêndios porque o pai estava doente. E o Domingos não perdoa isso, também se fosse comigo fazia o mesmo.

Anónimo disse...

Um deputado é um representante do povo e fica mal tirar fotos com gatos.Já se perdeu o respeito e o decoro que devem ter as pessoas em funções de responsabilidade. PALHAÇADAS

Anónimo disse...

É patética a forma como aborda o buraco em que se meteu.O tempo encarrega-se de colocar cada palhaço no seu circo.

Anónimo disse...

Este Sr é só fogacho. Esteve na vereação da Câmara e demitiu-se porque não dava conta do recado.
A sua habilidade é dizer Mal.
Nem o partido dele soube aguentar
Agora vai tentar outra vez que o povo lhe pague outra vez uma vereação...
Só Visto...

Anónimo disse...

assisto de camarote abriga destes dois , por mim que se agatanhem

Anónimo disse...

Eu não nutro simpatia pelo Cafofo mas verdade seja dita: acham mesmo que se tivessem sido desviadas verbas ele iria colocar o assunto em Tribunal??? Parece-me que ficaria calado que nem um rato!!!

Anónimo disse...

É lindo ver a tralha cafofina a lamber as feridas nos comentários do Fénix! Ainda enobrece mais o texto do sr. deputado Gil Canha! Isto está mesmo muito lindo!

Anónimo disse...

Quem é este senhor para falar em desvios quando viu o partido ser extinto por falta de apresentação de contas?

Anónimo disse...

Quero ver os comentários dos seus apoiantes traduzidos em votos na sua candidatura à CMF. Também estou em pulgas para ver o resultado desse processo. Será que nesse dia você irá ironizar com as barbaridades que dispara pela boca fora? A ver vamos!Costumam dizer que as inseguranças falam alto. Já a confiança é silenciosa. E pelo que vejo, o seu artigo revela uma insegurança mascarada.

Anónimo disse...

Ó Glesias, tem lá calma.

Anónimo disse...

Riam o que quiserem, mas com as tontices das nomeações deste Governo, o Cafofo já ganhou com uma perna atrás das costas.
Lamento que a Dr.ª Rubina Leal fique em check, se calhar até convém ao Miguel Albuquerque, porque assim elimina alguém que lhe faria com certeza sombra numa futura liderança ao PSD-M. Mas nas regionais o Cafofo posiciona-se para vencer e ser o futuro presidente do governo da Madeira. Nem que seja em estilo de geringonça!

Anónimo disse...

O PND e o Coelho começaram assim.
O PPD/PSD-M Partido da Autonomia, foi perdendo espaço, o Coelho levou uma votação notável na candidatura à PR com o Cavaco não vejo a razão por que o Gil Canha não pode entalar o Cafofo.
Cafofo e Albuquerque são duas máquinas de propaganda oca mesmo com o DN a dar cobertura a ambos

Fernando Vouga disse...

Simplesmente um encanto!

Anónimo disse...

Desvios houve no governo, a começar pelo fogo de artificio, investiguem lá isso malta...

Anónimo disse...

Podem escrever o que quiserem porque este porradão no Cafofo ficará na história. O sr. Canha a brincar rebenta com os cafofianos como um partidor de nozes.

Anónimo disse...

Não ligo a politica nem ao que eles dizem, por mim não iam a lado nenhum mas tenho a reconhecer que este escrito está genial pela imaginação e pelo refinado humor.

Anónimo disse...

Como ri a ler isto o meu filho de 11 anos não me larga por causa do gato.E já li a história a ele várias vezes. alguém pode indicar quem é na vida real o gato Glesias e a Miss Campanario, é a antiga miss Madeira?

Anónimo disse...

Só visto... um comentário de um leitor do Fénix a dizer que o sr. Gil Canha se demitiu? Oh criatura de Deus, a maioria das pessoas que lêem o Fénix são pessoas com memória, e lembram-se bem que o sr. Cafôfo retirou os pelouros ao sr. vereador Gil Canha, porque ele estava a combater a "máfia no bom sentido", a começar pelos sousas e a todos os alapados ao orçamento municipal! Ou já se esqueceu da manifestação orquestrada pelos sousas com os trabalhadores da Quinta do Lorde, e assalariados dos sousas contra Gil Canha nas traseiras da CMF? E depois há uma contradição no seu comentário: "demitiu-se por não dar conta do recado, e vai se candidatar outra vez se não dá conta do recado"? É preciso um pouco mais de atenção para não se cair no ridículo da contradição num comentário tão pequeno!

Anónimo disse...

Por favor publiquem uma foto da miss Campanário para a gente conhecer a pestinha.

Anónimo disse...

Excelente, das melhores histórias que algum dia li!
Muito atual. Continua Gil que tens o apoio de muita gente!

Anónimo disse...

Já mandei esta peça para os Estados Unidos, um tio meu ficou louco com a história do gato e gosta de ver o Gil Canha a dar porrada na máfia. Ele só quer saber quem é a Miss Campanário que não descobriu quem é.

Anónimo disse...

Luta de galos pelo poleiro, o Dep. Gil Canha deveria preocupar-se com o que se passa dentro do Parlamento, por exemplo a revolta contida dos trabalhadores oprimidos por uns individuos paraquedistas que vieram do Governo, vieram para desestabilizar, amedrontar e coagir quem lhes faz frente. Liberdade para o Parlamento e contra as mordaças impostas!

Anónimo disse...

Miss Campanário é o Mister Cafofo.

Anónimo disse...

Será que o Gil Canha me vendia o gato? é que o gato representa bem o povo madeirense.