Powered By Blogger

sexta-feira, 13 de outubro de 2017



Autárquicas 2017


Carlos Pereira sem apoios a Norte e a Sul




Miguel Costa

As autárquicas levantaram uma tempestade de areia em todos os quadrantes políticos.
Albuquerque fez alterações de fundo no elenco governativo, retirando três secretários, Rui Gonçalves, Eduardo Jesus e Sérgio Marques, e fazendo entrar Pedro Calado o super-secretário e futuro vice-presidente do GR, e os secretários regionais Amílcar Gonçalves (Obras) e Paula Cabaço (Turismo e Cultura).

O vendaval foi tal que Carlos Pereira, que deveria estar a arrumar a casa, optou por duas estratégias:
1.    Negação – anda com facas espetadas nas costas e finge serem piercings (sempre dá um ar moderno à coisa).
2.    Fuga para a frente – anunciando que pondera apresentar uma moção de censura ao Governo porque entende que há um “caos governativo”
Poucas horas depois de Carlos Pereira ‘escrever’ que ponderava apresentar uma moção de censura, o tal do “caos governativo” caiu directamente no colo do presidente dos socialistas madeirenses.
Emanuel Câmara, presidente do Município do Porto Moniz anunciou que é candidato à liderança do PS-Madeira.
Com o vento a soprar bem forte do Norte, as peças do tabuleiro de xadrez já se movimentam e as reacções são quase imediadas. No facebook, Vítor Freitas, ex-presidente do PS-M, e Miguel Iglésias, o estratega da Confiança, já disseram que apoiam Emanuel Câmara.
É agora de Carlos Pereira vai arrumar a casa? Depois de ter andado a dizer que o PS tinha tido o melhor resultado de sempre na Madeira em eleições? Depois de ter dado um saltinho ao Porto Moniz para um abraço a Emanuel Câmara, outro pulinho até a Ponta do Sol para cumprimentar Célia Pessegueiro, mais uma presença em Machico com Ricardo Franco e um pé de dança pela vitória de Paulo Cafôfo.
Carlos Pereira foi concentrar-se nas festas, nos abraços, nas vitórias que não foram suas, foi concentrar-se no governo de Albuquerque. Enquanto isso o estratega da queda de presidente do PS-Madeira, Miguel Iglésias mexeu as suas peças do xadrez político e com Emanuel Câmara, como testa de ferro, e com o apoio de Vitor Freiras e Célia Pessegueiro, o xeque-mate parece estar próximo.
Não sei qual a estratégia que o presidente do PS-M vai arranjar para safar-se desta, porque tem sido um náufrago sobrevivente.
Possivelmente está à espera que o governo regional caia pois só assim conseguirá salvar a pele. Mas sinceramente acho que este governo não cai. Porque aquilo que Albuquerque fez foi muscular o executivo regional. Afastou quem quis afastar e foi buscar quem lhe dava garantias de poder fortalecer o governo criando o ‘super-secretário’ Pedro Calado (vamos ver se dá conta do recado – Finanças e Economia).
Quanto a Carlos Pereira, vai ser difícil manter-se como líder do PS, o que deixa os restantes partidos ‘abalados’, porque a sua impopularidade sempre rendia votos aos outros. Ficou sem apoios a Norte e a Sul.
Enfim… no fundo há que reconhecer-lhe o mérito de ser aquele bom técnico, que nunca conseguiu granjear popularidade junto dos eleitores.
Espero ansiosamente pelos próximos capítulos da temporada ‘Autárquicas 2017’.

20 comentários:

Anónimo disse...

E sem apoios no retângulo

Anónimo disse...

E ainda falam do PSD. A estes vermelhinhos disfarçados, quando lhes cheira a sangue e gordura, comem-se uns aos outros, sede de poder. A Madeira está desgraçada com estes sedentos de poder e dinheiro, falam dos lobies, estes já se venderam muito antes de lá chegarem.

Anónimo disse...

Crónica totalmente parcial para o actual executivo, só faltou a célebre #aculpaédocafofo

Então acha que Albuquerque "musculou o executivo regional" e "fortaleceu o governo"? Eu acho que foi mais uma cedência a grupos económicos, e aliás não estou sozinho neste pensamento. A tutela das finanças e economia concentradas na mesma pessoal é antagónico.

Anónimo disse...

Ao comentador das 15:31
No retângulo já perceberam que Carlos Pereira até pode ir longe mas o partido com ele não vai a lado nenhum.

Anónimo disse...

E será que o ex-lider com acentuada pronúncia nortenha vai aguentar a sua desmesurada ambição até 2019, sem tentar o lugar de Câmara, caso ele agora derrube Pereira?

Anónimo disse...

Ora se o Iglésias não apoia o Emanuel Câmara!!! Ele até já sonha com ação de despejo à Sissi para por lá o gatinho do Cafôfo!
Tudo...Pelas Pessoas (que votaram num presidente de câmara a prazo)!

Anónimo disse...

Sr. Calisto, penso que entre os partidos da oposição haverá os que ficaram preocupados que a eventual/muito provável saída de Carlos Pereira lhes prejudique em futuros actos eleitorais mas haverá outros que começam a se imaginar a chegar ao poder numa coligação liderada por Paulo Cafôfo.

Anónimo disse...

O que preocupa muita gente não é o Paulo Cafofo ser Presidente do Governo, o que realmente preocupa é o Iglesias que foi mandado do Continente para cá à meia dúzia de anos para mandar nisto tudo, é que quem realmente manda é o Miguel Iglesias e acreditem que o rapaz não presta para nada. Deus nos livre dessa figurinha vinda lá do rectângulo.

Anónimo disse...

..COMEÇOU A DESGRAÇA PARA O PSD, vamos , meus Srs, falta dois anos, boa sorte , Emanuel e companhia, corram com eles da quinta vigia e da assembleia, também o ex deputado do cds, que sempre foi uma nodoa

Anónimo disse...

..EMANUEL, tu realmente és de FIBRA, vais correr com um cartão VERMELHO, MUITA BOA GENTE , DO psd, ELES Q REALMENTE ESTÃO A FICAR pequeninos, E , O PS GRANDE, FAZ O TRABALHO CERTO QUE , EM 2019, SERÁ COROADO , ...COM O PODER

Anónimo disse...

Força Emanuel Câmara, aguenta até vir o cafofinho, depois vamos ser nós a mamar...a Frente Mar não chega, precisamos de mais viteleiros!

Anónimo disse...

Este PS está mesmo arrumado, quando tinham hipótese de se afirmar andam em acordos na Ponta do Sol, para tapar o rabo aos cessantes do PSD.

Anónimo disse...

E acrescento... beber muitas terras do avô e alimentar a caldeirada, os brunos e os sergios

Anónimo disse...

Uma vergonha o que está a passar na Ponta do Sol

Anónimo disse...

Os 5 cabeças eleitos na Ponta do Sol estão estão combinados para proteger os cessantes.

Anónimo disse...

Para quem não andou a dormir nos últimos tempos sabia que isto ia acontecer. Era só ler o Fénix.

Anónimo disse...

O carrasco (Vítor Freitas) da verdadeira democracia na Madeira vai voltar a fazer das suas.
Em 2014, quando junto com o Cafofo e Iglesias, afastaram alguns dos combatentes da democracia e compraram outros (bloco de esquerda), deu cabo de qualquer credibilidade à oposição.
Esse senhor, comprado pelos poderosos desta terra, junto com aqueles que pensam "agora é a minha vez de mamar" vão dar cabo do que resta desta terra.
O PSD de Albuquerque está a cavar a sua própria cova e o resto da oposição (JPP, BE, CDS) já lhes cheirou a tacho por isso estão cagando para o POVO.
Os verdadeiros combatentes do jardinismo, foram todos dizimados pelas costas e cansaram-se lutar para este "povo superior" que vai dar o poder de mão beijada a estes imbecis.
Carlos já foste... já te fizeram a folha!

Anónimo disse...

Força Célia! Não faças contratos com esses gajos do PSD!!
Eles querem te enganar!!
Cuidado com esse Lino e Virgílio!!

Anónimo disse...

Falando em entradas e saídas, esta remodelação só vem reforçar a frase de Gil Canha: "A Quinta Vigia é uma casa de abrigo dos grupos económicos..."
Na verdade, como é possível que Paula Cabaço passe de incompetente a competente num espaço de um ano, saindo do IVBAM (porque dormia na forma...) e entra no Turismo?...
(Ah, diz-se - por aí, na bilhardice... - que, por acaso, o marido da senhora até trabalha no AFA, mas acho que isso é uma pura coincidência...)
Não acredito, nada...

Anónimo disse...

Célia afaste-se dos PPD's!! Você não quer começar a chamuscar-se à entrada! O povo está atento! Não estrague o que conquistou