Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de outubro de 2017



O fim das propinas




Paulo Cafofo prometeu na campanha das autárquicas, e reforçou no seu discurso de tomada de posse da CMF, que iria pagar as propinas de todos os universitários ( 1º Ciclo) residentes no Funchal ou com residência no Funchal, isto independentemente do nível económico de cada um, e independentemente se for uma universidade particular ou pública, basta ser residente do Funchal e já está! Ora isto é a sorte grande para milhares de jovens e pais que vão ficar mais aliviados com esta promessa, alias facto este que levou muita juventude em massa a votar Cafofo, bem como as suas famílias.

É uma promessa de Cafofo que não parece ser para as autárquicas, não tem nada a ver com a gestão da cidade, mas parece sim uma promessa para a Presidência do Governo Regional. Ou seja, se Cafofo ganhar em 2019, os Madeirenses à partida deixarão em absoluto de pagar propinas nas universidades, pois se Cafofo agora isentou todos os estudantes com residência no Funchal, quando for para ao governo pode fazer o mesmo e ainda muitos mais para toda a ilha. O mais espectacular desta medida, e depois de ligar para a CMF a me informar, é que posso inclusive retirar o meu filho do ensino público onde se encontra, no longínquo "Instituto Politécnico de Tomar" e coloca-lo, ou inscreve-lo, na "Universidade Católica", pois é certo que Cafofo vai pagar. É maravilhoso finalmente poder ter a oportunidade e a hipótese de ter um filho a estudar numa universidade tão cara e prestigiada. Também vamos aproveitar a onda, e no meio do seio familiar, para a mulher finalmente tirar um curso, agora já podemos pagar, graças a Cafofo, através da Universidade Aberta.


António Pereira

16 comentários:

Anónimo disse...

Mas vale pagar as propinas dos nossos do que o dinheiro ir par aos bolsos de alguns!!!

Anónimo disse...

E se incluir os alunos que estudam na Universidade da Madeira, independentemente da sua origem, além de possibilitar mais alunos de acederem ao ensino superior ainda rejuvenesce o Funchal com a vinda de continentais.

Anónimo disse...

Ainda estou à espera que pague a minha , são 600/mês Sr cafofo porque estou numa particular ...

Anónimo disse...

E o dinheiro vai ser dado como os livros, sem regulamento e indiscriminadamente?

Anónimo disse...

Fia-te na virgem e não corras, ou como quem diz, ou não pagues!

Anónimo disse...

Se o Sr. das 19.30 paga 600€ para uma particular é que pode. Não reclame ou fosse para a pública.

Anónimo disse...

EU POBRE ME CONFESSO! Onde posso me dirigir para receber esse dinheiro que bem falta faz ao meu filho?Eu explico, se o Senhor Presidente da Câmara me devolver essa despesa, posso pagar uma vida melhor ao meu filho em Lisboa. Comprar-lhe os livros que tanta anseia, um casaco mais quente e digno, um cantinho melhor para ficar. Se é mentira não é política, é crueldade! A minha mulher até já disse que vai lá pedir ao Se hor Presidente. A gente mora no Funchal. Obrigado, obrigado. A nossa outra filhinha até já chorou pelo irmão. Se for verdade é uma salvação.

SIA disse...

Quando posso apresentar a factura? Como já paguei posso reclamar o retorno? Só ouço conversa e ainda vai tirar do bolso uma forma de não cumprir. Já prometi a minha filha que esse dinheiro será para ela por ter votado cafofo.
Interessante é que ela já esta a perder a esperança, porque será ?

Anónimo disse...

Sabem, fui saber dessa história das propinas, e tipos dizem que me dão 20 euros... 20 EUROS! Para ajudar as propinas... fomos enganados, políticos mentirosos!

Anónimo disse...

20,00 Euros optimo, os meus dois filhos tiveram Nickles....

Anónimo disse...

Na Calheta há mais de 10 anos que é assim. É para todos, porque nenhum universitário tem rendimentos e o dinheiro é para eles e não para os pais deles.

Anónimo disse...

Sé for como as obras que prometeu fazer e já enviou uma carta ao Governo Regional para lhe financiar em quase 12 M€, daqui a dias escreve ao governo para lhe enviar o dinheiro para pagar as propinas.
Gostaria de saber é o que fez aos 10 M€ de empréstimos que contratou este ano, aos 3M€ que recebeu do Turismo de POrtugal, e o que faz com o dinheiro da sua licenças e impostos que entra na Câmara.
Aguardamos a prestação de contas, e as respostas estão lá todas. O resto é Show Off.
Quem sabe a Rubina Leal consiga descobrir muitas coisas, é só ver os compromissos dados por semana a empresas continentais.

Anónimo disse...

600 euros na privada é que não tem notas, desde que tenha dinheiro até consegue tirar um curso com média 10v. É como medicina que nas universidades públicas tem de ser 19 e 20, na privada ainda não existe só a partir do próximo ano, vamos ver as médias. Desde que se tenha dinheiro conseguimos tudo. Bom proveito a quem o tem e estudo para quem não tem.

Anónimo disse...

600 euros e ainda deve receber bolsa, porque desde que seja funcionário público a ganhar um pouco mais de 900€, já não tem direito a bolsa, uma vergonha e ando eu e muitos como eu com 2 filhos a estudar com casa para pagar e não temos direito a bolsa, o pessoal das profissões liberais conseguem fugir aos impostos, brutos carros duas casas, etc, etc, não me importa o que tem ou deixam de ter, nem me causa inveja nenhuma, agora sou eu é muitos como eu que sem possibilidades fazemos um esforço para pagar um curso fora. Outros compram carros com o dinheiro das propinas e ainda se ganham. Fazem jogadas, divorciam-se, moradas físicos diferentes e la conseguem 3 ou mais bolsas, e ninguém investiga, como é possível ter património de 400 mil euros carros de topo, apresenta rendimento per capita de 20€ e ninguém diz nada. Basta ver a quem tem direito às bolsas.

SIA disse...

"O povo é que aumenta o milho"
É um ditado antigo. Os nosso avos iam falando que ia aumentar o milho e seria um aumento grande uns 5 tostões ao kg
Depois vinha o aumento de 3 tostões e ficavam todos contentes porque ficou pela metade do que falavam,
A verdade é que as autoridades não iam aumentar o milho mas como falavam em aumentar já agora vai um aumento por baixo que é sempre receita,
E ainda. Fica o governo bem na foto
Vem isto a propósito das propinas pagas prometidas e que levou a que muitos optassem em Cafofo á onda disso
Se cafofo deixar cair essa promessa sempre que me referir ao senhor presidente da Camara do Funchal será precedido da palavra mentiroso
Mas como inteligente que é Cafofo sabe que vai ter de cumprir porque são muitos estudantes e famílias que não esquecerão

Anónimo disse...

povo engando , por 20 euros foram comprados bem feito