Powered By Blogger

segunda-feira, 16 de outubro de 2017



Albuquerque não é a solução, é o problema


Ao ler as declarações de Miguel Albuquerque sobre a remodelação do governo fiquei perplexo.
Pensava que já tinha visto o pior, mas descubro que, afinal, a sua inabilidade política ultrapassa tudo aquilo que já tinha observado nas remodelações anteriores.

Ingenuamente, Miguel Albuquerque confessa-se um adepto das remodelações contínuas porque “nós vamos sempre melhorando e mudando para melhor”¹. Só assim se compreende que, em apenas 2 anos, já só restem 3 dos 8 secretários do governo, sem contar com as mudanças em catadupa de diretores regionais, de presidentes de institutos e de empresas públicas. O SESARAM é um exemplo paradigmático da política de “mudar para melhor”.
Dando mais um tiro no pé, Miguel Albuquerque revela, ainda, “penso que neste momento estamos num novo ciclo. O ciclo de expansão, de crescimento, que exige, obviamente, um bom governo”. Com uma clamorosa inabilidade política, Miguel Albuquerque confessa que não tinha um bom governo para o novo ciclo. Acontece que já tinha remodelado o governo três vezes e, afinal, continuava a não ter um “bom governo”. No entanto, paradoxalmente, fez questão de “agradecer aos secretários cessantes pelo belíssimo trabalho que fizeram” ¹. Outro exemplo gritante de inabilidade política é a nomeação de Paula Cabaço. Quem não se lembra de ouvir Miguel Albuquerque criticar duramente Paula Cabaço acusando-a de estar a “dormir na forma e que nós vamos mudar” ², acabando por substitui-la em dezembro de 2016, para nomeá-la Secretária do Turismo e Cultura nove meses depois.
Contudo, nesta remodelação, a inabilidade política atinge o seu máximo esplendor com a nomeação de Pedro Calado para Vice-Presidente com as pastas das Finanças, Economia e Transportes e a delegação da sua competência de “coordenação política” do governo. Esta delegação de competências é um reconhecimento cabal da incapacidade política de Miguel Albuquerque, o qual, num ato de desespero, chama Pedro Calado e nomeia-o, de facto, Presidente do Governo Regional, sem que este seja submetido ao escrutínio eleitoral dos madeirenses.
Mas, o que mais me surpreende é o facto de Miguel Albuquerque não ter consciência de que assinou a sua sentença de morte política. Porquê? Porque a legitimidade de um líder é dada por aqueles que lidera. Por outras palavras, a legitimidade do líder pode mudar a cada momento, pois é dada pelos secretários. Neste contexto, aquilo que um bom líder faz “é conservar o seu espaço de poder e massacrar todo o liderado talentoso que possa tomar o seu lugar” ³. Basta entrar numa empresa para percebermos que o que pensa um líder de departamento é ocupar o lugar do Vice-Presidente e que “o que pensa o Vice-Presidente é ocupar o lugar do Presidente” ³. Na política não é diferente, como se comprova pelo “vale-tudo” a que assistimos nas guerras de poder nos dois maiores partidos regionais, pelo que Miguel Albuquerque entregou, conscientemente, todo o seu espaço de poder ao Vice- Presidente Pedro Calado, o qual nem precisará de se esforçar muito para ocupar o lugar do Presidente.
Assim, tudo isto só é compreensível se, num rasgo de lucidez, Miguel Albuquerque tiver concluído que já não é a solução, mas sim o problema. Neste caso, o novo ciclo será liderado, na prática, por Pedro Calado como Presidente em exercício com Miguel Albuquerque no papel de “Comunicador”.

A. Lima

PS: No primeiro ano, os novos secretários nomeados vão elaborar as orgânicas, conhecer os
dossiers e, entretanto, começa a campanha para as Regionais de 2019.
¹ Remodelação resulta da necessidade de melhoramos a eficácia do Governo
² Albuquerque praticamente demitiu a presidente do IVBAM
³ Liderança

35 comentários:

Anónimo disse...

Descalabro total!

Anónimo disse...

E alguém ainda duvida que o Olim é uma encomenda do Jardim????
Afinal o vice-presidente do governo será o Alberto João Jardim...Pedro Calado: chefe mas pouco!
Caladinho, cuidado com as fotocopiadoras!

Anónimo disse...

"Neste caso, o novo ciclo será liderado, na prática, por Pedro Calado como Presidente em exercício com Miguel Albuquerque no papel de “Comunicador”."

Percebo a sua leitura, que aliás deve ser o pensamento da Quinta Vigia, mas politicamente falando 2019 está aí ao lado e aparecem novos intervenientes fresquinhos de mais uma vitória no escrutínio popular

Anónimo disse...

Meu caro A. Lima esqueceu-se daquela que, para mim, é a demonstração suprema de inabilidade politica: demitir de forma inconsequente o independentérrimo secretário do turismo economia e cultura, descurando a eventual hipótese - como se afigura- do poder decisório da já de si parca maioria parlamentar ficar nas mãos de um betinho ressabiado (bem demitido, diga-se) que na certa fará birra nos momentos cruciais. Uma tragédia.... entretanto os Açores são largamente beneficiados em sede de orçamento nacional. Os nossos deputados na Assembleia da República trabalham que se fartam.....

Anónimo disse...

Caríssimos senhores, ainda não perceberam que já ninguém quer ser conotado com o PSD, o Psd está à beira do abismo se não mudar de atitudes vai tombar e com o psd já ninguém se quer conotar, apesar de ter sempre uns rabinhos a abanar mesmo depois de levar com o ferro de engomar.

Anónimo disse...

Agora os escribas do sistema vão tratar de denegrir ao máximo o Eduardo Jesus, independentemente de ter feito bem ou menos bem o seu trabalho, para desviar as atenções da sua sucessora no Turismo.
Vão ver as ligações familiares e vão ver o porquê da atribuição da área do Turismo à senhora.
A máfia no bom sentido não dorme na forma...

Anónimo disse...

Quando e que se deixam dessa tontice estupida de comparar o que os acores recebem? E que sempre receberam? Vc quer comparar a realidade insular dos Açores c a nossa?? Sempre a mesma tristeza de argumentos básicos por isso o cafofo vai vos dar uma malha em 2019 mesmo c a bengala do cds

Anónimo disse...

Também só aparecem para pedinchar dinheiro à República... De que estava à espera?

Anónimo disse...

Cuidado com o Olim, além de incompetente é mau carácter.

Anónimo disse...

Antes Pedro Calado do que a inutilidade de Albuquerque! A ver vamos se quando líder do PSD castigará os traidores e inutéis secretários e chefias intermédias. Há que nomear pela competência e não por questões de amizades e afins familiares. Não esquecer a cumplicidade nas negociatas e nas trapaceiros financeiras.

Anónimo disse...

..BOA SORTE, Sr Eduardo, agora, tens oportunidade de fazer o que te fez o , Homem que fala Francês e toca piano, "REBENTA" com eles,...manda-os para Canto

Anónimo disse...

Ó Lima, mas o que é que o Albuquerque teve a ver com a remodelação e as nomeações ?
Pensa. Dez dias depois e nem uma palavra no Renovadinhos sobre o assunto.
2 + 2 = ....

Anónimo disse...

E a Senhora dos Portos vai continuar?
Aquilo é uma vergonha o que está a fazer na Praça do Povo, Marina e Cais da Cidade e então de bradar aos Céus e pedir ao MP que faça justiça por aquilo que pretende fazer:
CIRCO, CARROÇEIS, CARRINHOS E TASKAS, vai espatifar e destruir tudo o que resta daquela relva e jardins.
Cunha e Silva assim como Alberto João devem dar voltas na cama em saber de uma estapafúrdia daquelas.

Anónimo disse...

Como, mas como foi possível a Paula Cabaço aceitar o cargo???. Se para ter trampolim político é necessário um vexame público o caso dela é exemplo.

Anónimo disse...

o psd esta em decrescimo por causa do lider

Anónimo disse...

Aceita o cargo porque não tem carácter nem brio profissional, mais um tacho para ganhar mesmo sendo a 3ª opção, ou última opção o importante é parecer e não ser.

Anónimo disse...

Uma remodelação governamental sem programa de intervenção serve para quê?
A Saúde está bem ? Recomenda-se ? certamente que não . Está disfarçada de protecção civil , agoniza na prestação de cuidados , na administração e no financiamento! Tem imagem , não tem medidas de fundo. Hospital novo? dossier adiado.
A segurança social vai ficar melhor ? Se resolver os dilemas da rede de cuidados continuados e as respostas em gerontologia talvez alivie alguma angústia e sofrimento social , não esquecer outras bolsas de sofrimento social .
Os transportes e os processos de mobilidade ?
Pequenas e Médias empresas e comércio tradicional? Ciclos de actividade económica de e para as famílias?
Hotelaria de pacote, reactiva à procura resultante da indisponibilidade e insegurança de outros destinos , condicionada pelo acesso aéreo e pela falência das low coast, sem plano de sustentabilidade a médio e a longo prazo..
Finanças!, que não se passe de um extremo a outro... que se saiba balancear entre o controlo sem inteligência ao descontrolo despesista...
Em suma, profissionalize-se as áreas chave , mais um chavão desgastado mas insista-se em : injecte-se competência nas organizações, preserve-se saberes , monitorize-se desempenhos institucionais , façam-se escolhas arrojadas, e muito trabalho muito trabalho ....em prol de todos nós

Anónimo disse...

Escreveu V. Exa. alguma coisa quando o Cafofo, ao fim de 6 meses de mandato despachou dois (eleitos, ao contrário dos secretários regionais cessantes que não foram eleitos), dos seus quatro vereadores? Portanto, pos a andar 50% dos vereadores ao fim de 6 meses.

Lembra-se do que os vereadores despachados disseram então, do que todos perceberam então? Que eram uma capitulação a interesses!!! Claro que o Diário de Noticias não noticia no dia seguinte o que ora noticiou. Porque será? Quer um desenho?

Agora vem o Presidente do Governo Regional fazer a sua primeira remodelação (os dois secretários da saúde sairam por que pediram e a Rubina Leal saiu para se candidatar à CMF) ao fim de 2,5 anos, passado mais de metade do seu mandato e é criticado por fazer. Como seria criticado por não fazer.

Antes era a democracia a funcionar, o autor estava no legítimo direito, tinha sido uma remodelação brilhante, substituindo os conhecidos Gil Canha e Filipa Jardim Fernandes por um Miguel qualquer e uma Madalena não sei quantos, agora ....

Não é normal em qualquer governo de qualquer democracia agradecer a excelência do trabalho dos governantes cessantes? Claro que é. É sempre assim.

Qual é o mal em mudar de opinião ao fim de ano e meio? Não pode o presidente do Governo Regional ter apreciado a actuação da Eng. Paula Cabaço nas funções que estava investida nos últimos tempos, ao ponto de entender que ela merecia receber novas acrescidas responsabilidades? Quer que lhe diga. Até lhe fica bem.

Sabem quem não muda, não sabe?

Tudo o resto são elucubrações fantasiosas sobre liderança. Já li bem melhor. Há milhares de livros sobre isso, cada um para seu gosto... Não perdi um segundo a ler, não vou perder outro sequer a comentar.






Anónimo disse...

Politicamente a Madeira está condenada...
só falta saber se é pela esquerda ou pela direita!
Isto vai de mal a pior, mais vale entregar já aos empresários! pelo menos não se anda a dar mama a centenas de chulos que nada produzem e só vivem à conta do trabalho dos outros!
E ainda se reduz a corrupção quase a zero!, assim ninguem tem que andar a pagar favores e a fazer jogadas politicas de 3º Mundo!

Anónimo disse...

Alguém meta tino do rebanho, é que a viloada já nem sabe o que faz, foge do Albuquerque entrega-se ao Cafofo, daqui a dias foge do Cafofo e vai para onde? Têm que levar nos cornos, mas mesmo assim é divertido ver a viloada a fugir da frigideira para o lume e visse-versa.

Anónimo disse...

A Cabaço foi a pedido, porque atravessa um fase em que tacho melhor pago vem a calhar. Simples
E a Dorita vai para o turismo.

Anónimo disse...

Será que haverá coragem política para fazer as alterações necessárias nas empresas Horários do Funchal, na APRAM, na ARM, na EEM que fez campanha pelo Cafofo, alterações na ARM que não leva água a quem precisa!?
É preciso coragem para mudar todos estes dirigentes,já estão há muito tempo e ninguém pode com eles.

Eu, O Santo disse...

Para demonstrar que o anónimo das 23:26 muito provavelmente tem razão o eng. Amilcar vai dispensar ter um diretor regional de obras.
https://funchalnoticias.net/2017/10/17/amilcar-goncalves-dispensa-figura-de-diretor-regional-para-as-obras-publicas-e-mantem-se-no-campo-da-barca/

Todos erram, e quanto mais intervieram no assunto, menos possibilidade têm de perceber o erro. Há coisas que só a distância permite ver.
Então se ele errar, haverá algum diretor regional que lhe chame à atenção?
Haverá algum funcionário que, arriscando a inimizade do todo poderoso secretário regional e/ou a reputação de incompetente, o advirta?
Será que ele percebe que está a assumir a responsbilidade de tudo (incluindo a criminal)?
Será que ele está a considerar o tempo que tem que utilizar para supervisionar as restantes entidades que tutela, as participações em apresentações públicas, o prestar contas ao Conselho de Governo e à Assembleia, e o trabalho politico (devido às imensas queixas e pedidos que aparecem apresentados por eleitores, colegas de partido, câmaras municipais, outros partidos,...)?

Sinceramente, eu pensava que ele era mais inteligente que isto.

Anónimo disse...

PSD? isso é algum partido?

Anónimo disse...

Não diria melhor

O espingarda disse...

Quer saber a melhor sr. Calisto. Investigue porque vai delirar: diz-se por aí que esta remodelação teve a participação interessada e comparticipação do senhor João Jardim. Aliás há mais 2 ou 3 pessoas que andaram a mexer o panelão... Tudo gente antiga! O que eu já me ri com tudo isto!

Anónimo disse...

Excelente análise a do anónimo das 12.15.
Tem a palavra o autor do texto, ou vai "levar e calar"?

Anónimo disse...

Os cubanos querem á força o poder regional, mas vai sair o tiro pela culatra. Serão derrotados como em 2015, vão para a Venezuela, estão bem ao lado do el Maduro, seus comuna socialistas

Anónimo disse...

Como vai uma secretária enfrentar as pessoas, funcionários após enxovalhanço, será motivo de chacota, burburinho sem contar com a opção.....hahahaha LINDO...

Anónimo disse...

O psicólogo da ISSM vai para os Portos? Tá tudo louco, ou também estão com "brancas".
Haja bom senso.
Já não basta o Turismo com nomeações insensatas. A da cultura ê de bradar. A chefe de gabinete, que há anos salta de tacho em tacho. A Cabaço ex colega no Bordado deve ter tido pena da fulana que m* por mês mais de dois mil e quinhentos . Na saúde não quiseram ficar com esse custo e lá se arranjou mais um tacho dourado.
Francamente assim não vão lá.

Anónimo disse...

A justiça, com o professor de ginástica?
Os assuntos parlamentares, com o professor de ginástica?
As comunidades, com o professor de ginástica?
A comunicação social, com o professor de ginástica? Ao fulano que deu ordens para as escolas nem incomodarem os serviços,
Sim senhor, isto está lindo.

Anónimo disse...

Cruzes credo, a SRTC, passa a se a câmara dos horrores.
A secretária com aquela carranca,
A diretora com um gosto duvidoso
A da cultura sem comentários . Imaginem um cocktail ... De ir às lágrimas.
Lindo.

Anónimo disse...

E no triste Instituto de Habitação?! Já viram o estado daqueles bairros?! Já viram a "satisfação" daqueles técnicos sociais (que ainda muito fazem) com aquele diretor casmurro e antiquado?! Já pensaram nos votos que perderam por aqueles diretores, chefias e vogais não ouvirem nem os técnicos, nem os moradores dos bairros e fazerem tudo por cabeça própria sem consultar ou auscultar ninguém?!
Abram os olhos por favor, porque 2019 está muito perto.

Anónimo disse...

Cocktail? Aquilo vai mesmo com um tinto.

Anónimo disse...

Estamos mal, muito mal.