Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de outubro de 2017


Crónica de Pedro e do Lobo - parte I

"A recente remodelação proposta pelo futuro vice-presidente, Senhor Pedro Calado,  assenta em pressupostos totalmente inadequados, de quem nada percebe da gestão da coisa pública e muitos menos de finanças públicas.
Roça a incompetência e a inabilidade politica.

Inabilidade politica pelos erros de palmatória:

1- Inabilidade politica porque, numa altura de crise financeira, aumenta substancialmente o número de membros de gabinete com o consequente aumento das despesas públicas, prejudicando a população da região, desviando dinheiro para os assuntos importantes da atualidade como o problema dos emigrantes que regressam da Venezuela.

2- Inabilidade politica porque está a atribuir tachos e tachinhos aos amiguinhos em claro descontentamento de muitos quadros da administração, bem como dos renovadinhos  que já toparam a sua ansia pelo poder a todo o custo, que o levou a antecipar o plano que tinha para 2019, às custas do JM e da AFAVIAS, em conluio com a ACINGOV e o grande amigo Jaime Filipe Ramos, entre outros, e a apostar tudo nestes dois anos.

3-Inabilidade politica porque, se limita a arranjinhos nada mudando em substancia, pois as pessoas são as mesmas, apenas mudam de tacho. Numas opções, retoma velhas figuras com pouca credibilidade, outras opta por personalidades que passaram de bestas a bestiais enquanto o diabo esfregava o molho. Ou não fossem as ligações aos grupos económicos a única explicação. E ainda, noutros casos, tenta ir buscar pessoas de Cunha e Silva e Manuel António. Numa desesperada mas fingida tentativa de mostrar a união de um partido.

4- Inabilidade politica porque inicia funções refém desses interesses, sendo já corrente em vários organismos da administração a pressão do Senhor Pedro Calado para favorecer os seus grupos de apoio. Exemplo disso foi  o aumento de camas do Savoy e as vantagens à AFAVIAS em vários assuntos desde processos de contraordenação até à emissão da declaração de impacte ambiental ao Savoy, hoje em investigação pelo ministério público.

5 - Inabilidade politica porque dispensou pessoas, como o diretor do património que estava fora da madeira em férias e soube pelo facebook. Para lá colocar, pasme-se, a antiga diretora regional, tida como a pior diretora que alguma vez passou naquele serviço. Caso para perguntar, qual a razão desta decisão? 


6- Inabilidade politica porque, numa altura de instabilidade na sociedade regional, hipoteca o PSD pela sua estratégia pessoal de ataque ao poder.

Incompetência pelas opções:

1- Incompetência porque assume a coordenação politica do Governo e, inexplicavelmente, transfere a área crucial dessa atividade que são os assuntos parlamentares para outra entidade (Secretaria Regional da Educação). Como pensa coordenar? Através de quê?

2- Incompetência porque as mais básicas lições de finanças públicas dizem que não se juntam finanças a economia, muito menos na atual conjuntura. O VP deve ter chumbado essa disciplina.

3- Incompetência porque afasta as sociedade de desenvolvimento por causa dos problemas que têm - banco bom, banco mau. Como começar com as pastas da economia e finanças  mandado para outro o maior problema económico - financeiro da Região? Revela incompetência e falta de coragem em resolver seja lá o que for. Ou simplesmente consciência das suas limitações pessoais que apenas faz querer ficar com os ativos.

4- Incompetência porque nomeia diretores adjuntos, figuras que não existem na lei!

5- Incompetência porque nomeia quatro novos adjuntos, perfazendo seis. Opção entendida quando tomada pelo dono de uma qualquer empresa em fase de pré-reforma  quer gozar maior liberdade para pouco fazer. A única explicação é de alguém que também assume que nada percebe de poda e contrata quem perceba. O problema é que nem aí soube contratar quem percebia do assunto. Nem o Gabinete do Primeiro-Ministro tem tantos adjuntos para governar um país...

6- Incompetência porque exclui a Direção Regional da Administração da Justiça da VP com passagem (imagine-se) para a educação. Dispensa comentários. Percebe o Senhor Secretário, licenciado em educação física, assim tanto de justiça?

7 - Incompetência porque julgando-se mais esperto resolveu passear com o Senhor Presidente do Governo pelo Funchal numa tentativa desesperada de limpar a boa imagem. Pior, aconselhou o senhor Presidente a fazer corrida logo pela manhã para justificar a sua magreza. Esqueceu é que a população madeirense é inteligente. Não se deixa enganar e é preciso muito mais para além do básico.
 

A Região iniciou um ciclo negro da sua história recente, renegando os seus ideais. É necessário divulgar, agir, não baixar às mãos aos novos senhores da madeira nova. A Madeira e Porto Santo são dos madeirenses e porto-santenses, não de agentes de grupos económicos e da maçonaria.

Pelos madeirenses e porto-santenses.


Zorro2019

12 comentários:

Anónimo disse...

Antes das eleições, surgiam aqui montes de perfis de supostos cidadãos a malhar no Cafofo. Viu-se no que deu. Agora surgem supostos K's a malhar em calado, que ainda nem um dia no tacho passou, a falar mal de tudo... Sr. Calisto, eu sei que não faz censura, e bem, no seu blogue, mas haja pachorra para aturar os boys de um lado e outro a justificar ordenados milionários.

Anónimo disse...

Tanta era ânsia para chegar à vice-presidência que conseguiu. O Filme Titanic começa hoje. O povo da Madeira a assistir. Resta saber quem se vai salvar deste PSD.

Anónimo disse...

"Calado, nem um dia no tacho passou", mas mesmo assim, já desbloqueou 25 milhões!!!

Anónimo disse...

Esta mania de falar mal de tudo e de todos já irrita. Comparam coisas imcomparáveis, decisões de câmaras com pareceres do governo. Na Câmara é que está tudo bem querem ver?

Anónimo disse...

Ponto 5 - Toda a gente sabe porquê... nham, nahm...

Anónimo disse...

Ó das 16.18, já agora diga porquê. Eu, sinceramente, não sei o motivo.

Anónimo disse...

Parabéns a este escrito.
Análise muito boa!
Muito bem Zorro!

Anónimo disse...

Pertinente! Muito pertinente!
Gostei da abordagem! Concordo, com tudo. Acrescento que a colagem a Ajj não é muito inteligente.

Anónimo disse...

O problema deste é a ligação aos grupos económicos e o de não conseguir afastar ninguém. Ficou com medo de dividir ainda mais ao afastar. Quem tem medo não vai longe. Colocar a Raquel França como adjunta... Está tudo dito! Ela nunca trabalhou na vida, nem o estágio fez! Ahahahahah

Anónimo disse...

O ponto 5 está engraçado. Claro que todos sabemos! Cada um faz pela vida da forma como pode...

Anónimo disse...

A economia e as finanças não casam mesmo! Peçam a opinião de Manuela Ferreira Leite! Lol
Ele até pode ter boa vontade, mas falta-lhe muita experiência e humildade!!!

Anónimo disse...

Excelente abordagem. Precisamos de mais iguais. Grande Zorro