Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Pedro Calado já é presidente interino do governo



Miguel sai outra vez e deixa vice na chefia

Na câmara, Cafôfo reforça as funções políticas
que competem ao presidente


Sem muito tempo para andar na Madeira a praticar a sua nova 'comunicação', o presidente das Angústias partiu de viagem e vai para longe, mas desta vez em serviço ultraperiférico europeu . Miguel Albuquerque seguiu para a Guiana Francesa, no âmbito das actividades multilaterais das RUP.
Naquele território, Blue King estará bem acompanhado: pelo chefão da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker; e pela nova vedeta do Elysée, Emmanuel Macron.

Assim sendo, mal entrou em funções de vice, ou seja, pouco depois de deixar as máquinas de Avelino para integrar o executivo, eis Pedro Calado a presidir interinamente ao governo regional. Cargo, aliás, bem sintonizado com a "coordenação política" de que foi investido pelo próprio Albuquerque. Decisão, convém recordar, que deixou dúvidas sobre dois aspectos sobrepostos: que fica para o número um da Tabanca fazer? Que quer dizer isso de "coordenação política"? Em síntese: não será essa passagem de bola um perigoso incremento na diluição de poder que vai consumindo o Laranjal?

Enquanto Albuquerque lançava essa nebulosa sobre a estrutura do governo e sobre as nossas mentes, Paulo Cafôfo agia em sentido contrário. Delegar funções políticas na Câmara? Nem pensar. Não só não partilhar a orientação política (chamem-lhe 'coordenação' ou o que preferirem), como até reforçar e concentrar essas tarefas na pessoa do presidente. Como é evidente! E para que não subsistam dúvidas quanto a essa matéria, o Mayor acaba de esclarecer que vai pessoalmente tomar conta das relações dos Paços do Concelho com as juntas de freguesia.
É um pormenor sem importância?
Veremos em breve se este 'pormenor político' não quer dizer mesmo nada.
Até porque... Por falar em diluição do poder político, disseram-nos que, por sua vez, Pedro Calado delegou as relações do executivo com as autarquias num anunciado adjunto, Rui Coelho. Onde isso já vai! 
Sem ofensa às pessoas chamadas à surreal 'descentralização' tabanqueira, pelos vistos em espiral, o porteiro da Rua dos Netos que meta baixa até não haver mais cargos para inventar.  

17 comentários:

Anónimo disse...

Cafofo sem dúvida no sentido certo, percebeu onde está o seu elo fraco, Miguel Albuquerque vai exactamente no sentido oposto, são as juntas de freguesia e nas autarquias que está o seu grande eleitorado, ao delegar no Rui Coelho, secretariado do Jaime Ramos, está a trazer aquilo que os autarcas mais abominam, opressores para obrigar as câmaras a gastarem dinheiro com obras desnecessárias, enchendo os bolsos da família Ramos.
Miguel Albuquerque esqueceu-se que prometeu uma Renovação, a mesma que está a matar.

Anónimo disse...

Não vejo qual o mal em Pedro Calado ficar como presidente enquanto MA viaja, pior é Cafofo ao tomar junto de si a pasta das freguesias, nitidamente quer vingança com os presidentes que não são dele, Cafofo é vingativo, rancoroso e tem tiques de ditador.

Anónimo disse...

Alguém que faculte a lista de secretários, diretores, adjuntos, adjuntos dos adjuntos, assessores, presidentes e vogais das empresas publicas e institutos, sociedades de desenvolvimento.. Era interessante ver a dimensão do monstro.

Anónimo disse...

Excelente análise. Cafofo continua a dar cartas. Pelo contrário Calado preocupa-se com as nomeações dos boys. Já tem mais adjuntos do que o gabinete de um ministro para governar o país. Apenas comparável a alguns países Africanos e da América latina ! E ainda faltam os assessores.
Tudo porque pensou criar um mingoverno dentro do Governo e ser mais uma rainha de Inglaterra que apenas anda de evento em evento a promover a sua imagem. Estamos atentos! Não queremos ser uma República das Bananas, por muitos bananas que nos queiram governar. Tenho dito !

Anónimo disse...

Pedro Calado será o futuro líder do PSD. Vejam o discurso dele autonomista.
Madeira cresceu com autonomia e reivindicação e não com palavrinhas mansinhas ao lado do Passos Coelho e do Costa.
Força Madeira. Não podemos estar a pagar juros à Republica. Somos o mesmo País ou querem nos empurrar para o tempo do Salazar? O Passos Coelho montou o Paef e o sonso do Costa não desfez. E O Albuquerque tem andado caladinho com os Juros, com a TAP , com o hospital..e com outros atrasos da Republica...
Força Pedro Calado, é preciso fazer POLITICA e encostar o Costa apoiante do Cafofo.

Anónimo disse...

O plano para derrubar Albuquerque e favorecer os tubarões da Madeira foi rápido a dar frutos. As contrapartidas foram satisfeitas de imediato com o desbloqueio dos milhões para as estradas da Calheta e Santana. Voltamos á prioridade do betão quando o hospital dos Marmeleiros continua de terceiro mundo e os medicamentos para cancerígenos faltam. É bom conhecer as prioridades de Pedro calado

Anónimo disse...

anonimo das 11:11, Costa não é apoiante de Cafofo....Cafofo e Igelsias é que são uns boys ao serviço de Costa..cafofo é o costa da Madeira, a mesma coisa. tudo pela mesma cartilha.

Anónimo disse...

então e quando o Cafofo viajar, fica Miguel Gouveia como presidente da camara, isso é bom?

Luís Calisto disse...

Caros Senhores
Não sabia que estava a ficar gago a escrever, mas pelos vistos estou. A idade pesa.
A ver se me faço entender melhor.
Na peça acima, não pretendo classificar de anormal a entrega da governação interina a Pedro Calado - pois se ele é o vice do governo! Simplesmente, ocorreu-me, a propósito da substituição tão cedo, equacionar se não fica mesmo bem Pedro Calado andar lá no alto, já que Albuquerque lhe deu a pasta da coordenação política - a qual, insisto, deve pertencer ao presidente, inalienavelmente. E já agora comparei isso com a postura de Cafôfo nessa matéria. Vêem a diferença?
Se continuo a gaguejar, vou andando devagarinho para o Lazareto.

Anónimo disse...

Senhor Calisto, A coordenação politica deveria estar na mão do Albuquerque. De acordo, se o Albuquerque soubesse coordenar e fazer politica. Os dois anos que passaram, em estilo morno e distante dos grandes problemas que nos afetam, mostram que era necessário outro tipo de intervenção e coordenação.
Albuquerque não passa de um relações publicas e mesmo assim...

Anónimo disse...

Com um vice-presidente, Albuquerque pode viajar à vontade e aproveitar para conhecer o Mundo à custa do erário público. Ninguém se preocupa com isso! Pois não?

Anónimo disse...

Não veria mal Calado como Presidente e o Gêmeo como vice

Anónimo disse...

Dizer que Miguel Albuquerque é um relações públicas é um elogio imerecido pois segundo a wikipedia "Relações Públicas é a administração da função política, da comunicação e do conflito".
Neste campo, a ação de MA é nula.
Mais, MA nem sabe o que são relações públicas. Ele tem alergia genética ao "povão".

Anónimo disse...

Miguel Albuquerque esqueceu-se de arrumar a casa, está cheia de pó.
Agora sabemos a mando de quem é que Pedro Calado voltou, tenho pena porque até simpatizava com ele seria um bom presidente. Se está a mando dos interesses do betão, não interessa mais a ninguém. E já agora,não e esqueçam que o Cafofo também já está sob alçada dos interesses do betão, não? basta olharem pela janela e vejam a sombra do Savoy! Madeira está perdida, mais uma geração perdia!

Anónimo disse...

Como é que o Pedro calado pode ser Vice Presidente se a Vice Presidência não existe na lei orgânica do governo da Madeira ? Muito menos substituir o Presidente. Está tudo louco !

Anónimo disse...

Nestes últimos anos não se viram muitas viagens no governo, agora na CMF não se pode dizer o mesmo: Rússia, Alemanha, Argentina, Gibraltar, Estrasburgo, África do Sul, sede da LPM, etc

Anónimo disse...

Esqueceu-se da Namíbia onde o Cafofo vestiu-se de peles de animais protegidos e andou a fazer turismo à nossa custa.