Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Ricardo Lume (PCP) contacta populações


O aumento do Salário Mínimo Nacional 
para Janeiro de 2018

O PCP realizou hoje uma jornada de contacto com as populações para apresentar a proposta de aumento do Salário Mínimo Nacional para 600€ já em Janeiro de 2018.

Na ocasião o dirigente do PCP, Ricardo Lume proferiu a seguinte declaração:
“No nosso País, quase um terço das pessoas em situação de pobreza são trabalhadores, que todos os dias levantam-se para ir trabalhar, mas aquilo que levam para casa ao fim do mês não chega para as despesas básicas.

Não é novidade para ninguém, que os baixos salários e em particular o valor do salário mínimo nacional é inegável causa de pobreza.
O Salário Mínimo Nacional é uma conquista da Revolução de Abril e à data representou uma melhoria muito expressiva nas condições vida dos trabalhadores.
Mas ao longo das décadas tem sido profundamente desvalorizado com actualizações abaixo do aumento dos rendimentos médios e do índice de preços ao consumidor. Entre 2011 e 2014 esteve congelado.
Os argumentos invocados para não aumentar o salário mínimo nacional, prendem-se com a falsa ideia do peso das remunerações na estrutura de custos das empresas e no seu suposto efeito negativo para a competitividade. Na verdade, as remunerações têm um peso na estrutura de custos das empresas, muito inferior a um conjunto de outros custos, designadamente com a energia, combustíveis, crédito ou seguros.
Para o PCP o aumento do salário mínimo nacional é imperioso, por razões de justiça social e de uma mais justa distribuição da riqueza, mas também por razões de carácter económico, uma vez que assume especial importância no aumento do poder de compra, na dinamização da economia e do mercado interno.

Em Janeiro de 2017, o salário mínimo nacional foi fixado em 557 euros, aumento esse que é inseparável da luta dos trabalhadores que o PCP valoriza, mas que são insuficientes e não respondem à necessidade de reposição do poder de compra perdido ao longo dos anos.
Convém recordar que se tivesse sido actualizado, considerando a inflação e o aumento da produtividade, rondaria hoje os 900 euros por mês.
O PCP defende Salário Mínimo Nacional seja fixado nos 600€ já em Janeiro de 2018.

Funchal, 26 de Outubro de 2017


Pl’O Gabinete de Imprensa do PCP

5 comentários:

Anónimo disse...

de acordo, o que acontece infelizmente para o PCP, defende as pessoas mais desfavorecidas que trabalham e na HORA DO VOTO ESQUECEM QUEM AS AJUDOS, são pobres e mal agradecidos

Anónimo disse...

Se o ordenado mínimo continuar a aumentar e os outros não, qualquer dia estamos todos a ganhar o mesmo!!! a isso chama-se COMUNISMO.

Anónimo disse...

Nota-se logo que você vive com o salario minimo! É fácil falar qd se tem um bom ordenado!

Anónimo disse...

Muito bem! Ao menos têm iniciativas e falam com a população sem ser durante a campanha eleitoral!

Anónimo disse...

Acho muito bem. Sou da opinião até que deveria haver um salário mínimo europeu. Porém!, que baixem a carga fiscal às empresas. Porque, caso contrário, é afogar a economia.