Powered By Blogger

terça-feira, 31 de outubro de 2017


A Madeira e a Catalunha


Tive já ocasião de referir publicamente quanto esta questão da Catalunha prejudica a causa da necessária descentralização POLÍTICA, pois é mais um pretexto para os clássicos Estados soberanos, mormente desde a crise financeira global de 2008, virem de novo reforçando o centralismo. 
O que é evidente na Europa, para já não falar da triste realidade portuguesa.

Federalista que sou, quer a nível europeu, quer integralmente ao nível português, é preciso dizer à hipocrisia política dos Estados membros da União Europeia que deixem de nos enganar com os discurso medíocres e repetitivos sobre a “construção europeia”, e que passem de imediato à sua efectivação, através de um modelo federal europeu.
Este modelo, em boa lógica de organização político-administrativa, depois repercutido e desenvolvido aos níveis nacionais, regional e autárquico. 
Claro que o capachinho do governo catalão acaba de prestar um grande serviço aos centralistas e colonialistas europeus, ao lhes dar de bandeja pretextos repressívos com as decisões infundamentadas jurídica e legitimamente que tomou.
Há duas coisas que até agora não foram percebidas, tanto pelos centralistas e colonialistas europeus, como pelo aventureirismo independentista.
A primeira é o Estado moderno. 
Vive-se ainda no modelo jacobino de Estado, herdado da Revolução Francesa nos finais do século dezoito. Desde então, montou-se um centralismo entregue a “vanguardas iluminadas” com os poderes de coação que o Estado lhes permitiu em todo o território. 
Depois, no século XX, o modelo marxista, de oposição à cultura libertária herdada da Revolução Francesa, recorreu ainda com maior violência e absoluto totalitarismo, também ao centralismo de Estado, igualmente conduzido por “vanguardas revolucionárias”.
O mesmo se diga, nesse século, dos modelos políticos ensaiados por regimes fascistas.
Hoje, em pleno século XXI, as sociedades europeias são completamente diferentes. 
A alfabetização generalizou-se. As pessoas têm um acesso à informação sem precedente, mormente graças ao desenvolvimento acelerado das novas tecnologias. A liberdade de escolha individual institucionalizou-se apesar das tentativas de massificação por parte das oligarquias que controlam os Estados. A Cultura já não é privilégio de poucos.
Portanto, o Povo soberano, no qual o Estado democrático deve assentar, é muito diferente do existente nos três séculos anteriores.
O Povo tem um Conhecimento e uma preparação que Lhe dá uma legitimidade, um direito e uma vontade de maior participação e intervenção na vida pública, dispensando a necessidade de seguir  “vanguardas” como nos diferentes modelos políticos do Estado post-Revolução Francesa. 
E tal participação e intervenção processa-se através da Subsidiariedade, daí a necessidade de quatro níveis para tal: o europeu, o nacional, o regional e o autárquico. O Federalismo estabelecido ao plano destes quatros escalões. 
Precisamente o que não querem os actuais e reacionários Estados centrais e respectivas “classes políticas”, e as oligarquias que os tutelam. 
Daí que todo este atabalhoado, demagogia e irresponsabilidade da “independência” da Catalunha, constitua presente em badeja de ouro, ofertado aos centralistas e colonialistas na Europa. 
A segunda coisa não percebida, principalmente pelo aventureirismo independentista, é que o mundo transformado em aldeia global, é um facto inevitavelmente cada vez mais consumado no futuro. Não perceberam que uma União Europeia federal não pode albergar movimentos auto-fracturantes sob pena da inviabilidade do projecto global. 
E, depois, há nisto o primarísmo político de confundir Nação e Estado. Seja a Catalunha, seja a Madeira, a comunhão social de objectivos mantém-nos unidos e fortes nas grandes e justas movimentações ante o Estado central. O Estado é um instrumento social diferente. Assenta em necessários mecanismos democráticos que dividem, separam, conflituam, como sejam os partidos, os órgãos políticos, etc. 
Por exemplo, a Madeira, para a democracia do regime, obviamente que tem de viver as usuais liturgias e mecanismos políticos próprios do Estado português. 
Mas isso não apaga os nossos sentimentos justos e comuns contra certos tratamentos que nos são impostos pelo Estado central: Autonomia limitada; dívida pública cujo pagamento nos é exigido depois do que o Estado Central nos sonegou durante mais de cinco séculos; o tratamento discriminatório em toda a questão dos transportes e respectiva violação do Estatuto Político-Administrativo; o não cumprimento da Constituição da República em matéria de Educação e Saúde; o protelamento no honrar dos compromissos que os Órgão de Estado assumiram; o constante e pernicioso adiamento das questões que a Região Autónoma suscita.
Seguirmos o exemplo catalão?
É o que a hipocrisia de certa Lisboa adoraria, para nos impôr um regresso ao passado, anulando as obrigações que lhe falta cumprir ante o Povo Madeirense.


Funchal, 31 de Outubro 2017

Alberto João Cardoso Gonçalves Jardim

16 comentários:

Anónimo disse...

Então Dr. Jardim, para quando um comentário seu sobre a remodelação do governo dos renovadinhos da renovação ?

Assim já pode, Calisto ?

Raghnar disse...

Ou de quando os "autonomistas" se revelam meros oportunistas. Na Catalunha como cá...

Anónimo disse...

E ele voltou ao JM cujo modelo de privatização criticou.
Ele é um troca tintas.
Dizem que foi convite do construtor e Ele desejando de palco aproveita o JM que negou sempre como futuro para o pasquim que ele descredibilizou.
AFINAL APROVEITA A PRIVATIZAÇÃO DO SEM MALICIA QUE ELE NÃO GOSTAVA.

Anónimo disse...

Nem me dou ao trabalho de ler esta baboseira.

Será que ele menciona que, ao contrário da Catalunha, é o país que financia a Madeira e não o inverso! Há uma abismal diferença entre a Catalunha e a Madeira...

Anónimo disse...

A Madeira fez uma enorme dívida. Não colhe nem serve vir alegar a História da Madeira antes da autonomia.Madeira e Catalunha são muito diferentes no que respeita às receitas que geram.Muita dependência financeira, não ajuda na profundidade da autonomia.Depois da dívida e do paef de Passos Coelho, a Madeira ainda não se ergueu do garrote e da fragilidade negocial.A Madeira recebe muito dinheiro do Estado.

Anónimo disse...

Diga a esse senhor, explique-lhe, que principal diferença entre a Catalunha e Espanha e a Madeira e Portugal é que enquanto os espanhóis votavam contra a independência da Catalunha, se os madeirenses quisessem ser independentes, obtinham o voto favorável da esmagadora maioria dos portugueses do continente, a que esse malandreco chama carinhosamente de cubanos.....eheheh

Miss Take disse...

Este é um tema que "desenvolvido" pelo Albuquerque, tinha logo outra profundidade...eloquente, 3 linhas e relido dava nada. Ficariam assim, estes comentadeiros, de boca aberta de tanta sabedoria.
Caro Dr. Alberto João, continue com os seus ensinamentos, mesmo que neste JM. No DN é que não.

SIA disse...

AJJ é, foi um animal político. Mas agora é aquilo que em tempo chamou a um político " um nado morto"
Hoje o PSD esta como está porque as pessoas votam não no ps mas contra AJJ
Dou-lhe razão " o PSD a rebentar será por dentro"
O trabalho esta quase feito AJJ

Anónimo disse...

A MADEIRA PODIA SER REALMENTE INDEPENDENTE SE NÃO FOSSEM UNS ZEROSSSSSS A GOVERNAR , COM PESSOAS INTELEGENTES EM VEZ DOS espertos, PODIAMOS SER COMPLETAMENTE AUTONOMOS, MAS COM ESTES RAPAZOTES NÃO E NUNCA, DÃAO CABO DE TODO,

Fernando Vouga disse...

Anónimo das 20:08
Totalmente de acordo. Se houvesse um referendo no Continente, venceria o separatismo com maioria absoluta.

Anónimo disse...

Alberto, está contente por ter posto as suas gentes outra vez na roda dos tachos?

Anónimo disse...

Condordo, Catalunha e Madeira com diferenças abismais, tanto de desenvolvimento como de recursos financeiros. A Madeira sobrevive dos meios provenientes de Lisboa, incluindo todos os produtos alimentares, cerca de 80% , incluindo meios de transportes, portanto nunca a Madeira pode ser independente e neste momento com uma divida colossal, nem deveria ter autonomia, pois estamos a pagar os desvarios dos pseudo autonomistas que encheram os bolsos e colocaram o povo agilhoado!

Anónimo disse...

Anónimo de 1 de novembro de 2017 às 14:12

Síntese perfeita da Autonomia madeirense, particularmente a parte final.

Anónimo disse...

Mesmo aparecendo muito pouco nos últimos 2 anos, continua a ser ainda o político mais admirado pelos madeirense, é obra!

Anónimo disse...

Notoriedade não é admiração.

Anónimo disse...

Autonomia é bom... mas quando é dado esses poderes autonomicos a um louco é complicado.