Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de outubro de 2017


Rubina Berardo lembra a Centeno
compromissos com a Madeira



A deputada do PSD/Madeira à Assembleia da República, Rubina Berardo, lembrou hoje ao Ministro das Finanças, os compromissos que o Governo da República assumiu publicamente com a Madeira e que “foram completamente omitidos na proposta de Orçamento de Estado para 2018.”

Rubina Berardo destacou três dossiers: a redução da taxa de juro do empréstimo do Estado à Madeira, o financiamento do Novo Hospital e o apoio aos emigrantes da Venezuela que regressam à Região.

“A Madeira não pode continuar a servir somente para proferir bonitas declarações de solidariedade nacional, que depois não são concretizadas no Orçamento de Estado”, disse a deputada social-democrata após a audição ao Ministro das Finanças, Mário Centeno, no âmbito da apreciação na generalidade do Orçamento de Estado para 2018, que decorreu hoje na Assembleia da República.

Pela resposta “telegráfica” do Ministro das Finanças, ficou patente a “incompreensão” da necessidade de financiamento já em 2018, para fazer face a 50% dos custos das expropriações e projetos necessários ao processo do novo hospital da Madeira, alertou Rubina Berardo.

Relativamente à redução da taxa de juro do empréstimo da República à RAM, o Ministro das Finanças referiu que tal seria “objeto de conversas de negociação”.

Lembrando que a promessa de António Costa na redução da taxa de juro já remonta a 2015, Rubina Berardo estranha que o Ministro das Finanças possa “considerar satisfatória que a taxa de juro cobrada à RAM continue a ser mais elevada do que aquela que a República paga aos credores internacionais”.

“Este é o terceiro orçamento de Estado em que o governo socialista ignora esta medida da mais elementar justiça, uma vez que continua a não ser materializada em sede própria – seja no orçamento de 2016, seja de 2017 e agora nesta proposta para 2018”, lamentou.

No que diz respeito à ausência de quaisquer verbas da República para apoiar os emigrantes da Venezuela que regressam à Madeira, o Ministro das Finanças “nem se pronunciou”.

No entender de Rubina Berardo esta atitude por parte do Governo central, reforça ainda mais a necessidade dos deputados do PSD/M trazerem este assunto ao plenário da Assembleia da República, para que o Governo cumpra com a sua palavra.
Texto: PSD

14 comentários:

Anónimo disse...

E Mário Centeno lembra a outro BERARDO a divida que tem para com o Estado e não está liquidada.

Anónimo disse...

Grande Rubina! Luta aí por todos nós!

Anónimo disse...

Esta não faz nada. Vive à sombra do nome e não tem competência para ocupar o lugar.

Anónimo disse...

Touche'. Na mouche!!!

SIA disse...

Descanse vamos ter o hospital na cidade do Funchal mas no ano 2020
E todo pago pelo orçamento de estado
Ou não perceberam que é um trunfo para dar ao cafofo
Vai mesmo ser o joker para cafofo vir dizer que tem a garantia do financiamento total
Ou estå tudo cego?
Precisam de um desenho?

Anónimo disse...

Fez mais que o Albuquerque em dois anos...

Anónimo disse...

Estes Renovadinhos da Treta só querem é chular o Contenente! Ficam com os impostos que são cobrados por cá, todos os anos é enviado cerca de 300 Milhões de Euros do Orçamento, pagam as Reformas da Segurança Social, PSP, Defesa e muitos outros.
Coitado dos Cubanos ou como chamam aqui neste blogger de Comissários Politicos que vão ficar na penumbra de tanto serem saqueados por estes parasitas do Governo Regional que tudo prometem e não fazem nada com o dinheiro deles próprios, querem é espatifar nas Ribeiras e no Betão e no Hospital se morre por Falta de Medicamentos assim como temos um Hospital o dos Marmeleiros que até em Marrocos não dever haver semelhante carripana.
Essa conversa já deu o que tinha a dar, agora esta malta não vai nessa chachada de encher chouriços, peçam a Independencia para comerem Betão ao pequeno almoço e Cagarras ao Jantar.
Já alguma vez foi Referendado a Autonomia? Apoderaram-se foi dela.

Anónimo disse...

Compromissos, qual compromissos? Voces PSD é falam e poem na boca dos Governantes de Lisboa essas Promessas!!! Vão trabalhar Vadios e não gastem o dinheiro ao desbarato, vão comprar Medicamentos para as pessoas não falecerem prematuramente.

Anónimo disse...

É por demais evidente que a geringonça de António Costa não resolverá, nem ajudará a resolver, nenhum dossier importante para a Madeira antes de 2020.
Evidentemente não dará trunfos aos renovadinhos para as eleições de 2019.
Assim, hospital, subsídio de mobilidade, dívidas dos sub-sistemas, etc, etc, ficarão em banho maria até que, supostamente, Cafofo chegue ao governo.
Imagina-se já os argumentos da oposição local. Que o governo regional não cumpriu, não fez, não aconteceu, etc.
Para confirmar o que acima escrevo, basta verificar a atitude da ministra do mar na questão do ferry.
Nada de mais simples.

Anónimo disse...

Isto tudo é Palha para burro comer. Parece que esquecem-se que houve uma comissão de avaliação para a execução do novo hospital. Resumindo, apontava para a ineficiência do SESARAM e não para a falta de instalações. Os srs do betão estão sedentos de novos Savoys e o Governo central não vai nessas historietas, e muito bem. O Governo Regional que resolva as suas ineficiências, corte os lobbies dos médicos, das clínicas privadas e afins. E só depois de ter a máquina a trabalhar e bem oleada, reivindique. Mas, no fim, não interessa ter um SESARAM eficiente, caso contrário a iniciativa privada neste sector morria. Quantas clínicas estão abertas com os mesmos médicos do SESARAM e a trabalharem no horário de serviço público? Lembram-se que está a surgir um grande hospital privado em S. Martinho. Por isso se o serviço público estiver a trabalhar muito bem, tudo o resto seca, o que não interessa aos privados e mercenários da medicina. O novo hospital, só interessa aos AFAs e Jaime Ramos. (sabem porque evitaram durante tanto tempo o hospital novo, os valores eram de tal elevada monta que obrigava a um concurso internacional, podendo concorrer um grande de fora da região não dando de gamelar aos mesmos do sistema regional).
Rubina, até és boa rapariga, pena colocarem-te a defender os interesses dos privados e não do povo Madeirense.

Anónimo disse...

Esta é dos Berardos dos interesses do savoy, banif... O ministro lembrou bem a dívida como disse o primeiro anónimo. Vergonha

Anónimo disse...

Vergonha:
- Dinheiro para um novo Hospital somente para satisfazer o ego e dar de ganhar aos Camaleões do betão, apenas considero algo para substituir o dos Marmeleiros que isso sim é uma autentica vergonha e escândalo a sua existência.
Quando não conseguem administrar este como será o novo?? Dar um Ferrari a quem nem sabe conduzir um Mini é complicado!
Será que a Falta de Medicamentos e Mortes Prematuras e toda a desorganização existente tem a haver como novo Hospital?? Claro que não.
Ter em atenção que os Açoreanos construíram 3 Hospitais incluindo o Central de Ponta Delgada com o seu dinheiro e não chularam a Patria.
O Governo Central terá de ter esse pormenor em conta e ou não dá um cêntimo para a Madeira como não deu aos Açores ou então dará a mesma verba da construção aos Açoreanos, nunca poderá haver dois pesos e duas medidas para quem tem duas Ilhas, assim irá beneficiar o despesista e o gastador.
E se a Patria contribuir com metade, terá de ter muita atenção e controlo nas faturas e nos gastos sendo o Governo Central apenas a efetuar os pagamentos porque estes aqui já tem antecedentes de empolar os valores e adicionar custos para com isso a Totalidade seja paga pelos Cubanos.

Anónimo disse...

Logo uma Berardo a falar, acho que a Autoridade Tributária deveria vir logo a seguir.

Anónimo disse...

nunca fez nada , sempre viveu desde que nasceu a pedir, nem um café ou fritar um ovo deve saber, porque lhe deram todo, vejo a ganancia dos milhões que querem para andar ai a dividir pelos amiguinhos , tira um curso professional e trabalha em vez de andares sempre a pedinchar