Powered By Blogger

sábado, 10 de agosto de 2019

Bloco esvazia 'inimigo externo'



"Os inimigos estão no governo regional"


Os inimigos externos da Madeira é tema recorrente e ainda mais em tempos eleitorais, pela boca do PSD e do CDS. Eu ainda estudava e ouvia, entre outros impropérios, acusações de Jardim de inimigos da Madeira, em Lisboa que exploravam os madeirenses. E a minha mãe reagia que os exploradores que sempre conheceu toda a vida, viviam ali mesmo na freguesia (do Porto da Cruz), não eram de fora.
Os exploradores do Povo eram os senhorios que levavam metade – a melhor metade – de tudo o que produziam os agricultores, como renda pelo uso da terra, no regime da colonia. Depois da Autonomia, a UDP quis resolver essa herança antiga e dar a terra a quem a trabalhava, mas o PSD impediu que assim fosse, protegeu os senhorios donos da terra e exploradores do Povo. Após tantas gerações a pagar com metade do fruto do seu trabalho, um trabalho semi-escravo, as terras estavam mais que pagas, nada era devido aos senhorios.
O discurso do inimigo externo não é mais que uma manobra de diversão para o PSD fugir as responsabilidades, pelos índices de pobreza, pela falta de oportunidades para a generalidade dos jovens que se vêm obrigados a emigrarem para ganharem o seu sustento. A lógica da colonia persiste hoje em dia, temos novos senhorios que tudo controla na Madeira e ao Povo sobra a pobreza, o desemprego e a emigração.
Se temos um custo de vida elevado e os portos mais caros da Europa, isso foi decidido aqui na Madeira. O PS, o PSD e o CDS reclamam mais concorrência nos transportes aéreos, mas não enxergam o monopólio nas ligações marítimas, aí já não lhes interessa a falta de concorrência; se a Zona Franca serve para dar milhões ao grupo Pestana em vez de criar empregos e diversificar a economia, a responsabilidade não é externa;
Esta é a grande mentira do PSD ao longo dos anos, não defende os madeirenses, defende sim esta elite que enriqueceu à sombra do orçamento regional. Quem não é filho ou afilhado dessas famílias, nem dos antigos governantes do PSD, tem a sua vida na Madeira muito condicionada e para ter futuro tem de emigrar.
É esta a realidade que temos de transformar, para o Bloco de Esquerda esta é a grande batalha, mudar a Madeira para que dê oportunidades para todos, empregos de qualidade, perspetivas de futuro, conduções para os jovens constituírem família e terem filhos aqui, queremos construir a madeira para todos e não só para alguns.

BE

24 comentários:

Anónimo disse...

Valha-nos São Marx: é esta troupe que a bordadeira das três reformas quer sentar no Parlamento?! Foi para isto que a tirana de metro e meio correu o Almadinha e o Trancoso?! Esta mulher corre com tudo: correu o Henrique Sampaio, o Artur Andrade, a Violante Matos, o João da Nazaré que agora está no PCP, o Letra, o Trancoso e o Almadinha. Aconselho vivamente ao Ascensão que ponha as barbas de molho...

Anónimo disse...

A troupe dos estarolas, ehehehe, cada um mais tonto que o outro.

Anónimo disse...

Até que enfim que algum partido começou a dizer que o inimigo dos madeirenses não são os bichos papões mas sim os mafiosos laranjas que infetaram o nosso Governo Regional.

Anónimo disse...

Com este texto dos exploradores da madeira estarem cá dentro o srº Paulino Assenção demonstra que é um grande oportunista. Já foi apanhado no caso do reembolso das viagens, pagas pelos contribuintes e agora é apanhado no caso da conversa do PSD que os exploradores estão em Lisboa! Então perante os ensinamentos da sua mãe que o PSD estava a mentir, e os exploradores estavam cá dentro, o srº Paulino foi se inscrever na JSD antes de se inscrever no BE? Foi só para arranjar tachinho na função pública? Mais um oportunista que foi apanhado com a boca na botija! Tenho mais medo destes políticos oportunistas e parasitas do que o diabo da cruz!

Anónimo disse...

Os colonizadores dos madeirenses são os AFAS, Pestanas, Sousas, Socicorreias, Tecnovias, Henriques, etc .

São empresas do regime, parasitas da autonomia madeirense, chupam os dinheiros públicos o mais que podem, não são empresários de sucesso, na verdade são é carrapados, viciados nos dinheiros públicos que vêm de Lisboa e da Europa, viciados numa economia fechada, sem concorrência. Até nos concursos públicos viciados essas empresas são viciadas.

E o próprio Governo Regional, que está feito com as máfias, é também colonizador dos madeirenses, há mais de 40 anos, governa para os interesses instalados, governa para engordar ainda mais essas empresas… E só se lembra dos madeirenses quando precisa do voto deles, mas mesmo nessa altura os milhões vão parar descaradamente aos bolso dos empresários amiguinhos com o pretexto de que é para a caridade e para ajudar os madeirenses.

Temos um Governo Regional diabólico que continua a querer iludir os madeirenses com o "inimigo de Lisboa".
O PSD-M é que coloniza os madeirenses.

Anónimo disse...

O Paulino andou a mamar o subsídio de mobilidade sem ter pago as passagens, devolveu 5000€ a uma associação que ele é presidente da assembleia geral, ficou com o resto, mas ladrões são os outros.

Anónimo disse...

É verdade, enquanto os outros meteram o subsídio no bolso sem o mínimo de vergonha. Devolveram alguma coisa? Vivem e passeiam de Lisboa para a Madeira, e vice-versa, como se fossem honestos e honrados.

Anónimo disse...

O Paulino foi o único que devolveu o que tinha recebido indevidamente e demitiu-se.o que fizeram os deputados do PSD e do PS? Foram defender o seu direito a mamar não foi? E mais,ser presidente da Assembleia Geral não é um cargo executivo, não tem influência sobre como essa verba é gasta. É incrível como os corruptos e seus lacaios tentam denegrir o único que tirou consequências dessa situação.

Anónimo disse...

Esta rapaziada comunoxuxalista devem emigrar para a Verzuela, lá na ditadura exemplar socialista de sucesso ficarão encantados, na RAM os eleitores vão dispensar este ditadorzeco

Anónimo disse...

AMÉM

Anónimo disse...

O único que devolveu - repito ÚNICO, é relembrado como o oportunista. Os dois do PS e os 3 do PSD que meteram TUDO ao Bolso é que são os bons. Gente que nada faz na vida sem ser "comentar" em jornais, blogues e redes socias a troco de sálarios chorudos ditos da " Função Pública2 merecia era cadeia.

Anónimo disse...

O Paulino esteve 29 meses na AR (de novembro de 2015 a abril de 2018). Em cada mês vinha todos os fins de semana á Madeira. Isto dá 4 viagens por mês. Como as viagens eram marcadas com uma semana de antecedência, dificilmente terão sido compradas por valores inferiores a 400 euros, o que dá um reembolso de 314 euros por cada viagem. Mas admitamos que o valor médio do reembolso tenha rondado os 100 euros (presunção feita por defeito) e façamos as seguintes contas:
29 meses vezes 4 viagens vezes 100 euros é igual a 5000 euros?

Anónimo disse...

Eu cá não sou do BE, mas e os deputados do PSD?

O deputado Paulo Neves e a Rubina Berardo recebiam como se residissem na Madeira mas na prática viviam em Lisboa.
https://visao.sapo.pt/actualidade/portugal/2018-05-02-Deputado-do-PSD-Paulo-Neves-mudou-morada-de-Lisboa-para-a-Madeira-meses-antes-de-ser-eleito
E depois há também a deputada Sara Madruga que também recebia subsidios de viagem duas vezes.

Amsf disse...

A lição a tirar ė que nunca devemos reconhecer um erro próprio. Se não tivermos jeito para a mentira descarada façamos de morto...

Anónimo disse...

Há gente que nunca fez nada na vida para defender o Bem Comum e só se cinge a dizer mal de quem diz verdades. Inventam estórias, repetem-nas milhentas vezes e ficam se achando os donos da razão. Vão se catar e comam cimento!!

Anónimo disse...

A Berardo nunca recebeu nada do SSM.
Os outros foram coerentes com...o Carlos César, para quem o que está certo é, venha ao bolso que o povo paga.
Do Paulino, que se diz tão diferente é tão ético, é que não se esperava que andasse a mamar. Afinal é igual aos outros.

Anónimo disse...

Enquanto a oposicao tiver gajos da qualidade do Paulino, a oposição vai continuar a ser oposição... Quem nunca teve oportunidade de falar com o Paulino recomwndo que o façam... O homem nao tem nada na cabeça... Só lhe falta a cabeleira loura...

Anónimo disse...

A Rubina nunca recebeu ou diz que não recebeu!? Aliás, foi ela que lançou a notícia para encavacar a sua `amiga´ Sara Costa que disse na rtp m uma única vez que iria devolver sem que, contudo, tenha mais se referido ao assunto. Rubina e Paulo Neves vinham há Madeira de 3 em 3 semanas e nada devolveram.. Gente honestíssima!!!

Amsf disse...

Ó das 19:22, quem é que queres enganar?! A Turbina Berardo foi pior, recebeu valores da Assembleia da República para viagens semanais à Madeira que raramente fazia!

Anónimo disse...

Tens razão Paulino.

Anónimo disse...

O Paulino apanhado nestas geringonças das viagens nem devia ter se candidatado a líder do Bloco de Esquerda. Mas como esta gente não tem vergonha na cara pensa que devolvendo parte do dinheiro, é uma maneira de passar uma esponja nas falcatruas. Na política não pode haver o mínimo de suspeição. Entenderam broquilhas?

Anónimo disse...

Mas este Bloco comandado pela falsa bordadeira das três reformas não acerta uma?! Não é que o trafulha das viagens foi buscar para mandatário da candidatura à Assembleia da República o advogado do Mijinhas?! É cada tiro, cada melro. E eu que, confesso, tanto critiquei o Almadinha. Volta Almadinha que estás perdoado!

Anónimo disse...

22.41
És assim um bocado para o ignorante, já que a Berardo vinha à Madeira nos fins de semana.

Anónimo disse...

Pior é a falsa bordadeira das 3 pensões. O BE é isto, faz o que eu digo, não faças o que eu faço