Powered By Blogger

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

CDS na estrada



Lopes da Fonseca denuncia
desperdício de água no Seixal


São cerca de 400 litros de água por segundo correndo montanha abaixo até encontrar o mar. O desperdício deste importante recurso natural é visível alguns metros depois da entrada para estrada que dá acesso à Praia da Lage, na freguesia do Seixal. Quem por ali passa, levanta interrogações de ordem ambiental e climática. 
Em 2025, cerca de 2,7 biliões de pessoas podem ser privadas do preciso recurso natural, de acordo com os últimos estudos das Nações Unidas. 
"O CDS volta à questão ambiental para lembrar que nós, na Madeira, temos de saber preservar o nosso bem mais precioso, que é a água", disse o dirigente e deputado do CDS-PP Madeira, António Lopes da Fonseca, que levou a comunicação social à freguesia do Seixal para mostrar um "mau exemplo" do aproveitamento dos recursos naturais. "Não pode acontecer aquilo que estamos aqui a ver. Há estudos que dizem que o caudal é de 400 litros por segundo de água potável deitada ao mar."

António Lopes da Fonseca entende que a Madeira tem de ser exemplar na questão dos recursos hídricos regionais. "Os recursos hídricos serão cada vez mais um bem essencial para as nossas populações mas também para quem nos visita", referiu. "No âmbito da peugada ecológica, os países desenvolvidos estão a depender cada vez menos do fuel, e nós temos de potenciar cada vez mais os recursos hídricos para produzirmos energias alternativas."

O dirigente centrista lançou um apelo ao Governo Regional, no sentido de que o caudal do Seixal seja "devidamente aproveitado" para o abastecimento das populações e para as áreas agrícolas da Região. "O CDS tem no seu programa um capítulo sobre a necessidade de preservação do ambiente, o que implica potenciar cada vez mais os recursos hídricos", disse António Lopes da Fonseca para criticar: "Aquilo que vemos aqui é um exemplo do que não deve ser feito."

"Este é um exemplo que decorre da planificação errada de obras feitas no passado", mencionou, para acrescentar que a abertura dos túneis nesta zona da Madeira conduziram à destruição dos lençóis freáticos e consequente desperdício.  

CDS

5 comentários:

Anónimo disse...

CUBANICES

Anónimo disse...

Para quem não sabe, essa água é a água da Ribeira do Seixal que infiltra no Chão da Ribeira nos basaltos fraturados de uma escoada de lava que preencheu o vale. Esta água, corria através do basalto fraturado em direção ao mar. Na realidade, esta água sempre se "perdeu" junto ao mar em frente à vila, não estava armazenada como num tanque, à semelhança de um aquífero (ou como este senhor diz "lençol freático").

Ou seja, o túnel desviou a saída de um lado para o outro, continuando a se" perder" o que sempre se perdeu. Assim sendo, esta água não é mais desperdício que a água que chega ao mar em qualquer ribeira desta ilha. Aliás, a lei é bem clara que não se pode utilizar toda a água de uma ribeira, sendo obrigatória a manutenção de um caudal ecológico, pois existem ecossistemas que dependem desta. Agora, mesmo assumindo que esta água pode ser aproveitada, quanto é que não nos custaria a nós, contribuintes, esse aproveitamento. Será que o CDS sabe que teria de ser construída uma conduta com bombagem para S. Vicente onde está a ligação mais próxima ao sul? E quanto é que custaria a sua manutenção e consumo em termos de emissão de gases de efeito de estufa? Esse dinheiro não seria melhor empregue na recuperação de redes para diminuição de perdas de água no sul? Garanto-lhe que se poupavam bem mais que 400 litros por segundo.

E assim se vê como estes partidos, PAN incluído, nunca se preocuparam a sério, ou pelo menos não compreendem de uma forma integral, como gerir um sistema ambiental com sustentabilidade, limitando-se a propostas avulsas para encher o olho e enganar um povo que de ambiente nada percebe, mesmo que com ele se preocupe.

Anónimo disse...

Só falta agora é o Câncio botar sapiência sobre o assunto.

Anónimo disse...

Gosto de ver as preocupações ambientais do CDS. É pena é que não passe de hipocrisia. Têm tantas preocupações ambientais que na única Câmara que tÊm na Madeira usam e abusam de herbicida, mas de certeza que é um herbicida amigo do ambiente!

Anónimo disse...

se se fizesse uma lagoa para armazenar está água vinha os do costume dizer que era um atentado ambiental e mandar uma cartinha para a Europa a denunciar