Powered By Blogger

segunda-feira, 5 de agosto de 2019


Conversa com Sílvia Vasconcelos
Animais: os seu direitos, os nossos deveres



Hoje, na primeira das várias conversas promovidas pela CDU, em torno de questões que não obstante gerarem algumas polémicas e divisões na sociedade, deveriam ser tão só unitárias e unificadoras. A conversa de hoje recaiu sobre os Direitos dos Animais e os nossos deveres para com eles. Esta matéria tem, felizmente, sido destacada e vivamente debatida nos últimos anos, fruto da luta de pessoas, entidades não governamentais como as associações protectoras e promotoras dos direitos dos animais, que têm conseguido mobilizar a sociedade em torno desta matéria, incluindo os agentes políticos. 

E de facto, esta é uma matéria que nos diz respeito, e muito: os animais partilham connosco os ecossistemas, são componente elementar do nosso ambiente e a falta de cuidado, de respeito e protecção para com as outras espécies não só põe a nú o pior da espécie humano, como periga o futuro ecológico do planeta. 
Por isso há que assegurar os direitos dos animais (não humanos), como a vida, a saúde, bem-estar; reconhecer os seus direitos fundamenta a sã coexistência das espécies. Por outro lado, está comprovado por um crescente número de estudos, que o "respeito pelos animais está relacionado com o respeito pelos homens entre si"; por outras palavras: "há uma íntima relação entre a violência contra animais e a violência contra pessoas (como a violência doméstica e/ou homicídios) ". 
Pelo que, em última instância, em nome da própria humanidade, há que educar desde a infância o respeito e cuidado com os animais. 
"Mais do que punir, é preciso educar para o Direito (e para os direitos) dos animais".


Pelo Gabinete de Imprensa da CDU
Funchal, 04 de Agosto de 2019

5 comentários:

Anónimo disse...

Faz todo o sentido o que esses “estudos” dizem. Aliás, esses “cientistas” sabem que os maiores defensores da humanidade - Hitler e Estaline - adoravam animais.
Triste gente...
https://www.refinery29.com/en-us/famous-dictators-pets-dogs

Anónimo disse...

Não bastava o Hitler adorar animais e ser vegetariano e ainda vem esta gente com pseudo-superioridade moral da tanga.

Raghnar disse...

O animalismo é essencial para "despersonalizar" os humanos e legitimar as atrocidades defendidas pelos fascistas. A proibição de testes laboratoriais com animais vivos pelo nacional-socialismo alemão, entre outras medidas recauchutadas pelos animalistas, não foi um acaso...

Anónimo disse...

Qualquer dia os animais terão mais direitos que os seres humanos. Não se percebe.

Anónimo disse...

ATENÇÃO PAN (Partido dos Animais e Natureza) ... há gentinha querendo ROUBAR vosso espaço no espectro da política da tabanca