DIÁRIO ESCONDE RESPONSABILIDADES DA CMF
NA EXTRAÇÃO DE INERTES
Octávio Silva Mendes
Com as dificuldades que o Prof. Mentiras tem sentido na campanha, em derrapagem desde as eleições europeias, o ex-Diário de Notícias, agora transformado em Diário de Campanha Cafofa, decidiu apostar na extração de inertes para atacar o Governo. O tema é complicado, porque se não é retirada pedra das ribeiras, elas ficam assoreadas e quando vêm chuvas é um problema. Se é permitida a retirada, é porque se descalça o leito.
Sem querer retirar ónus ao apetite que as empresas têm neste material, algumas vezes sem olhar para a lei. Até um biólogo, mandatário do BE e marido da vereadora da ex-Câmara do Prof Mentiras, o Diário do Cafofo foi ouvir.
E nós que julgávamos que os especialistas na na extracção de inertes em área fluvial são o geógrafos, geólogos e eng. civis. Sempre aprendendo. Todos percebem que foi calendarizada a saída consecutiva de alegados escândalos relacionados com esta actividade. O que o Diário não esperava é que um desses problemas fosse da exclusiva responsabilidade da Câmara do Funchal, dado o perfil da intervenção. Quando se aperceberam ainda tentaram partilhar culpas com o ambiente e a hidráulica do Governo. Mas ao perceber que não havia volta a dar, que o caso é mesmo com a Câmara, toca a remeter esse assunto para um canto e recuperar o primeiro tema, sem que tivesse havido qualquer novidade relativamente ao mesmo. Faz uma capa e uma página para dizer que se aguarda os resultados do inquérito, pouco dias depois do mesmo ser levantado. Quanto ao assunto quente, é melhor começar a chutar para canto, pois é responsabilidade da Câmara. Uma vergonha.
29 comentários:
Conversa para enganar broquilhas! As ribeiras são tuteladas pela secretaria regional do Equipamento Social, que tem o dever de fiscalizar a rapinagem das pedras dos tubarões do betão. Se o governo mandou abrir um inquérito, se Miguel Albuqurque no quente da discussão disse que, então que se fiscalize quem anda nesta destruição louca das ribeiras, vem agora um octavio nos passar um atestado de burrice. Da minha parte envio ao remetente! E eu sou um feroz adversário dos cafofos e dos socialistas que se venderam aos sousas! Agora vir para aqui dizer que a culpa é da CMF, dá mesmo vontade de rir.
Cafofo e Albuquerque são areia da mesma ribeira, ou se quiserem, vinagre da mesma pipa.
Em São Vicente está tudo licenciado!
Dizem por ali que para criarem os obstáculos do trial a Câmara vai ter comprar pedra, pois já não há nenhuma na Ribeira!
Que vão lá para os lados do Porto Novo e tem muita há venda.
Você não conhece a lei. O licenciamento e Fiscalização da intervenção na Fundoa é da exclusiva responsabilidade da Autarquia. Repare que a Câmara Falou-se sobre essa polémica. É o Diário faz-lhe o jeitinho.
O Calado mandou todo o departamento governamental se CALAR.
Julgo não ser necessário fazer um desenho de quem é o Patrão do Calado. Pois Não???????
Este quer enganar quem? Eu não apoio Cafofo, toda a gente vê que o Governo Regional é cúmplice do que se passa nas ribeiras.
Mas a Susana Prada até é geóloga, e é Secretária do Ambiente, mas nem piou ainda sobre o atentado ambiental, ilegal, feito sem licenças, em rapinagem total.
A Susana Prada quando quer emite comunicados rapidamente, mas sobre este caso nada diz e é geóloga. Não sei se é especialista na extração de inertes mas como geóloga e Secretária do Ambiente devia emitir uma opinião sobre o assunto. Ou será que ela só é especialista em trabalhar para os fotografos?
Mais um cidadão preocupado com a Madeira e os madeirenses!?
O revisionismo desta alminha é de brandar aos céus
DN e PS andam alinhados há anos.
Tudo por causa dia dinheiro que o PS via CMF tira do bolso dos funchalenses, que cada vez pagam mais impostos, taxas e taxinnhas, para dar ao DN.
Pelo que o DN está a fazer pela vida. Tudo está a fazer para que o PS ganhe as regionais para depois se sentar à gamela do orçamento regional.
Estão combinados. Começaram a inventar primeiro todos os meses, depois todas as semanas, depois todos os dias, da saúde e não tardou que o PS fizesse da saude a sua nova paixoneta.
Agora é o ambiente, sobretudo, os aterros e desaterros.
Mas teve o azar dos Távoras. Não é que uma das suas bombas - por vezes parecem estalinhos de carnaval - que espoletou rebentou nas mãos da CMF. A responsabilidade do licenciamento e fiscalização do que questionavam na noticia competia à CMF e não ao Governo Regional. Como a CMF teve de engolir a responsabilidade, como dizem e bem, chutam os desmentidos para canto de página e toca a ir buscar um requentando tema.
Sem nada de novo, sem factos, apenas estados de alma e opiniões de jornalistas. Apenas adjetivos como é próprio da imprensa cor de rosa. Chegam ao ridículo de culpar a secretária regional por não opinar enquanto geóloga. Apetece mandar a jornalista perguntar ao jurista António Costa se acha que se não se deve interpretar literalmente a norma que proíbe a empresas de familiares de membors do governo de fazerem negócios com o Estado. Que imbecil a jornalista.
Passadas as eleições, com PS novamente na oposição, como Governo e PSD a fecharem todas as torneiras do DN, vamos assistir ao funeral do DN.
Apesar me ver habituado a ler este matutino centenário desde criança, há muito deixei de ler com regularidade e deixei de lê-lo de todo quanto se tornou no pasquim camarário ou em boletim municipal e mais ainda agora em órgão oficioso de Cafofo.
A voragem desmedida pelo dinheiro dos gestores e o partidarismo indisfarçado do director do DN vai matá-los. Não tarda.
Algures no próximo ano: DN - RIP
A não ser que o Brandy contrate umas carpideiras, serão poucos a chorar por ele...
o JM é um pasquim do PSD-M! Só lambe-botismo, tem lá individuos que escrevem textos com um português do nivel de uma criança da escola primária.
Pelo menos no DN vão estourando alguns dos esquemas corruptos do Governo Regional.
Claro que a Susana Prada devia opinar. Afinal ela é Secretária do Ambiente ou é Secretária do "cala-te e finge que não viste"?
E uma vergonha o que se está a passar nas ribeiras.Não vale a pena dourar a pílula, nem remeter a culpa para o lado errado.A culpa é do governo.E a Susana Prada está a fazer-se de cega,surda e muda.Um escândalo.
Se a responsabilidade fosse da CMF, Amilcar, Calado e Prada não teriam qualquer pejo em culpar essa edilidade.
A publicação do Otávio mostra a desfaçatez com que os laranjas mentem. Repare-se que em nenhum sitio Otávio menciona alguma legislação.
Dou um exemplo.
Esta semana a DROTA alegou que os aterros de terras não são fiscalizados por essa entidade.
https://www.dnoticias.pt/madeira/cmf-procura-uma-vez-mais-descartar-se-das-suas-responsabilidades-acusa-a-drota-BJ5083120#
https://www.dnoticias.pt/madeira/aterro-da-prebel-suspenso-EH5081521
https://www.dnoticias.pt/madeira/aterro-com-licenca-pendente-no-funchal-usado-como-vazadouro-FX5077896
https://www.dnoticias.pt/madeira/secretaria-do-ambiente-diz-que-licenciamento-de-deposito-de-terras-e-inertes-e-da-inteira-responsabilidade-da-cmf-YN5078661
Acontece que pelo Decreto lei 46/2008 que Aprova o regime da gestão de resíduos de construção e demolição, artigo 17.º Fiscalização
1 - A fiscalização do cumprimento do disposto no presente decreto-lei é exercida pela Inspecção-Geral do Ambiente e do Ordenamento do Território, pelas comissões de coordenação e desenvolvimento regional, pelos municípios e pelas autoridades policiais, sem prejuízo dos poderes atribuídos por lei a outras entidades.
(...)
https://apambiente.pt/index.php?ref=16&subref=84&sub2ref=197&sub3ref=283
Mais ainda, uma vez que estas terras são residuos aplica-se o Decreto lei 178/2006 que Aprova o regime geral da gestão de resíduos, declara no Artigo 66.º Fiscalização
A fiscalização do cumprimento do presente diploma compete às ARR, à Inspecção-Geral do Ambiente e do Ordenamento do Território, aos municípios e às autoridades policiais.
http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=981&tabela=leis
Lembro aos canalhas que «Resíduos» são quaisquer substâncias ou objectos de que o detentor se desfaz ou tem a intenção ou a obrigação de se desfazer;
Por fim, há pouco menos de um mês foi renovada a comissão de srviço do Diretor de Serviços de Inspeção Ambiental da DROTA. È claro que Prada considera que ele está a fazer um bom trabalho.
ai os inertes , não se tira nada das ribeiras , tem-se de deixar tudo obstruido para dar problemas
e com problemas a catastrofes e a oposição delira
Pasquim é o JM. Se o JM não fosse um pasquim dava noticias dessas que implicam o GR e o AFA. Mas os jornalistas do JM não podem dar noticias sobre casos que envolvam o AFA, pois o AFA é o dono do JM. Por isso o JM é um pasquim, onde os jornalistas não têm toda a liberdade para fazerem o seu trabalho e esclarecerem a sociedade sobre tudo, doa a quem doer.
As catástrofes dão-se por haver a rapinagem das grandes pedras que em períodos de grandes chuvas travam a força cinética das águas. A história de vir para aqui dizer que é necessário desobestruir, apenas serve para justificar o roubo que se está a fazer nas ribeiras para lucro de dois ou três. Uma das poucas ribeiras que ainda se mantêm intacta é a ribeira de São Jorge, que aguentou o 20 de Fevereiro e outros aluviões, porque não foi mexida pelos patos "bravos do betão".
Ó Câncio,
Estás cada vez mais tonto. A legislação que invocas, define exactamente o contrário do que tu concluis.
Não me digam que estavam a espera que o Governo Regional agisse contra o seu principal financiador e do partido PSD.
Será que o Calado já não é Vice-Presidente ou para algo contra o seu patrão se encontra MUDO e não autoriza que os outros falem.
AFA é o dono d Madeira e seu colonizador.
Claro que se esperava que um Governo Regional agisse contra o AFA. Se fosse um Governo Regional sério, de gente honesta, agia contra qualquer empresa que se estivesse a explorar inertes de uma forma escandalosa, ilegal, sem licença, pondo em risco a população e o Ambiente.
Depois também se esperava que o Ministério Público agisse com mão pesada... mas será que o Ministério Público também está refém do AFA tal como está o GR?
14.43,
Nessa tua ânsia justicionalista faltou-te referir a Câmara Municipal do Funchal, que na tua retórica não é mencionada, mas também faz parte do casamento.
Ó das 14:43 nesses casamentos promiscuos, todos os envolvidos, TODOS, deviam ser castigados, incluindo a CMF e outras empresas mafiosas implicadas em esquemas, negociatas e conluios.
Claro que o Governo Regional devia ser um exemplo para todos, especialmente no cumprimento da lei cá na região, acima de todas as empresas e mesmo acima das Câmaras. Mas se é o próprio GR a participar nas porcarias...
Eu cá não estou preocupado em defender a CMF... estás preocupado em defender o Governo Regional?
14.43
Onde anda esse Governo Regional? Você é cubano ou veio há pouco tempo residir na Madeira? Por cá funciona o Governo Regional Amigo do Amigo e a palavra corrupção tem outro nome.
01.08,
O camarada Vara é o exemplo da corrupção socialista.
Está a guardar a cela para o Sócrates.
Vê se tens vergonha.
Os lambe-botas para protegerem os corruptos laranjas da ilha desviam o assunto para os corruptos de Lisboa do PS. São vis como os corruptos.
Corruptos são corruptos, sejam eles do PS ou co PSD-M da mamadeira.
Ou será que na Madeira não há Socrates, Varas, Limas, etc para serem apanhados?
Não há é poucos!
Os porcos têm é que ir para a choldra, sejam eles de onde forem.
A palavra corrupção na Madeira tem o nome de "máfia no bom sentido". Mas até isso está mal porque a máfia é no mau sentido mesmo. Não sei é porque não vão todos presos.
Ó das 08.40
Se na Madeira houvesse prisão para os corruptos mais de metade do PSD já não votava pois estaria a habitar num enclave prisional.
20.39,
Isso quer dizer que o teu camarada Vara não vai votar nas legislativas em outubro?
Agora tiras direitos aos presos?
E o Duarte Lima do PSD sabujo?
E os corruptos do PSD aqui da Madeira?
E os 10 por cento de todas as obras publicas que o PSD-M MAMA como foi dito pelo Cervejeiro e nunca foi desmentido.
Força MP que tens muito trabalho pela frente.
Atenção ao Serviço de Estrangeiros que se cuidem que apos o 22 Setembro eles vão querer abandonar a Ilha disfarçados de plebeus.
Enviar um comentário