Lopes da Fonseca dá a conhecer propostas do CDS
na área da Educação
Os professores com 60 ou mais anos de idade que, por opção, queiram deixar a atividade lectiva e dedicar-se a outras funções dentro da escola, vão ter essa possibilidade consagrada no programa de governo do CDS-PP. Igualmente, os docentes com três anos de contrato com a secretaria da Educação devem ficar automaticamente vinculados ao quadro, uma situação em a Região Autónoma da Madeira é a única em todo o espaço nacional onde isso não acontece.
"Viemos ao Sindicato apresentar algumas das propostas que o CDS irá incluir no seu programa de governo", afirmou o deputado do CDS-PP, António Lopes da Fonseca, que se fazia acompanhar da professora da Universidade da Madeira e candidata do partido às eleições regionais, Margarida Pocinho.
"Duas das nossas propostas vão ao encontro dos interesses dos docentes. Numa delas propomos que os docentes com 60 ou mais anos de idade possam, por opção, deixar a actividade lectiva, obviamente que não deixam a escola, ficam com outras actividades, permitindo o rejuvenescimento da classe docente com a entrada de novos professores. É uma medida fundamental que queremos implementar, caso o povo não dê mais uma maioria absoluta a um só partido. Não havendo essa maioria, haverá diálogo e partilha de propostas, é isso que o CDS pretende se o povo quiser o CDS no governo."
O coordenador do Sindicato dos Professores da Madeira, Francisco Oliveira, ficou também a saber dos dirigentes centristas que os docentes com três anos de contrato devem passar para o quadro. "A Região Autónoma da Madeira é a única parte do território que ainda não tem esse compromisso", disse António Lopes da Fonseca. "São cerca de 400 os professores que, depois de três anos consecutivos de contrato, deviam ficar vinculados."
As duas propostas do programa do CDS não resultam em qualquer agravamento para as contas públicas da Região. "Não há acréscimo de custos financeiros porque os professores já estão no sistema, não estão é vinculados, portanto, queremos é que se mantenham, não apenas ao fim de cinco anos, como acontece agora, mas depois de três anos consecutivos", esclareceu. "Na outra realidade, os professores podem ficar isentos da componente lectiva mas mantêm-se na escola, não estão a reformar-se. Ficam com outras actividades, de apoio ao estudo, na formação dos maiores de idade. Temos muitas pessoas ainda em idade ativa que precisam de formação e estas vertentes também são importantes. Além disso precisamos de rejuvenescer a classe docente, que neste momento está com uma média de idade de 50 anos. Dentro de poucos anos vamos precisar de novos professores."
CDS
11 comentários:
O que fazem 3 cubanos numa mesa no Funchal?
Bem visto, não é por acaso que CDS foi o maior apoiante do mentiroso, ponta de lança da cubanagem, são farinha do mesmo saco, inimigos da RAM
O que faz ali a ponta de lança dos sousas no CDS? Ainda não perceberam que os madeirenses não gostam de ser roubados nos portos da Madeira e Porto Santo?
Fazem 1 triangulo.
Olha a representante do grupo Sousa. Só falta o outro, o J.M.Rodrigues para ficar a equipa dos Sousas completa.
Lindo era sentar o Lopes da fonseca, o arroz de lapas e o paulino num debate. Ia ser a epifania democratica. Um vilhao um beto com lag e o fossadas dos subsidios. Hahahaha
Para professores tudo aos 60 anos, os outros aos 70 anos. Até parece que os professores fazem um grande trabalho, se não fossem as explicações pagas pelos pais havia uma chumbaria e notas baixas. Trabalhem até a idade legal tal como os outros, se é para baixar então são todos filhos de Deus
Das 00.01
De facto falta ali o rodriguinhos com o seu famoso sotaque cubano para compor um quarteto. Como diz o povo a "cereja no topo do bolo"
Sorte grande saiu ao cubano do norte. Não dá nada para a "caixa" como professor. Aqui é o "el dorado" para parasitas.
Deixar de dar aulas a partir dos 60 anos? É de loucos. Mas são seres com mais direitos que os outros? Vão andar nas escolas a fazer o quê e durante quantas horas por semana? 35h ou 40h ou vão dar explicações ao mesmo tempo? O povo a trabalhar de sol a sol para alimentar privilégios.Era o que faltava.
Para compor um quarteto de cubanos falta a secretária Rita Andrade.
Vamos aos 60 anos: hoje em dia, não estamos sequer nos meados do século passado,as pessoas com essa idade estão bem. A esperança média de vida não vale de nada ou vale?
As escolas a ficarem cheias de gente sem fazerem nada e quem dava as aulas? Mais contratações para estoirar com o orçamento da Madeira? Lindo serviço.Onde é que o CDS is buscar dinheiro para alimentar esta loucura? Professores sem fazerem nada,no final só se queriam aposentar aos 70 anos...
Enviar um comentário