Powered By Blogger

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Autárquicas na TV







Sobre o debate de ontem à noite: 
bis para todos, menos para Cafôfo


Como vimos a prestação dos candidatos,
um a um


O público pede um 'encore' quando gostou da actuação e quer mais. Ou então, como na piada: 'Bis-bis, vais cantar até aprenderes.'
No caso do programa de ontem na RTP-M sobre as eleições de 1 de Outubro no Funchal, o 'encore' quer dizer que o debate foi inconclusivo e muito pouco produtivo. O bis é uma necessidade de perceber alguma coisa das candidaturas. Perguntas estereotipadas, sem um avanço além do trivial que puxasse pelos candidatos e lhes descobrisse o que é que têm para além das receitas e despesas, do canil que vão mandar fazer, as suas ideias corriqueiras sobre a mobilidade, a reabilitação, o IMI, a derrama. A conversa de ontem foi uma aula maçadora sobre a 'revisão da matéria dada'. Nem sequer se falou na política de alianças pós-eleitorais, que serão fundamentais para o Funchal numa situação de não-maioria absoluta, bem possível. Se falaram, não apanhei.

Por isso, ouçam o nosso 'bis' e apresentem mais um número 'revisto e melhorado' para a gente perceber o que é que cada candidato tem lá dentro além das banalidades que disseram e que qualquer político de café conhece de cor e salteado. Gil Rosa tentou de vez em quando fugir ao implacável alinhamento, provocando quem estava a falar com uma pergunta 'diferente', mas sol de pouca dura. A ideia nova que pudesse estar a emergir esvaía-se nos cansados 'estamos a afastar-nos do tema' e 'o tempo é escasso'.
Um debate a seis pode tornar-se monótono ou então incontrolável, mas isso se não for preparado com argúcia político/jornalística a montante, na preparação do programa. Todos têm de responder aos mesmos assuntos, claro, mas nem todas as candidaturas se propõem atingir objectivos pelos mesmíssimos caminhos, porque se assim é, então a política transformou-se doentia e definitivamente no autocarro de que Eça falava. 
Da minha parte, vi os candidatos de ontem com os óculos seguintes:


Roberto Vieira


Não fugiu ao registo habitual. Falastrão, vozeirão, pouco profundo mas com uma virtude que nem todos possuem: fala no concreto para os outros perceberem. É prático. Ontem fez-se ouvir, dentro do habitual.



Raquel Coelho 

De desafio para desafio adita maturidade ao entusiasmo que, quando descontrolado, lhe provoca auto-atropelos. Os seus objectivos políticos obviamente não apontam para umas eleições autárquicas. No caso, o que vier é lucro no campo da valorização pessoal. A progressão de Raquel vai acelerada, consistente, a cores para contrastar com o cinzentismo habitual do que temos, e a médio prazo a política regional contará com o fenómeno já nas linhas da frente. Merece bis, para mais um pequeno passo adiante. 



Rui Barreto

Desprendeu-se um pouco da postura chata e aborrecida das direitas. Melhor do que os sermões nas acções políticas populares sem povo, na pré-campanha. Como se sabe, a sua carreira política, que prometia bastante, sofreu um acidente de percurso que o fez atrasar na carreira de político. O re-arranque continua doloroso. Mas ontem qualquer coisa brilhou, embora timidamente, no firmamento dos populares madeirenses. Pelo seguro, é melhor um bis, esclarecedor.


Gil Canha


Naturalmente, uma postura diferente: mais estadista do que a de há quatro anos, aquela que capitalizou o descontentamento geral em relação ao jardinismo então vigente. Nas autárquicas de 2013, os eleitores votaram na coligação 'Mudança' para contestar o establishment laranja e, já agora, para premiar quem representava um projecto de protesto que vingava havia um par de anos. Não há dúvidas sobre o que vou dizer, mas convém reforçar porque entretanto há quem tente virar o bico à História: os descontentes do Funchal, que eram a maioria, como se viu, votaram numa coligação porque lá estavam os operacionais do PND, que interpretavam o anti-jardinismo como num alegre espectáculo político, a que não faltava a popular figura do 'vilão esperto', o famoso 'Bexiga'. A votação não se destinou a Paulo Cafôfo, que ninguém conhecia de lado nenhum, a não ser Victor Freitas.
Ontem, Gil Canha, que entretanto divergiu da 'Mudança' adulterada por Cafôfo assim que tomou posse - ontem Gil Canha apresentou-se como candidato num patamar seguinte. Já não é candidato do protesto, mas de projecto. 
Não havendo dúvidas de que o antigo dirigente do PND é um defensor intransigente da genuinidade funchalense, pretende-se ver que ideias tem para salvar a capital da construção e de outros abusos desenfreados sem lhe tolher o progresso.
Gil Canha, à frente de uma equipa formada à base daquela que venceu as eleições em 2013, dinamiza uma linha política que, salvo melhor opinião, o Funchal não pode dispensar depois do 1.º de Outubro. Mas há um ponto fulcral que ontem pareceu alheio ao candidato: se a classe politizada funchalense de qualquer cor é capaz de lhe dar o voto, ele também precisa de levar a mensagem ao grosso do eleitorado. Também aqui há necessidade de um 'bis', para se perceber sobretudo este aspecto - decisivo.  



Rubina Leal


Sem dúvida que é a candidata melhor preparada, por força da experiência de dois mandatos com pelouro executivo bem movimentado na autarquia funchalense e no exercício de funções em instituições de contacto popular. Mas não parece. Ou melhor, o seu discurso não lembra isso às pessoas. As circunstâncias que rodearam a escolha de Rubina, o impasse, a tibieza de uma Direcção partidária ausente - esses factores como que ataram a candidata ao ponto de partida por um elástico que não a deixa avançar para uma embalagem de vitória. Para os social-democratas sinceros - cada vez menos - é como a noite de pesadelo de querer correr e não conseguir. Padece do mesmo mal de Rui Barreto: explosão fraca, sem impacto. 
Rubina Leal demorou a mostrar-se. E quando se mostrou não aconteceu nada. Foi mais uma candidatura, não a candidatura claramente capaz de reconquistar a câmara. Nem sequer por sua culpa. É o marasmo em que o PSD caiu, como se verá com mais nitidez quando estivermos mais próximos de 2019. Depois, a propaganda visual é o desastre que ninguém nega.
O debate de ontem. Rubina esteve ao seu nível pessoal: experiente, comunicadora, competente, humanamente hesitante em temas que um presidente de câmara geralmente descentraliza, humilde, simpática. Para ganhar uma guerra política é preciso mais, muito mais do que isso. Um 'encore' mais do que justificado.



Paulo Cafôfo


Desde que se meteu na cabeça que foi ele o vencedor em 2013, perdeu-se. Arrogante, narcisista a roçar o patológico, pantomineiro perigoso, aéreo, retórico forçado, de repente julgou-se com o mundo na mão. Tudo por causa de uma câmara provinciana, com cento e tal mil pessoas! Um presidente-recandidato que fala a cidadãos adultos e enrascados da vida como se estivesse a contar a Batalha do Salado a miúdos de 10 anos. Que, depois da leitura de algum livro sobre a arte de argumentar, aposta no argumento 'comparação', aliando a sua estapafúrdia polícia municipal à jurisprudência de haver 38 concelhos em Portugal que a têm, como se a gente não soubesse haver 270 concelhos que não têm a famigerada polícia municipal. Um aprendiz de político que se encara a si próprio como vedeta de uma casa de modas dirigida por uma agência de publicidade, gastando balúrdios do povo em LPM's e jornais. Que escorraçou aqueles a quem deveu a sua eleição. Que despreza os partidos que o apoiam, atingindo o ponto crítico relativamente à Direcção do PS-M, que não deixa aproximar num raio de 10 km. Que pratica uma desgovernação de plástico, desenhada por agências e comandada de Lisboa para cá. Uma lista de borradas que não cabem no Fénix. 
Desde que dispensou vereadores com o argumento de que eram contestados por grandes empresários, em vez de se solidarizar com eles, vereadores, ficou com o retrato tirado. 
Tudo seria diferente se Cafôfo percebesse que a política leva o seu tempo, que o caminho do político é longo. Não é para quem julga que aprende tudo na primeira hora. Tudo seria diferente, porque o Mayor não é nenhum incapaz. Tem até algumas características que ajudam muito na vida pública, uma das quais a facilidade de comunicação. Que ele tanto tem maltratado. Porque as agências o obrigam a mentir. E a rir a despropósito. 
Como deve estudar a arte de comunicar, Cafôfo sabe muito bem que se não estiver convencido do que está a dizer, não consegue convencer o auditório. Ou, na melhor das hipóteses, convence até ao momento em que será fatalmente apanhado.

Paulo Cafôfo vai perder as eleições? Ora, estive a falar chinês até aqui? Não sabem do que é que este interesseiro povo gosta? Não viram como foi durante 40 anos mais quatro?
E então? Bis para Cafôfo? Nem por isso. Está dispensado com distinção. Já vimos aquele filme que entrou em cartaz a meados de 2014 e estamos perfeitamente conversados. Mesmo assim... Será que o povo terá mais um lampejo, como em 2013? 

49 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma boa análise Calisto.
Aguardo que nos dê também informações sobre a rentre do PS-Madeira.

Anónimo disse...

Faltou Red Bull! muito morno este debate. estranho e cheio de rabos de palha. já ponderei e voto nos nulos

Anónimo disse...

Arrogância viu-se foi nos olhares da Rubina par além da postura completamente esgotada e derrotada, quase que admitiria pensar que ela própria não quer vencer.

Anónimo disse...

Cafofo esteve muito fraco, como sempre...

Anónimo disse...

Esta análise deixa muito a desejar. No debate, o melhor foi o Rui Barreto e depois a uma distância grande a Coelhinha. A Rubina não disse pão e o Cafofo tentou sobreviver. O Vieira nem sabia o nome da coligação que encabeça e o Gil andou perdido a caminho do hospital. Nem uma proposta. É engraçado quando toda a gente percebeu que o Rui Barreto ganhou os três debates e que o Cafofo apesar de ter perdido, não foi goleado, conseguiu sobreviver, só o articulista do Fénix vê na Rubina uma vencedora. Ah senhor, diga lá uma ideia apresentada pela dita no debate? uma só.

Anónimo disse...

O Rui Barreto era quem estava mais bem preparado.

Anónimo disse...

dou os meus parabens ao candidato do CDS

Anónimo disse...

Derrota careca garantida

Anónimo disse...

Excelente análise.
Eu que há 4 nos votei na Mudança, neste momento estou apenas dividido em votar oi no Gil Canha ou na Rubina Leal.
O Gil melhorou muito e tem sido muito assertivo nas denúncias que tem feito à pouca vergonha que se instalou na CMF e ao inegável jogo de interesses a que o Cafofo se deixou prender.
O egoísmo patológico de Cafofo e a ideia megalomana que tem de si, amarrou-o ao que de pior o jardinismo produziu e conduziu a sua queda.
Esperemos que o povo seja uma vez nais inteligente e corra quem estes lacaios de Lisboa.

Anónimo disse...

Para quem está contra o Governo atual de Albuquerque só faz sentido votar no Cafofo de forma a que a derrota da Rubina e por sinal, do Albuquerque, sirva de alavanca a um congresso extraordinário para acabar com esta hipócrita renovação de tachistas.
Se o Cafofo tem outro aspeto positivo além do colateral no PSD, é que o próprio PS terá que repensar o seu percurso e pôr o ex jotinha PSD Carlos Pereira a andar, pois já deu tudo o que tinha a dar e não serviu mesmo para nada.
Votar Canha ou Barreto é o mesmo que votar Rubina, pois os dois vão-se coligar à amnésica senhora ex Camara, ex Deputada, ex secretária e daqui a tempos ex candidata à Câmara..

Luís Calisto disse...

12.52
O comentário será mesmo para este post?
Se é, o autor tem um problema grave: iliteracia, ignorância ou falta de vista.
Aconselho Cartilha de João de Deus ou Alberto.

Anónimo disse...

O Rui Barreto ganhou o debate. Esteve bem. A Rubina e o Gil foram uma desilusão. O Cafôfo jogou para o empate. A Coelha não esteve mal e o Roberto estava lá para fazer o frete ao Cafôfo. Neste momento só há dois candidatos possíveis e com coisas para dizer, o Rui Barreto e o Cafôfo. A Rubina já sabe que perdeu e os outros dois mais o PC não contam para o totobola. Quem acha que isto está bem tem o Cafôfo, quem acha que tá mal tem o Barreto. Olhem que eu sou um mero cidadão, que não tem ligações a partidos e que já virou no PS, no PSD, no CDS e no bloco. Acredito em pessoas, ao contrário da maioria dos militantes partidários que comentam aqui.
Rui Sousa

Anónimo disse...

Os melhores foram o Rui Barreto e o Gil Canha, sem sombra de dúvida. De resto, dois pantomineiros arrogantes cegos pelo poder que já saborearam.

Anónimo disse...

A meu ver a Rubina venceu. Gil Canha, a Coelhinha ajudaram a conter o jogo a meio campo. Cafôfo não esteve no debate. Foi cilindrado.

Anónimo disse...

A questão básica nestas eleiçóes é como dar um abanão no governo incompetente do Miguel Albuquerque. Apesar de Cafofo náo ser rosa que se cheire, o voto neste senhor será o mais eficaz voto contra Miguel Albuquerque. Tomemos um protector gástrico e um anti emético e ....toca a votar Cafofo. Depois tratamos do resto.

Anónimo disse...

Se tinha dúvidas, agora sei em quem vou votar: Raquel Coelho do PTP

Anónimo disse...

A Raquel Coelho arrasou, partiu a louça toda. jesus aquela mulher é um tufão

Anónimo disse...

Debate? foi rol de críticas e só passado.
Não houve ideias novas.
Futuro da cidade? Espera-se.
O mentiroso voltou a insistir. Como exemplo da revitalização deu o Caju. Mas não eram dezenas ou centenas de CUMPRIMOS?
Rubina defendeu-se e atacou, mas não inovou. Tímida, como disse o Calisto, a renovação Albuquerquista caiu no marasmo. Rubina vale mais do que mostrou.
Gil falou no seu estilo e seria um bom vereador para fiscalizar quer ganhe a Rubina ou o Cafofo.
Rui Barreto , bem preparado, até disse que pagar a dívida era uma obrigação legislativa e não mérito. Mas estava com Ar enfadonho , sem entusiasmo. Falta-lhe garra.
Coelhinha também merecia um lugar de Vereação. Sem papas na língua e direta ao assunto.
E Debate? Sim debate não houve. Só tempinhos de antena. assim não. E num encontro de candidatos (não debate), o moderador faz perguntas sobre o futuro da Rubina e do Rui Barreto logo na primeira pergunta. Mas o que estava sem jogo eram ideias e propostas para o Funchal.
Nada se viu.
Quanto ao Xafofo e sobre a LPM , já vos digo mais daqui a pouco.

Anónimo disse...

A malta aqui dos Viveiros gostou foi do sr. Canha, as verdades devem ser ditas e a culpa não é nossa.

Anónimo disse...

Boa tarde,

Analisando o debate, verifica-se que é tudo farinha do mesmo saco.

No entanto, não me convenceram para o dia das eleições, excepto o Dr. Rui Barreto, que apresentou algumas ideias.

Resta aguardar ...

Anónimo disse...

Bem, sobre a LPM-Luis Paixão Martins-antigo Jornalista da Radio-fundou a LPM em 1986.
È apoiante declarado de Costa e Medina, como tem escrito no twiter.
Mas não escreve sobre o Xafofo. Porque será? Não viu o debate de ontem? Não tinha delegados no Funchal? Não viu o debate aqui em Lisboa? A RTP M já vê em Lisboa.
Não gostou?
Não tem assim tanta confiança?
Ou não trabalha para o Xafofo como por aí se diz?

Américo disse...

NO meio de tanta tristeza de candidato, quem ganhou realmente foi o Barrete. O sr professor e actual presidente foi de uma tristeza mesmo triste de se ver. Mal preparado sem uma ideia de jeito assim como os restantes candidatos. Enfim.... para "debate"( há quem chame debate cada um dizer o que quer sem intervenções ou respostas)da RTP-Madeira, não foi dos piores.
Só se pede a barrete que seja o que as pessoas pensam que ele é. fica a dica

Anónimo disse...

Gil Canha e o Rui Barreto vão coligar-se com a Rubina Leal?! Acredita mesmo nisso ou só está a dizer isso para ter como único pretexto votar no Cafofo?!

Anónimo disse...

Vai votar numa pessoa, que de acordo com as suas palavras "não é flor que se cheire"? Isso não faz muito sentido, vote no Rui Barreto ou no Gil Canha

Anónimo disse...

Caro Sr. Calisto, permita-me esta análise! Nunca como hoje, vi tantos comentadeiros a falar bem de Rui Barreto! Realmente, aquelas sondagens de que falava há uns artigos atrás, devem ser ainda piores para Cafofo do que pensava. Parece que a equipa da Frente Mar e LPM está aqui em peso a a falar bem de Rui Barreto, a ver se convencem PSD's desiludidos a votar neste em vez de Rubina Leal. Como já sabem que em Cafofo só votam os PSD's que foram mandados por AJJ, toca lá a tentar convencer os restantes a votar no Barreto, impedindo assim a vitória de Rubina. Sendo eu pragmático e sabendo que o Gil ou outro dos pequenos infelizmente não ganha, prefiro Rubina a Cafofo. Lá do careca aldrabão estou eu farto. Venha outro que se não for bom , daqui a 4 anos não leva o meu voto.

Anónimo disse...

Gostei muito da presença e postura da Raquel Coelho. Preparou-se muito mais que os demais. Criticava quando tinha que criticar, fundamentava o que dizia e não era o bota abaixo do pai. O Gil esfumou-se, muita parra pouca uva, estava à espera de muito mais, mais ideias e argumentos, não quer o hospital nas bananeiras, ok e mais? A Rubina, infelizmente está muito agastada, sofre, baralha-se, fez asneira em falar do passado com uma divida de 90Milhões e orgulha-se de ter recorrido ao PAEL???
Mas o que me assusta mais é votarem em Cafofo só para se vingarem da má Renovação e dos queques dos renovadinhos. O Cafofo não demonstra possuir, após 4 anos, o conhecimento necessário das pastas sob a sua alçada, fugiu ao assunto da incúria da queda das árvores e diz que não fez mais porque tinha a despesa para pagar. Estranho que não só não pagou como ainda aumentou a despesa da Câmara em mais de €10 Milhões. Só para ver que está enganado, avançou hoje com concurso para entrada de Técnicos Superiores para economia e gestão.
Caro Calisto, independentemente de não se gostar do estilo e do passado, a Raquel Coelho esteve muito bem e em seguida o Barreto.

Anónimo disse...

O Barreto foi o único que apresentou ideias. A Rubina foi fraca e o Cafofo mau. Quanto aos outros, contam pouco, porque estas eleições vão decidir-se entre a Confiança, o PPD que desgraçou a Madeira e o CDS por causa do Barreto. Votar nos outros só dispersa votos e ajuda quer a Rubina quer o Cafofo.

Anónimo disse...

Os males desta Governação na CMF são muito similares aos do GR e antiga governação da CMF. Até na queda da árvore, toda a ambos. Cafôfo teve de se "agarrar" à Idalina no início do mandato e agora tem essa pedra no sapato.
Quanto ao debate, do melhor ao pior:
Rui Barreto (bem preparado), Coelhinha Raquel (em crescendo mas quem é o nº2 e o nº3?), Cafôfo (atacado por todos, se fosse para contrapor não dizia mais nada), Gil Canha (conseguiu se controlar e ser mais abrangente que o habitual), Roberto Vieira, Rubina Leal (não por ter sido tão pior que os outros mas porque deveria ter sido muito melhor) e por fim, Gil Rosa.

Anónimo disse...

e por onde andou o Comunista? teve medo?

Anónimo disse...

Votar Rui Barreto ou Gil Canha é desperdiçar votos, ela fica a ganhar. Não é suficiente para derrotar o PSD
Mal por mal é melhor votar Cafofo. Isto vai basear-se sempre entre apenas 2: Leal ou Cafofo

Anónimo disse...

Na Câmara as pessoas gostaram da lavagem do Gil Canha e os funcionários estão com ele.

Anónimo disse...

Rubina Leal, sem dúvida alguma a melhor candidata para o Funchal, conhecedora de todos os assuntos, uma mulher séria e trabalhadora! Rumo á Vitória! Leal ao Funchal

Anónimo disse...

A única solução para colocar o Funchal limpo e com condições dignas para vivermos, é a Dra. Rubina Leal! Uma Vencedora fiquei seu fã, tem o meu voto e de todos cá de casa (6)

Anónimo disse...

Cafofinho já foste.... lá se vai o teu sorriso.... Leal ao Funchal!

Anónimo disse...

Voto Gil Canha!

Anónimo disse...

Rubina = Cafofo = Albuquerque = AJJ
Barreto está verde.

Por isso, vota Gil Canha!

Anónimo disse...

O nosso edificio dos Bombeiros na Nazaré já esta a fazer uma abaixo assinado para o hospital vir para aqui como o Gil Canha defendeu porque estamos fartos de poeira e fica mais barato nestas bandas que fazer no meio das bananeiras o hospital

Anónimo disse...

Será que alguém viu o debate? Jogo de futebol em simultâneo... e por último será que vai fazer a diferença no momento de voto?

Quanto à prestação dos candidatos:

Favoritismo à parte a candidata que mais se destacou foi Raquel Coelho, não só por ser tão nova, mas por vir de um partido que não está cercado de estrategas e equipas de comunicação. Conseguiu bater Rubina e Cafofo, que trabalham com equipas caríssimas e cheias de intelectuais. De uma forma natural e sincera foi directa aos assuntos, tocando em pontos essenciais para a cidade. Sem nunca perder a compostura e sem medo, desferiu ataques mortais aos candidatos do CDS e MPT, que foram apanhados de surpresa e colocaram os pés pelas mãos, em contra-ataques deselegantes e sem de facto argumentação que contrariassem a critica efetuada. Tem dado provas da sua competência. Surpreendentemente penso que daria uma excelente vereadora.

Roberto Vieira, com um discurso rabalhusco conseguiu defender alguns pontos de vista importantes, mas sem uma estratégia clara e objetiva para a cidade. Gostei da parte em relação à tragédia no monte. Com a coligação Nova Mudança apresenta-se claramente ao eleitorado com um candidatura de ressabiamento para caçar votos quiçá por talvez apenas ter recebido um destacamento em vez de um tacho chorudo na frente mar. Teve um discurso muito pequenino...e quando entrou para o campo de ataques pessoais perdeu pontos e demonstrou falta de compostura. Não tem perfil para a Presidência, nem tão pouco para vereador. Se for eleito deputado municipal é graças ao confusão do eleitorado, mas também não parece estar preocupado com esse juízo de valor. Para ele o que vier é ganho.

Paulo Cafofo, bem aconselhado pela sua equipa, não perdeu tempo a se defender dos inúmeros ataques que foi alvo e apresentou o seu trabalho pela cidade. Contudo, não conseguiu disfarçar o incómodo perante tantas criticas. Esteve ok, mas esta não foi a sua melhor prestação.

Rubina Leal claramente aconselhada pela sua equipa fez uma prestação mais contida e sem correr riscos. Perdeu a postura altiva e arrogante e isso foi positivo. Esteve melhor do que no debate da antena 1. Obviamente que por estar comprometida pelos erros que foram cometidos no passado falta-lhe moral para falar em determinados assuntos. É a candidata com mais experiência e mostras dada de competência, mas por estar rodeada de abutres e mestres a quem servir perde pontos. Tinha hipóteses se viesse de outro partido que não o PSD.

Gil Canha no inicio viu-se à rasca com as perguntas incomodas de Gil Rosa por exemplo o da "barriga de alguer", mas a tempo conseguiu encontrar o foco. Pintou a melhor equipa do mundo por ter sido escolhida apenas por ele, sem a intromissão de partidos, a meu ver um pouco ridículo e narcisista... a continuar com este tipo de discurso e pensamentos vai perder o apoio do Monarquico e Pous, há que saber trabalhar em equipa. Atacou certeiramente os vícios de Paulo Cafofo e deu alguns pontos de vista importantes para a cidade, como é o caso do hospital. Conseguiu ser mais abrangente e não criticar apenas Paulo Cafofo, mas faltou mais propostas para a cidade. No geral foi uma boa prestação.

Rui Barreto com um discurso redondinho e assertivo teve uma boa participação. Preparou-se e estudou bem os problemas da cidade. Quando apanhado de surpresa, demonstrou fraqueza e pouca capacidade de reação. Tendo caído como um patinho na rasteira impiedosa de Raquel Coelho. Não negou o tachinho dado ao CDS e pior ainda, falou nas propostas que conseguiu aprovar. Dando razão à candidata do PTP, sabemos que a aprovação daquelas propostas do CDS,por parte da Mudança, não vieram de amor e graça, surgiu de um acordo de cavalheiros entre Zé Manuel e Paulo Cafofo. Entalou-se aí, mas no geral esteve bem..logo a seguir de Raquel Coelho



Anónimo disse...

Rui Barreto saiu-se bem.
Paulo Cafôfo, soube equilibrar-se.E isto valeu mais que tudo.
Rubina Leal? Uma sombra.
Raquel Coelho poderá vir a ter futuro.
Dos outros, não vale a pena falar.
O voto útil será o caminho. Em branco nunca.

Anónimo disse...

Votar para as juntas e assembleia no PSD, para a câmara no cafofo.
Vamos recuperar o PSD destes trastes dos renovadinhos!

Anónimo disse...

há um candidato que estava com os canecos, observem bem.

Anónimo disse...

O debate valeu só pela porrada que o Gil Canha deu ao Cafofo por causa da policia municipal.

Anónimo disse...

Rubina Leal é uma personagem que cria empatia, mas só isso.
Falha nos instantes cruciais, a experiência em cargos executivos é relegada quanto discute temas técnicos e baseia a campanha em promessas.
Para mal dos nossos pecados, no escrutínio popular, o Cafôfo leva a melhor sobre ela.

Anónimo disse...

Caros Leitores,

Todos os comentários são válidos e cada um de nós terá as suas preferências e opiniões contudo, a grande questão é que o actual governo de Albuquerque tem sido a maior desilusão de que há memória. É uma evidência para todos nós que somos governados por um governo de compadrio, constituído por secretários corruptos e desonestos que só aceitaram o cargo em beneficio próprio. Um deles, aliás nunca o poderia ter sido, por claro conflito de interesses mas sobre isso ninguém fala, nem tão pouco se investiga. Se fosse no Continente nem por um mês se aguentaria no cargo, mas na Madeira tudo é possível.
Esta é a altura certa para o povo unido dar um cartão vermelho a este Governo e de uma vez por todas contribuir para que exista uma verdadeiramente Mudança na Região.
É tempo de varrer de uma vez por todas com esta nova geração de oportunistas que assaltaram o poder no PSD, é tempo de reflectir e perceber que mesmo que existam outros candidatos válidos, com propostas sérias, como é o caso do Rui Barreto, neste momento a única forma de infligir a derradeira derrota neste partido, cada vez mais insuportável, é votar no candidato Cafôfo (e como disse um dos leitores: "depois logo se vê"...)

Anónimo disse...

O Cafofo parecia um saco de boxe e nem com dignidade se defendeu dos ataques. gente fraca faz de fraca forte gente!

Anónimo disse...

Aplaudo e Subscrevo!
E digo mais: Ainda tenho esperança que o AJJ regresse em 2019. Chapada de luva Branca. Ganha isto num brinquinho.

Anónimo disse...

Independentemente de como correu o debate, Rubina Leal é sem dúvida a melhor candidata à CMF! Digam o que disserem, esta mulher é de uma capacidade de trabalho e de uma competência impressionante!
Força Rubina! Volta para a CMF!

Anónimo disse...

A Coelhinha teve bem, se não fala-se quanto não tinha a palavra sairia vencedora, pena é aquela voz incomodativa enquanto os outros tinham a palavra.

Anónimo disse...

A Rubina Leal foi um autentico Flop e só demonstrou que está aqui por ter seguido o Amiguismo, o Carreirismo e o Compadrio assim como ter conhecido o Miguel Albuquerque na hora certa.
Desta vez caiu-lhe a mascara e verificamos que afinal o produto não é bem aquilo que nos querem vender, isto é um produto das revistas cor de rosa e do MARKETING.
Tem cá uma cabecinha... que até a Raquel Coelho lhe ultrapassa por todos os lados.
Fiquei muito dececionado.