Powered By Blogger

segunda-feira, 3 de junho de 2019




3 de Junho 2019



Paulo Cafofo já fez 
o que Jardim não conseguiu:

apagar o PS-Madeira




Alguém pode imaginar um partido que organize a cerimónia de lançamento da candidatura a um governo sem que seja o seu líder a fazer o discurso de abertura?
Aconteceu ontem. A candidatura do apartidário Paulo Cafofo foi lançada formalmente e Emanuel Câmara nem discursou no início para explicar a candidatura do partido nem falou a meio nem encerrou a sessão.
Alguém concebe o lançamento de uma candidatura em nome do PS num cenário montado onde apenas um logo do partido envergonhado se conseguia vislumbrar no pano de fundo azul-amarelo da Bandeira da Região, aliás um colorido hipocritamente escolhido para disfarçar o ódio que os usurpadores nutrem pela Autonomia?

Aconteceu ontem à tarde nos jardins do Lido. De PS, apenas a mãozinha fechada num cantinho do pano de fundo para dar a entender que a barriga de aluguer é consentida.
Os Leitores que não assistiram àquela espécie de sessão do 'reino de deus' não acreditarão no que vou dizer. Mas dou a minha palavra como da parca assistência não se ergueu uma só bandeira do Partido Socialista. E no entanto Paulo Cafofo referiu uma vez (ou duas) que a sua candidatura tem o apoio do PS-Madeira.

O speaker da tarde, após ter dito que Paulo Cafofo é "o rosto da mudança da Região", apresentou a martelo uma professora universitária, Luísa Paolinelli, que já integrou a lista da Câmara funchalense. E por aí começaram as intervenções programadas, a cargo de mais dois professores universitários, um médico e uma enfermeira. Todos potencias membros do governo que Paulo constituirá em Setembro para salvar a Madeira, diz-se.
Como se vê, um estranho poder central 'cubano' insiste no projecto nacional 'mapa cor-de-rosa', instalando na 'rebelde' Madeira gente da sua confiança mas colocando à cabeça do filme uma estrela madeirense que aceitou representar com fidelidade canina o guião lisboeta.
E é enquanto apresentam pessoas que nunca ninguém viu mais gordas na Madeira, muito menos no PS-M, que os promotores da candidatura dizem dirigir-se aos provincianos madeirenses e portossantenses. 
Percebe-se que a realização e a produção da película de terror sintam a necessidade de alargar o eleitorado a toda a "cidadania", porque os votos dos simpatizantes socialistas até à data foram sempre insuficientes para desalojar o bafiento PSD das Angústias. Mas haja dignidade. Frontalidade. Já agora, não é por esconder a bandeira, o símbolo e os verdadeiros militantes do PS que alguém ganha a simpatia dos madeirenses. Podem crer.

Lá o speaker, também com pronúncia de pouco conhecedor do meio ilhéu, foi dando a ideia de que só mesmo um sujeito com a coragem do Paulo Cafofo para avançar à conquista do poder na Região (Autónoma, disse ele de voz embargada pelo ódio).
Coragem?
Estes cavalheiros caídos de pára-quedas na Praça Amarela sabem o que é perder e ganhar sempre com a bandeira do partido desfraldada ao sol, ao vento, à chuva, à trovoada, como sempre aconteceu naquelas hostes, lá e cá?
O tempo é de futuro, mas não há futuro sem passado. Ouviram falar nas lutas de Soares? De Zenha? De combates encarniçados numa época em que era preciso muita coragem, intelectual e física - muito mais coragem do que a exigida para receber tudo de bandeja e viver de passeios e fotografias.
Coragem de socialistas! Viram Gil Martins? João da Conceição? Ainda podemos perguntar a Emanuel Jardim Fernandes e a Duarte Caldeira como era noutro tempo, eles talvez tenham fotos dos carros destruídos à bomba, como muitos outros. E Mota Torres, tratado nos seus mandatos vexatoriamente como 'forasteiro', pelo adversário implacável? E José António Cardoso, vilipendiado todos os dias, tal como Jacinto Serrão, ainda hoje uma enorme saudade entre os militantes? E João Carlos Gouveia, para quem o grupo parlamentar laranja aprovou um exame de sanidade mental? Foram 40 anos de guerra quotidiana. 

Ninguém está a pedir medalhas. Mas que pensarão estes antigos presidentes do PS-M de uma cerimónia como a de ontem onde se notou com incredulidade a preocupação de esconder o partido? Que pensarão Góis Mendonça e os irmãos Martins, que conquistaram com muita luta câmaras para o PS no tempo em que choviam raios e coriscos? E André Escórcio, que elevou o nome do partido no tremendo combate de 1993 contra o social-democrata Virgílio Pereira, numas célebres eleições funchalenses? André Escórcio, deputado como Carlos Pereira (outro ex-líder), Rita Pestana, Carlos Fino, Luís Amado, Gil França, Fernão Freitas, João Isidoro, Arlindo Oliveira, tantos socialistas que deram a cara pela causa, com prejuízos pessoais e familiares, para que o Partido Socialista se mantivesse no plano de alternativa governativa! Com momentos bons, a chegar perto dos 20 deputados, outros maus, com baixas pesadas - que o adversário tinha tudo a seu favor -, e sempre sem renegar a cor partidária nem a idiossincrasia de lutadores e activistas mesmo nas lutas intestinas, renhidas e democráticas, dentro do eterno 'saco de gatos'.
E vêm falar agora de coragem! 

Lisboa quer o mapa cor-de-rosa em Portugal. Já Cafofo e seus primos de areópago pseudo-intelectual sonham com uma vaga de fundo populista na Madeira. Bem podiam arranjar outra barriga de aluguer. É injusto apagar desta forma insensível um partido com história digna e gloriosa. 
Cafofo pode ganhar nas urnas votos para 40 deputados. Se acontecer, o PS não estará a ganhar nenhum. A onda populista apagou o partido.

Acredito nas boas intenções de Emanuel Câmara, ao aceitar o projecto que lhe propuseram. Se o PSD se eternizava no poder e de repente, com Paulo Cafofo, a Câmara do Funchal fugiu às garras do Laranjal, por que não derrubar o PSD ao nível regional por essa via?
Pronto. Emanuel alinhou no estratagema e garantiram-lhe a vitória sobre Carlos Pereira no congresso. Ganhou. Mas não chegou a tomar as rédeas do partido. Disso trata Cafofo. Aliás, Miguel Iglésias. Tomar as rédeas do partido para o esconder.
Emanuel Câmara deve ter-se sentido um pouco estranho ontem no final da sessão de candidatura, quando subiu ao palco, não para fazer qualquer coisa enquanto presidente do PS, mas para legitimar a estrela do filme com um abraço. Sempre calado.   
Outros socialistas alinhados por Cafofo - Célia, Victor, Ricardo Franco, Olavo -, sentados na primeira fila, cumprimentados a correr pelo candidato no início da rábula, aproveitaram para ensaiar o papel que lhes está reservado: dar palmas a Cafofo e aos futuros 'governantes' independentes.
Pois. Emanuel e Victor meteram o cavalo de Tróia na fortaleza. Já não serão os dois cavalheiros a libertar um dia o Partido Socialista do sequestro materializado por Costa-Cafofo. 
Entretanto, alguém que meta umas bolas de naftalina nas bandeiras socialistas armazenadas na Praça Amarela.

PS - Ontem foi dia do Cafofo. Hoje é dia do ex-PS.

25 comentários:

Anónimo disse...

Sr Calisto
O título vale 5 estrelas.

Anónimo disse...

Srº Calisto, a sua análise política sobre as lutas do PS/M antigamente pela insturação da democracia e da liberdade estão correctas, mas na minha opinião esqueceu-se, por uma razaão ou outra, ou por o artigo estar muito grande, da luta dos activistas contra o Jardinismo e a "máfia no bom sentido", para este cavalheiro chegar à Praça do Município. Até então nunca vimos uma luta ou um artigo de opinião contra o jardinismo do srº Paulo Cafôfo! Está quieto que a luta estava encarniçarada nessa altura, e até metia cadastrados para agredirem os opositores e queimarem carros! O srº Paulo Cafôfo só foi eleito porque um grupo de democratas se esqueceu das cores políticas para se juntarem e derrubarem o PSD no Funchal! Mas o que fez Cafôfo, logo a seguir? Rebentou com as duas coligações, e como diz o srº Luís Calisto acaba de rebentar com o PS/M! Os eleitores vão deixar ele rebentar com a Madeira? Fica aqui a questão?

Luís Calisto disse...

13.47
Estou 100% de acordo com o comentário.
Mas neste caso estou a reportar-me apenas à situação interna do PS e ao sequestro do partido por independentes duvidosos.

Anónimo disse...

É mau caracter querer entregar o povo madeirense aos continentais. Costa quer,Cafofo faz-lhe a vontade. Emanuel engole sapos vivos a pensar em si e nos tachos dos filhos, na realidade onde está o PS/?

Luís Calisto disse...

Pedido
Esta caixa de comentários é um espaço para o Leitor abordar e opinar sobre o assunto tratado no post respectivo.
Em todo o caso, se apetecer a alguém 'marrar' aqui com o pobre do mensageiro, à vontade. Só tem de se identificar, já que o mensageiro precisa de saber a quem deve responder.
Obrigado
LC

Anónimo disse...

Afinal quantos madeirenses falaram ontem?

Anónimo disse...

Está gente não chegará aos 15% (26-11[jpp+mpt+pt]). Será derrota final.

Anónimo disse...

13.47
Vou marrar consigo dizendo que por esse prisma quem governaria em Portugal seria o PCP? Acho que é urgente atualizarmos os Velhos do Restelo neste caso os Velhos da Qta Vigia. O Futuro é dos menos jovens.

Das 14.40
Com as vossas contas já divulgadas em vários comentários aqui no Fénix não se preocupe que já tem garantido o Cargo de Ministro das Finanças Regionais em qualquer Governo Regional.
Cuidado e nada de previsões estonteantes pois por vezes o tiro saí pela culatra.
Não esquecer que para as Europeias apenas votaram cerca de 30 por cento e destes a grande maioria foram Velhotes assim como aqueles que tiveram de ir a força votar dos Lares Idosos onde estavam a residir (se tiver dúvidas pergunte a familiares de alguns dos Idosos no Lar Bela Vista)e aqueles que são sócios presentes do Partido Vencedor.
Portanto até Setembro muita agua irá correr tanto de um lado como do outro com ressabiados da direita e da esquerda fazendo o jogos dos seus donos. Nada de nervosismos porque a vida é uma só e a Saúde Pública não está nada brilhante.

Anónimo disse...

É... pelos vistos os ratos foram rápidos a abandonar o navio. Estou curioso para ver que destino será dado aos que espetaram a faca nas costas do PSD quando estava na mó de baixo e que agora já começam a encetar a reaproximação!

Luís Calisto disse...

Último e irrevogável correio-fantasma:
Não pretendo desferir ataques ad hominem. O senhor ou a senhora é que o fizeram. O argumento do post é o 'apagamento' do PS. E não o vejo rebatido. Só vejo a agulha virada para o triste do mensageiro. Então, podemos marrar, mas em igualdade de circunstâncias, isto é, sem máscaras.

Anónimo disse...

RIDICULO OS PPD`S VEJAM , OLHEM PARA O ESPELHO , NÃO SÃO RACIONAIS NEM DEVEM TER CORAGEM DE SE VER REFLETIDOS ,...SÃO TÃO RUINS QUE TEM VERGONA DA SUA FIGURA,
estão a ver a tera a fugir debaixo dos pés porque são tão incompetentes que o Sr Prof Paulo Cafofo e a equipa que vão governar esta terra , será um exemplo de BOA GOVERNAÇÃO como é no PORTO MONIZ, na PONTA DO SOL e em MACHICO, faz muita comichão , ….

Anónimo disse...

é o que o digo para cafofo e a sua trupe é jobs for continental Boys , para os palermas daqui o único que vai haver é para limpar sanitas , votem neles e se rebaixem a eles

Anónimo disse...

Há que apreciar a ironia fina do comentador das 16:05!

Miguel Campos disse...

Interne-se com urgência.
Trocou certamente a medicação.

Miguel Campos disse...

Nada melhor que trazer o exemplo socialista para cá. Meter crianças com cancro em contentores e urgências com interbamento nas casa de banho.
Quando replicar averigue. Vivemos no mundo real, nem tudo é perfeito, mas é melhor do que daquele lado.

Desperte sff.

Cumprimentos
Miguel Campos

Anónimo disse...

Caro anónimo das 13:47, respeito o papel de oposição que muitos pessoas tiveram durante o Jardinismo, mas na minha humilde opinião o Sr. Cafofo só chegou ao poder devido às desavenças dentro do Psd-M. (Em 2013 a Mudança vence com o apoio dos renovadinhos em pleno ataque ao poder jardinista, debilitado pela troika. Em 2017 já foram os jardinistas e os renovadinhos sem tacho que viraram-se para a Confiança.)

Por isso digo sempre, que o Sr.Cafofo é produto das desavenças dentro do Psd-M.

Se o Psd-M conseguir se unir, será muito difícil não ter a maioria. Ao que parece é o que está a acontecer, em sinal contrario pelo que tenho lido neste espaço parece que a divisão está a aparecer no Ps-M, o que é expectável quando apostamos em independentes.

Anónimo disse...

o Miguel campos deve saber pouco ou é um psd ressabiado , vá ver a historia do IPO DO PORTO, e faça uma analise ao que disse o médico que lhe meteram um processo , ...os psd`s até com a doença , gozam ,....deviam sentir na pele e então abram a boca.
agora é assim , e depois das eleições , … vou adorar ver ,...vão andar cheios de ranhos , a sair dos focinhos….

Anónimo disse...

Sugestão: da próxima vez que resolverem juntar o Povo ofereçam um arroz de lapas regado com "limpa metais" do Seixal com música pimba à mistura...é deveras confrangedor olhar para as fotos e verificar meia dúzia de gatos pingados ...

Anónimo disse...

Oh das 15.25! Não se preocupe com os revolucionários, e os que enfretaram o ditador Jardim quando a generalidade das pessoas andavam com medo e muitos dos actuais políticos com o "rabinho dentro das pernas"! Não somos Velhos do Restelo, mas sabemos através da história que os revolucionários nunca chegam ao poder, porque quando a revolução chega, aparecem os oportunistas e os parasitas que se posicionam logo para tomar o poder!

Anónimo disse...

cuidado a foto foi tirada num tempo errado, sabe perfeitamente que na hora da apresentação não é esta, se tira neste momento o numero será próximo do zero,..
distorcem a realidade, é o habitual,...servem para nada , …, começando pelo principal e vem por ai a baixo até o cola cartazes , … eu vou VOTAR CAFOFO, .. , NÃO SOU MELITANTE DE NENHUMA FORÇA POLITICA, MAS TEMOS DE DAR OPRTUNIDADE , se for um INCOMPETENTE a seguir voto noutro, mas temos de MUDAR , MUDAR , MUDAR , CADA 4 ANOS A DEMOCRACIA É A ALTERNANCIA
PEDRO FERNANDES

Anónimo disse...

Eu vou votar Cafofo porque quero ver a viloada a ganir! Os vilões têm que sofrer e levar nas orelhas e com este artista a viloada vai ver o que é bom para a tosse! FORÇA CAFOFO, rebenta com isto de vez!

Anónimo disse...

12.33
Como é que ele pode rebentar com uma coisa que já há muito está rebentada e toda estilhaçada pelos renovadinhos do PSD.
Pior do que está nem o Meias. Por onde anda o engomadinho do Blue Queque? Estará em Londres? Estará no Dubai? Estará no Funchal?

Anónimo disse...

15.35,
Adoro ver os comentários dos ressabiados.

Anónimo disse...

CHEIO, MEU DEUSS! CHEIOOO...de moscas

Miguel Campos disse...

A educação passou-lhe ao lado

Enfim.....