"PSD E CDS SÃO PARTIDOS MACHISTAS"
- Cássia Gouveia, candidata do BE às eleições regionais e dirigente nacional da UMAR - União das Mulheres Alternativa e Resposta
Confesso que tenho pouca paciência para o machismo, mas perante a desigualdade de género que existe não podia deixar de comentar a lista do PSD. Onde anda a paridade? Ainda mais, nos primeiros dez está uma candidata que foi Secretária da Inclusão e Assuntos Sociais e em maio de 2015 defendeu o “reforço da política de igualdade de direitos e oportunidades”, muito bem, onde está esse reforço agora?
Por que será que questionam a capacidade das mulheres para a política? Faltam mulheres na política e faltam, sobretudo, mais mulheres e homens com evidentes qualidades para a vida pública, no PSD, mas também no CDS, só existem homens, partidos machistas que excluiem as mulheres dos seus primeiros.
Com todos os seus defeitos, a sociedade portuguesa evoluiu, mas não no PSD nem no CDS, continuo a perguntar, onde para a paridade nestes partidos?
Os partidos, designadamente aqueles que defendem a paridade, não precisam de uma lei para colocarem em prática o que defendem como mais justo e adequado à participação feminina na vida política. Mas para o PSD e CDS só mesmo obrigados pela via legislativa é que incluiriam mulheres nas suas listas. Uma coisa que o PSD e o CDS não sabem, mas eu digo-lhes, a participação política das mulheres é um direito tão digno e inquestionável que não pode nem deve depender de uma espécie de concessão ou reconhecimento maioritariamente masculino nem das quotas ou percentagens que os homens lhes queiram atribuir.
Espero muito sinceramente que para os/as eleitores/as, uma das preocupações seja melhorar a qualidade de governação, mulheres e homens, para uma sociedade mais justa e igualitária e que não votem nos partidos que não consideram as mulheres dignas para serem eleitas.
5 comentários:
Confesso que acho curioso estas novas feministas, não acham correcto o machismo e com toda a razão, mas fazem exactamente o mesmo com o seu movimento feminista. Acham correcto fazer o que não querem que lhes façam .. Novos tempos
Um conselho, não perca muito tempo a pensar o que se passa nos outros partidos, aproveite o espaço que lhe dão de forma gratuita para apresentar ideias, nomeadamente, como se trava uma luta desigual como é a violência doméstica (um verdadeiro cancro social) em que a sensação que temos é de estarmos a perder, principalmente na Região.
Coitadinho... não sabe a diferença entre feminismo e femismo. Aconselho a pesquisar num dicionário
O combate à violência doméstica e a todo o tipo de violência que existe, é um dever de todo o ser humano não só das mulheres!
A candidata não tem que responder como anónima, já deu a cara.
Enviar um comentário