SABOTAGEM NOS INCÊNDIOS DE INVERNO?
Jacinta Raquel Nunes
Uma vaga de incêndios tem assolado a Madeira nas últimas semanas. Não me lembro mesmo de um Inverno com tantos fogos, ainda a estação vai a meio. O tempo pode estar ameno, mas toda a gente tem as convicção que há fogo posto, como acontece na maioria dos incêndios até no Verão.
São pirómanos, ou têm interesse particular e comercial nos fogos? Ou serão sabotadores, já que estes incêndios ocorrem numa altura em que se discute o porquê de não haver helicóptero de combate aos fogos durante todo o ano? António Costa chegou a dizer que iria pagar Helicóptero como é da sua responsabilidade, e no comício de Machico no dia 31 de agosto disse mesmo que já estava a pagar este meio de combate aos fogos. Mas mentiu, pois nunca deu um cêntimo para esse meio. A Região tem feito o esforço de pagar durante os meses mais quentes, e realmente tem-se revelado um instrumento muito eficaz. A quem interessa fazer fogos nesta altura, em que não há heli? Estranho...
23 comentários:
O mais curioso é que com tanto dinheiro gasto em caminhos corta fogo, os incêndios andem a passear pela serra.
Será que a Susana e o seu amigo do IFCN conseguem explicar isso?
Melhoraram os postos florestais, reactivaram as torres de vigia, prometeram robots que monitorizavam as serras, e vai-se a ver, depois de tudo isto, ainda há incêndios incontroláveis. Tanto dinheiro, tanta publicidade, e fogo...
Como já e apanágio deste desgoverno a culpa e do Costa. O robots devem de estar a ser desenvolvidos no Brava Valley…
Ó Jacinta estamos num inverno quente.Isto diz-se atípico.Fogo posto? Cá para mim é quase sempre.Costa mentiu? Isso é que é mentira.Os nossos governantes, os da Ilha, até achavam que não era preciso helicóptero! O povo pode não ter a cultura que tem Jacinta, mas tem muito mais memória.
Também dizem que os fogos são a vingança de proprietários a quem os terrenos foram roubados por invocação de usucapião! Se assim foi para os lados da Ponta do Pargo fácil será descobrir quem roubou e quem queimou... É só uma hipótese tão válida como a da “Jacinta”!
Anónimo das 19:14
Quem quer sabotar não há corta fogo que resista. Basta colocar vários pontos de ignição.
Caro anónimo das 19:14. Por mais investimento na prevenção que se faça, irá existir sempre gente maluca ou com outras motivações para pegar fogo na serra. Começam sempre de madrugada (aquela hora de calor que se sabe), em local de difícil acesso. Junte a isso alterações climáticas, os anos cada vez mais quentes, os anos consecutivos de seca. Nestas condições, todo o investimento é pouco e vai haver sempre um ou outro fogo que irá causar estragos. Agora imagine como seria se não houvesse esse investimento. É como as mortes na estrada. Forte investimento na segurança e evolução de meios, mas há sempre mortes. Menos, muitas menos que há uns anos, mas não deixam de haver mortes. Da mesma forma, incêndios vão sempre existir, esperemos que cada vez menos e com menos impactos.
A Jacinta deve ter saudades e sentir-se stressada com o aproximar das Eleições Autarquicas para fazerem o mesmo jogo sujo do que há 4 anos em que consistia tirar lixo de contentores duma freguesia para colocar noutra com os contentores a abarrotar para posteriormente tirarem votos e vir publicar para aqui e nas redes sociais denegrindo os serviços camarários. Este serviço é efetuado durante a noite mas foram apanhados visto mais de uma pessoa do Monte encontrar o lixo que depositou junto a sua residência entretanto ter aparecido noutra muito distante.
E que dizer dos derrames de agua nas estradas com grande sabotagem dos seguidores do PSD.
Julgo que estas práticas que estão habituados e com muita experiencia voltará lá para finais deste ano, princípios do próximo.
Estejamos todos atentos a estas falcatruas de um grupelho pertencendo a um partido todo fradulento.
Já cá faltava: Costa é que tem que pagar tudo. O GR é só para dar tachos.
Quem vive num gabinete com ar condicionado, ou sai só à noite, e com alta propensão para a baixa política tem tendência a criar estas teorias da conspiração...
00.10
Nem mais.
Este PSD não presta e espuma odio por todos os lados.
Recorre a todos os meios selvagens para atingir os seus fins.
A espuma tem sido demonstrada pelo PS e seus comparsas, os tais duzentos que não foram contemplados os que já tinham comprado fato.
É a chamada política de terra queimada da oposição madeirense
Notícias do mundo D. Jacinta:Janeiro de 2020 foi o Janeiro mais quente desde 1880.
para os socialistas a Madeira pagava tudo , policia , militares , juízes
e assim não consegue investir
13.15
Para os despesistas do PSD os Cubanos pagam tudo e ainda por cima são enxovalhados até a 5. geração.
Dinheiro dos impostos dos Madeirenses só para Poncha, pu@@@ e vinho verde.
15.42,
Isso era o que dizia o anterior ministro das finanças da Holanda.
No fundo os idiotas têm discursos semelhantes.
20.47
Afinal era e é verdade, verdadinha.
A ausência do heli em ocorrências no período de Inverno serve para o Governo Regional realizar uma conferência de imprensa no local a pedir verbas ao Governo de Costa, como vimos.
Está respondida a sua pergunta "Jacinta"?
23.54,
Tu és a confirmação.
08.59,
Se o Estado não deve garantir os sistemas aéreos às regiões, quando o continente for regionalizado então haverá uma grande poupança.
As regiões que se amanhem.
11.52
Onde anda o dinheiro que é arrecadado na Madeira e fica cá, ao contrário das outras regiões.
Madeira é insustentável e vive a custas das outras regiões mais ricas e mais poupadinhas, ou seja vive a custas dos Cubanos que injetam dinheiro para cá desbanjar.
Regionalização do continente, o sonho molhado de Jardim...
13.31,
Vê-se que és meio retardado. O dinheiro cobrado na Madeira é aplicado na Madeira, em todos os sectores regionalizados, bem como em investimento público.
Nos sectores não regionalizados, cabe ao Estado assumir os custos. Acontece na justiça, segurança, defesa, e outros serviços centrais do Estado.
A tua última frase é como comparar o Porto Santo com a Madeira, ou dizer que Porto do Moniz, ou Santana ou qualquer outro concelho vive à conta do Funchal.
Que otário.
O continente não será regionalizado enquanto estiver o Marcelo em Belém.
Lembrem-se do resultado do referendo de 1998 e das posições anti regionalista da altura do PSD e CDS de Marcelo e Portas.
Enviar um comentário