Powered By Blogger

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Agricultores em polvorosa


UVAS SEM ESCOAMENTO

Os produtores do Norte estão em polvorosa. O actual secretário da Agricultura prometeu, que todos ouviram bem, escoar toda a produção de uva. Vai-se a ver e eis que em São Vicente, por exemplo, a produção vai enxurrar. Os agricultores queixam-se: tentam contactar Humberto Vasconcelos, mas nada, não chegam à fala com o governante da promessa.

"Estamos sempre condenados: quando o ano de produção é bom, é mau para o agricultor", dizem-nos do Norte para baixo.
E há já um novo problema a desenhar-se. O 'tinta negra' ameaça também um berbicacho tremendo em Câmara de Lobos. Está mais do que visto que as casas de Vinho Madeira estão saturadas este ano dessa casta, pelo que os produtores também vão amarelar quanto a vendas. 
Entraram na loucura das conversões sem plano nenhum, quando há planos estratégicos para tudo - eis outra queixa que nos chega. 
Quanto ao contacto com o secretário regional, talvez os agricultores o vejam na campanha. Não o viram na festa das vindimas? Metam uma cunha ao Garcês, no Norte, e ao Pedro, no Sul. Eles também estão ligados às promessas.

42 comentários:

Anónimo disse...

O respectivo secretário está empenhadissimo na campanha da Nivalda pelo que não pode atender.

Anónimo disse...

Conversa fiada. O povo que esteja de olho aberto. E agora o que se faz às uvas?

Anónimo disse...

O deles está sempre seguro. Lá nisso estão bem unidinhos

Anónimo disse...

Andaram a brincar com as pessoas. Por exemplo, nos lameiros há produtores que se endividaram para garantir a produção e agora não têm maneira de vende—la.

Anónimo disse...

Esse secretário é só conversa fiada, não dá uma para a caixa, tristeza!!
Continuem a votar nesses renovadores da treta do PSD Madeira para ficar-mos cada vez mais entalados.

Anónimo disse...

Esta mascarada enorme
Com que o mundo nos aldraba,
Dura enquanto o povo dorme,
Quando ele acordar, acaba.

António Aleixo

Anónimo disse...

As caixas para as uvas são só para alguns amigos do primo do primo.

Anónimo disse...

O Garcês de São Vicente prometeu há quatro anos escoar as uvas. Ele que agora cumpra a promessa. O deputado Guido desapareceu? Deve andar na poncha que é a única coisa que sabe fazer.Votem outra vez nos Unidos.

Anónimo disse...

Onde anda o nosso deputado, só aparece em festas nas redes sociais para os lados da cidade. Esse que há 4 anos falava num programa da RTP, acerca das festividades das vindimas na placa central e que os viticultores de São Vicente e o próprio concelho eram esquecidos. O que é que lhe aconteceu que perdeu o piu? Porque é que ninguém o enxerga em São Vicente? O Outro, o menino da vila, o Vasconcelos, esse nem se fala, mas é preciso tomar cuidado com ele.

Joseph disse...

Prometem coisas que não são da sua responsabilidade e depois dá nisto. Claro que toda a gente sabia que o vinho vinha mais cedo este ano e que ia haver muita produção. Não há desculpas para as falhas registadas. Estou desejando de ver as desculpas esfarrapadas que aí vêem.

Anónimo disse...

Votem no PSD outra vez ....povo tapado anda a ser enganado por este bando de taxistas incompetentes do GR.

Anónimo disse...

Menino Guido disse que ia fazer a festa do vinho em São Vicente.
Deixa-me ver dever ser lá para o ano 2050 quando já não houver uvas no Norte.

Anónimo disse...

O problema vem de trás, tem anos.
A questão é que as casas vinícolas têm reservas para 6 ou 7 anos. Isto é, têm vinho para vender durante aquele período, sem necessidade de produzir nem mais um decilitro que seja.
A política anterior era subsdiar e levar a que as empresas comprassem uva aos produtores, mesmo sem precisarem.
Este governo andou até agora pelo mesmo caminho, mas, realisticamente, um dia não dá mais e é preciso acabar com isso.
E só há duas hipóteses. Ou se gastam rios de dinheiro numa promoção que leve o mundo a consumir várias vezes mais aquilo que consome de vinho Mdeira, ou os agricultores têm que repensar a sua produção.

Anónimo disse...

Aqui a questão não é se o Secretário prometeu ou não. A questão é porque razão é que o Governo ou outra entidade qualquer tem de garantir o escoamento das uvas? Penso eu de que, numa economia de mercado aberta, a oferta e a procura devem ditar as relações comerciais, sob pena de andarmos todos nós a subsidiar, com os nossos impostos, os agricultores que plantam o que o mercado não pede, colocando de lado outras produções ou castas mais rentáveis, por uma questão de preguiça.

Anónimo disse...

Uma das hipóteses é os agricultores produzirem uva para consumo enquanto fruto, e não para produção de vinho.
Outra hipótese é o plantio de castas para produção de vinho de mesa, como alguns já fazem.
Outra hipótese é a reconversão para outras culturas.
A Madeira não tem hipóteses de gastar rios de dinheiro em promoção do vinho Madeira, porque mesmo que vendesse várias vezes mais, os proveitos não justificariam os custos.
Mas é preciso acabar com esta subsídio-dependência. O mercado tem que funcionar, coisa que nunca acontecerá porque nenhum partido terá coragem política de fazer aquilo que tem que ser feito.
Lá íam os votos.
Enquanto isso, vamos pagando com os nossos impostos mais esta "promessa" de governo actual e anteriores.

Anónimo disse...

Pena este blog publicar coisas falsas, ainda por cima vindo de um jornalista. é que na realidade NÃO HÁ problemas nenhuns. Falam que os agriculores nao conseguem entregar uvas? que não conseguem falar com o secretário? O secretário tem estado permanentemente com eles e o Dn tem publicado isso. Pena é um senhor chamado Nuno Drumond escrever para este blog mentiras e publica-las como verdade.

Luís Calisto disse...

10.53
Coisas falsas são as promessas que ninguém esqueceu - e quem o assegura é o jornalista - que dá a cara ao passo que os da secretaria das batatas se escondem anonimamente na sarjeta. Ai o DN tem publicado esses encontros permanentes? Então pronto, é um salvo-conduto para os batateiros.

Anónimo disse...

Solução mágica: Substituem a Poncha Martelada por Vinho a quarto Litro e ainda levam dentinho.

Anónimo disse...

A vindima em São Vicente está parada. O betinhos, o deputadinho da poncha ou o garces andam escondidos?

Anónimo disse...

Coincidencia? O pessoal das canas sacarinas não recebem,os da banana idem ,os das semilhas a mesma coisa... o que esta mal é ter um secretario incompetente,que ja vem do tempo da camara de S. Vicente .Ate no privado [loja dos condominios ] foi a mesma coisa.

Anónimo disse...

Há uns anos, ano de autárquicas, talvez 2009, e houve um caso semelhante: muita produção e escoamento incerto...Foi "resolvido", com muita conversa com os produtores...E foi em São Vicente...

Anónimo disse...

Há determinados produtores que acham o Governo responsável pelo escoamento de toda a produção.não pode ser, já os professores também têm a mania que os governo tem de lhes arranjar trabalho.

Anónimo disse...

Esta câmara é um bluff, o secretário é um bluff, este governo que disse que ia renovar é um bluff. Promessas por votos e na hora de concretizar, nada. Ou a muito custo empurrados.

Quando formos votar temos que ter em conta a realidade e não os contos de fadas. Mudar é a melhor lição para estes senhores. Renová-los. À força, como eles gostam.

Anónimo disse...

Para falar com o Betinhos em São Vicente têm de o convidar para macarrão, não é para chatice de uvas.

Luís Calisto disse...

Caros Comentadores
Têm chegado comentários com imensa piada, deliciosos, mas que se auto-excluem da lista de publicação, por decisão clara dos seus autores. E é pena, porque mereciam ser lidos. Peço pois uns retoques, para evitar embaraços, e está resolvido.
Obrigado.

Anónimo disse...

Antes havia uma senhora chamada Paula Cabaço que percebia dos assuntos da vinha e passava as vindimas, não em festas, mas junto dos viticultores a apoia-los e a lhes dar algum conforto. Onde anda o prodígio que o Albuquerque e o betinhos colocaram no lugar da Paula Cabaço. É triste ver a agonia destes viticultores.

Anónimo disse...

Segundo o Garcês S. Vicente é uma terra generosa e devolve o dobre das sementes que lança á terra, deve ser por isso que agora esse mesmo Garcês está com dificuldades em escoar as uvas. Esse gajo é mesmo um parolo. É como o mercado que diz ter criado para escoamento dos produtos agrícolas do concelho. Pois meia dúzia de barracas com artesanato e necessidade de andar a pedinchar para ocuparem essas barracas. Vergonhoso é o que é. O que é preciso escoar, na realidade não se consegue. É o turismo tão abalado e mais não digo. Votem UPSV ou PSD que é a mesma coisa e vão acabar mal. Aplaude Aires.

Anónimo disse...

Ui! As ligações vão muito mais além das proclamada, Calisto. Vai até S. Vicente é saberás.

Anónimo disse...

O José António Garcês é um erro de casting. Foi importante como mudança para interromper o ciclo jardinista. Mas como presidente do município é muito limitado e está muito mal rodeado. Pagarão os Vicentinos enquanto não perceberem isso.

Anónimo disse...

As obras prometidas na frente mar e o acesso ao Paul da serra são uma miragem. Não vão acontecer. Outra coisa que reparo é a dinâmica no concelho vizinho, o Porto Moniz, a nível social e a nível turístico, com centenas de pessoas a passear diariamente nas serras e eventos praticamente todos os meses.

Anónimo disse...

Há uma secretária pessoal do Humberto Vasconcelos (ultimamente conhecido por meia vaca) que tem instruções para seguir os comentários deste blog, imprimir e deixar na mesa do secretário. Isto é pura verdade

Anónimo disse...

Aripan vem da cidade, vigia para agricultura e pescas, sv primeiro e segundo, linhas de estrada, vinho é para os pobres

Anónimo disse...

Isso é comum nas governações desse senhor, no entanto com tanta espionagem
e investigação acaba sempre cometendo injustiças.

Anónimo disse...

A última do Betinhos é que as uvas que não sejam compradas pelas empresas vinícolas, e não será pouca quantidade, serão adquiridas pelo Instituto.
Será que o Instituo passará a fazer vinho ? O secretário pisará as uvas, a presidente, deita o alcool, o Tiago deita a meixa, e depois é deixar fermentar ali na rua do Anadia.
E nós a pagar a demagogia com os nossos impostos.
É assim que esta gente governa. Em vez de tomar medidas de fundo e necessárias, mesmo que impopulares, só com o receio de perder um voto, vão pela via mais fácil. Aplicam o dinheiro dos contribuintes nestas medidas demagógicas.
É a receita Sócrates. No fundo são, salvo raras excepções, quase todos iguais.

Luís Calisto disse...

19.32
Não partilho a 100% do seu pessimismo, caro Comentador. Se o Instituto comprar as sobras e o vinho for feito pelo secretário, presidenta e o Tiago, podem muito bem montar um barzinho ao lado do mesmo Instituto. Com um bom dentinho, não lhe dá o bicho, a gente despacha o petróleo até ao Natal.

Anónimo disse...

Coitadinho desse! Nem o negócio do pai consegue gerir quanto mais um evento dessa envergadura.

Anónimo disse...

Ó Calisto, se assim fôr esse vinho só terá escoamento se oferecido, o que não é difícil de advinhar, dadas as mãos largas dos nossos governantes com o dinheiro dos contribuintes.
O bar até pode ser no parque de estacionamento do instituto, enquanto não é vendido ao hotel Santa Maria (agora acho que tem outro nome todo finório).
Quanto ao dentinho, é preciso um patrocinador, mas não deve ser difícil arranjar um, nem que seja a troco de uma licensazinha, ou de uma empreitada.

Anónimo disse...

Ele já deveria saber que a maior parte dos comentários são feitos a partir de IP`s públicos e de cafés.

Anónimo disse...

Se essa senhora ganhar a Câmara, o que não vai acontecer, será mais uma autarca a prestar vassalagem a esse Betinho.

Anónimo disse...

Não desapareceu. É vê-lo todo na nota a mídia de queque nos arraiais com varinas e nas festas in do Funchal. Agora nem conhecê o povo do seu concelho. Fora com esse menino que não têm feito nada por S. Vicente. A Ao paizinho fechou a bocarra e agora até fala de mansinho para não dar muito alarido.

Anónimo disse...

E arranjam, pelo menos é vê-los em associações e a envelhecer com alegria.
Se este governo, secretário e presidente da Câmara percebessem alguma coisa de produção agrícola não se limitaram a prometer o que não pode ser prometido. Mentiram e estão entalados. Não sejam hipócritas ao ponto de virem para este blog deitar areia para os olhos de quem trabalhou e acreditou nas vossas promessas. Política também é admitir os erros e principalmente lutar e arranjar soluções para o povo. Não terão o meu voto e já agora o Garcês que propunha ao Primo a compra das uvas.

Anónimo disse...

Já pagam amigo, já pagam.