Powered By Blogger

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Arbitragem à base de voluntariado



OS CAMPEONATOS ARRISCAM-SE A NÃO ARRANCAR



Luís Santos

A arbitragem madeirense quase que tem que pagar para arbitrar, algo parecido ao voluntariado. A época vai começar e ainda existem verbas da época passada por liquidar. Algo surreal, para não fazer referência às verbas atrasadas de 2011.
O que está a acontecer é que os árbitros estão a adiantar do seu dinheiro (gasóleo, alimentação, equipamento) para haver competição. Como se diz na gíria popular "estão a bater sempre no ceguinho", mas o que acontece é que está a começar a haver revolta, frustração, desânimo e até problemas familiares, não havendo incentivo para os árbitros continuarem nem  para o ingresso de árbitros jovens, algo que devia preocupar os clubes - que se arriscam a num futuro próximo não terem árbitros para os seus jogos. O que parece não preocupar ninguém. Mas deviam preocupar-se, porque se eu fosse dirigente de um clube iria querer um árbitro 100% focado no jogo para evitar os erros; e com os problemas que existem de certeza que nenhum arbitro irá estar 100% focado no jogo. Infelizmente ninguém se preocupa com os árbitros e se pudessem efectuavam jogos sem árbitros.
Assim arrisca-se que os árbitros digam basta e os campeonatos não comecem. Há uma forte probabilidade de não haver árbitros disponíveis para começar os campeonatos até alguém tentar resolver os problemas que assolam a arbitragem madeirense e melhorar as condições.
A arbitragem madeirense está farta de ser maltratada dentro e fora de campo, além de não ser devidamente respeitada ainda não é remunerada devidamente pelo seu trabalho.
Algo se passa no futebol regional se os árbitros estão esquecidos há muito tempo. Os clubes estão a começar a ter o mesmo tratamento, algo que se pode ver no campeonato PRIO (já não há derbis e as equipas da RAM estão separadas) e apenas há 1 clube na 1.ª divisão e nenhum arbitro, para não falar dos play offs da formação em que o campeão regional de camadas jovens não tem presença assegurada no campeonato nacional como antes.
O futebol madeirense merece mais e melhor!

2 comentários:

Anónimo disse...

Perguntem ao Marote se tem ordenados em atraso?

Anónimo disse...

vergonha