Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Albuquerque acossado nas Angústias


Depois de tantas rajadas nos pés,
maioria absoluta de Cafôfo é obra


Conquista do poder regional pelo reforçado Mayor poderá ser a três tempos: 2013, 2017 e 2019






Depois do já esperado mas brilhante triunfo de Paulo Cafôfo no Funchal, este domingo, Miguel Albuquerque há-de pressentir uma sombra nos corredores da Quinta das Angústias a partir de hoje, segunda-feira. Distantes os tempos da instalação da Sissi no palácio, com fotos nas revistas sociais, digamos que o sucessor de Jardim no PSD e no governo regional bem pode pensar em arranjar casota para o bicho, a breve trecho.
Se não acontecer algum desastre político na Geringonça continental e se Cafôfo conseguir evitar trapalhadas espaventosas como as que marcaram o seu primeiro mandato, porque a sorte não dura sempre, então será nas legislativas de 2019 que assistiremos à volta completa no cenário regional: fim absoluto da 'eterna' hegemonia do PSD-Madeira.

Há três anos e meio, ninguém acreditava que o presidente da Câmara do Funchal então recém-eleito sobrevivesse à crise na novel vereação que resultou numa sangria substancial da 'Mudança'. Os tempos correram e o acidente de percurso foi superado com solução frágil, mas as 'broncas municipais' não terminaram. Somavam-se trapalhadas 'à Cafôfo', intercaladas com iniciativas para a fotografia e sem benefício nenhum para os munícipes. Assistiu-se como que a uma disputa entre a Praça do Município e as Angústias a ver quem cometia mais asneiras político-executivas. 
Nos meses que antecederam estas eleições, desencadearam-se tormentos no Funchal como pragas do Egipto, assistindo-se a reacções de Cafôfo quase ridículas, algumas com averiguações judiciais ainda pendentes. Apesar de tudo, Cafôfo passa de presidente minoritário a maioritário.
É obra.

Quando era lógico admitir uma pulverização de resultados sobretudo no Funchal, precisamente pelos abalos da governação cafofiana e pelo incrível trajecto do PSD-M praticamente desde que Miguel Albuquerque tomou conta da Rua dos Netos, eis a opção eleitoral pelo voto útil. Bipolarização de pasmar. Coligação Confiança e PSD capitalizaram a maioria dos votos e apenas deixaram um lugar na vereação ao PP - com os populares, porém, a caírem para metade dos sufrágios desde o tempo de José Manuel Rodrigues para o de Rui Barreto/Lopes da Fonseca.
Cafôfo deve ter perdido votos em consequência dos Montes, Savoys, Lazaretos e mais berbicachos que conseguiu saltar com ajuda preciosa de alguma imprensa. Contudo, conquistou eleitorado ao PSD (os descontentes) e ao próprio PP. O Mayor faz um discurso com um leve toque de esquerda, mas sobe na carreira pela direita. Praticamente, já assinou a certidão de óbito ao 'socialismo caviar' que dominava o PS madeirense até há bem pouco tempo, preparando-se para lá instalar um 'teddy socialismo' com a sua marca. 
À semelhança do que Pedro Sanches fez no PSOE, desbaratando a andaluza Susana Diaz e a brigada do reumático que a apoiava, Cafôfo prepara-se para aplicar o golpe de misericórdia ao velho Partido Socialista do discurso polido mas perdedor. O PS do futuro arranca ganhador.

Há Carlos Pereira pelo meio, pois há. Ainda ontem à noite, na contagem de votos, o líder do PS-M reivindicava louros de resultados em alguns concelhos. Não é simpático dizê-lo, mas a verdade é que Carlos Pereira pouco tem a ver com os resultados do PS - os bons e os maus. É grave. Ele não andou na Madeira no último par de anos e os resultados de ontem são ainda vestígios do seu antecessor, Victor Freitas. No Funchal ganhou Paulo Cafôfo e não o PS ou os outros partidos que apenas serviram para compor a jarra. O cabeça-de-lista da Confiança não deixou o PS aparecer nem na pré-campanha nem na campanha, e fez bem. Juntar-se a eternos derrotados que traz de mais-valia? Daí a descabida ideia de Carlos Pereira falar em vitória no Funchal. Mesmo que o fosse, convém não esquecer quem 'descobriu' Cafôfo há 4 anos. Victor Freitas, ninguém mais. Ricardo Franco em Machico, idem. Assim como Emanuel Câmara no Porto Moniz vem de há muito. Célia Pessegueiro e a sua histórica vitória na Ponta do Sol... Victor Freitas, obviamente. Voilà! Carlos Pereira tem é de se livrar do caso Porto Santo, câmara que recebeu socialista e vai entregar social-democrata. Para não falarmos da dolorosa humilhação imposta ao PS em concelhos como S. Vicente, Câmara de Lobos, Ribeira Brava e Santa Cruz.

Carlos Pereira significou uma guinada à direita do PS-M, com um cheirinho a tecnocracia. Mas a viragem mais palpável para a mesma direita acontece pelas mãos de Paulo Cafôfo, mascarada de populismo. Não é por acaso que o Mayor é tão bem recebido pelos sectores do capital insular. Aconteceu com o anterior presidente do governo regional. Agora, a partir de metade do mandato da 'Mudança', os sectores de obras, hotelaria e grandes serviços - Farinhas, Sousas, Pestanas e outros pilares bem sucedidos da velha 'Madeira Nova', para maior objectividade - perceberam que podiam contar com um parceiro de diálogo e negócios na Câmara do Funchal. Em pouco tempo descortinaram ali um futuro tranquilo ao nível de Região. Esses poderosos sectores da economia têm todos os mecanismos para corresponder aos 'facilitismos' municipais - como costuma dizer Gil Canha - proporcionando efeitos políticos multiplicadores a quem não complica a vida empresarial.

O presidente reeleito no Funchal precisará de alguns cuidados. A partir de hoje, não poderá culpar a vereação anterior das trapalhadas que fizer, posto que deu por concluída a tarefa de arrumar a casa - 4 anos a varrer! E, bem assim, de falta de dinheiro, porque também acertou contas e até baixou impostos (nesta importante vertente, Miguel Gouveia é quase imbatível). Também, ao ganhar maioria absoluta, Cafôfo não terá como se queixar de bloqueio da oposição municipal.
Mas Cafôfo conta, para lá da simpatia dos chamados tubarões da praça, com outras vantagens para essa grande caminhada que prossegue hoje teoricamente como derradeira etapa. 
António Costa aposta nele para tornar a Madeira parte do hegemónico socialismo nacional - se possível, sem excrescências como as que ele atura na Geringonça. 
Populismo para crescer do Funchal para o resto do Arquipélago não lhe falta. O 'efeito dominó' que veio de Lisboa e por aqui se propagou do Funchal a outros concelhos, com forte impulso cafofiano, continuará viçoso, pressente-se.
Ele não se confronta com imprensa que o desgaste diariamente por causa do buraco na rua, trânsito impossível, cedências aos lobbies e o mais que se sabe.
Conta, sim, com a queda livre no PSD-Madeira. Como em 2013, houve muitos eleitores que votaram para castigar o PSD, beneficiando a 'Confiança'. Realidade que se deverá acentuar, olhando à curva de resultados e ouvindo estados de espírito.
Então Cafôfo concorreu pensando em sair a meio? Conversa despropositada, em política. Adiante.

Miguel Albuquerque entende que não tem a ver com esta derrota. Ontem à noite, até sustentou que não perdeu porque o PSD manteve 4 câmaras. Que vitória! Se não se pode atribuir ao PS a vitória no Funchal, porque foi de Cafôfo, em São Vicente muito menos o efeito Garcês pode ser considerado vitória do PSD, partido que se colou com oportunismo ao candidato que era vencedor à partida. Dizem os miguelistas que Garcês era o PSD-Albuquerque há 4 anos. Então, por que razão a seta laranja não brilhou no Norte com Garcês à frente, passado este tempo todo? 
Albuquerque desafiou, depois dos resultados que se alguém quiser a liderança do PSD terá de ir a congresso e vencê-lo. Ele não vê, ou finge não ver, que o PSD esfrangalhado que desde 2013 vagueia quase clandestinamente pelas catacumbas da política regional padece da síndrome 'açorianização'. Não há como travar a viagem para o adeus final, agendado para 2019. Teria de acontecer um milagre qualquer, e não estamos a ver qual. No PSD dividido e inconciliável internamente, ninguém está interessado em sacrificar-se pelo regresso do Laranjal. Só projectos pessoais, uns à vista, outros no escuro. Inviáveis.
Rubina Leal é vítima da doença terminal do PSD. Não conseguiu vencer ontem, o que também se previa. A ex-candidata não morre para a política, mas foi  irremediavelmente eliminada de voos em que poderia pensar - se acaso se impusesse a Albuquerque recusando a loucura da candidatura. A recuperação laranja está longe de começar. Só deverá ser notada mais adiante, com a geração de João Paulo Marques, Vânia de Jesus e uns quantos debutantes da política a ensaiar hoje naquela área, possivelmente com apoio de José Prada e mais alguma reserva do Laranjal. Cá para nós, aquele partido é um totobola de incertezas.
Do lado PP, nada de que não se tenha falado tantas vezes. Queda perigosa no Funchal, salvação em Santana. Mais uns lugarzinhos em juntas para permitir a Fonseca transformar derrotas em vitórias surreais. Rui Barreto vai perdendo tempo.
Artur Andrade perdeu o lugar que detinha na vereação. Se não foi haraquiri, então perdeu a noção da realidade. 
Gil Canha tentou aplicar a criatividade habitual na campanha. Não chegou lá. Percebeu-se o que estava para acontecer quando da arruada em camioneta descapotável quase vazia. Curioso como um pormenor aparentemente insignificante pode não apenas deixar de mobilizar como desmobilizar a pouca mobilização conseguida até esse dia. É política. Não esqueçamos que os votantes são povo da Madeira.
Raquel Coelho foi uma presença agradável na campanha. Julgamos que a intenção era precisamente ganhar 'calo' e popularizar a marca da irreverência. Se sim, funcionou.
Não nos esquecemos das 'loucas' vitórias do JPP, Pedro Coelho, Emanuel Câmara, Teófilo, Franco e Teles. Parabéns. 
As autárquicas são história. Mas vão pesar em 2019, que é daqui a dois dias.

42 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia, só queria fazer aqui um minuto de silêncio por todos aqueles que estiveram no Tecnopolo, nos comícios e nas ruas do Funchal a abanar as suas bandeirinhas cor de laranja.
Mais um minuto de silêncio pelos cartazes desastrosos da JSD e outro minuto de silêncio por todos aqueles psd´s que estiveram a entrar nos blocos de apartamentos e a bater às portas (o atrevimento!).
Por fim, as minhas mais sentidas condolências a um PSD (regional e nacional) absolutamente caquético que não tem ponta por onde se pegar. Foi o FIM da macacada. Onde já se viu, o Cafofo ganhar com uma maioria arrasadora, depois da campanha suja e ignóbil feita por vocês, PSD´s? É caso para dizer: Não, a culpa não é do Cafofo, é mesmo do PSD!
P.S - Um último minuto de silêncio por todos aqueles que colocaram na sua foto de perfil - "Leal ao Funchal..." Se vocês achavam mesmo que iam ganhar isto, são completamente alienados da realidade, assim como o vosso líder MA.
Fiquem em casa nos próximos dias, pois a humilhação é demasiado incómoda.

Anónimo disse...

Sr Calisto, não sei se foi esquecimento ou de prepósito, não falou nos votos conquistados pela Nova Mudança em que 90 por cento deles serão com intuito destinados ao Paulo Cafofo e a sua coligação.
Na politica existe muito jogo sujo e artimanhas de ratos do esgoto como a designação desta Nova Mudança só para fazer confusões e beneficiar com isso.

Anónimo disse...

Miguel Albuquerque e Rui Abreu os grandes derrotados. Continuem a dar pelo Jaiminho.

Anónimo disse...

Este será o princípio do fim da Região Autónoma da Madeira. Caminhamos a passos largos para a subsídio-dependência e fosso económico dos Açores.

Anónimo disse...

Que comece a limpeza!

Anónimo disse...

O grande derrotado na Ponta do Sol foi o Rui Marques ....o dito cujo só nao escolheu o candidato a Junta da M Mar a unica ganha c maioria absoluta....a velha raposa do Santos nao passou de uma miragem!

Anónimo disse...

Se me é permitida uma análise aos resultados do PSD-M, sem tirar o mérito aos adversários, diria que estas autárquicas demonstraram a maior inépcia politica e a maior falta de jeito, algo que não estávamos habituados neste partido. Parecia coisa do PS-M.
Rui Abreu como secretário-geral que faz a ligação entre o líder e as bases foi o grande derrotado de uma sucessão de apostas completamente erradas e suicidas. Miguel Albuquerque como líder, assume o ónus da derrota.
Já se percebeu que Albuqyerque é muito mal aconselhado. Tem assessores que não setrvem mais do que para trazer a bica ou abrir a porta do carro. Mas, caramba, a quem anda há tantos anos na política partidária, era exigida outra ratisse, outra matreirisse.
O PSD-M perdeu a Ribeira Brava e a Ponta do Sol por burrisse.
Na Ribeira Brava tinha um candidato natural, presidente da camara em exercício que facilmente ganharia, como veio a acontecer. Para pagar favores eleitorais internos quis dar o lugar à Nivalda, que como se comprovou dificilmente ganha uma eleicão fora da família ou do grupo de amigos. O resultado está à vista.
Na Ponta do Sol, apresenta um candidato fraquíssimo, esse então parece que nem entre os amigos ganha, contra a indicação do anterior presidente e líder local. Provocou a desunião do partido e, com tão fraca candidatura o impensável aconteceu. Nem os socialistas esperavam ganhar.
Depois o PSD-M apresentou vários erros de casting, como em Santana, Porto Moniz ou Santa Cruz. Podiam ser pessoas estimáveis, mas politicamente uns zeros.À partida eram derrotas esperadas.
Em São Vicente apoia quem deveria ganhar, e aí não comprometeu.
No Porto Santo foi bafejado pelas trapalhadas e arrogancia de Filipe Meneses, e ganha, contando com a imagem de seriedade que Idalino Vasconcelos tem junto da população.
Machico seria sempre difícil, mas o candidato não comprometeu. Mesmo perdendo, aguentou-se.
No Funchal, onde era crucial vencer para a liderança de Albuquerque, o PSD-M apresento uma candidata forte, mas a lista era fraca. Por outro lado as cúpulas andaram fugidas da campanha. Nem o próprio Albuquerque teve uma participação forte e pro-activa, secretários regionais quase nem os vimos, e, gente com peso no partido que pudesse ajudar na campanha, nem ve-los.
Rubina Leal foi abandonada à sua sorte, fez o que pode nestas circunstancias, e a mais não era obrigada.
Paralelamente, a sombra negativa de Passos Coelho não ajudou, não ajuda, nem nunca ajudará. Outra coisa que Miguel Albuquerque não percebeu, convidando-o para o Chão da Lagoa.
Resumindo, diria que o PSD-M teria a obrigação ter ter vencido pelo menos cinco camaras, e ter resultados bem melhores no Funchal, Santa Cruz e Santana.
Em meu entender foi mau de mais.
Já anteriormente referi que o líder é muito mal assessorado. À sua volta náo tem quem perceba de política. e se não conseguir perceber isso rápidamente, será muito complicado em 2019.
Basta olhar para a Assembleia Regional. Está cheio de gente que não ganha uma eleição para o grupo coral da paróquia.
Miguel Albuquerque tem que perceber que o tempo do pagamento de favores internos acabou. Agora é arregaçar as mangas, ir para o terreno, escolher os melhores, e parar de dar tantos tiros nos pés. Uma remodelação no governo parece óbvia.
E, já agora, é tempo de dar uma varridela naqueles assessores e, chamar que perceba da poda !

Anónimo disse...

Comentário 10,01h
Este Roberto Vieira vai passando o seu dia a dia e ganhando a vida com estas falcatruas politicas não fazendo patafina de utilidade.
Recebo desde já apostas como daqui a 4 anos irá encabeçar a Coligação Nova Confiança.

Anónimo disse...

Assessores de Albuquerque sao uma nulidade. Ate um Sousa Lino anda por lá a dar tiros no pé.
Albuquerque é um babado.
Nao aprendeu nada com AJJ
Apostas erradas
Politica nao existe
Partido, Tá morto
Manuel Antonio , Francisco Santos, Filipe Malheiro, arrebitem
Cunha e Silva e Miguel de Sousa, nem pensem. Caladinhos.
Sao so 300 assinaturas e alma nova para o PSD, senao Cafofo vai avançar sempre a sorrir

Anónimo disse...

Que dizer da votação naquele candidato do Funchal Forte, acho que o Gil Canha já deve ter percebido pelo menos por agora que aquele tipo de fazer politica com raiva, arruaça, malcriação, ressabiamento, sempre no bota abaixo, na difamação e ataque pessoal a uma pessoa há muito está ultrapassado.
A vida e o estado das Regiões não se poderá fazer de extremismos, nem tanto ao mar nem tanto a serra e a sociedade atual não poderá viver como ha 500 anos.

Anónimo disse...

Apostas da Ponta de Sol e Ribeira Brava foram do Jaime F Ramos. Outro perdedor da Noite e o Albuquerque deixou-se ir na história.
Coelho em Camara de Lobos foi o único a aumentar vantagem. Um Líder que pode ameaçar Albuquerque. Ele tem ambições. Lembrem-se deste post quando ele avançar.

Anónimo disse...

As pessoas não gostam deste PSD de Renovadinhos, vai daí, tudo o que era Renovadinho levou um chega para lá.

Anónimo disse...

JAIMINHO!JAIMINHO!JAIMINHO!JAIMINHO!

Anónimo disse...

Nunca me revi nisto que está a acontecer sob a alçada de Miguel Albuquerque aqui e Passos Coelho lá. Parabéns a ambos por destruírem o partido já que parecem ter alcançado esse objetivo. Por cá, não quiseram perceber que tudo vai mal deste o princípio em que se afastaram das pessoas meritórias da política e da administração pública regional, distância que ainda hoje continua: concursos à medida (vários deles ilegais - não sei o que andam a fazer o TC e a oposição), pessoal dirigente sem bagagem profissional e humana para dirigir, trapalhadas de planificações e decisões, muitas fotos, o mesmo disco e nenhuma essência. A função pública está descontente, farta e revoltada por ter eleito quem só pensou em si, desqualificando quem tem valor e permitindo um ambiente pesado e rancoroso. Tudo funciona mal ou, deixou de funcionar. Nem para oposição servem. O cartão amarelo está dado porque não podia ser já o vermelho. É a isto que chegou a RAM que, por outro lado, votando nestas coligações, a breve trecho será comandada por outro tipo de incompetentes que nascem em coligações.

Anónimo disse...

o psd cada vez mais vai perder votos.

Anónimo disse...

QUEREMOS CAFOFO A CONCORRER PELO PS MADEIRA EM 2019

Anónimo disse...

O PSD FOI DERROTADO O POVO ESTA ABRIR OS OLHOS

SIA disse...

Hoje a politica faz-se com profissionais da comunicação e da imagem.
O PSD nunca percebeu isso. Com Alberto João ele era a imagem e comunicação.
Podiam candidatar qualquer pessoa que era eleita porque votavam Alberto João.
Saido de cena era preciso cultivar a imagem e melhorar a comunicação como fez Socrates nos seus tempos e agora Cafofo. A postura de Cafofo é mais moderna, mais do tempo atual, em mangas de camisa, que transmite pessoa aberta pratica pronta para o trabalho. Quemao se lembra de Krus Abecassis em Lisboa de mangas de camisa a olhar para a mesa de trabalho olhando um projeto?
O PSD tem bons quadros e pessoas trabalhadoras e não pode deixar de parte a sociedade civil ou desaparece.
A sociedade civil e os quadros desimportaram-se da vida partidaria e aproximam~se dos movimentos de cidadãos onde querem contribuir para uma sociedade melhor fora das jogadas partidarias.
Já viram os deputados perpetuos que havia e ainda há na Assembleia Regional?
Lembram-se dos deputados á Assembleia da republica durante anos mais de 20, sempre os mesmos, que nem viviam na Madeira?
Cada vez mais terão de estar perto das pessoas ouvir e resolver seus problemas.
E nos momentos de eleicoes vao precisar de ajuda de profissionais da comunicação.
Cafofo soube e percebeu isso. Nem que seja pela sua clarividencia tenho de lhe dar os meus parabens.
Faço votos para que cumpra tudo o que prometeu. E que a oposiçao tenha um papael ativo ao contrario do que vimos neete mandato em que nem abriram o bico.

Anónimo disse...

" Abdiquei de ser secretária regional para me dedicar a este projeto, no entanto, não foi possível atingir aquilo que nos propusemos" -Rubina Leal

Pois, sra. candidata, com os anos de vida partidária ainda não percebeu que algumas coisas não se dizem, por mais que acredite?
Quem no seu juízo perfeito aceitava deixar a suposta estabilidade de um cargo no governo para submeter-se a um difícil escrutínio popular nas autárquicas? ao que parece, a senhora. É que, como secretária num pelouro que lhe diz muito, está mais blindada das críticas, já que para isso tem o presidente do governo para amparar os golpes e sendo o braço direito de Albuquerque, está livre de uma remodelação governamental.
E a sua equipa? Dois directores regionais, que quase não se percebia onde acabava o governo e começava os candidatos a vereadores. Jaime Freitas, a sério? O tipo é considerado o pior secretário regional destes 40 anos!
Assim o Cafôfo, por mais trapalhadas que fez, era reeleito com maioria

Anónimo disse...

Prada e João Paulo?! Deixem-me rir! Foram os primeiros a declarar apoio à candidata ontem no início da noite. Ignorantemente já cantavam vitória. São tão alienados como o MA.
Se o PSD quiser sequer tentar em 2019 tem de agir já! Rua com esta renovação. Limpeza a fundo. Caso contrário sera tudo do Cafofo. E mais, desenganem-se: Jaiminho, Cunha, Prada e todos aqueles que andaram nas ruas com a candidata! Quem declarou apoio público à candidata sabe muito bem que agora tem a cabeça a prémio. Espertos foram os que estiveram mais contidos, nos bastidores, agora é o momento certo de avançarem. Renovem esta Renovação caso contrário está tudo perdido.. mas p.f não deixem para depois.

Anónimo disse...

outros derrotados da noite Gil Canha, filha do Coelho , advogado de vão de escada , o gordinho do MPT que eu pensava que era desta que desaparecia do mapa lá consegui-o tirar votos a bastante gente de esquerda um claro vencedor

Anónimo disse...

Ele enganou até o fim.
Mas o PSD não soube desmascarará-lo.
Governo não tem Obra.
PSD não surpreende.
Está de rastos
Congresso já.
Se Cafofo passa o governo, PSD vai ter cura de oposição durante 2 a 3 mandatos.

Eu, O Santo disse...

“A grande multidão possui olhos e ouvidos, mas não muito mais do que isso, menos ainda juízo e memória.
A grande massa pensa muito pouco, porque lhe faltam o tempo e a prática necessários. Porém, assim conserva por muito mais tempo seus erros; por outro lado, não é, como o mundo dos eruditos, um cata-vento comandado pela rosa-dos-ventos, que muda diariamente de opinião. E isso é muito bom: pois imaginar a grande e pesada massa num movimento tão rápido é um pensamento assustador, sobretudo quando se leva em consideração tudo o que poderia arrebatar e derrubar com suas mudanças.”
Schopenhauer

O PSD-M deu 3 anos e meio de vantagem ao Cafofo. Deixaram-no em paz, pelo que é óbvio que a população pense que Cafofo é bom (pois sabe que o que se diz em campanha não é para se escrever).

Pelo que me apercebi dos candidatos a vereador pelo PSD-M e CDS-PP, Cafofo irá ter uma governação sem problemas públicos, pois:
1- não acredito que Rubina Leal assuma a vereação a sério;
2- os restantes não percebem de Administração Pública;
3- seja lá o que Cafofo fez ou fará, algum desses senhores/as se calhar têm telhados de vidro semelhantes;
4- algum mais experiente pode ser do género de apresentar em Tribunal Administrativo um processo por viciação de um concurso público em que considera que foi penalizado, e depois tendo um cargo passa a ser conivente com os tachos instalados e prepara algum amiguinho para ganhar um "tacho".

Anónimo disse...

Carlos Pereira não quer saber do PS senão para os seus interesses pessoais e dos seus amigos.
Está na hora do PS ter novamente um líder socialista.

Anónimo disse...

Acho que foi esquecido referir que o PTP é também um grande derrotado das Eleições de ontem, em quase todos os concelhos não chegaram aos 2%, era interessante ver Raquel Coelho, José Manuel Coelho ou Quintino Costa vir a público dizer o que realmente aconteceu de errado nestas eleições.
É que até o dia de hoje ainda não sei quem é o candidato a junta de freguesia de Santo António, quem votou nele? Eu não, decerteza.
Agora pergunto a todos, quem irá pagar a campanha? Os cartazes com as carinhas larocas deles ou até mesmo as faixas enormes pendorados por ai?
Veremos as cenas dos próximos episódios.

Anónimo disse...

De facto, perder a Ribeira Brava foi uma burrice evitável. Alguma vez, Nivalda tinha hipóteses?
Muito mau.

Anónimo disse...

O problema é que Miguel Albuquerque afastou-se e NUNCA cumpriu com a renovação. Meteu o sem malícia, o cervejeiro, o queque das viagens, meteu o Jaiminho na Assembleia com os meninos da Autonomia XXI, o Tranquada. O Prada e o Sousa Lino que nunca se calavam. Miguel começa a Renovar hoje, só aí o PSD pode salvar-se.

Anónimo disse...

Um dado curioso. Todos os presidentes reeleitos, à excepção de Filipe Sousa, subiram os seus scores eleitorais, comparativamente a 2013. Um sinal de que as populações apreciaram as suas governações.
No meio deste turbilhão de derrota do PSD-M, uma figura realça pela positiva. Pedro Coelho. Tem uma enorme subida nos resultados eleitorais, e afirma-se, se assim o entender, como uma alternativa a Albuquerque na liderança do partido.

Anónimo disse...

quero cafofo lider do ps madeira para 2019

Anónimo disse...

o povo quer cafofo no governo

Anónimo disse...

Dizer que o futuro do psd passa pelos muchachos do jaiminho é demais, só se for para a derrota ser total. Esse João paulo é de uma arrogância que não há palavras, o prada parece que esqueceu se fazer a conta que interessava, os resultados das eleições, não esquecendo também a Berardo onde tudo onde se mete perde, da dó.

Anónimo disse...

Ontem ao mesmo tempo que se conheciam os resultados absolutamente desastrosos do PSD regional e nacional, Albuquerque colocava vídeos de música no facebook. Não questiono os gostos musicais, mas é só para verem como está a marimbar-se para tudo. Uma pessoa completamente sem noção, que não se preocupa minimamente com o seu partido e com a responsabilidade que é governar a Madeira.
Quando foi questionado pela jornalista sobre a derrota eleitoral, disse: O PSD não saiu derrotado, tinha 4 Câmaras e ficou com 4, ou seja mais um indicador que para ele está tudo bem.. ter 3/4 câmaras é um bom resultado. Com a agravante de que, dessas 3 Câmaras (S. Vicente não conta), nenhuma foi lançada pela renovação. É Tudo gente da altura do AJJ.
É este o senhor que vocês querem que desgrace o que resta do PSD e a Madeira?!

Anónimo disse...

E em São Vicente já se viu que o PSD morreu.Só se viam camisolas verdes durante os festejos.
Se bem que é uma terra de oportunistas e cumplices das ilegalidades de Garcês.

Anónimo disse...

O Cafôfo é um político em construção.Vai chegar lá, precisa é da experiência que vem com o tempo.

Anónimo disse...

Que Albuquerque desgrace o resto do PSD-M.

Anónimo disse...

Albuquerque vs Cafofo ganha Cafofo sem duvida.

Anónimo disse...

Alguns descobriram as manhas do Cafofo logo, outros vão levar anos a descobrir... assim repete-se a tragédia.Jardim/Cafofo/Jardim e vira o disco e toca o mesmo.

Anónimo disse...

O único presidente recandidato a perder foi Filipe Menezes.
Que grande nódoa...

Anónimo disse...

Ilustre Calisto, quer dizer então que o Carlos Pereira não tem nada a ver com as vitórias dos candidatos socialistas, mas na derrota do louco do Menezes no Porto Santo, afinal já é ele o culpado ?
Continuem assim a "negar" o Pereirinha como o fazem há 10 anos. E no entanto ele continua a subir e mexer as coisas como quer.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 22:10

Penso que a lógica do Calisto, coma qual eu e muitos portosantenses concordam, é a seguinte: Menezes, ex-PSD, conquista a autarquia em 2013, aliás com todo o mérito. Acto contínuo, nomeia a irmã como chefe de gabinete e começam os problemas. Escorraçou a vice-presidente Marisa Maia quando esta apontou falhas na gestão camarária e incompatibilizou-se que com a presidente da assembleia municipal e histórica socialista Luísa Mendonça. A loucura foi total que nas eleições para a concelhia do PS ouve um pouco de tudo, com acusações de compra de votos, desvio de militantes para outra lista e ameaças.
E o que fez Carlos Pereira com tanto sinal vermelho vindo da ilha? Nada, entre as deslocações entre Lisboa e Funchal, limitou-se a deixar andar, que a câmara era socialista.
Menezes foi um imbecil que perdeu a câmara com toda a porcaria que fez, a proeza de ser o único a não ser reeleito na região. E o candidato do PSD era muito mais fraquinho do que em 2013.
Sim, Carlos Pereira não pode vangloriar-se com os brilhantes resultados em Machico, Porto Moniz e Funchal, pois estes devem-se ao trabalho dos respectivos elencos camarários socialistas. Mas no Porto Santo deveria ter intervindo no descalabro da gestão de Menezes.
Sempre era a 5 autarquia, melhor que o PSD.

Anónimo disse...

Raquel Coelho eleita a Assembleia Municipal graças a candidata de Santo António isto dá-me para rir como Jose Manuel Coelho veio congratular a filha. O candidato de Santa Cruz nem se preocupa com a sua propria derrota.
Como é engraçado a ambição de por a filha a gerir o partido que nem veio assumir a sua propria derrota.
Agora derigia-me aos militantes e digirentes do partido que fizessem uma grande revolução para acabar com essas coelhadas, para fora só passa Raquel Coelho e Jose Manuel Coelho, o resto parecem fantoches nas mãos dos caciquistas da familia Coelho.
Aguardo pelas cenas dos próximos episodios.

Anónimo disse...

Quem ganhou, ganhou. Agora toca a trabalhar. Daqui a 4 anos, o povo cá estará de novo para avaliar, votando.É assim em democracia. Temos de saber aceitar a alternância, sem demagogias.Como sem demagogias, deve ser a oposição. Estamos aqui para ver e participar.