Powered By Blogger

terça-feira, 13 de agosto de 2019

Novos ventos



REPORTAGEM SEGUNDO O ESTILO DA AGÊNCIA



Cumprindo as ordens da redacção, subi ao Monte para tentar perceber o porquê de as festividades de Nossa Senhora terem assumido um carácter de tabu, neste Verão em que ocorrem eleições onde Paulo Cafofo aparece à cabeça da lista socialista.
Ninguém tem falado do assunto Monte, de facto, e quando se fala é nas últimas páginas da press aonde nenhum resistente consegue chegar, depois da leitura da secção de campanha onde Paulo Cafofo surge como líder da lista socialista.

O assador de frangos, depois de tantos anos a virá-los no Largo da Fonte, perto daquelas árvores que baralham o nome entre si, não esconde a sua estupefacção: "Se isto fosse antes de aquilo ter acontecido acolá, já tinham vindo aí os jornalistas perguntar a quanto é que vendo cada unidade no churrasco e quantos espero vender no total. Mas não vejo cá repórteres nem câmaras, por acaso numa altura em que a lista liderada por Paulo Cafofo anda no terreno por toda a Região."
Na mesma linha se pronunciou o homem das espetadas em actuação à beira das Babosas, a metros da capela que a lista de Paulo Cafofo promete reerguer depois da vitória eleitoral: "Não é por ver aqui parte da malta da campanha de Paulo Cafofo, mas espero por uma mudança de governo que proíba os tipos da inspecção de chatear a gente quando alguma 'mosca barejenta' poisa na peça de lombo pendurada na barraca." O espetadeiro fez votos ainda para que não caia chuva nos dias de festa e que a mudança de tempo só aconteça depois de o povo ter votado nas propostas que Emanuel Câmara garante estarem na manga de Paulo Cafofo, que lidera a lista do PS concorrente em 22 de Setembro.
Passando do profano ao religioso, ouvi uma beata da velha guarda acabada de subir de joelhos a escadaria do Monte. Explicou que estava a pagar uma promessa antecipadamente, a ver se os céus vão no ardil da sua reza e metem na Quinta Vigia aquele que "está sempre a mostrar o faqueiro". Relacionei a insinuação da veterana pagadora de promessas com o cavalheiro skinhead que costuma dar o envelope com dinheiro ao Sérgio para pagar a despesa nos bares - a despesa da malta da campanha e já agora da clientela que está, ou seja, o cavalheiro que lidera as propostas socialistas às regionais de 22 de Setembro, Paulo Cafofo.
O vendedor de velas, numa opinião partilhada por Paulo Cafofo, que lidera o projecto de governação socialista, conforme avançou aliás Luísa Paolineli, também integrante da lista que Cafofo leva às eleições de 22 de Setembro, informou que passou a vender mais sírios do que círios. Prognosticou assim um ambiente de guerrilha à medida que se aproximam as legislativas regionais, que desta vez contam com uma lista cheia de projectos e propostas liderada por Paulo Cafofo.
O padre da freguesia, que ainda não se conseguiu impor às paroquianas com a jeiteira patenteada pelo pecador Giselo, matéria não contrariada pelo mandatário da lista liderada por Paulo Cafofo neste ano de eleições, prometeu muita oração para que os 40 e tal dias que faltam para o Dia D passem depressa e em paz. Referia-se ao 22 de Setembro em que Paulo Cafofo se apresentará como líder da tal lista. Sobre o que espera da festa do Monte propriamente dita, amanhã e depois, o sr. cura revelou que, apesar do pedido do Bispo, não expulsará as equipas de campanha eleitoral que lhe apareçam no adro, sobretudo as mais endinheiradas. Este propósito do sr. pároco também não foi desmentido por Paulo Cafofo, que lidera a lista socialista constituída por Paulo Cafofo.
Também perguntei à saída de uma novena se o povo ainda está revoltado com os acontecimentos do Monte, ao que o vendedor de farturas e malacuecos disse que sim senhor, ainda há gente indignada com o pé-de-vento que marcou o arraial de 1934, desencadeado pelas 'bocas' mais atrevidas num brinquinho de rajão e acordeão. O mesmo vendedor fez questão de sublinhar que essa zaragata ocorreu precisamente 85 anos antes de surgir uma lista liderada por Paulo Cafofo.
Tentei falar com um vereador funchalense que rondava pelas zonas do coreto e da fonte, o qual, ao reconhecer-me, abriu os pulmões e mandou-me com todas as letras para a árvore que há uns 3 anos fez confusão com o plátano.
E sobre o tabu é tudo por agora, restando apenas para rodapé a coincidência que é não haver coincidência nenhuma entre o arraial do Monte e as eleições que este ano levam com as propostas do projecto liderado por Paulo Cafofo. 

N. da R. - O sr. repórter apanha já uma descompostura em público. O serviço que lhe foi adjudicado era tentar saber qual a necessidade de os "jornalistas" escreverem em todos os parágrafos que esse tal de projecto é liderado por Paulo Cafofo. Um projecto vazio daquele feitio só podia ser liderado pelo cavalheiro em causa, o tal que lidera a lista! As ordens da LPM dadas aos candidatos súcias, para falarem no Paulo Cafofo frase sim-frase sim, também comprometem os "jornalistas"? É isso que se quer saber. Ou será que o K7 também está amarrado ao sistema? Deram-lhe bilhetes para o James Arthur?
Caro Leitor: a sorte deste K é que devemos impedir que enverede pela vitimização precisamente numa altura de campanha em que, entre outros, se apresenta um projecto liderado por Paulo Cafofo.

14 comentários:

Anónimo disse...

Caro Calisto. Está contratado!

Anónimo disse...

Este cafofo devia era ter vergonha na cara.
Após o desastre que aconteceu no Monte devia pelo menos activar a responsabilidade civil e indminimizar as famílias.
O resto os tribunais que decidam.

Anónimo disse...

O Paulo Cafofo não se lembra do número de vítimas da festa do Monte. Acho que nem sabe onde fica o Monte. Um candidato deste calibre merece ser presidente do governo regional? Haja paciência.

Anónimo disse...

brincadeirinha, os responsáveis, quem será? … não é o presidente a data , …, nunca vi alertas, mas o , porto santo, lembram , até no DN já tinha alertado , e, o que aconteceu , ao ROBERTO???????
infelizmente pelas pessoas que ali faleceram , não foi responsabilizado , …,
é fácil fazer acusações , ativar seguros???????
quando não há responsabilidades, sejam sérios os acidentes acontecem , mas se cada um de nós tiver um seguro de , vida risco ou acidentes pessoais , está coberto , aprendam e previnam-se , não esperem que as entidades publicas o façam

Anónimo disse...

Os madeirenses que vejam bem... é este cobarde que quer ser governo.

Anónimo disse...

Caro Calisto, ja que está numa de investigar, investigue a troca de favores entre a central de favores do PS (CMF) a empresa de transportes turisticos Douro acima e a candidatura do Prof Cafodo. A empresa que cedeu o autocarro à candidatura, foi presenteada com um quiosque novinho em folha na entrada do cais velho da cidade por parte da CMF. Uma mão lava a outra e as duas lavam a cara... PS no seu mwlhor...

Anónimo disse...

Senhor Calisto, você continua às avessas e vidrado na meia verdade...

Anónimo disse...

Cafofo está a fazer mossa pois até agora nunca tinha havido alguém que lutasse olhos nos olhos com estes renovadinhos da treta do PSD.
E isso estamos perfeitamente a ver que até incomoda um certa oposição que outrora lutou contra o descalabro e hoje segue no mesmo caminho.

Anónimo disse...

Já te prometeu trabalho ou és funcionário da cmf com despensa?
Muitos socialistas vão votar noutros partidos.
Estes senhores só metem a família, sobrinhos primos, namorados, sogras etc.

Anónimo disse...

23.55
Com tanta dor de azia e ainda falta mais de um mês para levarem um chuto daquilo que realmente andaram a fazer durante mais de 40 anos como diz o comentário anterior onde andam constantemente a fazer concursos martelados e enganar as pessoas que os vão concorrer.

Por favor sejam honestos e não andem a brincar com o coração das pessoas.

Anónimo disse...

13.43,
Concursos desses é às dezenas na Câmara do Funchal.

Anónimo disse...

18.28
Julgo que o ultimo promovido pelo Humberto ex-gestor de condomínios e atual Secretário Regional não foi.... para a Camara de S Vicente! Estou certo?
Felizmente que o dia 22 Setembro está a chegar e muita coisa vai mudar.

Anónimo disse...

00.37,
Triste ingénuo.
Ainda acreditas em histórias infantis.

Anónimo disse...

Claro que sim. Vsi mudar para o dia 23 de Setembro.
Um bom fim de semana para todos.