Powered By Blogger

sexta-feira, 6 de julho de 2018



População mais segura com intervenções 
na limpeza dos terrenos



A Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais foi a São Roque ver as operações de limpeza da vegetação invasora, que crescia nas imediações das casas, nos sítios do Galeão, Cova e Alegria.
Visivelmente satisfeita com o trabalho do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN), Susana Prada começou por realçar a concretização dos compromissos assumidos com a população: “O Governo Regional prometeu e está a cumprir”, assegura a Secretária do Ambiente.

Este investimento de seis mil euros obrigou a uma segunda operação de limpeza em cerca de três hectares de terreno, que estava a ser novamente ocupado por espécies invasoras, atendendo ao seu grande poder regenerativo.
“Esta limpeza evitará a propagação de incêndios, devido à redução da carga combustível, facilitando também o combate às chamas. Estamos, desta forma, a dar continuidade aos trabalhos de limpeza de terrenos, mantendo em condições os espaços intervencionados, evitando a expansão de plantas invasoras que possam aumentar o risco de incêndio florestal, salvaguardando pessoas e bens”, frisou Susana Prada.
Em apenas dois anos, o Governo Regional já intervencionou ou está a intervencionar mais de 800 hectares de terrenos florestais, na Meia Serra, no Pico do Prado, Curral e Chão das Aboboreiras, área já reflorestada.
Há limpezas no Montado do Pereiro e no Chão do Paul da Serra, para possibilitar a regeneração natural da vegetação indígena, e ainda em terrenos privados com recurso a madeireiros, uma vez que 60% da área florestal da região é privada.
SRARN

4 comentários:

Anónimo disse...

Começo por dizer que a utilização da sigla "SRARN" só é admissível para um cidadão.
Existe uma portaria que estabelece que a sigla dessa secretaria é "SRA".

Na foto aparece um pequeno empreiteiro que provavelmente tem razões para estar contente com a limpeza.

S. Morna só age em prol do ambiente e da população enquanto os interesses dos laranjas não são afectados, como várias vezes já se demonstrou neste blog.

Anónimo disse...

O que percebe esta senhora da vida do campo
Distingue uma foice de uma podoa?
Um ancinho de uma enxada
Este Miguel tanto inventou e tanto renovou que o povo. hoje não lhe liga nenhuma.....

Anónimo disse...

A secretariazeca mais incompetente e desequilibrada de que há memória anda a passear pelo campo. Mas ele sequer aceita gente do campo? Não lhe causa repúdio? Olha lá que vai sujar as bolsas e a roupita de marca!

Anónimo disse...

? Façam o favor de ver o percurso do fogo em 2013 e em 2016. De Santo Antônio ao curral dos romeiros, subindo a serra e descendo ao funchal: viram? Está tudo em crescimento. Não há qualquer prevenção. Venham ao monte - vejam a quinta João da corte ao pé do Ribeiro onde o senhor presidente do governo veio “inaugurar” vejam o perigo que está ali e já ardeu e fez arder casas em 2013 e em 2016. A sorte é que o verão está a demorar, mas vai haver mais mortes, mais prejuízos, drama forte se nada fizerem.