Powered By Blogger

terça-feira, 17 de dezembro de 2019




AH... POVO ENGANADO!


O artigo 1 é o prédio da empresa do Grupo Sousa; o artigo 4 é o prédio da Região (Toda a faixa abaixo do prédio da Região é zona de aterro que foi conquistada ao mar).



Gil Canha


 Há dias, viemos a saber que a Região adquiriu a uma empresa do Grupo Sousa, um terreno no Porto Santo (Penedo do Sono), pela milionária quantia de 5.725.993,00 euros (quase seis milhões de euros). Na altura, brinquei com a aquisição, dizendo que “fora descoberto ouro no Porto Santo”. Entretanto, o assunto despertou-me curiosidade e, como um médico atraído por uma doença rara, resolvi fazer uma pequena investigação e descobri que a golpada foi magistral, uma coisa do “arco-da-velha”.
E aproveitando a embalagem do deputado Miguel Iglésias, que diz que vai formar uma Comissão Contra a Corrupção (desde então não parei de rir, com este simulacro de ópera bufa), entusiasmei-me, para tentar perceber como é que o tal “ouro ao metro quadrado” foi graciosamente disponibilizado ao “Grupo Sousa”, pelo sr. Presidente Miguel Albuquerque e pelo Vice, Pedro Calado.

Afinal, ao contrário do que o Diário de Notícias fez transparecer duma forma manipulada, a Sociedade de Desenvolvimento do Porto Santo, SA (Governo Regional) não construiu os edifícios (bares e estádio de jogos de Praia) e pista de Karting, inteiramente em cima do prédio da Empresa “Pico de Baixo e Penedo - Investimentos Imobiliários, Lda.”  (Grupo Sousa), mas somente numas FRANJAS adjacentes do prédio.
 Como podem ver no mapa cadastral acima reproduzido, a Região era dona do prédio art.º 4, (coincide com antiga faixa do domínio público marítimo) e onde foram construídas a maioria das infraestruturas do Penedo do Sono, unicamente uma pequena fração do conjunto de bares, metade da pista de Karting e uma pequeníssima porção no Estádio de Jogos é que estão em cima do terreno dos Sousas. Acresce que, fora disto, só o estacionamento e parte da rotunda que liga ao porto foram construídos em cima do prédio deste poderosíssimo grupo económico. Aliás, se formos a ver a resolução n.º 1168/2018, publicada no JORAM, I Série, n.º 213 de 21/12/2019, verificamos que diz lá, preto no branco, que a Região (SDPS) ocupou PARCIALMENTE o citado terreno dos Sousas e não a grande parte, como fez crer o Diário dos Blandys/Sousas, no artigo que publicaram no dia 14 de outubro.
E a explicação para este empolamento milionário é simples: os leitores, ao lerem a peça, ficaram com a ideia que a Região (SDPS) tinha feito as caríssimas infraestruturas do Penedo do Sono num terreno que não era seu, quando, afinal, só “lamberam” umas partes do terreno dos Sousas, ainda para mais, com infraestruturas baratíssimas e de menor valor. Mas como o Governo/Sousas tinham que justificar o estratosférico valor do terreno sem levantar suspeitas da viloada pagante, passaram a ideia que tinham adquirido uma propriedade valiosíssima que tinha sido indevidamente ocupada pelas megalomanias dos governos de Jardim. E para a “marosca” ter consistência legal, e a “máquina lavar” no programa “Plus” - Branqueamento com Lixívia - nada melhor que um Tribunal Arbitral, onde as duas partes em “litigância” chegaram a este milionário acordo.
Se o Governo de Albuquerque fosse sério e honesto e governasse em prol da população, não comprava a totalidade do prédio da empresa do Grupo Sousa, de 363 880 m2 de barrancos cheios de feno com declive de tal maneira abrupto, que nem serve para pasto de cabras nem carreiro para camelos, e comprava somente os metros que tinha ocupado junto das instalações do Penedo do Sono e entrada do porto.
Para os senhores leitores terem uma ideia do esbanjamento criminoso de dinheiros públicos, imaginem, por exemplo, que a Região ocupava uma pequena parcela de terreno privado, junto do vale do Lazareto, e depois, chegava a acordo com os proprietários, para comprar por 6 milhões de euros, toda a escarpa cheia de mato e tabaibeiras até por debaixo do Pináculo. No papel, eram dezenas de hectares, uma coisa do além, mas, na realidade, eram terrenos que, oferecidos, ninguém queria. Aliás, existem centenas de famílias madeirenses que têm terrenos na serra, com milhares de hectares (nem sabem as partilhas), e cujo valor é irrisório; mas se por alguma razão o Estado comprar esses terrenos pelo preço que deram aos Sousas, e se levantar um alvoroço na população, e o MP investigar, facilmente justificam a roubalheira, dizendo: - Meus senhores, comprámos 36 hectares a 15 euros ao metro quadrado, uma ninharia! - Mas, como o MP nem os magistrados do Tribunal de Contas vão ao local ver “os abica-burros” e as ravinas escarpadas, até acham barato e toca a legitimar limpinho a corrupção maldita que enferma este país desgraçado.
  E neste campo, o Dr. Miguel Albuquerque é um especialista. Quem não se lembra dos tempos em que ele era presidente de Câmara e aprovou metros de construção a mais, no aborto do Savoy, em troca dum terreno a silvado e acácias no Pico das Romeiras? E neste caso vergonhoso do Porto Santo, não será que esta transação milionária de dinheiro dos cofres públicos será para cobrir os prejuízos da operação ferry? O valor é de tal forma aproximado que até eriça o pelo!
Mas, caros contribuintes, estejam descansados que a tal Comissão contra a corrupção do sr. Miguel Iglésias/Cafôfo vai desmontar esta alegada marosca peça por peça… no dia de São Nunca!

P.S. Neste momento, a comunicação social é de tal forma instrumentalizada que este escândalo ou é publicado aqui ou no Correio da Madeira, de resto está tudo amordaçado pelos D.T.T. E o sr. Sérgio Marques ainda defende os atributos do MEDIARAM!

51 comentários:

Anónimo disse...

Então assim sendo, o Dr. Gil Canha tem o dever de apresentar queixa no MP.
O seu a seu dono.

Anónimo disse...

Se é assim tão claro como água,presume-se que com a informação privilegiada e documentação que sustenta tal informação de que é possuidor, então faça o seu papel acionando o seu dever cívico e moral, denuncie às autoridades competentes, MP-Procuradoria Geral da República.
Os "vilões" como aqui costumam escrever, agradecem.
Senão vá......

Anónimo disse...

Canha não percas tempo com queixas no MP que não dá nada o sistema está montado assim e a populaça até gosta. Goza os teus rendimentos e deixa os idiotas lamberem feridas.

Anónimo disse...

Sr. Gil. tem razão. muitas vezes parece que estes gajos roubam e depois vão para a comunicação social contar uma história para "lavar" o roubo...
Veja-se a notícia de hoje: em 2010 comprar um sistema de vigilância custou 200 mil euros. Em 2019, alugar um custa quase um milhão.
E quanto à dupla Iglesias/Cafofo, acho que nem sequer têm capacidade mental para telefonar para algum conhecido que trabalhe no SESARAM (assistente operacional, administrativo, enfermeiro ou licenciado não médico) para confirmar se esses profissionais actualmente picam ou não o ponto .

Anónimo disse...

Como dizia o outro: Ninguém vai preso?!

Anónimo disse...

LEMBRO OS COMENTARIOS DAS 12.15 E 13.13 DIA 17/12/2019, NÃO ELRAM NA TOTALIDADE O QUE O SR GIL ESCREVEU , OS DA JUSTIÇA VALIDAM TDO , PORQUE VEEM METROS QUADRADOS MAS NÃO SABEM ONDE E COMO SÃO, ESTOU COMPLETAMENTE DE ACORDO O SR CANHA , É VERGONHOSO E AGORA JUNTARAM-SE MAIS UNS QUANTOS DO CDS PARA VALIDAR ISTA SITUAÇÃO , O POVO SUPERIOR PAGA

ASSINADO J.G.

Anónimo disse...

Ainda há dias cortaram-se umas árvores com 50 anos para prevenir o risco de incêndio. Se o período de recorrência dos incêndios graves na Madeira é de 3 a 5 anos, então essas árvores sobreviveram a pelo menos 10 incêndios, incluindo os de 2010 e os de 2016 no Funchal. Para mim, fica mais que provado que aquelas árvores não agravam o risco de incêndio.

Ainda para mais não faço a mínima ideia o que existe naquela zona para além de arvoredo para defender...

Pelas fotos que vi aquelas árvores dão para fazer umas tabuinhas jeitosas...

Anónimo disse...

Denunciar na "África" da Madeira? Qual é o resultado?Nenhum! É preciso denunciar na união europeia, só assim a Madeira ruma no caminho certo.

Anónimo disse...

Oh drº Gil Canha! O senhor já tem idade para saber que os vilões da cidade e os vilões do campo gostam de ser roubados. E o que vai por gosto regala a vida! Veja como votaram nos partidos e na comunicação social capturados pelos DDT? Deixem os vilões serem encavalitados por uma cambada de parasitas dos dinheiros públicos!

Anónimo disse...

Há mais um pormenor (ou pormaior). O Governo com a cumplicidade da Câmara Municipal do Porto Santo suspendeu o PDM naquela zona sendo actualmente possível construir tudo e mais alguma coisa (anteriormente era só para equipamentos colectivos ou seja não valia grande coisa...). Inicialmente era para beneficiar o Pestana que pretendia construir um hostel, acabou por beneficiar (e muito)também o grupo Sousa...
"VERGONHA" diria o André Ventura...
Infelizmente o Mº Pº madeirense ainda não consegue ver favorecimentos ou corrupção ...

Anónimo disse...

Para completar, aqui fica a prova da suspensão do PDM naquela zona:

https://funchalnoticias.net/2018/01/26/pdm-do-porto-santo-suspenso-no-penedo-do-sono-e-centro-hipico/

Anónimo disse...

13.20,
Convém não ser simplista, e falar de números sem saber. O aluguer não é por um ano, e aquele comprado em 2010 foi dinheiro deitado ao lixo, porque os profissionais que não queriam o sistema biometrico de controlo de assiduidade, o vandalizaram, sendo que a reparação tinha custos elevadíssimos, correndo o risco de quando ficasse pronto, o vandalizarem de novo. É muito mais inteligente a opção do aluguer, já que fica para a empresa proprietária do sistema, os riscos de avarias. Acabará por sair mais barato a prazo.

13.25,
Se ninguém apresenta queixa..., obviamente ninguém pode ir preso!
Já que há tantas certezas, é apresentar a queixa directamente à Procuradora Geral da República, para nem sequer haver intervenção do MP da Madeira.

13.47,
Fazer zonas corta fogo, é da mais ele,notar prudência. Que acácias e eucaliptos são altamente combustíveis, é coisa do conhecimento popular.

14.05,
É porque não é feita a denúncia na dita UE? Se há tantas certezas da questão, e do resultado dessa denúncia, pergunta-se porque não foi ainda feita essa queixa.

14.47 e 15.55,
E quem é que no seu juízo perfeito vai construir no Porto Santo, para funcionar três meses ao ano e pagar encargos de doze?

Anónimo disse...

O povo gosta de ser gamado. Não é apenas por estas bandas.

Anónimo disse...

Tanta miséria envergonhada e `a vista na Madeira, e falta de desenvolvimento, e estes a ficar com o que era de todos, a impedir,a servir de obstáculo para que a Madeira avance.

Anónimo disse...

16:12.
Obviamente nunca apresentou queixa à Procuradora Geral da República, pois se o tivesse feito saberia que ela envia as denuncias relativas a crimes na região para o MP cá do burgo.

Quanto à faixa corta-fogo, para ser eficaz, para cumprir com as leis vigentes tem que ter pelo menos 50 metros de cada lado da estrada.
No próximo Verão vamos ver quem tem razão: se aquilo foi para uma faixa corta-fogo ou foi para roubar madeira.
Também tens o curso de Incêndios Florestais dado pela Protecção Civil cá da Região. É que eu tenho.

Anónimo disse...

Tudo muito bonito sim senhor, mas infelizmente como referido estamos perante uma decisão mediante tribunal arbitral, por isso não existe crime nenhum a não ser que se prove tráfico de influências, matéria de muiro difícil prova em Portugal, por isso apenas posso aplaudir o bom trabalho de investigação e rir de mais um negócio ruinoso para a Região...quantos mais virão??

Anónimo disse...

Agradeçam ao Vereador Castro.

Anónimo disse...

Os gajos velhinhos que penam nos corredores dos hospitais e não têm por onde ir deviam ir ao governo e pegar lume naquilo.a desbaraterem o dinheiro do povo assim.

Anónimo disse...

Porque razão os partidos da oposição não falam desta pouca vergonha? Tão todos feitos????????????

Anónimo disse...

Eu a me lixar com impostos e o Albuquerque a dar dinheiro de mão beijada aos Sousas.Quem fugir aos impostos merece um prémio, pagamos o MP para quê??????

Anónimo disse...

17.30,
Uma queixa feita directamente junto da PGR, é enviada para a comarca respectiva para a necessária investigação. Mas com uma particularidade. Vem da PGR e terá a sua fiscalização e acompanhamento. O que torna a questão completamente diferente do que a queixa ser feita directamente no MP da comarca.
Quanto à faixa corta fogo, é exactamente isso que está a ser feito. E está a ser feito aquilo que nunca o foi, em muitos e muitos anos.
Finalmente está a ser realizado um trabalho como deve ser nesta área.
Como informação, não tenho qualquer curso de incêndios florestais.

17.41,
Qualquer decisão de um tribunal arbitral pode ser revertida, se provada má fé de uma das partes, ou neste caso de decisão lesiva do interesse público.
Por isso se existem certezas, é um imperativo a respectiva queixa.

18.30,
Os velhinhos que estão a penar nos corredores dos hospitais, penam em qualquer hospital público português, devido a sub-orçamentação , falta de meios e de profissionais. Pegar lume a S. Bento não resolve nada.

19.48,
Tens bom remédio. Não pagues impostos...

Anónimo disse...

Subscrevo.

Anónimo disse...

Se esta cena tem o aval do tribunal que se pode fazer?
Se houver matéria criminal, avance sr. Gil.O povo agradece.

Anónimo disse...

A Justiça Portuguesa está ao mesmo nível dos países mais desenvolvidos de África. Fazem-se é todos muito importantes. A União Europeia será a única solução.

Anónimo disse...

O madeirense como tem sangue de escravo deve trabalhar para os seus Senhores. Deviam fazer um mercado de escravos para os Sousas comprarem familias, e até deviam os escravos a remar o Ferry.

Anónimo disse...

Cada madeirense vai pagar cerca de 23 euros aos Sousas pela compra do escarpado de areia e mato.

Miguel Câncio de Jesus e Silva disse...

ò das 20:36.
Não perco tempo a te explicar.. mas explico aos outros.
A PGR envia para cá e não faz nada.
Volto a contar uma história. Apresentei uma queixa crime aqui na RAM. Seis meses depois pedi acesso ao processo. Não me deram acesso nem me responderam o que fizeram com essa queixa. Voltei a pedir mais uma vez. O MP continuou a não responder.
Contei à PGR esta situação. A PGR enviou para aqui. O MP da Região continuou a não responder.
Foi nomeada uma nova Procuradora Geral da Republica. Voltei a pedir acesso à minha denúncia criminal. A PGR enviou para o MP da Região e informou-me que se eu quisesse fazer pedidos os deveria apresentar na Região.
Claro o MP cá da Região continuou a não me dizer o que fez com a minha denúncia criminal.

Portanto, os argumentos do das 20:36 parecem bons. Ele/a fala sobre o que devia ser mas realidade no terreno é outra.
Demonstro isto facilmente: se o gajo/a sabe que a zona corta-fogo vai mesmo ser feita, como poderá ter experiência sobre o que a PGR faz, pois para saber a primeira situação é preciso ser Renovadinho, e para saber a segunda é preciso ter apresentado queixas-criminais: logo, Anti-Renovadinho.

Anónimo disse...

Sobre o corte das árvores veja-se o comunicado do MPT.
https://funchalnoticias.net/2019/12/11/mpt-critica-susana-prada-e-diz-estar-preocupado-com-ataque-as-nossas-florestas/?fbclid=IwAR2dg7DlXn3p2kghDLiBnXafTHownWnXMznbtukL_h_f9zBxmI_hcC7yIcM

Anónimo disse...

Falam tanto que o governo devia fazer alguma coisa para cativar investimento no Porto santo e não criar entraves, quando faz é o Deus nos acuda, bem ou mal o grupo Sousa é um grupo que mais investe em Porto santo gerando riqueza e postos de trabalho na ilha, se é para investir e criar riqueza na ilha qual é o problema, inveja, as tantas se fosse um investidor estrangeiro ou continental tava tudo bem

Anónimo disse...

21.53,
Uma decisão do tribunal arbitral vincula as partes. É facilmente reversível, se demonstrada que a decisão partiu de pressupostos errados.
Se de facto há matéria, e Gil,Canha assim o afirma, deve avançar paraas vias judiciais.

Anónimo disse...

Já dizia o Zeca Afonso
Eles comem tudo e não deixam nada
Porque razão o blogue dos renovadinhos não comentam estas jogatanas do menino albuquerque?
Antes e bem, denunciavam, agora engoliram o pio.
O autor é imparcial ou não?
Ainda bem que temos um FENIX senão tudo passava ao nosso lado e morríamos na ignorância

Anónimo disse...

07.37,
Câncio,
Eu explico-te a ti para não chatear os outros.
Aquilo que a PGR manda para cá e nada fazem são as baboseiradas das queixas que tu apresentas. Ninguém tem pachorra para elas, pelo que o MP, evidentemente as arquiva no caixote de lixo.
Se nem uma porcaria de uma candidatura a um órgão da Ordem tu soubeste fazer, e foste liminarmente recusado, imaginarão os leitores a qualidade das tuas queixas.
Logo, uma queixa bem feita e devidamente fundamentada tem um determinado andamento, e, pelo contrário, as tuas infantilidades, têm outro destino.

Anónimo disse...

09.24,
Agora disseste tudo.

Anónimo disse...

Ó anónimo das 09:24 quer enganar quem?????????? O Sousas controlam a economia do Porto Santo e praticamente são donos da ilha e continuamos pobres por aqui. Venha hoje ver isto no Porto Santo tudo ás moscas. Vamos ficar sem barco em janeiro e eles nem deixam vir um barco mais rápido, a gente pagamos fortunas para trazer carga no barco deles e subsidiamos a propaganda do hotel deles e barco e os gajos chupam o sangue não dão nada!

Anónimo disse...

Gil os gajos DO GOVERNO jogaram areia para os olhos do Tribunal de Contas fazendo o pagamento do terreno em três tranches. A ultima é em 2021. ESPERTOS!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Sr Canha se assim é e o senhor é corajoso PARTICIPE AO MP

Esse pagamento milionário foi para compensar o dinheiro perdido no ferry em dois anos.
Façam as contas

Anónimo disse...

Sousas, AFAS, Ramos, Pestanas...cada vez menos os madeirenses teem direito a viver e usufruir esta bela ilha que a ganância dos primeiros tudo toma, tudo suprime e ao povo escraviza. São os negócios lesivos aos cofres da região, são os empréstimos que o governo contrai e que todos nós temos de pagar concordemos com eles ou não, são os desaparecimentos misteriosos de pedra e não só...agora até temos um quarteirão que mais parece uma rua de Moscovo. Sim, já alguém reparou nas câmaras instaladas por cima dos novos candeeiros de iluminação pública no quarteirão do Savoy? Já se perguntaram de onde veio a pedra que foi usada no pavimento de acesso ao hotel? Não, ninguém reparou e ninguém se perguntou.
Já agora, em frente à igreja do Carmo existia um recanto onde se instalava a barraca da fruta. Um recanto de cantaria que foi substituído por outro de betão e ripas. Para onde voou a cantaria? Alguém sabe?
Questionar é sinónimo de interesse...
Por favor parem de fazer os madeirenses de parvos!

Anónimo disse...

A começar por ti!

Anónimo disse...

Povo enganado?! POVO ROUBADO!

Anónimo disse...

Dá-me vontade de rir com uns leitores ingénuos que ainda acreditam nos tribunais da mamadeira! Eu que ando há vários anos naqueles corredores ora como arguido por atentado à liberdade de imprensa, outros como testemunha de outros camaradas jornalistas, gozo com esta santa ingenuidade. Os tribunais da madeira safam sempre os grandes corruptos. Vejam o caso da corrupção no porto do Funchal, as facturas falsas que lesaram o estado em milhões de euros e os milhões escondidos pela máfia no bom sentido! E ainda querem que um gajo vá para os tribunais. Só se for tonto!

Anónimo disse...

13.53,
Com essa mentalidade então é que está tudo bem. Deixa-se continuar como está, e tu ficas contente.

Anónimo disse...

10.50,
E como é que achas que está hoje O Corvo, as Flores, S. Jorge, Graciosa e outras ilhas pequenas por esse mundo fora?
Queres agitação vai viver para uma metrópole.

Anónimo disse...

Estão preocupados porquê? A comissão anti-corrupção do dr. Iglesias mais o Prof. Cafofo vão atacar este negócio. Vão ver!

Anónimo disse...

Há gajos cegos.

Anónimo disse...

Viva a ladroagem!

Anónimo disse...

Isto só muda quando as pessoas deixarem de votar nos três partidos (PSD, PS e CDS) que protegem esta máfia no bom sentido! Mas se as pessoas gostam de ser roubadas, não há nada a fazer!

Anónimo disse...

Parece que a Polónia arrisca a ser corrida da União europeia porque apesar de ser dos países que mais recebe da união, quer que os políticos mandem e desmandem no sistema judicial e juízes,conforme interesses pessoais, a seu belo prazer contrariando as leis da união. Isto lembra-me algum país e região,mas não me consigo lembrar do nome...

Anónimo disse...

O MINISTERIO PUBLICO , A PJ E OUTROS VEEM ISTO, para que fazer denuncias , investiguem ,
EM SÃO VICENTE TAMBÉM É A MESMA COISA , CONSTRUÇÕES NOVAS COM LICENÇAS DE RECONSTRUÇÃO / REMODELAÇÕES , COM MUROS JUNTO A BERMA DAS ESTRADAS , TORNANDO MAIS PERIGOSOS PARA AS PESSOAS E QUE CADA VEZ MAIS IDOSOS NO CONCELHO.
ONDE ESTÁ O MINISTERIO PUBLICO

Anónimo disse...

O MP está entretido a chatear pila-galinhas, por favor não macem o nosso MP publico!

Anónimo disse...

08.34,
Não te preocupes. Quando recuperares essa memória envelhecida pela bebida, hás-de-te lembrar de qualquer coisa.
Talvez Malta, onde gente ligada ao governo socialista mandou matar uma jornalista de investigação.
Por outro lado, como não tens memória nem conhecimentos, esqueceste de referir que o que o governo polaco quer fazer, é a intervenção directa na justiça. Coisa de somenos, e para ti igual ao que se passa noutros estados de direito.

Anónimo disse...

Quando se vê uma roubalheira desta é legitimo fugir aos impostos...fujam