Powered By Blogger

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019



Olho no fogão!




A estante com os instrumentos antigos de pesagem 

no Mercado dos Lavradores


Estante vazia, sem os instrumentos, e após tirar esta foto, 
já foi desmontada



A Câmara Municipal do Funchal iniciou obras no Mercado do Lavradores, e não sabemos se já pediu licença à DRAC, porque é um edifício classificado. Mas o motivo de grande preocupação tem a ver com a retirada de uns instrumentos de pesagem e outras peças antigas que estavam expostas nuns expositores que lá existiam. Sabemos que essas peças foram depositadas num habitáculo meio húmido e sem as condições necessárias para guardar aquele tipo de peças antigas de metrologia, e nem sabemos se foram devidamente catalogadas e contadas, para mãos estranhas e amigas do alheio não levarem o material, como aconteceu com as pratas da Assembleia ou como as pedras de cantaria dos arcos da ribeira de João Gomes, que estão todas baldeadas no antigo matadouro.
Aqui fica o alerta para os membros do executivo camarário saberem que estamos de olho aberto e preocupados com o património camarário.

K-Merkados

11 comentários:

Anónimo disse...

Olho em tudo o que seja património regional, seja camarário ou não.O povo quer, guardados e expostos como deve ser, tudo o que pertence à sua história colectiva.As pratas da Assembleia continuam atravessadas na garganta do povo madeirense.

Anónimo disse...

Já estão alguns destes instrumentos numa coleção particular?

Anónimo disse...

Nem isto me preocupa, o que me preocupa são obras que vão estragar a mistica do nosso mercado, já bastou o que o idiota do Glésias fez no mercado.

Anónimo disse...

Tecnicamente as pratas não eram da Assembleia mas sim do Museu das Cruzes, para o qual foram doadas por um benemérito coleccionador alemão residente na Madeira. Foram emprestadas à Assembleia para um jantar de gala mas nunca foram devolvidas à procedência... daí terem ficado conhecidas para a posteridade como as "pratas da assembleia".

Anónimo disse...

pedir ao (gajos) autorização aos palhaços do governo , canalhas , valem zero.

reparem a propaganda do governo no orçamento participativo , ...CÓPIA DO QUE JÁ FAZ A CAMARA DO FUNCHAL.

QUEM TEM MAIS COMPETENCIA????????????

CRESÇAM

Anónimo disse...

Terra de ladrões e mafiosos todos os cuidados são poucos.

Anónimo disse...

13.03,
Essa cabeça já está com uns vapores a esta hora, que não é brincadeira.
Orçamento participativo, é uma palhaçada feita por governos e câmaras para dar a sensação ao Zé povinho que manda alguma coisa, ou que importa para alguma coisa.
Os parolos adoram essas coisas.

Anónimo disse...

Anónimo das 11:16, obrigado pelo esclarecimento.

Anónimo disse...

a sopeira virou vendedora de antiguidades ?

Anónimo disse...

E lá vai um insulto vaporoso... ao menos não foi da branca.

Anónimo disse...

Mas não foram elementos do PSD que mamaram as pratas? Ou seriam os cubanos!