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terça-feira, 24 de dezembro de 2019


"Um Governo Regional que protesta em vez de governar"


Um Governo Regional que protesta em vez de governar! 
No fundo não repudia coisa nenhuma, pelo contrário, rejubila com cada nova oportunidade de poder protestar contra a República, contra a TAP, contra qualquer coisa que permita afastar as responsabilidades. Temos um governo regional que nunca é responsável pelo que se passa na Madeira, nem sequer pelas promessas que fez.

Diz que repudia a taxa da TAP, mas não repudia o quadro legal que dá à TAP liberdade para criar taxas, subir os preços e abusar dos madeirenses - a liberalização das ligações aéreas.
Enquanto não questionar a liberalização e bater-se por regras de serviço público, o PSD será responsável pela "postura vergonhosa, desprezível e inqualificável" da companhia em relacao à Madeira. (https://www.jm-madeira.pt/regiao/ver/79923/PSD-M_repudia_postura_vergonhosa_desprezivel_e_inqualificavel_da_TAP_para_com_a_Madeira

No fundo Calado é o PSD, desejam que a TAP invente uma nova taxa todas as semanas para ele poder vir protestar e parecer que defende os madeirenses.

Depois de equiparar o Governo do PS em Lisboa ao de Maduro, dispõe-se a aprovar o Orcamento para 2020 desse mesmo governo, que ainda por cima adia por mais um ano a revisão do subsidio de mobilidade! Tanta hipocrisia! 

13 comentários:

Anónimo disse...

Um governo de protesto!!!
Quer o sol na eira e a chuva no nabal... Este PSD sabe bem o que fez ao liberalizar a linha da Madeira. São liberais, ou melhor sonham em concretizar o neoliberalismo, pois só assim conseguirão alimentar os nossos donos. E o povo sorridente aplaude esta guerrilha com o PS, quando o que critica não é mais que a concretização das suas políticas e o que pede mais não é o que temos direito pela constituição. Um bando de gaivotas é o que é este governo. Prontas a comer o que estiver à mão e distraído e fazendo barulho, muito ruído só para fazer free som junto da opinião pública mais desatenta. Shame on you

Anónimo disse...

Obviamente que no minimo estes PSDs deviam se abster .
As promessas nunca negociadas nao estao satisfeitas neste orçamento, logo...chumbadas pelo Costa e Centeno
Não brinquem connosco.
Um partido e um governo frouxo que apenas ameaçam.

Anónimo disse...

Muito bem anónimo das 18:42. É mesmo, sol na eira e chuva no nabal.E ruído, muito ruído, para minar a população contra todos os outros.

Anónimo disse...

É evidente que a liberalização do espaço aéreo é uma evidência que todo o espaço da UE terá que se habituar. E, aqueles onde isso ainda não acontece, não têm melhor sorte do que os territórios onde ela já existe.
Agora, o BE tem um problema, e ataca onde não deve. É tiro na água. Porque quem viaja e quem paga viajemos dos filhos estudantes, sabe, que o Governo Regional nada tem a ver com custos de tarifas e taxas que a TAP inventa e impõe. Qualquer um sabe que é o Governo da República que, em representação do sócio maioritário Estado, pode intervir.
Qualquer um sabe que, nesta matéria, o Governo Regional está de mãos atadas. E que de facto só pode protestar.
Criticar o Governo Regional nesta situação é só dar-lhe força e aos partidos que o sustentam.
Parece que o BE e o camarada Paulino não aprenderam nada com o resultado das regionais. Mas há gente assim.

Anónimo disse...

Caríssimo. O governo central nao pode. São as regras da concorrência. O que o GR pide e deve fazer é encontrar um modelo que satisfaça os nossos direitos constitucionais e deixar a estratégia imbecil di inimigo externo. O nosso inimigo está entre nós e protegido pelo PSD, CDS e PS... Não resvem para terem argumentação sem eficácia na vida de tidos nós. O bloco de esquerda da Madeira deve, a par com as outras forças politicas e sociais democráticas, continuar, como sempre, a clarificar a ausência de soluções que beneficiem a maioria da população e um governo que está em gestão de conflitos artificiais em vez de desempenhar as suas funções que, em última análise visa a criação das condições para o, mais uma vez, adiado desenvolvimento social e económico de todos e todas as madeirenses. Parece que quem não quer ver, ou não lhe interessa, é o senhor. Não custa nada aceitar as evidências, por honestidade e responsabilidade. Shame on you.

Anónimo disse...

Julgo que a TAP comercialmente está fazendo bem em sua causa e quem está mal que viaje na Air Madeira ou Air Cagarra. Isto de ter tudo dado e arregaçado lá foi o tempo. Então os Donos Disto Tudo conjuntamente com o Governo não adquirem uma Empresa de Aviação falida e não constitui uma Regional que muito bem poderia ser Air Afa ou Air Pestana, aliás é para servir estes DDT que a TAP está a funcionar lhes enchendo os hotéis.
Claro que comercialmente a TAP no pico da procura aumenta os preços ou coloca uma nova taxa, isto é uma boa prática dos merceeiros desde a pré-história.

Ainda ontem por volta da meia noite dia 24/25 estive com família num Café da Ribeira Brava e por cada bebida ou artigo me levaram a módica quantia de 30 cêntimos que no caso mínimo de 2 cafés lá foram 60 cêntimos.
Mas isto ninguém diz nada nem barafusta que até o Governo Regional tem mão e poder para parar com esta ladroagem. Onde está o Secretário da Economia I O Calado e o Secretário da Economia II O antigo chefe do CDS. Este Café fez tal e qual como a TAP.

Anónimo disse...

Caríssimo, erradíssimo. O Governo Regional não tem qualquer poder para fazer vingar um princípio constitucional. Cabe ao Estado, através do Governo da República garantir a continuidade territorial.
Às Regiões Autónomas, cabe protestar para que estes absurdos da TAP não aconteçam
Shame em ti.

Anónimo disse...

Cabe ao governo regional, fazer o que deve e lhe compete. O que está a acontecer, começou com Passos Coelho, Albuquerque e Eduardo de Jesus.Porque não pensaram eles na continuidade territorial e no serviço público? Porque o PSD, fez esta borrada para o povo?Mina-se os assuntos e depois? A culpa é sempre dos outros.

Anónimo disse...

17.29,
Pelo teu discurso pateta, percebe-se que não entendes a ponta d'um corno sobre o assunto.
Quando em todo o mundo as pequenas companhias estão desaparecendo, e as fusões acontecem todos os dias, quando temos ao lado o desastroso exemplo da SATÃ, tu queres uma companhia regional. Péssima solução, destinada ao fracasso financeiro.
Mas sempre podes tu criar essa companhia . Arranjas meia dúzia de alucinados como tu e criam essa tal companhia.
Que otário.
E pagaste café a 30 cêntimos e reclamas?

10.06,
A questão não é essa. Aliás é bem fácil demonstrar. Os Açores não têm o espaço aéreo liberalizado, e têm rigorosamente o mesmo problemas do que a Madeira.
A questão é o Estado exercer as suas competências enquanto detentor da maioria do capital social da TAP.
Não se percebe de que tem medo Amtonio Costa. Do Antonoaldo? Do patrão do Antonoaldo, que está para sair da companhia?

Anónimo disse...

20.48
E porque não existe Continuidade Territorial REGIONAL no Mês de Janeiro referente ao TRANSPORTE MARITIMO ENTRE A MADEIRA E O PORTO SANTO? Isso já não interessa e vamos fazendo fait divers para que as pessoas se esqueçam de falar nestas coisas em que o Governo Regional não faz puto para as resolver deixando o Porto Santo ao seu único destino durante todos os meses de Janeiro.

É de estranhar o Governo Regional falar sobre a sobretaxa da TAP nos grandes picos de viagens.
Pois a TAP faz viagens extra e isso envolve um maior dispêndio a nível de ordenados e outras despesas.
Não sei como estranham pois também por cá sempre foi aumentado o preço do Bilhete quando existem Autocarros de Serviço EVENTUAL para além do horário normal nas Festas do Monte e outras e ninguém critica.

Tentem arranjar uma 3. Companhia de Aviação ou será que ninguém quer voar para um Aeroporto que quando cá chega derivado aos ventos e não só tem de voltar para o seu destino origem ou desviar para outros Aeroportos.

Vejam o caso recente em que um Avião da TAP destruiu o Trem de Aterragem no nosso Aeroporto.
Alguém neste caso tem de costear a avaria e foi a TAP a faze-lo.
Portanto tudo isto tem de ser derramado no preço das passagens.
Como já li por cá o Governo Regional que conjuntamente com os empresários que constituem a sua Companhia Aerea Regional como no caso das Ilhas Canárias que até voa entre a Madeira e o Porto Santo.

Anónimo disse...

12.49
A continuidade territorial do Porto Santo fica assegurada em janeiro com 50 lugares de avião por dia para os residentes. E tem transporte de mercadorias via marítima duas vezes por semana.
E o que é que tem a ver viagens extra com mais uma taxa?
Viagens extra existem porque há procura. E com as tarifas da TAP nesta altura do ano maior é o lucro da companhia.
E não há hipóteses de terceira, quarta, ou quinta companhia, porque o aeroporto de Lisboa não tem slots disponíveis. Está no máximo da sua capacidade. Enquanto não existir outra alternativa, Montijo ou outra, a situação continuará. E a TAP sabe disso, e joga com isso.
Desviar o tráfego para outros aeroportos? Em vez de partirem de Lisboa vão fazê-lo de Faro, Beja ou Porto? E já pensaste no sobrecusto que isso acarreta? Achas que alguma companhia está interessada nisso? Não sejas ingénuo.
E se um avião tem uma avaria, não é a própria companhia que o vai reparar?
O tráfego de e para a Madeira não tem escala para ter uma companhia de aviação própria. Basta ver o desastre que é a SATA.
Compar o volume de tráfego da Madeira com as Canárias é ignorância. São realidades completamente diferentes, quer em número de residentes, de turistas, número de camas, etc. É comparar o incomparável. A escala nem tem comparação.
E a linha do Porto Santo é uma concessão, feita por concurso, na qual duvido que a Binter esteja interessada em continuar, dados os fraquíssimos resultados financeiros.

Anónimo disse...

15.43
Também esqueçam o Barco para Lisboa que isso não tem viabilidade económica nem a nível de passageiros, coisa somente nos meses de verão. Não vamos andar a espatifar dinheiro e a brincar como o outro dos Barquinhos Voadores, pois está assegurada a Continuidade Territorial Aerea com mais de uma DEZENA de voos da TAP diários.
E depois se concretizasse para a Madeira também os Açores teriam os mesmos direitos o que daria uma salada despesista incrível.
O nosso Aeroporto infelizmente é propicio a essas avarias de Trem de Aterragem e as companhias terão de ter isso em conta.
Quanto ao volume de trafego ser escasso para a Madeira e não haver possibilidades de criação da Air Madeira, isso não dá direito a pedinchar e quererem ser servidos com estatuto de prioridade da TAP e que a mesma tenha todo o material e pessoal alocado a Madeira para fazer voos de 10 em 10 minutos.
Que façam barafustação para o Governo Central colocar o saldo da SATA a zeros e então a mesma sem deficit seja gerida e esteja ao serviço dos 2 Arquipélagos pois a nível de gestão o nosso governo regional é um exemplo, não sei porque tem medo de tomar essa iniciativa. Quem é pequenino não pode ter manias de grandeza, especialmente com o dinheiro dos outros e das outras Regiões mais ricas do País.

Anónimo disse...

21.06,
Também concordo e acho que o ferry não tem viabilidade, nem sequer é uma grande necessidade. Admito que nos 3 meses de verão tenha interesse. E mesmo aí a questão deve ser discutida no plano da continuidade territorial. Não do ponto de vista da viabilidade financeira.
Acho bem que não se espatife dinheiro.
E o número de voos nada tem a ver com continuidade territorial. Tem a ver com procura e oferta. E para a TAP quanto mais voos, tanto melhor, uma vez que esta é a sua linha de maior rentabilidade. Aliás aproveitada para o governo da república financiar a companhia, "fugindo" às proibidas ajudas de estado na UE. Por isso não há interesse de António Costa em resolver a questão.
Seria muito menos despesista se o governo da república interviesse e impusesse como sócio maioritário da TAP um tecto máximo nas tarifas para residentes. Foi com essa "justificação" de serviço público que António Costa fez a reversão.
Daí que, a única justificação que existe para o governo da república não resolver esta questão, é a forma encapotada de financiar a TAP. E isso é um roubo feito aos contribuintes, que financiam assim a TAP, Easyjet, Ryanair e SATA. Isto é um escândalo e não vejo ninguém falar disso.
O nosso aeroporto é tão propício a "essas avarias" como qualquer outro aeroporto.
E pedincha, acredito que a tal estejas habituado. Eu como não estou, apenas exijo aquilo que é um normal direito da minha condição de insular, que precisa do transporte aéreo para sair da região. Tal como alguém de Trás-os-Montes ou da Beira Interior tem direito a que as tarifas da CP sejam subsidiadas para as suas deslocações. É para isso que servem os impostos. Para servir os cidadãos.
E, quanto à SATA, nem com deficit, passivo ou dívida a zeros tem solução. Não tem dimensão nem escala. E a sua situação é de tal forma desastrosa, que nem quando foi aberto procedimento para a sua privatização apareceu qualquer interessado. Ninguém quer aquele desastre aéreo...!