Powered By Blogger

terça-feira, 24 de dezembro de 2019



SINAIS DOS TEMPOS
NO LAR DA DEMOCRACIA




Alguns antigos barões da Madeira Nova denotaram estupefacção ontem durante o desenrolar da cerimónia de condecoração do Padre Tolentino, aliás Cardeal Tolentino Mendonça.
Desde logo, figuras como José Miguel Mendonça, Alberto João Jardim e Guilherme Silva, no meio da plateia do Salão Nobre da ALM, mostraram estranheza quando, tratando-se de uma homenagem da Região ao novo coca-bichinhos dos arquivos romanos, ouviram o coro convidado atacar com uma peças de music-hall muito Broadway em vez dos castiços Hinos de Portugal e da Madeira.

A era de Zé Presidente já mexeu com o Parlamento, perpassando pelos passos perdidos, gabinetes e sala de sessões uns odores a Fantasma da Ópera e Corcunda de Notre Dâme, ou não fosse o próprio Zé um fóssil mal recauchutado da eterna política tabanqueira.
Outro sinal de que a coisa é mesmo para mudar foi o critério do prémio endereçado a Tolentino, a Insígnia de Mérito: a aposição da medalha dá-se antes de o contemplado machiquense mostrar obra feita enquanto cardeal, já que praticamente acaba de ser nomeado pelo afoito Francisco - o Pedro latino-americano que num ápice descobriu as características e qualidades do Rato dos Papéis madeirense.
Levanta-se um problema: sendo esta a mais alta condecoração da Madeira, que prenda lhe daremos quando ele apresentar algum trabalho nas funções em que foi investido?
Um pouco de precipitação dos loucos com assento na Casa da Democracia.

Um dos 'velhas guardas' críticos de Zé Rodrigues comentou: Aquele (Zé) quer mostrar à custa do favorito do Papa Francisco que há no mundo quem chegue ao céu com menos peso político-religioso do que os 3 deputados do CDS. 

Face ao ambiente que o rodeava, prova de que a nossa aldeia se mantém fiel aos costumes dos séculos XVII e XVIII, Tolentino meteu uma 'bucha' no discurso para desabafar: "Sinto-me muito pequeno."

Momento importante da intervenção foi a confissão de sua eminência ao falar da medalha: "Tantos outros dos nossos concidadãos provavelmente a mereciam mais do que eu." 
Neste passo, os olhos da plateia convergiram para a mesa da presidência. Zé Manel Rodrigues corou. Tolentino insiste: "Não faltam iminentes valores à nossa terra nem gente que se distinga pela força do seu pensamento criador, pelo impacto da sua obra ou pelo seu exemplar espírito de serviço à comunidade." Os olhos da plateia pegaram num vaivém entre Zé Manel e um deputado da bancada socialista que não conseguimos identificar.

Os circunstantes puseram-se a fazer contas quando Tolentino enveredou pelo recado pessoal, com a história um pouco baralhada do ponto de partida de cada qual vs pontos de chegada.
Uma câmara registou esse momento, mostrando Zé Manel a consultar o tlm, a ver se havia algum sms de última hora. E Zé não levantou daí os olhos porque, de rajada, o cardeal machiquense atirou com aquele "o mais importante da vida é passar o testemunho". 

Quando a oração resvalou para os congressos partidários - todos o perceberam -, algumas alas tentaram desmontar a pista do conselho deixado para se "saber de onde é que o outro partiu ou está a partir".

O altruísta Tolentino Mendonça também meteu o bedelho, salvo seja, na questão dos cuidadores - os voluntários que querem ser pagos pelo governo voluntariamente. De facto, ninguém pode cuidar dos outros se primeiro não se cuidar de si próprio. E ninguém cuida de si próprio com rezas. As caixas do supermercado não reconhecem o terço.

Por falar em pagamentos, Pedro Calado chegou a arregalar-se quando Tolentino Mendonça se ofereceu para pagar a dívida, o que não seria espanto nenhum tendo o Vaticano experiência nos meandros financeiros. Mas o vice lembrou-se logo de que como os coveiros dos bancos ambrosianos temos cá muitos. Aliás, Tolentino fazia retórica, ao dizer que a dívida está do seu lado. É um dizer.

Os velhos barões, e alguns dos novos políticos mais perspicazes, saíram da sessão com as leituras feitas. O tempo é mesmo de as instituições públicas mandarem na religião e os religiosos como Nuno das 4 Fontes (que de ex-superior agora bate a pala ao cardeal Tolentino) tratarem das causas públicas.
Repare-se que Zé Manel Rodrigues mandou rezar missa do parto na capela da ALM, hora santificada bem regada de licores e aguardentes que depois levou o grupo da Assembleia até ao Apolo, todos aviados, às 8 e meia da manhã, com Zé, Rubina Leal e companhia a cantar 'missas do parto, oh Maria', ao compasso das palmas. 
Acho que este ano não houve bicho careta governamental que não desse missa do parto!
E enquanto os políticos rezam missas, são os operacionais católicos a tratar da vida pública. Ontem mesmo, o eixo da intervenção de Tolentino Mendonça na ALM girou em torno de recomendações actuais e minuciosas à Educação e ao Ambiente na Madeira. Jorge Carvalho e Susana Prada tomaram as suas notas, o primeiro sobre as áreas educativas mais carecidas de formação e Susana para não se esquecer das soluções ecológicas integradas que Tolentino referiu.

Já no exterior da casa de maluquinhos - nisto é que nada muda -, um dos velhos barões comentou baixinho para os velhos comparsas, ao ver um toldo e cadeiras para 250 pessoas com um écran gigante à frente e que não abrigou mais de 20 pessoas (que se sentaram a descansar das voltas na baixa). Dizia o barão: podem inventar o que quiserem para arrebanhar os fiéis, que sem espetada e vinho da freguesia não há banhos de multidão.   

32 comentários:

Anónimo disse...

Grande prosa nos bons tempos Às Avessas...
E tal como o Nuno , também foi adorável ver o Único Importante bater a pala ao Senhor Rodrigues, agora inventor de eventos na casa da Alfandega dando-lhe visibilidade como nunca teve...
A vida é uma surpresa, Não é ? Ver o Jardim a meio da plateia...a se ajoelhar perante um Machiqueiro de categoria Universal.

Anónimo disse...

Bem haja Dom José Tolentino! O 2º cardeal madeirense, com um percurso de vida único e excecional a vários níveis. É cardeal porque, para aqui chegar, e o nosso Papa Francisco vê e bem,fez uma caminhada de fé, de partilha e de aceitação como poucos. Tem curriculum vitae! A Madeira deve orgulhar-se de tão insigne figura.
Bem hajam também os que permitiram este reconhecimento público.

Anónimo disse...

É sempre com satisfação que vemos um filho da terra chegar tão longe.Homenagem oportuna quando se fala em "600 anos de sabedoria".

Anónimo disse...

Este NOBRE HOMEM é na sua humildade que está a sua Grandeza
A maioria dos ateus que o rodeavam, apenas estavam fisicamente presentes para as fotos.
Fé, humanismo e social democracia, nada têm.
Olham apenas para o tacho e o para o gamelão onde podem deitar a mão
O Dom Tolentino que tão bem conhece a Madeira o que não dirá de si para si
Perdoai-os Senhor com estes golpistas da democracia ainda poderei vê-los na Terra, mas no Céu e ao meu lado duvido que S.Pedro os deixe entrar

Anónimo disse...

Mas o que fez o cardeal Tolentino pela Madeira? E a Madeira pelo Tolentino? Brincamos às insignias ou é folclore e para criar agenda "política paroquial". Shame on you

Anónimo disse...

09.27
Gostei. Foi otimo ver os lanchas laranja e não só a se ajoelhar perante um Machiqueiro. Aqui foi levado ao máximo:
Onde está um Machiqueiro, está um Engenheiro!
Bem Haja D. Tolentino que foste escorreçado da Madeira e da Igreja Madeirense afeta ao poder laranja e hoje voltaste com eles a se ajoelharem pedindo perdão por aquilo que te fizeram sofrer na epóca pois não foste um Pastor do Rebanho mas sim um Pastor de Deus.

Anónimo disse...

15.07
Perguntarei o que fez Sá Carneiro a bem da Madeira e até de Portugal assim como onde nasceu para ter tido uma condecoração como a que teve.
Claro que este foi um Padre e agora um Cardeal Não Laranja que não seguiu os dogmas do PSD e da Rua dos Netos

17.14
Verdade, verdadinha.
Era bom contarem porque razão o Padre Tolentino saiu ou foi forçado a sair da Madeira indo em principio para Lisboa? Ou será que não interessa a divulgação da sua história verdadeira.

Amsf disse...

Ó das 17:14 Acreditas mesmo nisso?! O que eles fizeram foi usá-lo politicamente. E ao povo nem lhe terá passado pela cabeça essa narrativa!

Anónimo disse...

Reconhecer o mérito é sempre de louvar.E D. Tolentino bem o merece.É um grande pensador e um pensador livre, como se espera de quem pensa, ouve, dialoga.

Anónimo disse...

O JMR o golpista-mor e homem de jogadas sórdidas, gastador de dinheiros do CDS (Já viram as contas do tipo, nos tempos que era sanguessuga-mor?)armado em rato de sacristia.

Anónimo disse...

Por onde andou D Teodoro de Faria que não esteve presente. A consciência está pesada e aperta porque Deus é grande, pois este D Teodoro e Secretário Regional da Igreja que abandonava as Crismas para se encostar aos políticos e as suas inaugurações foi um dos principais culpados para a saída do Cardeal Tolentino da Madeira ao lhe fazer a vida negra a mando dos Experts do PSD da altura, pois era um Padre incomodo para o regime laranja.

Anónimo disse...

Coincidência…a nomeação do machiqueiro Bispo D.Tolentino Nóbrega coincide com o levantamento da condenação do machiqueiro Padre Martins Júnior há muito condenado pelo então Bispo D. Francisco Santana (provavelmente às voltas no túmulo)

Anónimo disse...

Grande artigo e já agora porque razão a assembleia gastou um dinheirão numa tenda exterior?

Anónimo disse...

Como mudou o Tolentino.Chegou a Lisboa fugido da Madeira e tornou-se o confessor da burguesia lisboeta e de Cascais.Era vê-lo na Católica sempre a cumprimentar essa gente.E a direita em peso à volta dele.Curioso ....

Anónimo disse...

FOI REPESCADO PRA LISBOA PRA NÃO ACONTECER -LHE O MESMO QUE ACONTECEU AOS OUTROS.ONDE ESTÁ O AMIGO DELE O PADRE ANASTÁSIO ?SUMIU?ONDE ESTÁ ESCONDIDO?HIPOCRISIA.

Anónimo disse...

A vida dá tanta volta...Quando o Tolentino gozava dos que gostavam de usar batina e agora ungido princípe da igreja...

Anónimo disse...

Ingenuidade.Quando Tolentino fugiu da Madeira tornou-se um protegido do Patriarcado de Lisboa.Daí a sua ascensão.A única coisa que não conseguiu foi estudar no instituto biblico de jerusalém.D.Teodoro recusou essa hipótese.

Anónimo disse...

Desconheço.

Anónimo disse...

Nesta época D Teodoro e o Alberto João já verificaram que no Céu não entram pela maldade que fizeram a este novo Cardeal. Mas Deus que é Sabedor coloca-os a se vergarem a este Filho da Terra que foi denegrido e insultado pelos Patriarcas da Madeira com o único mal de não ter seguido a doutrina PEPEDISTA da altura pois o PSD quer todos aqueles que se levantam nesta Ilha a pertencerem ao seu rebanho.

Anónimo disse...

12.33
Ou seja, muitos PSD e altos dirigentes da Igreja dessa época vão para o Inferno.

Anónimo disse...

O mundo dá muito volta. Cá se faz cá se paga.Nunca digas desta água não beberei. Tolentino é cardeal por mérito próprio.Bem haja.Sair da Madeira foi a sorte grande, assim como para o Cristiano Ronaldo. Sorte grande e é bom que se diga, muito, mas mesmo muito trabalho e esforço.
Dos subservientes não reza a história. Tolentino e Cristiano, dois nomes que orgulham a Madeira e Porto Santo.

Anónimo disse...

O anónimo das 17:03 é que está a dizer que vão para o inferno.Ninguém disse tal coisa. Até porque a Misericórdia de Deus é infinita e perdoa todos os pecados.

Anónimo disse...

Que os queimassem a todos e a essa escumalha laranja.
Expulsaram este Padre e agora estão a condecora-lo. Um bidão de vergonha na cara e nas ventas de todos estes Anti-Cristos.

Anónimo disse...

20.48,
Tu deves ser um menino de coro...!
Um anjinho.

Anónimo disse...

Tolentino será Papa. Tem as filosofias de Francisco. Foi escolhido por isso e a Igreja precisa de Um Bispo mais jovem.
José Manuel Rodrigues cilindrou todos. Homenageou antes do governo regional e da Republica.
Tranquada fica a léguas de distância.
Vai fazer o melhor mandato da Presidência da Asembleia

Anónimo disse...

Acho o comentário do anónimo das 16:44, muito interessante e válido.Concordo.

Anónimo disse...

Onde está um machiqueiro está um engenheiro, porque nada faz sem ter um engenheiro a mandar e ordenar

Anónimo disse...

José Manuel Rodrigues demonstra afinal ser melhor, muito melhor que o queque do tranquada. Demonstra ser um presidente do povo. Falta agora Barreto embrulhar o queque mor do psd.

Anónimo disse...

"a Misericórdia de Deus é infinita e perdoa todos os pecados". Quem fala assim é um grande pecador.

Anónimo disse...

O das 7:41 nunca deve ter sofrido continuadas injustiças. Provavelmente, é um laranja que as inflige aos outros e, naturalmente, crê que Deus perdoa tudo (logo, Deus seria Injusto, e consequentemente, Deus não ama os Seres Humanos, o que por fim resulta: Deus não dá Céu a nenhum humano. Só dá Inferno ou nada.)

Anónimo disse...

A integridade de Tolentino fica manchada com a permissão de utilização de sua imagem para promover políticos que só se querem encher. Ainda para mais podia ter aproveitado para os prejudicar. Bastava falar publicamente da política suja e iníqua regional.

Anónimo disse...

Anónimo das 17:53 Tolentino está acima do aproveitamento dos políticos.Pode ficar em fotografias com eles, mas o seu pensamento, a sua sabedoria, a sua postura e as suas palavras, não se submetem e não se confundem com políticos oportunistas.