Powered By Blogger

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Câmara de Santa Cruz responde a Calado



USAR O CHAPÉU E ENFIAR O BARRETE

O senhor vice-presidente Pedro Calado, que muito recentemente afirmou que não vai fazer contratos-programa com as autarquias para evitar que estas cumprimentem com o chapéu alheio, cumprimenta hoje com o chapéu dos fundos europeus, ao mesmo tempo que tanta enfiar o barrete aos mais incautos. 

Hoje no Diário de Notícias da Madeira (2019/12/5), o Exmo. Sr vice-presidente do Governo Regional afirma que a ajuda que tem dado no que diz respeito ao combate às perdas de água em Santa Cruz vai ao encontro daquela que tem sido a "estratégia do Executivo madeirense", dado que os €680.000,00 aprovados pelo IDR (POSEUR) contribui para uma gestão mais eficiente (...).
Este vangloriar-se é delirante e porquê?
Porque os 85 por cento do dito valor são pagos por fundos comunitários, logo não é favor nenhum que o governo faz a Santa. Cruz. Ou seja, não é do orçamento regional que sai o dinheiro.
Quem teve a iniciativa de se candidatar, e bem, foi o Executivo Camarário de Santa. Cruz, que paga os restantes 15 por cento daquela verba. Se estivéssemos à espera do Governo, nada aconteceria. Como, aliás, não acontece com todos os assuntos que temos pendentes com este executivo regional.
Se a Câmara de Santa Cruz não se candidatou a partir de 2013 (1º mandato JPP) é porque não tinha um cêntimo para garantir a sua quota parte, mas felizmente que desde 2018 que alguns projetos relacionados com as perdas de água e outros como o Ambiente, têm avançado..
Não esqueço o trabalho exemplar que os técnicos do IDR (entidade intermédia dos fundos comunitários) fazem, porque se trata tão somente de questões técnicas e não políticas, pois quando a política interfere, como já aconteceu com Santa Cruz e com outros Concelhos saem prejudicados, infelizmente. 

Faria melhor o senhor vice-presidente estar Calado, ou então responder aos assuntos que tem pendentes com a Câmara de Santa Cruz, em vez de se escudar no dinheiro da Europa para mostrar que faz alguma coisa. 

Miguel Alves, vice-presidente da Câmara Santa Cruz

4 comentários:

Anónimo disse...

Cumprimentar com o chapéu alheio é o que mais faz o governo regional. São os milhões da Europa, que são 85% do valor das obras e parece que outras coisas de cursos e formações.A Segurança social da Madeira também recebe dinheiro do orçamento da Segurança Social da República.

Anónimo disse...

21.20,
Afinal já aprendeste que na segurança social há comparticipação em determinadas áreas.
Reformas, contratação, etc. Já é uma evolução.
E achas mal? Ou achas que a Madeira que não recebe os descontos para a segurança social, tivesse que pagar reformas e outras pensões?

Anónimo disse...

A oposição podia informar a população de forma simples e clara,acerca dos fundos europeus(não é apenas tentar comunicar uns dias antes das eleições) , e que aqueles valores saem da Europa, e que se nao forem utilizados são devolvidos `a Europa. E que os fundos vindo da Europa, são para beneficiar toda a região, independente das Camaras estarem naquele momento a ser geridas pelo partido do poder, pelo ps, cds, ou algum marciano.

Anónimo disse...

Tanto uns como outros não fazem mais que a sua obrigação: usar os fundos europeus, dizendo e esclarendo que o investimento é da Europa (85%) e o restante é da entidade adjudicante. O seu a seu dono,clarificando que a proposta parte do governo regional ue deveria apoiar e informar de forma cabal sobre os fundos à disposição de todos os madeirenses e não apenas dos compadres que nos roubam as oportunidades e o futuro. Essas guerras de capoeira, entre o goverbo regional e aa câmaras vai continuar, cono se i importante fosse mistrar que uns têm caoacidade e iniciativa e outros são ubs incapazes. Quandi o que interessa é i desebvilvimento económico e social da população!!! Enquanti o madeirense não abrir a pestana este espertos irão continuar a vangloriar-se pelo natural e exigível desempenho das suas funções. E sim, a segurança social é da responsabilidade da República. Pena é que este governo não esteja com vontade política de melhorar a vida de Todos os madeirenses e aumentar o investimento no social. Estas obras necessárias serão mais un instrumento para beneficiar os homens de mão do albuquerque (ou será o contrário¿) e do seu apêndice risonho.
Shame on you