Powered By Blogger

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019


CDU: Precariedade Laboral na Juventude


A Juventude CDU realizou hoje, uma acção política para denunciar a grande precariedade laboral que existe na Juventude. Aos órgãos de comunicação social o dirigente nacional da Juventude CDU, Duarte Martins prestou as seguintes declarações:
“Hoje a Juventude CDU está junto ao Call Center da MEO/ALTICE, para falar com a juventude que aqui trabalha. Na conversa com os jovens trabalhadores, constatamos que estes desempenham funções permanentes a contractos precários e renováveis de 15 em 15 dias, muitos destes jovens, com formação superior, são contratados através de empresas de trabalho temporário.
Esta situação para além ser uma forma de exploração, comporta a um nível de insensibilidade para com os trabalhadores.
A MEO/ALTICE no seu Call Center, conta com mais de 350 trabalhadores, que não tendo nenhum de vínculo directo com a MEO/ALTICE, estão todos em regime de subcontratação em empresas subsidiarias de trabalho temporário, criadas para manter a “lei da selva” e aumentar a precariedade.
A MEO/ALTICE já veio em Agosto de 2018 confirmar que nos seus “Call-Centers” nenhum trabalhador é seu. Portanto explora um esquema de subcontratação que faz explorar os seus trabalhadores e isto tem de deixar de acontecer!
A precariedade laboral, também é a precariedade da vida, um jovem se não tiver um trabalho com direitos com um salário digno, não pode se emancipar e ter uma vida condigna, não poderá constituir família, comprar o carro, a sua casa, finalizar os seus estudos, comprar as suas coisas, muitos até já fazem um tremendo esforço para poderem comer existe tanto mês para tão pouco salário...
Apela-se, por tanto, ao Governo Regional e ao Governo da República e ao próprio concelho de administração da MEO/ALTICE que tome iniciativa e que acabe de uma vez por todas estas explorações à Juventude Madeirense e Porto-santense, é fundamental que para cada posto de trabalho permanente corresponda a um vínculo de trabalho efectivo e com direitos.
A juventude não está condenada a inevitabilidades, é necessário um novo rumo, uma outra política de valorização da Juventude e dos trabalhadores que só a CDU pode oferecer!”

Pelo Gabinete de Imprensa da CDU
Funchal, 04 de Dezembro de 2019

Sem comentários: